Aumente o volume para ouvir o tiroteiro que ocorreu em Copacabana, no dia 23.03.09.

COLABOROU: Carlos Filipe Operti

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

53 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marine
Marine
15 anos atrás

Impressionante, pode-se claramente ouvir disparos de municao supersonica e de grosso calibre. A maior ameaca ao Estado brasileiro nao vem de fora do pais…

jacinto oliveira pinto
jacinto oliveira pinto
15 anos atrás

Puts o rio é uma zona.

Jacubão
15 anos atrás

Ta faltando tudo isso e muita vergonha na cara de nossos governantes.
Se o estado realmente quiser ocupar o lugar que deixou por décadas esquecido, o estado irá ocupar sim, o os comfrontos irão ocorrer e muitos inocentes sairão feridos ou mortos, mas infelizmente isso é uma guerra e em todas as guerras saem civis mortos ou feridos. O negócio tem jeito, a Colômbia está conseguindo, o prefeito de N. YORK conseguiu com a política de tolerância zero, por que no Brasil nada dá certo, não é nesmo???

Um abraço.

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Marine,

Não mesmo…

E diria até mais: a maior ameaça ao Estado Brasileiro (à sociedade brasileira) é justamente a ausência do Estado em vários locais.

Em alguns locais do país, particularmente nas metrópoles, o crime organizado não é um “estado paralelo”, como se costuma dizer. O Estado é que se tornou um “estado paralelo”.

Certa vez “subi o morro” no RJ, para colher dados para minha pesquisa de doutorado, e o que vi, no olhar das pessoas que moram ali, foi uma mistura de medo com sentimento de abandono…uma coisa que não sei descrever em palavras. Dá pra ver claramente a ausência do Estado nestes lugares (só vi botequim, AR-15 e igreja envangélica, pra todo lado…Escola que é bom, não vi nenhuma!). E olha que eu fui num dos morros mais “tranquilos” do RJ: o morro da Mangueira. Existe a parte do “Palácio do Samba” que é bem legal e se tem um trabalho bem bacana ali. Mas isso fica na parte baixa do morro. Subiu um pouco mais, o bicho pega. E a besta aqui foi subindo (tá certo que eu tava “escoltado” por um sambista respeitado ali na Mangueira…mas mesmo assim)…

O Estado não se fez presente quando devia (e quando podia), agora perdeu o controle da situação. Vai ser difícil resolver este problema. Virou guerra urbana.

abração

Roberto CR
Roberto CR
15 anos atrás

Não é função das FA combaterem criminosos. Somente a grande cara de pau de nossos governadores é que permite que se escondam atrás destas instituições para não assumirem que, a responsabilidade sobre a ruína da segurança pública nas cidades, é sua. Bandido se combate com polícia, e não com soldados.

Flávio
Flávio
15 anos atrás

Corrupção que permite que as armas cheguem nas mãos dos bandidos, muitas vezes oriundas das próprias forças armadas.
Impunidade e penas leves que não dá o tratamento correto aqueles que foram capturados.
Ausência do estado que deixando espaço para facções criminosas assumirem o seu papel, com leis próprias, não só nas cidades grandes, mas nos lugares mais distantes do país por onde entram as armas e drogas e saem nossas riquezas.
Tudo leva a isso.
sds
E.T: E ainda temos que suportar reporteres do noticiário chamando de torpedo uma munição de morteiro, e falando pistola calibre 40mm.
sds

Julio
Julio
15 anos atrás

Roberto CR, tem toda razão, nesse caso específico, não é responsabilidade das FAs o combate a criminalidade. E colocar militares que não estejam devidamente preparados para atuar, pode causar sérios danos as forças armadas, aos militares e a população em geral, como já aconteceu e acabou.
O problema reside no desgoverno, em todos os níveis. Há mais de 20 anos já se sabia onde o nível da criminalidade poderia chegar se não fosse realizado um trabalho policial e social.
Mas, infelizmente não houve interesse político e social para amparar a populaçao das favelas e combater o crime organizado.
Quando pedem para colocar as FAs no combate ao crime no Rio, eu questiono se primeiro a responsabilidade não seria da Polícia Federal. Nesses locais há contrabando de armas e drogas, crimes que entendo seriam tambem da responsabilidade da polícia federal, mas, eles que ganham bem, não querem se arriscar subindo os morros. Ou onde está a força de segurança nacional, não recordo se esse é o nome da força.Sds

