Iraque diz que está pronto para retirada dos EUA
O governo iraquiano assegurou ontem que estará preparado para assumir o controle total da segurança do Iraque assim que as forças americanas deixarem o país, mesmo que isso ocorra dentro de 19 meses, prazo menor do que o previsto inicialmente. Um acordo firmado em novembro entre ex-presidente americano George W. Bush e o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, estabelecia o fim de 2011 como data limite para a retirada total. Mas, ontem, em Washington, fontes ouvidas por diversas agências de notícias afirmaram que o novo prazo deve ser mesmo de 19 meses.
“Nós esperávamos que a retirada fosse de acordo com o cronograma mencionado neste acordo”, disse o brigadeiro Mohammed al-Askari, porta-voz do Ministério da Defesa do Iraque. “Mas se o presidente dos EUA decidir pela retirada em 19 meses, com o aval do governo iraquiano, nós aceleraremos nossos preparativos para estarmos prontos a tempo.”
NEGOCIAÇÕES
O novo prazo teria sido fixado a partir de uma negociação entre o presidente dos EUA, Barack Obama, e seus comandantes militares. Durante a campanha presidencial, Obama havia prometido a retirada dos soldados americanos em 16 meses. Mas ao assumir ele foi confrontado com o temor dos comandantes de que uma retirada antecipada pudesse ameaçar as condições de segurança no Iraque. O vice-presidente americano, Joe Biden, disse ontem que o presidente fará uma declaração exclusivamente sobre este tema amanhã ou ” muito brevemente”. Em Bagdá, Askari assegurou que 600 mil militares iraquianos – treinados e equipados pelos americanos – poderão apressar seus preparativos para assumir o controle da segurança no Iraque desde que o novo prazo seja submetido à aprovação governo iraquiano.
Ele também destacou que a chegada de novos equipamentos militares será fundamental para o sucesso da transição. “Estamos nos esforçando e usando nossas relações com diferentes países para encurtar o tempo necessário para equipar o Exército iraquiano. Até agora, foram alcançados bons resultados”, declarou o porta-voz. O ministro da Defesa iraquiano, Abdul Qaeder Jassim, esteve recentemente em Washington negociando a compra de tanques de guerra modelo Abrams M-1 e caças F-16, ambos de fabricação americana. Os EUA dizem já ter recebido do Iraque encomendas de armas, uniformes e outros materiais militares no valor total de US$ 5 bilhões. Em setembro, a Marinha iraquiana receberá o primeiro navio de guerra desde o fim do regime de Saddam Hussein, há seis anos. A embarcação é considerada um meio estratégico para a proteção das vias de escoamento da produção de petróleo do Iraque. Um segundo navio de guerra é esperado para o início do ano que vem.
Fonte: Estadão e agências internacionais Foto (sargento da 2ª Brigada de Infantaria do Exército dos EUA ao lado de soldado do 8º Exército do Iraque): U.S. Army
Que beleza…
U$$ 5 bilhões em armas e equipamentos. Até o uniforme!!! Não devem existir malharias e custureiras (os) no Iraque. É tudo o que os EUA querem: Manter o máximo possível a total dependência em armas e equipamentos do Iraque…
E muita gente quer que nossas forças armadas simplesmente comprem material de defesa sem transferência de tecnologia, montagem/fabricação de aviônicos, armas e estruturas dos nossos meios operativos…
Sem palavras…
Zero Uno
O uniforme que eles compraram é bem diferente do ultilizado
aqui no brasil é composto de um material mais resistente
e não se esqueça da situação que hoje o Iraque se encontra
se algumas destas fardas cairem nas mãos de insurgentes ocorreriam
serios problemas.
Bem com relação aos armamentos o
Iraque sempre foi um grande importador ao menos agora terão armamento ocidental que tem muito mais qualidade ,manter uma industria de defesa requer investimento serio e eles estão
precisando reconstruir um país arrasado pela guerra.
Patriota…
O problema é: DE UM ÚNICO FORNECEDOR???
