Type 99: o MBT chinês
O Type 99, também conhecido como ZTZ-99 e WZ-123, desenvolvido a partir do Type 98G, é um carro de combate de terceira geração, operado pelo Exército de Libertação do Povo da China.
Ele foi feito para competir com os melhores tanques ocidentais, embora não tenha sido produzido em grandes quantidades, por causa do seu alto preço. O canhão é de 125mm e o carro pesa carregado 54 toneladas.
É impossível não ver um novo projeto chinês sem ficar procurando por características de outros tanques. Uma delas é o tamanho reduzido da torre, provávelmente com alimentação automática do canhão, como os T-90 russos. Não estou dizendo que esse tanque seja uma cópia, mas que é inevitável compará-lo a outros, devido à projetos recentes como o RAM chinês, o Hummer chinês e até o B-2 chinês.
Galante,
Será que já estão vendendo isso na rua 25 de março?
Putz,…um Osório chinês, ou um Abrams chinês…
Se eles resolverem copiarem o Lula estamos todos F@$%#$GF%…
Canhão com tubo mais longo,maior velocidade inicial do projetil
trajetoria mais tensa,maior poder de penetração,deve ser
bem melhor que os outros da mesma classe.
Flávio, também notei a semelhança da torre com a do nosso finado Osório.
PELO MENOS ELES FAZEM ALGUMA COISA,E COMO FAZEM. O BRASIL,MESTRE NA ARTE DA CRITICA E DO PAPO FURADO,NUNCA FOI MAIS ALEM DO CASCAVEL. E DOR DE COTOVELO,MESMO. PARABEMS PARA A CHINA. INFELIZMENTE E ESPERAR DEMAIS ALGO ASSIM DO BRASIL.
VOLTAAAAA ENGESA….
E esse tanque aí… ele copiaram de quem?
Eh impressao minha ou a torre parece copia a do finado Osorio?
Quantas unidades foram produzidas???
Valtinho, por volta de 200, segundo os chineses. Mas pode ser bem mais, ou menos.
Torre parecida com a do Osório, mas o restante parece o T-72, no qual devera ter sido baseado.
Como disse o brazilwolfpack, o tubo do canhão é bem grande. Com certeza o projétil sai com maior velocidade cinética.
abraços.
Valeu Galante. Abraço!!!
O Type 99 representa o maior desenvolvimento dos tanques chineses da familia Type-80.
Por terem uma origem idêntica, os Type-99 são bastante parecidos com os tanques russos da familia T-72, como o recente tanque T-80 russo, embora relativamente ao T-72, o tanque chinês seja quase um metro mais comprido.
Exteriormente a principal característica exterior do Type-99 é a sua torre redesenhada (relativamente ao Type-85) que apresenta uma forma em cunha, o que implica um melhor perfil balístico, e melhor protecção fronta, e dá ao tanque um aspecto mais parecido com os tanques ocidentais, ao escapar à tradicional torre redonda dos tanques russos.
Porém, embora a torre mais «quadrada» do Type-99 faça o tanque ser mais parecido com os modelos ocidentais, no interior ele continua a ser idêntico ao T-72 russo.
Na parte frontal, nota-se que o Type-99 foi reforçado. Segundo informações não confirmadas pelos chineses por três camadas de blindagem.
Por causa da sua origem comum, e embora seja claro o esforço para aumentar a blindagem da torre, o Type-99 parece copiar o procedimento russo no que respeita à blindagem adicional dos T-80 eT-90, bem como a blindagem adicional dos T-72B. Esta aproximação ao problema, poderá indicar que o T-99 não contém nenhuma mudança radical em termos de protecção, continuando a ter os mesmos problemas de blindagem inadequada que continuam a ser o quesito mais problemático deste tipo de veículos.
Claramente o mais moderno dos tanques da China.
O casco foi claramente inspirado nos veículos russos e a torre inspirada nos carros de combate ocidentais, nomeadamente as versões mais recentes do Leopard-II. O motor turbo-diesel,esfriado a agua,tambem foi inspirado pelo motor alemão do Leopard-II.
O aumento do peso do Type-99 torna o tanque pesado demais para o seu tamanho e a estrutura do casco não permite aumentar a largura das lagartas.
Este problema faz com que a China considere a utilização deste tanque apenas em casos especiais e para unidades especiais, porque os chineses parecem acreditar que o peso elevado do tanque o torna dificil de utilizar em grandes zonas da China, onde o solo é demasiado mole para carros com um peso elevado.
Se a blindagem é um problema, o sistema motriz de origem alemã torna o tanque extremamente rápido, embora ele seja o mais pesado tanque derivado da família T-72.
Algumas fontes afirmam que este carro de combate tem um peso máximo de até 52 toneladas.
São também feitas várias referências a características deste carro de combate que não foram confirmadas por nenhuma fonte internacional, pelo que os dados são na maioria dos casos especulativos. A imprensa e sectores mais próximos da China, tendem a atribuir a este veículo capacidades que não estão de acordo com as linhas, dimensões exteriores e armamento do mesmo.
EmNovembro de 2008 foi anunciado o desenvolvimento do Type-99-A2 (Igualmente conhecido como Type-99G), o qual deverá começar a ser entregue ao exército da China em 2009. Trata-se de uma modificação do anterior modelo, com a diferença de incluir um motor transversal de 1500cv de potência, nova transmissão, tanque de combustível e sistema de arrefecimento. Além disso, ele contará com um sistema de protecção activa em substituição dos sensores Laser do modelo anterior. Calcula-se que a protecção frontal do tanque seja equivalente a 1.000 a 1.200mm de espessura. Foram construidos 200 tanques,os quais foram postos em uso em dois regimentos blindados de elite,nas regioes militares de Beijing e Shenyang,respectivamente.
Esse tanque provavelmente não deve ter isso tudo de blindagem. Apesar da aparência, ele é praticamente idêntico ao T72. Se eu não me engano, a China também conseguiu por as mãos em um T80, mas não sei qual versão.
Apesar da propaganda chinesa tentar vender a China como um país “avançado tecnologicamente”, a China o é, e, portanto, é difícil acreditar que a China tenha conseguido desenvolver um compósito e uma armadura ERA melhor que a Rússia.
Pessoalmente, eu diria que o ZTZ 99 é melhor que o T72 em alguns aspectos, principalmente eletrônico, mas é inferior ao T90.
Obrigado pela aula sobre tanques chineses brazilwolfpack. Excelente seu comentário.
Sds.