Fausto
15 anos atrás

O Rio de Janeiro não tornou só caso de Exército: deve haver uma intervenção federal mais abrangente. Temos muitos problemas para serem resolvidos, mas o primeiro (e que as pessoas tem medo de falar) é a REMOÇÃO DAS FAVELAS. Isso aí mesmo. Enquanto tivermos esconderijo e criadouro de bandido, teremos violência. Na favela realmente existem pessoas de bem, mas que no mínimo são coniventes com a criminalidade. Por isso não deve existir favela. Morar no morro não é legal, é horrível. São lugares de difícil acesso, feios, fedorentos, com uma condição de vida péssima. Pobre tem que morar no plano (como eu). Morro da zona Sul, com vista para o mar, tem que ser loteado e vendido para RICO, para aí o governo arrecadar altos impostos (IPTU), para serem aplicados nos bairros pobres (no plano). Cidades que REMOVERAM suas favelas, tiveram também signifativa diminuição da violência, como Campo Grande (MS) e Brasília (DF). E outra, esse papo de que remover favela não resolve o problema é papo de político que quer manter seus currais eleitorais, pois chega época de camponha ele distribui umas cestas básicas, põe uma manilha de esgoto, dá um churrascão e consegue milhares de votos. Mas bem, agora até isso vai mudar, pois a violência está chegando à portas dos “formadores de opinião”. Só sei que aqui na zona Oeste, fico preocupado quando não ouço umas rajadas de fuzil e uns estouros de granada antes de dormir… é que é tão normal que penso que, caso no aconteça, aconteceu alguma coisa.

Jacubão
15 anos atrás

A solução para esse problema brasileiro tem que ser radical, ou seja, tem que chegar matando toda a vagabundagem, isso mesmo, passar o cerol fininho nesses vagabundos, prender não adianta mesmo, eles nunca se recuperam, sem falar que ainda temos que sustentar esses criminosos na cadeia. A etapa de alimentação de um prêso pode chegar a mais de R$ 13,00 por dia e a de um oficial das fôrças armadas não chega a R$ 5,00. Isso é o cúmulo do absurdo, e eu pergunto a vçs se eles realmente gastam esse valor diário apenas com as quentinhas feitas no buteco da esquina???? Tem, ou não tem gente mamando essa diferênça??? Então seria melhor pegar esses traficantes, ladrões, políticos corruptos, policiais corruptos, direitos umanos, pedófilos, tarados, flanelinhas, e todos os nocivos a sociedade e jogar num navio velho e f… e fazer um teste de míssil ou torpedo e mandar tudo para o imf…

Rodrigo Rauta
Rodrigo Rauta
15 anos atrás

Bom, eu não sei se algum de vcs mora no Rio, mas eu morava, ate umas 2 semanas atras, a 500m de onde ocorreu o tiroteio em Copa e passava por aquela rua quase que diariamente na volta da casa. Tb teve tiroteio nos bairros do Humaita e lagoa e trabalho a 200m de onde houve os tiroteios no humaita.O que aconteceu ja esta virando rotina aqui no Rio.E qnd se pede pelas FA , na verade não são os governantes que querem e sim a população que simplesmente ja não aguenta mais isso! Toda hora tem um tiroteio aqui e a pessoas ja perceberam que a PM, tirando o BOPE, não tem a menor condição de enfrentar os bandidos do jeito que a coisa ta. As pessoas veem nas FA a ultima esperança de um combate realmente eficaz contra esses terroristas, dada a falta de preparo da PM ( devido ao descaso das autoridades com a instituição..baixos salarios, falta de treinamento e equipamento, etc…).Realmente foi terrivel….se pelo video ja da afliação, imagina vc ali no meio…o desespero que naun bate…vc, com a sua esposa ali na meiuca…ta foda…
Abraços a todos.

Rodrigo Rauta
Rodrigo Rauta
15 anos atrás

P.S: Jacubão…to com vc , tem que passar fogo nesses … mesmo, mas tb o estado ao mesmo tempo tem que entrar nas comunidades e fazer seu trabalho!

Galante
Galante
15 anos atrás

Jacubão, a política do confronto tem sido utilizada pelos Governos do Rio faz tempo e não tem obtido os resultados esperados.
Não está faltando INTELIGÊNCIA e ações conjuntas da PF/PM e até FFAA?

André
André
15 anos atrás

Essa filmagem foi feita do alto de um prédio, entre as Ruas Toneleto e Anita Garibaldi.
O tiroteio foi mais a frente, entre a Tonelero e a Santa Clara, bem perto da minha casa.
Mataram 4 traficantes que estavam numa van, tudo isso justamente na esquina entre as ruas citadas acima.
Um carro, de um vizinho meu, na porta do prédio, levou um tiro.
Nesse dia dei muita sorte, pois nesse horário era para eu estar passando por aí.

