Em 20 de fevereiro foi entregue o 10.000º MRAP Veículo Protegido contra Emboscadas e Minas às tropas que estão operando no Iraque em cerimônia realizada no Campo Liberty. Esses veículos salvaram a vida de milhares de soldadosdesde que entraram em serviço no TO iraquiano, em abril de 2007. Mais de 11.700 veículos foram entregues para a área de operações do Comando Central dos EUA, sendo que só no Iraque são 10.000.

O General de Brigada Michael Lally, comandante da 3ª Brigada de Apoio Expedicionário, disse que em uma oportunidade um de seus MRAP teve a metade frontal arrancada pela detonação de um Dispositivo Explosivo Improvisado (IED), e os seus três tripulantes conseguiram sair do veículo e retornar sem ferimentos.

Os MRAP quando chegam ao Iraque são distribuídos pelas unidades respeitando o critério da ameaça de cada área de operações, pois em algumas regiões esse tipo de emboscada é maior do que em outras.

Os MRAP estão passando por um serie de modificações baseadas nas experiências da tropa, como: melhoria na blindagem, suspensão, assentos, dirigibilidade noturna, entre outras, e frota tem atingido uma disponibilidade de 95%.

FONTE: Notícias do Corpo Multinacional no Iraque

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

52 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
bidas
bidas
15 anos atrás

Só para os incrédulos, considerando que os EUA tenham cerca de 140000 homens por lá(mais coisa menos coisa) e que no máximo o um MRAP leva 10 tripulantes (tipo o RG-33 6X6) mas o normal é transportar menos tipo 5 ou 6. 10000 MRAP’s ainda parece muito?

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Aqui no Brasil,qual o veículo blindado que nós temos capaz de dar proteção para emboscadas e IED”S num conflito assimétrico?

sds.

Excel
Excel
15 anos atrás

Que máquina de guerra fabulosa são os Estados Unidos. Se não fosse por seu uso político questionável seriam admirados incondicionalmente. Anyway … belas máquinas esses blindados.
Aliás tá aí a prova de que não se vence os EUA pela via militar, mas por outros meios como a financeira ou política, pois recursos materiais para a guerra eles tem mais do que quase todos os demais países juntos.

Claudio
Claudio
15 anos atrás

Respondendo a pergunta acima, para resistir ao ataque de uma IED como existem no Iraque só os nosso tanques, os Urutu / Cascavel não agüentariam.
Na verdade se armadilha for umas três granadas de 155mm nem os nossos tanques dão conta do recado, por sinal nem um tanque Abraham.

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Nada como o emprego real para desenvolver um equipamento.

LeoPaiva
LeoPaiva
15 anos atrás

É realmente uma bela máquina, perfeita para o fim a que se propõe, e a quantidade também impressiona, entretanto, lembremos que boa parte dos Merkava destruídos no Líbano, na última ofensiva, foi alvo de IEDs e não de RPGs, ou seja, se o IED for potente não há veículo forte o suficiente para garantir a integridade da equipagem, sorte dos soldados que a maioria dos dispositivos tem baixa ou média potência.

E por falar em ameaça a blindados, os russos lançaram no final de 2008 uma nova versão de RPG, o RPG 30, apelidado de “Matador de Abrams”, ele possui um sistema que burla a proteção da blindagem reativa dos blindados pesados, imaginem o que não fariam com veículos mais leves.

E o que mais preocupa é que se trata de uma arma de baixo custo, mais baixo que os atuais similares, e de fácil fabricação, o que permitirá que seja de fácil distribuição entre forças de resistência como a do Iraque, ou até grupos extremistas/terroristas do Líbano ou faixa de Gaza, ou Afeganistão, por exemplo. De qualquer forma poderá se tornar em uma dor de cabeça nos conflitos assimétricos atuais e futuros.

Sds

Marine
Marine
15 anos atrás

LeoPaiva,

Como vc mesmo citou em correta observacao nao ha blindagem que defenda contra tudo, como dizem os engenheiros de combate “nao ha problema no mundo que nao possa ser resolvido por explosivos suficientes.”

Mas como tudo isso e um jogo de gato e rato, ja que os insurgentes tem que agora enterrar/esconder maior quantidade de explosivos para tentar destruir um MRAP eles acabam ficando expostos por mais tempo fazendo isso, sendo assim mais capazes de serem neutralizados pelas forcas da coalizacao.

Sds!

henrique
henrique
15 anos atrás

O exército brasileiro precisa urgentemente desse tipo de veículo, visto q nossa cavalaria não tem veículo leve blindado para transporte de infantaria. Ao meu ver a aquisição desse tipo de veículo é até mais importante que o novo veículo de transporte de tropas que esta sendo desenvolvido.

Fábio Mayer
Fábio Mayer
15 anos atrás

11 mil? Nãopode…tem que ter algo errado nessa conta!

Dalton
Dalton
15 anos atrás

Rlobo…

Só para contrariar, rs…mas, o que o Yamamoto disse, ao menos no filme, foi:

” acordar um gigante adormecido ” e nao um tigre.

Há uma quase unanimidade hoje no sentido de que ele nunca disse tal frase. Foi um efeito a mais no excelente filme “Tora Tora Tora”.