Por um acaso, os uniformes comprados dos EUA também não poderão cair em mãos de terroristas? Não mesmo?
Armamento ocidental só dos EUA? E de outros países do ocidente? Não pode? Um único fornecedor?
Fala sério…
O Iraque sempre teve armamento ocidental, ou a França fica no “oriente”? rss
Aqui não irei falar da politica do EUA em relação ao Iraque, mas sim na capacidade desse povo em se reerguer depois de terem sido completamente arrasados. A força de vontade deles em ter um país autonomo e soberano é muito grande e apesar de todas as dificuldades eles estão conseguindo.
Parabéns ao povo iraquiano!
O lance é o seguinte: os EUA não querem é dividir o Butim. Se o petróleo Iraqueano já é deles, o que custa a forças armadas também serem?
Uma dúvida sobre a foto, o sargento iraquiano é o que está a frente dos homens danso instrução né? Os dois soldados mais próximos são US né?
Outro dia eu estava falando com um amigo, dizendo que no dia da eleição no Iraque eu vi um soldado que parecia iraquiano usando BDU digital, mas como vi na TV nao consegui olhar direito. Todas as fotos que vejo eles estao usando o velho “six color ship”.
Abração
É óbvio que vão comprar dos americanos, foram os yankees que venceram a guerra!
Sejamos práticos:
O Iraque não será uma nação livre tão cedo. Virou protetorado dos EUA e, pelo menos eu penso assim, deve mais é reconstruir o país e comprar armamentos americanos mesmo, além de recuperar o que sobrou do pré-guerra (os blindados Urutu e Cascavel por exemplo, foram repotencializados).
E a partir disso, administre as coisas direitinho, vire uma potência regional e reconquiste sua real independência, de preferência sem ditadores cruéis. Que aproveitem a proximidade com os EUA, que não é de todo má, e se reergam.
Não custa lembrar:
– O Japão foi invadido pelos EUA e é o que é hoje.
– Coréia do Sul, idem.
– Europa, idem.
– O Panamá foi protetorado do Tio Sam e é o país de melhor IDH na América Central.
É óbvio que todo país busca sua auto-determinação, mas isso é uma situação ideal, e idealismo não condiz com realidade alguma…
Cinquini
Sim o Iraque ultilizava armamento frances, porem uma parte consideravel do arsenal do Iraque era de fabricação russa,
uma coisa eu devo dizer o F-16 e melhor que aqueles Migs
mais existe tambem aquele problema que o Zero Uno disse
a grandes riscos em se ter apenas um fornecedor.
O Iraque, a menos que as coisas tenham mudado, continuará vendo o Iran como uma ameaça, e, portanto contar com o apoio dos EUA, será benefico, como foi para o Kuwait.
De inicio, nao há nada errado, os EUA serem os unicos fornecedores, ou por acaso, acham que se nós brasileiros estivessemos no lugar deles fariamos diferente.
Ah tá…esqueci que brasileiro é bonzinho.
Fabio Mayer.
– Japão – Só virou aliado dos EUA por que suas bases ficavam próximos da China e da URSS. O Japão, apesar de suas inegáveis capacidades na indústria aeroespacial, não pode desenvolver armas de ataque (está na sua constituição). Imposição dos EUA.
– Coréia do Sul – Os EUA tinham a política de intervenção nos anos 50 para a não ploriferação do comunismo. A Coréia do Sul já está começando a desenvolver – sem a ajuda dos EUA – uma industria aeroespacial própria. Vide o KAI F/A50.
– Europa? Hoje hà a maior guerra comercial/aeroespacial entre empresas americanas e européias. Vide Airbus X Boeing. Com relação a equipamentos militares a dependência vem diminuindo paulatinamente.