Victor Xavier
15 anos atrás

coloquei em meu blog videos exclusivos da nossa guerra humana feita por mim na segunda feira… policiais e bandidos trocando tiros…

se quiser pode posta-los tb

os videos estao aqui

http://rio24horas.wordpress.com/2009/03/24/novos-videos-exclusivos-da-acao-dos-policiais-em-cerco-aos-bandidos-do-tabajara/

abs

Henrique
Henrique
15 anos atrás

A situação em certos pontos do Rio é para intervenção das Forças Armadas sim. O uso, por parte de bandidos, de armamento considerado exclusivo das FAs deve ser classificado como risco à segurança nacional. São verdadeiros exércitos de traficantes e bandidos municiados de armamentos pesados e de longo alcance. A polícia não tem preparo e competência para ocupar e desarmar os morros, já vimos nitidamente na TV policiais atirando “de fuzil” a esmo sem sequer saber aonde estavam os bandidos e isto coloca mais ainda a população ordeira em risco. Uma ação CONSTANTE E MACIÇA das Forças Armadas integradas com a PF não só nas favelas mas principalmente nos Portos e Fronteiras reduziria drasticamente o acesso à armamento, munição e da própria droga ao tráfico mas infelizmente o vemos hoje é que nem o EB tem mais “competência” para sequer guarnecer seus próprios quarteis.
Sei que é muito pessimismo dizer isto, mas vendo todo este quadro aliado à cafajestada política em nosso país…. estamos perdidos!
Abraço.

Celio Andrade
Celio Andrade
15 anos atrás

As forças armadas tem sim que entrar lá e acabar com isso. Só que nossos militares não querem. A PM tem que ter interdição federal, o exército assumindo o controle,chega de ver militares só pintando o Quartel e capinando…chega!
No haiti que é bem pior o exercito do Br tá lá, mas tb né ,ganham mais pra isso..ai td mundo quer..chega…a culpa não é so dos politicos é nossa tb…

luciano
luciano
15 anos atrás

VERGONHA, ALGUNS ESTADOS DO BRASIL, VIRARAM TERRA DE NINGUEM , E AINDA QUEREM SEDIAR COPA DO MUNDO AQUI…..

Marco Antonio
Marco Antonio
15 anos atrás

Boa tarde Srs,acompanho este blog a algum tempo,sempre lendo o comentarios de vocês,é uma pena este tiroteio ter acontecido em um bairro tão famoso como copacabana,se fosse em Vilar dos Teles talvez não tivesse tanta repercussão;Talvez devêssemos levar essas pessoas das favelas para algum lugar longe das nossa vistas ,ou sei lá jogar uma bomba dessas big super arrasa montanha,como jogaram lá no Afeganistão,mais eu pergunto a vocês e a educação aonde fica nisto tudo, sabe aonde fica ,fica em ultimo lugar.Alguém se lembra de um programa que foi idealizado pelo professor Darcy Ribeiro chamado cieps,pois bem meus amigos se este programa de educação estivesse em funcionamento até hoje,garanto a vocês,que isso que assistimos pela televisão não teria acontecido;Educação senhores educação é isto que falta a nossa nação,a nossa classe politica e burguesa desmontou este programa chamado cieps,26 anos foi o tempo que levou a Coreia do sul a sair da lama e chegar aonde está,porque eles começaram com um programa de educação como este, que foi desmontado porque foi feito por um comunista com um grande ideal ,educar o povo brasileiro ,obrigado .

Radical_Nato
15 anos atrás

Concordo com você Galante.

Não entendo essa política só de confrontação.

Por que não há uma maior fiscalização nas estradas, ou até mesmo nos postos de pedágios, para evitar que essas armas e drogas cheguem ao seu destino, ou pelo menos grande parte delas?
Isso! aumentar a fiscalização nas rodovias brasileiras, uma medida simples que atacaria a principal fonte de renda do crime organizado.

Po que não há vontade política?

A verdade: tem muito político ganhando dinheiro com o tráfico de drogas, e eles não querem ver os morros desabastecidos.

José Luiz Dal Pont
José Luiz Dal Pont
15 anos atrás

Achei legal o tiroteio! Pena que não foi em Brasilia, mais precisamente na esplanada dos ministérios. A coisa só vai começar a mudar, quando começar a morrer autoridades ou parentes de autoridades. Enquanto morrer contribuinte, nada mudará! Os corruptos não estão nem aí para a solução do problema. Bandido bom é bandido morto! Corrupto bom é corrupto enterrado! São iguais! Os dois fazem um grande mal a população ordeira e trabalhadora. Gente que com o suor de seu ganho paga os impostos para sustentar esta canalhada.

joao terba
joao terba
15 anos atrás

Pelo amor de Deus,isto é uma guerra cívil e a gente fica perguntando se o exército não deve acupar o morro,chega de atirar de baixo pra cima,isto não resolve,tem de acupar,vamos seguir o exemplo da Colômbia.um abraço.