Mas…se ele nao disse, ele certamente pensou algo parecido, pois ele , mais do que ninguem, havia morado nos EUA e havia comentado entre seus pares sobre o poderio industrial americano e a capacidade do povo americano, tambem.

abraços

LeoPaiva
LeoPaiva
15 anos atrás

Marine,

Acredito que a estratégia de vigiar constantemente as rotas mais utilizadas não seja uma tarefa fácil e eficiente dada a extensão do território, há tempos foi publicada uma reportagem sobre sistemas rádios-eletrônicos – JIN [ neutralizador geral de IED] e NIRF [neutralizador de radiofreqüência IED], produzidos no intuito de evitar o comando de detonação do IED via rádio ou celular, não sei se essas idéias prosperaram, me pareciam boas.

Acho mais confiável usar tecnologia junto com métodos de vigilância (VANTs por exemplo), do que apenas tentar flagrar os membros da resistência (Iraque), ou dos grupos associados a terroristas (Afeganistão, Hamas, Hezbolah ), no momento da implantação da armadilha.

Sds.

Francisco AMX
Francisco AMX
15 anos atrás

11.700 veículos??? fala sério! não seria 1.700? quantos militares americanos estão atualmente no Iraque? 150mil? se forem 10.ooo caminhãozinho dá para tirar todos os americanos de lá em 2 viagens! 🙂

Abraços
Francisco

Marine
Marine
15 anos atrás

LeoPaiva,

Pode ter certeza que ninguem esta colocando batalhoes espalhados por rodovias como se fosse passeata para vigia-los. Existem varios metodos de ECM desde em humvees ate em C-130s mas nao vou comenta-los aqui por razoes de seguranca mas obviamente nao funcionam com IEDs que sao “hard-wired”.

Existem diversos tipos de IEDs como ja comentei aqui antes: senao based stations, hard-wired, cell phones, washing machine type timer, pressure plate, EFPs e muitas outras cada uma tem suas vantagens e disvantagens e existem metodos e TTPs diferentes para derrota-las.

O segredo e inteligencia confiavel para quebrar a cadeia logistica das celulas de IEDs, equipamento certo como ECM e MRAP e principalmente TTPs sensatas e agressivas para derrotar o “plantador” de IEDs desde posicoes de Sniper em aereas conhecidas com alta incidencia ate as costumeiras patrulhas a pe e emboscadas so para citar algumas.

Desculpe nao ser mais especifico mas como pode imaginar e um assunto ainda sensivel que prefiro nao entrar em detalhes…

No mais obrigado pelo debate mais uma vez!

Marine
Marine
15 anos atrás

Francisco AMX,

O numero e correto e demonstra a capacidade industrial americana em tao pouco tempo principalmente quando o programa MRAP foi considerado o de maior prioridade de aquisicao do pentagono.

Sds!

Flamenguista
Flamenguista
15 anos atrás

Politicamente é muito mais caro as baixas americanas do que todos esses carros juntos. O interessante é que essa idéia de MRAP foi dos sulafricanos, se não me engano.

Marine
Marine
15 anos atrás

Flamenguista,

Voce esta absolutamento certo nos dois pontos!

Semper Fidelis!

Hornet
Hornet
15 anos atrás

Cinquini,

eu particularmente adoro os Beatles, como vc sabe. Foi só uma zuação.

E essa música do vídeo é fantástica. Como eu também adoro jazz, o Louis Armstrong é um dos meus heróis…

mas fala baixo porque os iraquianos da foto já estão zangados com esse papo musical todo…hehehehe

abração

Hornet
Hornet
15 anos atrás

ops…postei no link errado…acho que já estou com sono…esqueçam esse post acima…

Hornet
Hornet
15 anos atrás

o post errado era para o Cinquini, num comentário que ele fez na matéria da retirada das tropas dos EUA no Iraque…é a idade, já estou variando das idéias…hehehe

RLobo
RLobo
15 anos atrás

10.000 veiculos? meu Deus do céu!!
Acho que já está na hora dos EUA invadirem e ocuparem o Brasil rsrsrs já pensaram como tudo ia ser modernizado e trocado?
Sem contar que trocariam o principal… os ocupantes de Brasilia e dos estados rsrsrs
Brincadeira!!!
Não acordem o tigre, já dizia o almirante Yamamoto!

Patriota
Patriota
15 anos atrás

Caramba nossa força de blindados é uma piada perto da dos EUA

RLobo
RLobo
15 anos atrás

Dalton… é verdade… a palavra tigre rima com gigante rsrsrsrs
Numa eleição um candidato a governador chegou na cidade de Cascavel e na hora do seu discurso, subiu no palanque bebim bebim rsrsrs e começou a discursar… meu povo de jararaca (foi um corre corre entre os puxa saco) até que um deles chegou pro candidado e disse baixinho “Dr. não é jararaca é cascavel”, o que o candidato respondeu: é tudo cobra venenosa, é tudo a mesma coisa!!!
Então meu caro Dalto… Tigre e gigante é a mesma coisa rsrsrsrs
Um grande abraço!!