– Panamá – Tornou-se parte do vice-reinado de Nova Granada. Obteve a independência da Espanha em 1821, como província da Grã-Colômbia. Apesar de insurreições contra a Colômbia no século XIX, a região tornou-se independente como República do Panamá somente em 1903, como protetorado dos EUA. Os norte-americanos ajudaram o Panamá na luta, em troca da concessão para construir o canal que atravessa o istmo e do arrendamento da área a seu redor. Após várias intervenções militares dos EUA em 1999 volta a ter soberania sobre o Canal do Panamá e também aluga a sua bandeira para registrar navios mercantes. O IDH do Panamá é alto devido somente ao canal mesmo. Isso sempre independeu dos EUA. São tarifas de aduana. Seu nível de industrialização é baixo, a mecanização de sua agricultura idem. Não produz quase nada industrialmente, apenas monta.
Abraços.
[…] para o resto do atual ano fiscal, segundo orçamento divulgado nesta quinta-feira que reflete os planos de retirar as tropas norte-americanas do Iraque. Em seu primeiro orçamento, Obama também pede 130 bilhões de dólares para as operações […]
Dalton…
Americanizou de vez. Quando fazemos conseções para o Equador, Bolívia e Paraguai, somos taxados de fracos. Na realidade, ao ivés de resolvermos nossas pendêngas com outros países, prefirimos sempre a via diplomática e na a via DAS ARMAS como é o caso dos EUA.
Continuo dizendo: Os EUA não vão dividir o Butim. Não mesmo!
PS.: Deixei um post lá no blog ForTer em resposta às alegadas razões elencadas por você, defendendo as razões que levaram os EUA a invadir o IRAQUE e não o Irã.
Link: http://www.forte.jor.br/?p=1709#comments
Abraços.
## Erro!
“Na realidade, ao ivés de resolvermos nossas pendêngas com outros países, prefirimos sempre a via diplomática e não a via DAS ARMAS como é o caso dos EUA”.
Abração brother.
Zero…
Espero que vc nao esteja renegando o que o Plano marshall fez pela Europa e planos similares fizeram no Japao e na Coreia do Sul.
Se vc encontrar algum outro Pais que fez pelo derrotado mais do que os EUA fizerm, gostaria de saber.
Os americanos tinham excelentes relaçoes com o Japao, até que o militarismo lá ficou fora de controle. De onde vc tirou que os japoneses viraram aliados só por causa da proximidade com a Russia e China? Ao contrario, se nao fosse pelos americanos terem dito nao a URSS, teria havido algo similar a Alemanha Ocidental e Oriental.
Sds
“Cinquini em 26 fev, 2009 às 15:28
Uma dúvida sobre a foto, o sargento iraquiano é o que está a frente dos homens danso instrução né? Os dois soldados mais próximos são US né?”
Cinquini, a legenda original (resumida no nome do arquivo da foto) indicava que estão lado a lado. Vc pode procurar a imagem no link do U.S. Army que está no final matéria, fazendo busca em “Iraq images”
Saudações,
Nunão
Nunão
Valeu eu tinha reparado nisso também, só achei estranho a questao da vestimenta. Vou dar uma fuçada…
Mais uma dúvida, o Hornet encontrou uma banda que tem o nome de Nunão aqui de Santos rsss seria vc o cabeludo ou o mais alto? rssss Eu falei pro Hornet que eu acho que vc era o mais alto, apesar dele achar que vc fosse o japonês rss brincadeira rss
Abração
Os EUA só estão lá só pelo petróleo pois na minha opinião tanto os EUA quanto a própria ONU tem mania de fazer as coisas pelo interesse próprio pois vejamos:
1-Quando o Iraque entrou em guerra contra o Irã eles fizeram algo abominável e totalmente desumano,lançaram bombas com gás altamente químico que aleijou e matou centenas de pessoas que não tinham nada a ver com a guerra.E o que a ONU fez?absolutamente NADA!
2-Agora.quando invadiram o Kwait e puseram a mão no petróleo no petróleo,há…ai já não gostaram e fizeram a Operação Tempestade no Deserto e deu no que deu.O petróleo do Kwait era e é o interessante,mais interessante do que a vida de inocentes.