Wolfpack
Wolfpack
15 anos atrás

É o Rio de Janeiro ou a Faixa de Gaza… Culpa dos Playboys que fuma e cheiram a vontade. Deveriam e meter bala nestes FDP que consomem o TÓXICO.

Wolfpack
Wolfpack
15 anos atrás

Quem for pego com maconha, cocaina e ectases nas raives da vida tem que apanhar e depois levar bala… Chega de passar a mão na cabeça do filinho do Desembargador e no ator da Globo. Passa fogo nestes egoístas que transformaram nossas cidades em praças de Guerra. COnsumidor é marginal, se consumir um cigarro de maconha têm que pagar, apanhar muito… Lugar de viciado é debaixo da terra.

Mauricio R.
Mauricio R.
15 anos atrás

É simples caso de Policia, mas tem que zelar pois a “policia” que está aí, não é de confiança.

Ricardo
15 anos atrás

Depois eu falo para o Operti que RJ esta igual Beirute, ele fica bravo comigo 🙂

Po cadê a policia nesta hora ?

[ ]´s

Jaique Sparro
Jaique Sparro
15 anos atrás

Tudo isso é culpa do modelo de segurança pública adotado pelo Brasil com o aval do constituinte de 88.
Como é que pode um país com as dimensões do nosso,só ter como único orgão competente as PMs??
Isso acontece,pois só o Estado(ente federativo) pode fazer o policiamento ostensivo,deixando de fora a União e principalmente os munícipios.
Enquanto alguns países têm Guarda Nacional,Costeira,Fronteira,Polícia Nacional,Gendarmeria,Corpo de Carabineiros e etc. Nos temos que nos contentar com a FNS que não pode fazer nada,pq pela constituição ela não existe.
Esta na hora de rever e mudar a segurança pública que é dever do Estado e responsabilidade de todos e aceitarmos a monopolização da seg.púb. por um único ENTE, e feita por uma única corporação.
Devendo também ocorrer a desmilitarização das PMs e CBM,pois quem quer ser militar que vá pras FFAA e não ficar pensando que é pq um incoerente não teve coragem de mudar uma PEC/67.
A guerra mudou ,hoje vence quem tem o melhor em todos os sentidos,achar que numa guerra as PMs seriam uma força de reserva de combate pro país é suícidio e entregar o BRASIL pro inimigo.

Wolfpack
Wolfpack
15 anos atrás

Porque neste país as pessoas teimam em acobertar os consumidores de drogas, os receptadores de produtos roubados… Estes sim são os delinqüentes fora da lei que deveriam ser punidos e retirados de circulação. Tore a carteira de motorista do playboy que foi pego com maconha, tire a identidade e a cidadania deste cara. É uma escolha ou as drogas ou a cidadania. Ou seu egoísmo ou a sociedade.

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
15 anos atrás

O Rio de Janeiro (nesta filmagem) não está igual à Beirute não. Está mais para Bagdá em 2003, quando os primeiros mísseis de cruzeiro começaram a riscar o céu local. Lembro de chegar da escola por volta das 23:30 e o repórter da Globo (Willian Boner, se não me engano) apresentando imagens da CNN e falando que o prazo estipulado pelos americanos tinha acabado, e que à qualque momento o conflito poderia começar. Ficou durante uns 20 minutos relatando os possíveis desdobramentos de um conflito, suas consequencias, etc. Vi-a-sse, aqui e acolá a AAA calibrando a mira (algo que imediatamente chamava a atenção da câmera noturna). Do nada, um enorme cogumelo de fogo ergueu-se de um dos palácios de Saddan Hussein: a primeira GBU lançada por um F-117 no conflito chegara ao destino. O que se viu de imediato, foram centenas de “bocas” abrindo fogo contra o nada.

É o que o Rio de Janeiro se parece nestas imagens, uma cidade em guerra. Em guerra contra um inimigo invisível, praticamente impossível de ser destruído por meios convencionais.

abraços.

J Roberto
J Roberto
15 anos atrás

Caramba,pensei que estivessemos em guerra!fico imaginando as pessoas que ficam entre o fogo cruzado.
Lembro me que este problema do RJ já foi comentado aqui no blog,na morte daquele engenheiro naval,pena que as coisas parece que vão de mal a pior.