LeoPaiva
LeoPaiva
15 anos atrás

Para falar a verdade eu tenho a solução perfeita para evitar os IEDs no Iraque, 100% garantida, nunca mais um soldado será atingido por IED ou qualquer outra arma, é só os EUA se retirarem em definitivo, parando com essa invasão criminosa e ilegal, façam como no Vietnam, arrumem uma “Paz Honrosa” e vão saindo de fininho, alguns milhares de cada vez, e o último que sair apague a luz.

De um lado restarão apenas as lembranças negras de 1,5 milhão de mortos, o país arrasado, e mais de 4200 viúvas americanas, do outro lado ficam a indústria Bélica americana de sorriso aberto e as empresas de petróleo ocidentais felizes como nunca. Não vejo outro saldo nessa guerra além desse.

Francisco AMX
Francisco AMX
15 anos atrás

Marine! capacidade industrial tem minha empresa! os USA é outra coisa uhauhauhaauh

Abraço Diretor ou Chairman! como preferir! 😉

Francisco

Marine
Marine
15 anos atrás

Francisco AMX,

Hehehe, pois e eu acho que por causa das baixas americanas nessas guerras o pessoal as vezes se esquece do poderio militar do pais, nao da pra argumentar com 500 bilhoes de dolares de defesa por ano, mais porta-avioes do que o resto do mundo, centenas de navios, milhares de tanques de primeira linha, milhares de cacas e bombardeiros, armas nucleares aos milhares, o maior numero de tropas de elite e FEs do mundo…

Nao vou falar sobre politica mas com relacao a capacidade militar e um imperio igual nunca se viu na historia e o pessoal as vezes se esquece. Enquanto eles fabricam e compram 10.000 MRAP em 3-4 anos, nos ainda nao decidimos qual aviao de caca a ter, enquanto levamos 13 anos para fazer uma Barroso eles fazem 2 Nimitz e por ai vai…

Semper Fidelis!

Vassili Zaitsev
Vassili Zaitsev
15 anos atrás

Pô Marine,

Vc falando desse jeito, minha depre como brasileiro patrióta dispara. Tinha que lembrar da Barroso???????? E ainda por cima, comparar com os dois Nimitz.

Pegou pesado,rs,rs,rs.

abraços.

Marine
Marine
15 anos atrás

Vassily,

Beleive me, eu tambem fico deprimido as vezes com o nosso estado mas acho que finalmente tenhamos acordado para o assunto defesa. Apenas quis fazer uma pequena comparacao so pra nao perdermos a perspectiva do real poder americano.

Ja eram imbativeis em guerra convencional agora entao depois de 8 anos de guerra com centenas de milhares de tropas veteranas e conhecimento adquirido e aprimorado em guerra assimetrica ate os ingleses que eram considerados o estado da arte nisso ja passaram a tocha para os EUA. Muitas das decisoes estrategicas podem ter sido falhas mas na ponta da lanca as taticas empregadas pelo infante individualmente nem os ingleses hoje se comparam.

Mas enfim, o comentario nao foi pra puxar saco deles, so pra como ja disse manter em perspectiva. Espero que um dia a nossa geracao ainda possa falar assim do Brasil!

Sds!

WAR
WAR
15 anos atrás

Sou um fã do sucesso e eficiência americanos e de seu sistema político e econômico (tirando as coisas erradas que existem em todas as atividades humanas). Precisamos imitá-los no que tem de bom. E, todos devem aceitar e entender, SÃO NOSSOS ALIADOS, NEM QUE TEMPORÁRIOS. Agora, este ufanismo do amigo marine pode ser contestado de várias formas, a saber:
– Não tiveram coragem de invadir (merecidamente..) Cuba, com medo, não só das baixas (engolíveis, claro) mas, principalmente, dos mísseis nucleares russos. Os velhinhos daqui devem se lembrar.
– Após apanharem dos chineses na Coréia (e dos russos, nos ares da Coréia, por algum tempo), reagiram brilhantemente com MacArthur, cortando a Coréia no meio. A guerra terminou empatada e foi convencional (para os coreanos e chineses as baixas não importavam…..
– Saíram do Vietnam com o rabo entre as pernas. Foram fragorosamente derrotados por guerreiros irregulares (implacáveis, determinados, motivados a defender, principalmente, sua terra ancestral e não a ideologia comunista e o regime de terror correspondente) subnutridos e, abastecidos abundantemente por Rússia e China, ambos comunistas. Pessoal, a guerra é a continuação da política por outros meios. Nem sempre ela é vencida “apenas” nos campos, mares e ares de batalha, com equipamentos ultra modernos em quantidades inimagináveis, tropas numerosas e bem treinadas, etc, etc. E, embora o Mao Tse Tung (que o diabo o tenha)tenha dito que “o poder político está na ponta de um fuzíl”, nossos amigos americanos, comandados (felizmente) pelo Obama, vão sair de fininho do Iraque (uma grande burrice do Bush. Se não fossem grandes, deslavadas e criminosas mentiras, as justificativas para a invasão) e se concentrarem na exterminação dos fanáticos insanos da AlQaida no Afeganistão e, escrevam, Paquistão e adjacências (no que fazem muito bem, especialmente se conseguirem aliados locais. Que tal Rússia e China??? Estou sonhando??) Grande abraço a todos os blogueiros pós carnaval.