3-No genocídio de Ruanda foi o mesmo,mandaram os belgas e franceses se retirarem e deixou milhares morrendo lá,mas se la tivesse petróleo…
Isto tudo é desde os tempos de que o humano é humano,o interesse.
Zero Uno, às vezes o teu anti-americanismo te faz perder a seriedade camarada: o Iraque PERDEU a guerra contra os EUA, virou terra arrasada e conquistada, vc queria que eles fossem comprar armas de quem, dos Russos e dos Chinas? Pára, véio…
Cavalheiros,
So gostaria de adicionar que nao sejamos ingenuos. Paises se envolverao em situacoes em que eles tem interesse, as FAs nao existem para serem policia do mundo ou para defender todos os fracos e oprimidos do planeta mesmo porque nao existem tropas suficientes para isso.
FAs existem para defender o territorio, povo e o interesse de seus paises conforme ditados pela lideranca politica.
Cinquini, vc e o Hornet poderiam ir trabalhar na Abin, santa curiosidade Batman…
A banda, coisa bem velha – meados dos anos 90 não era de Santos não.
E a foto é igualmente velha.
E eu não sou japonês…
Marine
Respeito sua opinião mas acho que todas as tropas do mundo principalmente da ONU deveria ser policias sim se não,não haverá paz.
Sds.
Ulisses,
Tambem respeito a sua mas a considero fora da realidade, guerras entre nacoes nunca terao fim e pais nenhum que se preze entregara suas forcas para policiar o mundo deixando-os desprotegidos.
Sua ideia e nocao embora nobres sao utopias e portanto irreais, espero que entenda que nao e uma afronta a sua pessoa, apenas um disacordo de opinioes de alguem que ja rodou esse mundo e perdeu essa inocencia a muuuiiiito tempo.
Como voce disse: …”se nao, nao havera paz.” E ai esta a chave da questao, Eu nao acredito que ha possibilidade de paz entre todos os povos e quero dizer paz completa e total que e o que eu penso que voce se referiu.
Conflitos ocorrem desde que comecamos a caminhar de pe, existem na natureza desde o primeiro animal, sao parte da vida e continuarao sendo pois essa e a natureza da guerra – ela e eterna – e o unico que podemos fazer e nos prepararmos para quando ela vier pois nao ha lugar para o perdedor…
Obrigado pelo debate e sds!
Marine
Eu sei que isto não acontecerá,eu disse que poderia acontecer,se não já teria acontecido a muito tempo.
Só para ter uma noção a Bíblia diz que coisas muito piores acontecerão e o anticristo virá,então vamos aproveitar bastante este tempo que ainda podemos chamar de paz.
SDS!
Nunão,
fica frio. Não há mal nenhum em tocar guitarra…eu também toco (ou tocava, já faz tempo que não pego a coitada), e fiz a pergunta (no aéreo) só pra saber se vc ainda tocava e se queria trocar umas idéias a respeito disso uma hora dessas…
abração
Hornet,
Sou saxofonista, mas também toco guitarra (base) e bateria. Atualmente, só sax, em duas bandas de black music / funk / soul.
Não vi a pergunta do aéreo e há uns dez anos corto o cabelo regularmente.
E melhor mudar de assunto que tem dois sujeitos fortemente armados aí na foto de cima que podem não gostar dessa conversa…
Saudações!
Nunão,
hehehe…tá beleza! Acho que vc tem acesso aos emails da moçada, inclusive o meu. Se um dia quiser trocar umas figurinhas a respeito de música por email, fica à vontade. Eu trabalho diretamente com isso, com música…por isso que me interessei…e produções/propostas fora do circuito (fora do mainstream) é um assunto que me interessa particularmente. Tenho pesquisado isso ultimamente. Mas enfim…
Não vamos deixar os dois sujeitos da foto irritados…isso pode fazer mal pra nossa saúde….hehehe
abração
Hornet, quando quiser perguntar alguma coisa a respeito, fique à vontade – se tem algo que eu definitivamente nunca fiz parte foi do “mainstream”…
Ops! Abaixa que o Iraquiano tá olhando!