Noel
Noel
15 anos atrás

Companheiros, não existe crime organizado, o que existe é Estado(RJ mesmo) desorganizado, e particularmente o RJ é o mais desorganizado do país, pela sua capacidade econômica e recursos humanos capacitados não deveria estar nessa ME***, vide outros problemas que afligem a população carioca e fluminense.
Muitas autoridades quando citam os problemas de segurança no Rio, ampliam a situação, como se o fosse nacional, e não é, o Rio é “hors concours”, e existe a elite omissa(muitos são pais dos playboys) em relação a política local.
Jeito acho que tem, vide a situação de NYC, Chicago, Sicília, Colombia de forma geral, ou seja, temos exemplos de sucesso no combate ao crime pelo mundo; paguem aos policiais do RJ, civis e PM, salários equivalentes aos pagos em Brasília, onde um Soldado de Segunda Classe recebe R$ 3.031,38, prá ver como vai diminuir a corrupção(serve pro pais todo); e uma participação ativa e efetiva da PF, que se omite no Rio, quando se trata de “subir o morro”; tudo isso somado as sugestões, sociais também e as remoções de favelas(pelo menos as médias e pequenas), dos companheiros do Blog, principalmente, em Jacubão, passar o cerol fino, grosso com rococó, gilette na falha; no fim resolve; difícil mesmo é arrumar um Governador que seja macho prá fazer isso, pois Presidente não resolve, só pode ajudar, Brasília tá muito longe, não sente o real problema, falo isso por ser carioca e ter morado muito tempo lá, quem tem que resolver mesmo é o GOVERNADOR.
Sds a todos, e principalmente aos sofridos moradores dessa cidade, prá mim, ainda maravilhosa.

patriota
patriota
15 anos atrás

Celio Andrade

O EB esta sim pronto para defender os interesses do Brasil e estabelecer a segurança do Brasil basta apenas as ordens do presidente como ja escutaram varios de nossos generais falarem,
Temos sim que tirar este arsenal das mãos dos bandidos e infelizmente somente as FAAs e a policia federal estão preparadas o suficiente para isto, este tipo de munição anti-blindagem que esta
chegando nas mãos dos traficantes é extremamente perigosa e se continuar assim a situação vai ficar ainda pior.

Não podemos simplesmente colocar escolas na linha de fogo dos traficantes temos que garantir a segurança das crianças e civis que
estão dentro dela

saudações
na linha de fogo dos traficantes

patriota
patriota
15 anos atrás

pessoal

desculpa ai a ultima linha repetiu pois meu teclado esta com problema

Marine
Marine
15 anos atrás

Vou apenas citar que a situacao e muito similar a um Iraque, nao quero dizer no nivel de violencia porque nao chega nem perto mas o problema e o mesmo…Combate a nivel social, economico, educacional e policial.

Enfim a situacao so ira melhorar no dia que todos os poderes do estado sejam aplicados, assim como no Iraque em que nao se pode simplismente chegar matando todos, tambem nao se pode fazer isso no Rio. A situacao e a mesma, uma insurgencia urbana requerindo todo um leque de solucoes do Estado e nao so o uso de forca!

Semper Fidelis!

getulio - São Paulo
getulio - São Paulo
15 anos atrás

Outro dia comentei sobre os ataques aos navios na Somália pelos piratas. Comentei que que a Somália virou terra de ninguem. Comparei a violência do Rio e sua história por ter sido capital do Brasil desde a era monarquica até a criação de Brasília. Virou a capital do crime. Eu não a conheço, só pelos infelizes noticiários, Mas aqui em São Paulo, existe na periferia verdadeiras quadrilhas do pcc que se enraizaram, já como organizaqção familiar. Os pais, filhos e filhas, mulheres e avós envolvidos tudo no crime. Numa vila fiquei sabendo que tem até armas para derrubarem aviões, possivelmente .50. Está em andamento por aqui patronicinado pela policia militar e partidos politicos, um programa para o desarmamento da guarda civil metropolitana e das demais guardas civis dos municipios do estado. No Rio de janeiro a guarda civil é desarmada, vi uma vez pela televisão num tiroteiro entre a PM carioca e bandidos um guarda civil correndo, porque além de estar desarmado, não pode socorrer a vítima turista. Querem fazer aqui em São Paulo a mesma coisa, desarmar a guarda civil e que eles devem ser somente guarda de jardim, dá para acreditar nestes políticos? Eles andam de carro blindados, helicopterios e seguranças, o tem que andar de ônibus, voltar para suas casas de madrugada onde o tráfico manda e manda de verdade.
A ausência do estado é a incompetência de governantes, seja da cidade, do estado ou do país, que não tomam medidas efetivas para conter essa exclusão social marcante.
Sem o combate efetivo da pobreza, educação, habitação digna, será impossível olhar nos olhos de nossos jovens da periferia, porque temos parcela de culpa por nossa omissão, achar que os políticos podem resolver nossos problemas. Podemos começar não elegendo os corruptos. Participar mais ativamente da comunidade em que vivemos. Doar um pouco de conhecimento do muito que nos foi dado a quem precisa. Praticar trabalho voluntário, etc.