Dalton
Dalton
15 anos atrás

WAR…

Também sou um fã como voce, e testemunhei muita coisa interessante por lá, visitando bases navais, museus, campos de batalha e por aí vai…

Mas, só trocando uma ideia, acho que sou um dos poucos por aqui que nao considera o Vietnã uma derrota para os americanos e escrevo isso com total imparcialidade, deixando de lado preferencias pessoais, pois assim como tem muita gente boa lá, tem muita gente ruim tambem…como em todo lugar.

Em primeiro lugar, foram os norte-vietnamitas que propuseram um cessar fogo, depois que os americanos finalmente começaram a bombardear pesadamente o Vietnã do Norte.

Ofensivas aereas somente, nao vencem guerras, sei disso, mas se estes bombardeios tivessem sido feitos desde 1965, o desenrolar poderia ser outro, mas, os politicos estavam no comando.

Nao houve no Vietnã, nenhuma ” batalha final” como Dien Bien Phu, que obrigou os franceses a uma saida humilhante do Vietna, antiga Indochina, na verdade, os franceses queriam que os EUA mandassem tropas para ajuda-los e nao apenas material, mas os americanos já estavam complicados na Coreia. Acho até que se arrependeram, pois tiveram que lidar com isso alguns anos depois e com tragicas consequencias.

O vietcongue lutou com bravura e fanatismo, mas eles mesmos nao eram bem vistos pelo Vietnã do Norte.

Há muitos que pensam que o Vietnã ajudou a enfraquecer o comunismo portanto, nao foi um desperdicio de tempo vidas e dinheiro.

Da mesma forma a invasao do Iraque, poderá ter uma outra conclusao, daqui há 20 anos.

Há quem diga que o Iraque irá viver uma grande guerra civil e acabar sendo engolido pelo Iran. Pode ser, e pode nao ser.

A verdade é que o Sr Saddam, fez por merecer:

Depois que foi expulso do Kuwait, e apesar de alguns insistirem que foi apenas pelo petroleo, até a Siria apoiou a invasao…ele deveria ter colocado o rabo no meio das pernas, e o que ele fez?

– durante dez anos violou a zona de exclusao aerea, disparando contra avioes aliados;
– a policia secreta iraquiana foi descoberta planejando assassinar o Presidente Bush (Pai)quando de uma visita ao Kuwait, durante o governo do Clinton, que como resposta bombardeou as instalaçoes do partido criminoso do Saddam.
– dava refugio a terroristas, como por exemplo, Mr.Yasin, co-autor dos atentados no World Trade Center em 1993.
– incentivava terroristas palestinos, recompensando as familias de homens bombas que se auto detonavam em Israel…mesmo ele…nao se importando com os palestinos.

Os palestinos ao contrario do que se pensa nao sao muito bem quistos no mundo arabe…os pobres coitados sao usados como propaganda anti-ocidental.

Mas, o que mais me leva a nao achar que a invasao foi um erro, e pode ser que eu esteja totalmente errado, foi que o Iraque estava negociando secretamente a partir da Siria com a Coreia do norte, novas tecnologias para misseis, já que os “scud” iraquianos foram um fracasso.

Ter Saddam e seus filhos no poder do Iraque já era uma especie de armas de destruiçao em massa, e lamento pelo povo do Iraque, mas guerras infelizmente sao travadas assim, os inocentes sempre estao no caminho.

Mas claro, mimnhas opinioes sao tao boas quanto a de qualquer um, pois muito do que se discute é especulativo mesmo.

abraços

marlos barcelos
marlos barcelos
15 anos atrás

Os EUA ainda são a maior potência militar do mundo, mas essa capacidade militar não irá durar muito tempo, com essa crise que é pior do que vocês imaginam, e com a queda do PIB americano em relação ao resto do mundo, as forças militares americanas passarão por uma reestruturação em breve e inicia-se nesse governo de Obama, é impossível manter os gastos astronômicos americanos em suas forças armadas, para vocês terem uma idéia da queda do PIB americano em relação ao resto do mundo em 1929 era 50% do PIB mundial, no início do ano passado eram 26%, e só nos ultimos 3 meses do ano passado a economia americana decaiu 6,2%, cortou-se esse ano 275 bilhões de impostos e e economia deve cair 1,5% segundo as previsões otimistas do próprio governo de Obama, estamos vivenciando o início da decadência do Império americano e a queda será rápida, já que dois terços do PIB americano é consumo e os bancos estão qebrados, ou seja sem dinheiro para emprestar, aguardem para ver o estrago que sofrerá os EUA com esta crise e consequentemente suas forças armadas.

marlos barcelos
marlos barcelos
15 anos atrás

Sem contar que a dívida pública no final desse ano deve atingir 12 trilhões de dólares e o PIB americano é de 14 trilhões, o deficit será de 1,7 trilhões esse ano com juros de 0,25%, imagine se os juros fossem maiores.

Marine
Marine
15 anos atrás

Marlos,

Respeito sua opiniao amigo mas voce esta enganado, vivo aqui e apesar dessa ser a pior crise das ultimas decadas ela esta afetando o mundo todo e nao so os EUA, se o pais cair, cai o resto do mundo junto!