Nunão,
Eu imaginei. E nem queria perguntar nada em especifico..era só trocar idéia mesmo, de vez em quando.
E queria também te passar alguns trabalhos, artigos e ensaios, que tenho feito sobre música underground…como fazemos?
E fora isso, tenho milhares de amigos músicos na cena underground atual…de repente podia ser uma “ponte” pra vc conhecer e trocar idéias com mais uma moçada da área…existem trabalhos muito legais sendo feitos hoje, fora do circuito, é claro…enfim…
abaixa que lá vem bala!…hehehe
abs.
Hornet,
Toma cuidado voces dois com os “homi” ai de cima rapaz…rsrsrs
Ta vendo a beleza do blog? Comecamos com guerra e terminamos com musica…agora so falta abrirmos um novo Woodstock! hehehe
Semper Fidelis aos dois!
É Marine, são as flores vencendo os canhões, this is the dawning of the age of Aquarius!
Hornet, pode deixar que eu te mando um e-mail.
Nunão, desculpe a brincadeira rsssss
Sobre o serviço de inteligência, vcs sabem me dizer qual a formação do Jack Ryan da série de filmes Jogos Patrioticos, Caçada ao Outubro Vermelho, Perigo Real e Imdediato, A Soma de Todos os Medos??? 😀
Nunão em uma frase citou o Geraldo Vandré e a música tema do filme/peça Hair rsssss vc está virando pacifista demais rsss
All You Need Is Love!!!
Marine,
a idéia era conversar isso em off…mas eu não tinha/tenho o email do Nunão…fazer o quê?
já o Cinquini pega pesado: All You Need is Love…estou rindo até agora…hehehe
abração
Hahahahaha
Nunão,
beleza. A gente conversa por email.
abraços
Hornet,
É que vc nao tem MSN, já estou com essa frase faz tempo no meu MSN rsss. O Marine até já se acostumou rsss
Deixo aqui para meus amigos esse video com essa mpusica maravilhosa
What a Wonderful World
http://www.youtube.com/watch?v=wve-2p_GJIc
Abração
Cinquini,
eu particularmente adoro os Beatles, como vc sabe. Foi só uma zuação. E essa música do vídeo é fantástica. E como eu também adoro jazz, o Louis Armstrong é um dos meus heróis…
mas fala baixo porque os iraquianos da foto já estão zangados com esse papo musical todo…hehehehe
abração
ps. acabei postando este comentário, erradamente (estava com duas páginas do blog abertas ao mesmo tempo), na matéia do MRAP…acho que já estou variando da biela…hehehehe
Hornet, eu acho que vc está bebendo demais! rsss
Abração
Cinquini,
é verdade…preciso parar de tomar coca-cola…hehehe
abração
Hornet,
Pare com a Coca-cola!! Esse símbolo capitalista! rsss
Abração
E isso mesmo Cinquini, o Hornet devia tomar guarana nao essa bebida desses porcos imperialistas, simbolo da opressao mundial da burguesia estadunidense!
Hehehehehe….
Sds. meus caros!
Marine e Cinquini,
Ah! é..esqueci que a coca-cola é o símbolo da opressão mundial da burguesia estadunidense…
Mas a Pepsi tá liberada, né?
Digam que sim, porque senão eu estou ferrado…não gosto de guaraná!…hehehehe
E não gosto mesmo, não é brincadeira…
Danou-se tudo!!!
abração aos dois
Ouvi dizer que a Pepsi era bebida de comunista, parece que Nikita Khrushchov adorava se refrescar bebendo pepsi rsss
Abração
Cinsegui a prova que a Pepsi é bebida de comunista!!!
http://pro.corbis.com/images/BE031777.jpg?size=67&uid={0DDE3744-95E1-4885-8B7D-7F33AEE5A8BB}
Abração