getulio - São Paulo
getulio - São Paulo
15 anos atrás

Em tempo: o cidadão tem que andar de onibus sem qualquer proteção nas ruas.
conheço muitos guardas civis em São Paulo, fazem o que qualquer policial deveria fazer, patrulhamento, vigilância de escolas, próprios públicos. Andam armados desde a sua criação pelo presidente, prefeito Jânio Quadros. A proteção de escolas municipais, creches, prontos socorros etc., nas periferias da Capital é de grande responsabilidade. A população ao pedir socorro vendo o guarda armado, não quer saber se é policial militar, mas que o agente é público e fardardo e armado, portanto em condições de defendê-la, como tem acontecido como inúmeras ocorrências diárias em favor da população de São Paulo. Entretanto, querem desarmar a guarda civil. Qual servidor guarda municipal teria condições de suportar ou vigiar escolas dos traficantes, desarmados? Muitos após quase vinte anos de existencia da corporação, compraram brigas com todos estes meliantes de suas localidades, não podem voltar para casa uniformizados, como ocorreu recentemente com um guarda civil que foi assassinado na porta de sua casa na periferia, por bandidos, muito provavelmente a mando do tráfico.
Então é o que eu disse, os políticos, a elite andam de carros blindados, helicopteros e seguranças, o povo nada tem, agora querem desarmar até os guardas civis de São Paulo e do interior.
Um reparo, no interior do estado as guardas civis são verdadeiras polícias, conforme exige a ONU, a municipalização das policias.
A politica de desarmamento pretendida no estado de são paulo, incluído a da Capital, com quase 5.000 efetivos vai contra o programa da ONU que orienta para a municipalização das policias, como ocorre nos Estados Unidos, a exemplo da cidade de Nova Iorque, onde a polícia é municipal.
No interior do estado de São Paulo a segurança pública é praticamente realizada pelas guardas civis dos municipios e não pela policia militar do estado.

getulio - São Paulo
getulio - São Paulo
15 anos atrás

Em tempo II:

Penso que a exemplo de Nova Iorque (E.U.A.) que diminuiu a criminalidade a níveis espetaculares, com a política de nuclearização da segurança pública, com policiamento nos bairros, justiça local de fácil acesso, investimentos sociais, escolas, saúde, etc., é possível também mudar a cara de nosso país e de nossas cidades.
A Colômbia é o grande exemplo no hemisfério sul, com uma polícia profissionalizada e articulada com os demais órgãos de segurança, inclusive das forças armadas, pulverizaram as FARC e outras organizações criminosas, a olhos vistos.
Os sites militares mostram a devastadora ação dos super tucanos nos redutos das FARCs.
Mas também as obras que a população necessitava nas periferias foram conduzidas também com mão de ferro e concordancia das comunidades. melhorias foram sentidas. bairro efetivamente crimisos (núcleo de organização familiar criminosa, pais filhos, netos parentes, etc, verdadeiras gangues) foram arrasados, viraram parques públicos.
Assim é preciso subir o morro, como fez o Hornet. Ir para a periferia, mas ficando esperto, para não ser sequestrado.
O combate à violência depende de todos nós em todos os sentidos.

Zero Uno
Zero Uno
15 anos atrás

O Rio precisa:

1 – Desfavelamento. É preciso ter coragem para isso. Dinheiro tem.

2 – Tolerância ZERO. Pegar qualquer playboy fumando “unzinho”, cadeia nele!

3 – Polícia treinada e bem equipada. Isso já é obrigação do Estado. De que adianta um 38 contra AR15? Nada.

4 – Pólíticas públicas naqueles locais. Não hà nada de presença do Estado lá. Tudo é abandonado e feio.

5 – Os cariocas precisam se tocar que o Rio de Janeiro não é mais lindo como um dia foi. Aí quem sabe, se pode dar um jeito naquilo.

6 – Acabar com os esquemas de corrupção que vai do bandido até os mais altos escalões do Governo Estadual. Tudo no Rio de Janeiro parece funcionar no “esquema”. Virou a cidade dos “esquemas”.

DaGuerra
DaGuerra
15 anos atrás

As favelas precisam ser erradicadas, esta vergonha nacionais são bombas que estão explodindo em cãmera-lenta, aqueles brasileiros refens dos narco-terroristas precisam ser libertados. Os que estão satisfeitos com a Beirute tropical são os comunistas que criaram o PCC/CV.