Se nem a depressao de 1929 acabou com o pais nao sera essa agora, mas concordo que os tempos de festa acabaram aqui por pelo menos alguns anos.

Com relacao as FAs voce esta enganado mais uma vez, pois o orcamento para os proximos dois anos ainda vao contar com um aumento de 20 bilhoes de dolares comaparados com o que sao hoje, os aumentos de pessoal no US Army e USMC serao permanentes e nenhuma das forcas esta tendo dificuldade em alcancar suas metas de recrutamento.

WAR,

Nao e ufanismo meu nao, e apenas a realidade. Cuba nao deixou de ser invadida por covardia americana, dizer isso e ser simplista. As razoes sao varias como politica, estrategica, economicas e muitas outras. Com relacao a Coreia foi um empate tambem por varias razoes, ja que MacCarthur queria bombardear a China e ate usar armas nucleares e por isso foi demitido por Truman mas se isso tivesse ocorrido ninguem sabe qual teria sido o resultado.

Ha de se conver que quando voce esta enfrentando um inimigo com 10 vezes o tamanho de suas forcas e consegue um empate nao e nada mal. Outra tambem e que a China ja nao podia fazer mais do que retomar a Coreia do Norte pois suas linhas logisticas ja estavam esxticadas ao extremo e nao eram capazes de retomar a Coreia do Sul.

O Vietna foi uma derrota estrategica/politica por opiniao publica para os EUA mas nunca foram derrotados no campo de batalha, todas as vezes que o Vietna procurou enfrenta-los em guerra convencional em valor batalhao acima sempre foram aniquilados. Olhe que Khe San por exemplo que tinha intencao de se tornar outro Dien Bien Phu mas que Giap perdeu varias divisoes nessa campanha.

A operacao Rolling Thunder citada por Dalton se tivesse continuado ou principalmente adotada desde o comeco a historia teria sido outra…

Sds!

marlos barcelos
marlos barcelos
15 anos atrás

Marine

Os EUA cairem o mundo não cai não é muita pretensão, os outros 74% do PIB mundial dão conta do recado, agora diversos países sofrerão com a queda do império, o mundo sofrerá um pouco mas no final dará tudo certo, quanto a queda será rápida porque durará muito tempo esta crise 2 ou 3 anos e se um país não cresce durante 4 ou 5 anos perde muito de sua força econômica para manter uma força armada muito poderosa como esta, quanto ao orçamento doas forças armadas dos EUA tenho certeza que será cortado, é assim em todo país que tem crise, as forças armadas são o primeiro alvo de cortes e nos EUA creio que não será diferente, aguardemos para ver se eles vão investir nas forças armadas ou nos desempregados americanos que aumentam seu quadro em 500 mil por mês, se fosse governo republicano acreditaria no investimento das forças armadas mas no governo democrata duvido que terá aumento de verbas para forças armadas, acho mais fácil cortar boa parte dessas verbas, ainda mais num Páis que tem défiti de 1,7 trilhões de dílares e queda no PIB.

marlos barcelos
marlos barcelos
15 anos atrás

Marine

Só para vc ver a capacidade de recuperação dos países, em dezembro a venda de carros no Brasil caiu 50%, em janeiro subiu 15% e fevereiro 25% e já voltou ao normal, tendo fila de 40 dias para chegar um carro depois de comprado, se os EUA caírem problema deles o mundo supera isso.

marlos barcelos
marlos barcelos
15 anos atrás

uam crise que nem esta o Japão passou 10 anos para superá-la, com baixissimos indices de crescimento, ou seja 10 anos de recessão, a crise foi idêntica.

Marine
Marine
15 anos atrás

Marlos,

O orcamento vai ser aumentado em 20 bilhoes, voce pode procurar em qualquer jornal americano ou ate nas websites do governo, o orcamento acabou de sair essa semana.

Ja com relacao a crise mais uma vez concordo que e braba mas como vc mesmo disse o Jappao passou por uma de 10 anos e ainda e a segunda maior economia do mundo – dificil dizer que isso foi o fim do pais ne?

Da mesma forma sera os EUA, nao sera o fim dele. O que quis dizer que seria o fim do mundo tambem e a economia global depende dos EUA mais do que qualquer outro ou voce acha que se os EUA vao a bancorrota a Europa, Asia, Russia, Brasil vao ficar ilesos? Logico que nao, entao da mesma maneira que a economia aqui cai 1.5%, nessas outras areas cairam o mesmo ou pior.

Acho muito simplista 3 meses de vendas de carros ser o patamar da economia brasileira nao? olha a Embraer…e porque? Por causa da economia global! Ela afeta todos e nesse sentido os EUA ainda sao os mais fortes para aguentar a tempestade que estamos todos passando.

Abracos!