Voluntário da Pátria
Voluntário da Pátria
15 anos atrás

Que mais esperar em um país onde o Presidente de República comete um EXPLÍCITO CRIME DE RACISMO e INCITAMENTO AO ÓDIO RACIAL DIANTE DA IMPRENSA em culpar pessoas brancas pela crise econõmica!! Isto é só um balão de ensaio para o proto-ditador desavergonhado LULA, sem ninguém que o freie, ver até onde pode espezinhar as instituições e o povo brasileiro. IMPITCHIMAN JÁ POR RACISMO E INCITAMENTO AO ÓDIO RACIAL entre outras divisões que os esquerdopatas do PT estão impondo ao BRASIL!

João da Botas
João da Botas
15 anos atrás

“Excelente LULA”!! Faz lembrar outro expoente do socialismo: “A CULPA É DOS JUDEUS!! Heil Hitler !! VERGONHA!!!

Billy
Billy
15 anos atrás

LULA “ROSEMBERG” DA SILVA deveria ser denunciado no TRIBUNAL INTERNACIONAL DE HAIA e “EXEMPLARMENTE” PUNIDO POR RACISMO!!

Mahan
Mahan
15 anos atrás

LULA e o PT desgovernam o Brasil sem nenhuma oposição de partidos, imprensa, ministério público ou organização da sociedade civil. O MOLUSCO estava à vontade ontem 26, não só cometeu CRIME DE RACISMO como ainda fez AMEAÇAS A DELEGADOS que vierem a abrir o bico!!É…a batata do PROTÓGENES ESTÁ ASSANDO…a continuar, QUEIROZ deverá dixar a SATIAGRAHA e dedicar-se “DE CORPO E ALMA” à outras investigaçõe, como os casos PC FARIAS e CELSO DANIEL, inclusive “COLHENDO DEPOIMENTOS RELEVADORES” (??)

Cinquini
Cinquini
15 anos atrás

Engraçado, a culpa sempre é do Lula, incrivel!!Se não é ele são esse comunas que estão detonando o Estado de direito! Pelo amor de Deus! Como é que vocês tem título de eleitor?

Vocês acham que o problema é só no RJ? Ontem mesmo enquanto estava sentado nessa mesma mesa, e por ironia do destino, após ter assistido ao vídeo do tiroteio no RJ (e identificado os sons de 7,62 e 5,56) comecei a escutar sons “secos” ai olhando pela minha janela vi um marginal em fuca atirando contra a PM e a PM revidando com pistolas .40 ( que por sinal fazem um som bastante característico) ai o besta aqui foi atrás da mão que estava fumando embaixo do prédio e do irmão que tinha ido buscar pão na padaria.

O Hornet e o Marine já sabiam da história, contei pra eles logo após o conflito ter acabado. Sei que não tem a mesma caracteristica do RJ, mas não sei pq, aqui no Estado de SP essas coisas quase não aparecem na imprensa, até parece que estamos “imunes” a violência.

Pra quem não sabe, moro em Santos, cidade com um dos melhores índices de qualidade de vida do Brasil e aqui também existe violência e tráfico de drogas!!!!

J Roberto
J Roberto
15 anos atrás

O RJ assusta até a Tropa de Elite Americana(SWAT),que estão no Brasil para treinar policiais brasileiros.

O instrutor Marcos do Val, membro da Swat e fundador do Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (Cati), que já capacitou mais de 45 mil policiais para operações de alto risco no Brasil e nos Estados Unidos, levou um susto na tarde de quarta-feira (25) no complexo de favelas do Alemão, em Ramos, no subúrbio do Rio. Ele registrou em vídeo o ataque de supostos traficantes a policiais.

“Levei um susto. Não pensei que eles atacavam a polícia dessa forma. Estavam armados no meio da pista, dia claro. Era por volta das 14h30. Foram muito tiros de fuzil e metralhadoras”, contou Marcos do Val que, desarmado, resolveu filmar o ataque. “Mandei o vídeo para o pessoal nos Estados Unidos e eles ficaram impressionados”.

fonte: G1

Marine
Marine
15 anos atrás

J Roberto,

Gostaria apenas de explicar a todos que e SWAT nao e uma equipe so, na verdade e um titulo adotado por varias equipes taticas nas policias municipais e estaduais americanas com niveis de qualidade dos mais variaveis possiveis. Algumas como Dallas e Los Angeles sao de nivel internacional e famosas por tal, outras nada passam de um bando de brutamontes mal treinados e nao passam de “SQUAT” teams…

Entao por definicao nao existe “A SWAT”, existem varias delas…O senhor Do Val na verdade nao seria considerado “membro” de uma equipe por pelo que sei nao ser cidadao americano e nao ser policial americano. O que ele e seria mais correto dizer “membro honorario” tendo treinado em conjunto varias vezes com equipes de cidades diferentes, de niveis diferentes.