WAR
WAR
15 anos atrás

Parceiros bogueanos,

Dalton em 28 fev, 2009 às 11:43
Os políticos estavam no comando! Foi o que falei, eles sempre estão. Quem administra os países são eles (ou o Hitler, o Stálin o Chaves, o Pinochet ou o Fidel,que foram ou são anomalias humanas, frutos dos problemas sociais locais). Os militares, são técnicos de um tipo especial e tem que ser tratados como tal (com regalias etc). Quando se candidatam, democraticamente (como Ike, nos EUA, De Gaule, na França, Lott no Brasil, que perdeu fragorosamente para o idiota do Janio Quadros), não raro são bons e honestos governantes.
Quanto às consequencias da guerra do Vietnam, lembra da Teoria do Dominó, dos americanos? Quando cai uma pedra, caem todas em sequencia. Depois da derrota americana, vieram: Laos, Camboja, Angola, Moçambique, Guiné Bissau e quase Portugal ,não fosse a Otan agir. Grande abraço!

Marine em 28 fev, 2009 às 12:57

Tenha nosso integral apoio na luta contra o terror fundamentalista. Todos os bem pensantes do mundo estão com vocês e com o Obama. A crise econômica, e isto já é ponto pacífico, começou aí, por culpa de meia dúzia de gananciosos e não do sistema. Mas o Capitalismo (e não só os EUA) vão vencê-la.
Quanto à qualidade de tropas e equipamentos “invencíveis”, convenhamos que isto já foi sobejamente demonstrado pela história que não existe, senão vejamos, só alguns exemplos:
– Marinha Francesa + Marinha Espanhola destruidas por Nelson em Trafalgar.
– Napoleão derrotado em várias oportunidades (a cavalaria francesa era a melhor da Europa)
– A Wermacht apanhou feio, inclusive na invasão da Russia em alguns casos. Se Stalin não tivesse exterminado 20.000 competentes oficiais (politica de novo) e, mesmo assim, ouvido Zukhov e recuado as tropas de fronteira quando a invasão já era iminente, talvez 4 milhões de russos tivessem sobrevivido e, junto com os outros, acabado com a festa de Hitler mais cedo.
– Se o comandante alemão fosse Rommel, ou Guderian (e não o louco e incompetente Fuhher), as mal equipadas forças ocidentais do dia D (exceto marinha e força aérea. O tanque Sherman era um caixão ambulante frente ao equipamento alemão), talvez tivéssemos perdido aquela batalha (nós, os aliados, que ainda somos até hoje, nem que apenas na simpatia).
Grande abraço!

Marine
Marine
15 anos atrás

WAR,

Desculpe se fui simplista no meu argumento e voce tenha levado-o como apenas alguem se gabando. O que quis dizer com “invencivel” e que hoje em pleno 2009 (Nao quero dizer ha 10, 50 ou 100 anos atras) nao ha uma marinha no mundo capaz de afundar a USN, ela nevega com impunidade pelo mundo com total controle e capacidade de projecao de poder.

Nao ha forca aerea no mundo hoje capaz de varrer a USAF dos ceus, ela e capaz de atingir qualquer alvo no mundo ao comando do presidente, qual cidade do mundo capaz de prevenir uma ala de bombardeiros B-2 de atingir seus alvos? Basta Obama dizer bombardeiem alvo Y em pais X e pronto ninguem e capaz de garantir que isso nao vai ocorrer.

Nao ha exercito no mundo que possua divisoes ou brigadas que de um para um destruam divisao ou brigada do US Army. O Iraque foi derrotado com mais de 30 divisoes com doutrina sovietica com 3 divisoes americanas. A capacidade de uma unidade brigada/divisao do US Army de colocar fogo sobre um adversario e inigualavel e dificil de compreender e nao ser vendo com seus proprios olhos.

Qual CFN no mundo capaz de derrotar o USMC? Com uma forca aerea maior do que a RAF, 3 Divisoes de tropas de elite e considerada o estado da arte em guerra anfibia, alias a reputacao lhes precede…

Entao amigo concordo que existem milhares de casos que forcas consideradas superiores foram derrotadas em batalhas e guerras convencionais e assimetricas mas meu comentario era baseado em guerra convencional e em 2009 e convenhamos ninguem hoje em guerra CONVENCIONAL tem o poderio, doutrina, logistica, treinamento para derrotar os gringos. Obviamente nao sao invenciveis pois essa palavra e como “infinito” ou “para sempre”…nenhuma delas existe!

Tanto e verdade que por isso nossos inimigos por um bom tempo vao continuar a usar metodos nao convencionais para nos enfrentar pois sabem que so assim tem chance. Alias e culpa dos EUA pois ficaram tao dominantes que acabaram forcando essa medida nos seus adversarios para que pudessem sobreviver, como dizemos aqui:

“We worked ouserlves out of our jobs”

Abracao!

marlos barcelos
marlos barcelos
15 anos atrás

Marine

Os EUA terão seu PIB reduzido em 1,5%, O Brasil crescerá no mínimo 0,5%, mas a expectativa é de 3%, só porque os EUA vão mal das pernas não quer dizer que o mundo também vá ficar do mesmo jeito, a China crescerá de 4 a 7%, os EUA tendo crise com certeza diminui o crescimento dos outros países mas não os impede de continuar crescendo.

marlos barcelos
marlos barcelos
15 anos atrás

Marine

Esse pensamento de invencibilidade era o que predominava antes do vietnã, o que ganha guerra não são armas nem caças, tanques ou navios, o que faz ganhar a guerra é a determinação de seu povo em vencer.

Basta ver Israel tendo o 5º mais poderoso exército do mundo e não consegue subjugar os palestinos, Israel só derrotará os palestinos se aniquilar todos, porque eles lutam mesmo sabendo que morrerão muito mais que os Israelitas, como derrotar um povo como esse? o mesmo aconteceu com o vitnã, com a Rússia na 2º guerra, a história ensina isso muito bem.

marlos barcelos
marlos barcelos
15 anos atrás

correção

morrerão muito mais palestinos que israelenses.

Marine
Marine
15 anos atrás

Marlos,

Nao foi isso que quis dizer, com certeza havera paises que vao creser mesmo com a economia americana diminuindo esse ano. Agora a economia americana nao vai parar de crescer para sempre, em 2010 ela estara nivelada ou crescera meio ponto e ninguem vai passar os EUA por causa de uma ano ruim, eles nao chegaram aonde estao em um ano e nao sera um ano que vao acabar com eles.

A Europa esta passando tantas dificuldades quanto os EUA e tambem o Japao, a Russia esta muito pior, a China diz oficialmente que esta bem mas todos nos sabemos que sem o consumidor americano/europeu para os produtos chineses eles nao tem como manter essa taxa e o Brasil teria que ter uma taxa de 10% ao ano e os EUA zero e ainda assim levaria 100 anos para nos passarmos eles…

Entao meu amigo como voce pode ver ninguem com 13 trilhoes de PIB cai da maneira que voce falou em 1,2,3,5 anos e ate 2011 no maximo as coisas ja estarao crescendo aqui de novo.

Esse papo de que pais X vai passar os EUA e que o dia deles na lideranca economica esta contada eu escuto desde que eu nasci e ainda estou esperando…

Mas tenho uma proposta, ja que nem eu nem vc vamos convencer um ao outro, daqui 2 anos vamos ter o mesmo papo e vamos ver quem ainda e o bam bam bam na economia mundial que tal?

Abraos!

marlos barcelos
marlos barcelos
15 anos atrás

Marine

Os EUA ainda serão a maior economia do mundo por pelo menos uns 20 anos, não duvido disso, mas o que estou dizendo é que seu exército não ficara nesses patamares por muito tempo, daqui a 3 anos vamos ver quantos caças, e porta-aviões os EUA terão…eu acredito que em 5 anos o orçamento militar será reduzido em 1/3 no mínimo e que vai começar a ser reduzido no ano que vem….aí no ano que vem veremos se aumenta o orçamento militar, mesmo estando previsto, orçamento é previsão.

Marine
Marine
15 anos atrás

Marlos,

Com certeza determinacao conta mas nao existe determinacao no mundo que compense por falta de equipamento ou treinamento se nao todos os exercitos do mundo iriam dar palestras de motivaccao 24hrs por dia ja que seria muito mais barato do que comprar tanques…

Israel pode acabar com os palestinos a hora que quizer! O que os impede e a opiniao publica internacional, essa era de “political correctness”, essa era de que tudo e qualquer coisa ofende a todos, somos todos tao sensiveis hoje…Nao digo que seria com poucas baixas mas Israel varreria os palestinos para o mar se quizesse mas teria que arcar com a pressao politica, militarmente falando essa “vontade” palestina de lutar e balela! Tanto que eles sabem que so ganham com opiniao publica por isso sempre correm para mostrar as barbaridades israelenses na TV para ganharem na corte de opiniao publica internacional.

Ou voce realmente acha que um bando de homens mal armados vao destruir brigadas blindadas se o comandante nao tiver sua mao amarrada? Se fosse assim nao necessitariamos de exercitos e sim de um bando de fanaticos pois esses tem “vontade” de lutar.

Isso que voce quer dizer tem peso politico ja que tudo hoje depende da midia, mas militarmente sao buchas de canhao e foram tambem no Vietna, a derrota americana ocorreu pela opiniao publica do pais nao pela vitoria militar dos vietcongs que alias estavam sendo aniquilados apos Rolling Thunder e a ofensiva de Tet todos os especialistas concordam que deixaram de ser “militarily effective”.

O que quero dizer e que em um conflito convencional, em que o futuro de uma nacao esta em jogo como em uma 2GM, a lideranca do pais nao tendo a luxuria de se importar com opiniao publica internacional, nao se importar em ofender os outros e “political correctness”, comandantes que tem carta branca para defender seu pais ou tropas nao tem “vontade” no mundo que faz com que “patricios” destruam divisoes blindadas…

Sds!

Marine
Marine
15 anos atrás

Marlos,

1/3 de reducao e impossivel no cenario atual com as responsabilidades atuais, teriam que cortar todos os projetos novos e botar centenas de milhares na rua e isso nem Clinton ou Carter fizeram. O clima politico para isso nao existe hoje, o povo nao aceitaria que as FAs fossem canibalizadas dessa maneira.

Mas vamos esperar pra ver como disse antes pra ver quem esta certo.