O senhor Do Val com certeza e um profissional de alta qualificacao e um acervo tatico as policias brasileiras mas dai a dizer que ele e “membro da SWAT” ou consideraria erroneo e beirando a propaganda enganosa.

Abracao!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Cinquini,

bem, tem quem acha que o emblema da Força Nacional é uma “homenagem” ao nazismo, homenagem essa feita pelo governo federal, pelo Lula, PT ou sei lá quem…então por aí já se vê o nível (o níveR) da coisa…

É o tal negócio, falta escola, falta educação de qualidade…mas não é só nas favelas do RJ. Falta cidadania, falta participação política, mas não é só nas favelas do RJ…

Falta compreensão do que é o Brasil, falta compreensão do que é o mundo atual, falta compreensão do que é a política e do que é a democracia participativa…mas não é só nas favelas do RJ…

Falta compreensão real sobre o que é o outro, seja esse outro um vizinho de prédio, um vizinho de país, ou um vizinho de planeta…mas não é só nas favelas do RJ. Falta compreensão do é a coisa pública, mas não é só nas favelas do RJ.

Falta imprensa séria (o PIG é gozador: vide a Ditabranda da Folha, ou as alucinações da Veja), falta democratização da cultura, falta inteligência, falta bom senso, mas não é só nas favelas do RJ.

Aliás, se formos levar em conta os “favelados de pensamento”…vixi! Não teria fim isso aqui…

mas como diria o Chico: a gente vai levando, a gente vai levando…

abração e usa o capacete!!!!…hehehe

Almeida
Almeida
15 anos atrás

Pra quem não mora aqui e acha que a PM fluminense não está bem equipada: TODA HORA a PM recebe carros novos, que eles destroem com rapidez incrivel, sendo chamados pelas montadoras de carro e seguradoras de “cupins de aço”. E quanto ao armamento, todos possuem pistolas .380 além de coletes leves e para cada 2 PMs em patrulha, existe pelo menos um fuzil presente. De AR-15s e Imbel MD-97 a FALs e qualquer outra coisa que possa ser usada após apreendida dos bandidos.

O que falta na PM fluminense não são armas. Faltam INTELIGÊNCIA (C4I) e TREINAMENTO ADEQUADO.

patriota
patriota
15 anos atrás

Engraçado é ver o povo jogando a culpa toda no Lula como
se isto tudo que vemos não fosse resultado de anos de omissão de varios governos os tucanos tambem não fizeram quase nada, este é o
mal do povo brasileiro sempre procura alguem para fazer de ‘Judas”
mais atitude que é bom nada, não coloca pressão em partidos politicos não sabe exercer seu papel em uma democracia …

saudações

J Roberto
J Roberto
15 anos atrás

Marine

Entendi a sua colocação.É que nesta notícia fala que o Sr Marcos do Val é membro da Swat,e como vc disse na Swat existem várias equipes nas esferas municipais e estaduais americanas com níveis de qualidade diferentes.

Tópico da notícia:

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1060348-5606,00-INSTRUTOR+DA+SWAT+LEVA+SUSTO+EM+ATAQUE+DE+SUPOSTOS+TRAFICANTES+NO+ALEMAO.html

um abraço

Getulio - São Paulo
15 anos atrás

Penso que se deve analisar a declaração do presidente LULA dentro do contexto de sua fala. Admito que a noticia das midias no chamado para a materia, brancos olhos azuis, etc.
No entanto ao ler a matéria vi que o LULA tinha razão ao generalizar, no tipo padrão dos executivos americanos e europeus, brancos metidos a entendidos de Wall Street, do citibank que davaM as cartas por aqui na época do FHC, e que agora verifica-se que quebraram a América. E como se viu no caso AIG girante seguradora americana que quebrou, recebeu ajuda bilionária de US 170bilhoes, e sem nenhum escrúpulo pagou bonus aos maiores executivos de 170milhoes de dolares, fato que deixaram estarrecidos os cidadãos americanos, frente a tentativa de Obama de consertar a economia.
Antes do LULA assumir, na campanha de 1989 um assessor do Bush arrogante, branco de olhos azuis, etc, não quis receber o candidato a presidencia do Brasil. Ficou famosa aquela frase, que ele não iria conversar com o sub, do sub, do Bush.
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL54434-9356,00.html