Abracao!

paulo s
paulo s
15 anos atrás

porque esse pessoal de esquerda sempre diz os eua foram derrotados militarmente no vietnam. a derrota foi politica dentro do proprio pais,por pressao da midia e do pessoal do policamente correto.
estou começando a achar que essa gente tem inveja dos eua
sera que eles bebem coca cola?
sera que eles usam internet?
boa noite a todos

marlos barcelos
marlos barcelos
15 anos atrás

Marine

A opinião pública faz parte da vontade de vencer, continuo achando que Israel só vence os palestinos se matarem todos e tem condições para isso, mas é inviável, no mundo de hoje ninguém deixaria, nem os EUA tem força para exterminar um povo, veja os EUA no Iraque venceram a guerra? ainda está em guerra na minha opinião, fdominou território mas o inimigo continua a lutar e enquanto tiver inimigo tem guerra ou estou errado? é impossível derroar uma nação que não se entrega, vc pode tomar territórios mas vão sempre ter que ficar lutando e perdendo soldados, pra mim só vence uma guerra quem extermina o inimigo ou o inimigo se entrega, não vejo isso na palestina nem no iraque.

Morreram mais soldados depois da vitória sobre o iraque que no confronto direto então como é possível o inmigo ter sido derrotado? uma prova de que existe inimigo são esses 10.000 veículos enviados para o Iraque, se a guerra foi vencida porque então enviar 10.000 veículos blindados?

temos ponto de vista diferentes do que é vencer, vc acha que é ocupar território, eu o fim de uma guerra, enquanto tiver inimigo e provocar baixas no exército ocupante a guerra continua, é meu ponto de vista.

Dalton
Dalton
15 anos atrás

Oi Marlos…

Acabei de chegar e pelo visto vc andou dando trabalho para o Marine hoje…rs

Ninguem melhor que o Marine para responder mas acho que ele responderá algo parecido com o que penso:

A guerra no Iraque já acabou faz tempo. O que existe lá é uma operaçao policial. O governo anterior foi DESTITUIDO e no lugar
existe outro, com um longo caminho a percorrer, é verdade.

Os proprios Iraquianos querem os americanos fora de lá, e para isso já disseram que estao preparados para assumir no ano que vem.

Os tais blindados, provavelmente boa parte ficara com o exercito iraquiano, alem de outros equipamentos.

A bola agora está com os iraquianos, se eles serao capazes ou nao de vencer os obastaculos, é coisa que veremos no futuro, mas há boas chances.

abraços

RodrigoBR
RodrigoBR
15 anos atrás

O mais perto que temos dele é o GUARÁ e o AV-VBL da AVIBRAS que o Brasil não compra. No Haiti os militares usavam coletes comuns “pindurados” nas portas e laterais das Land Rovers para “tentar” se proteger. Uma vergonha total !!!

Esses veículos são de muita utilidade principalmente em conflitos urbanos.

Marine
Marine
15 anos atrás

Marlos,

Guerras sao eternas…mesmo porque a palavra ja foi usada e abusada com guerra contra as drogas, contra a fome e por ai vai entao ja nao da mais para dizer o que e o fim de uma guerra. Isso tambem e irrelevante, o fim do conflito existe quando um dos lados considera cumprido seus objetivos ou quando considera o fim nao mais justificativos dos meios e do esforco de guerra.

Nosso debate nao e sobre o Iraque e sim sobre a dominancia militar e economica americana hoje e isso e incontestavel. com relacao ao Iraque nao estou aqui para debater se a guerra e valida ou nao mesmo porque nao podemos voltar no tempo, mas o que eu afirmo e que os EUA fizeram o que pudiam fazer pelo povo e agora chegou a hora de deixarem que eles tracem seu proprio destino.

Com relacao a voce dizer que eu acho que ganhar guerra depende de tomar territorio, voce tem o direito a essa opiniao mas eu nunca disse isso e essas palavras nao sairam da minha boca pois pode ter certeza sou militar profissional e por definicao da minha profissao e do meu bem estar pessoal tenho conhecimento muito maior sobre a essencia da guerra do que muitos aqui na minha humilde opiniao.

Ja debati aqui antes sobre o mundo arabe e com certeza os palestinos tem todo o direito de lutar contra Israel assim como tem os iraquianos contra os americanos mas no final das contas quem continua miseravel sem futuro para seus filhos continua sendo os palestinos e iraquianos entao que continuem na mesma estrada se quiserem e daqui a 100,200, 300 anos vamos ver como estarao em comparacao com nos do ocidente…

O fato e que a violencia no Iraque baixou mais de 90% na maioria das aereas e agora com uma certa seguranca o pais podera tomar seu rumo e se recontruir da maneira que eles mesmo desejarem…Mas se usarmos sua definicao entao o Rio esta em guerra faz decadas sem esperanca de vitoria brasileira tao cedo pois o “inimigo” o crime se recusa a se render. Entao vejamos qual o objetivo do estado, sera transformar os moradores de favelas e futuros criminosos em classe media alta todos com mestrado e dirigindo Corollas ou sera melhorar as coisas mas entendo que um pouco de crime sempre havera?

Mesma coisa no Iraque, se sua expectativa e de ve-lo como um Dubai em 10-20 anos entao esquece mas se for para ver o Iraque como um pais democratico, com seguranca suficiente para que o pais cresca, com direitos humanos e sem represalias de uma ditadura ou leis islamicas no estilo Sharia acho entao que eles estao encaminhados…

Sds!