RAH-66 Comanche: o helicóptero stealth que foi ‘abatido’ pelos UAV
O Boeing/Sikorsky RAH-66 Comanche foi um avançado helicóptero projetado para o US Army, com o objetivo de realizar missões de reconhecimento armado, incorporando tecnologia stealth. Ele também teria como função designar alvos para os helicópteros de ataque AH-64 Apache. Infelizmente o Programa RAH-66 foi cancelado em 2004, pouco antes de começar a produção em série.
O US Army cancelou a aeronave porque precisava alocar recursos para renovar sua frota de aeronaves de ataque, utilitárias e de reconhecimento. Outro fator importante foi o crescimento da popularidade do uso militar das aeronaves não-tripuladas (UAV) nas tarefas de reconhecimento, que já tinham provado sua eficiência no Afeganistão e no Iraque.
Quando o Programa do Comanche foi cancelado, já tinham sido investidos no US$ 6,9 bilhões no projeto da aeronave e ainda seriam necessários US$450-680 milhões adicionais.
O Comanche, diferentemente de outros helicópteros adaptados, foi especialmente projetado para o reconhecimento armado. Era menor e mais leve que o Apache, sua fuselagem era feita de material composto, incorporando características stealth para evitar a detecção, como estações de armas retráteis e canhão escamoteável, superfícies facetadas e emprego de materiais radar-absorventes. A assinatura sonora da aeronave também era consideravelmente mais baixa que a das aeronaves da sua classe.
O Comanche tinha um sistema de detecção e navegação muito sofisticado, projetado para permitir operações noturnas e em mau tempo. Sua célula foi projetada para caber mais facilmente em aeronaves de transporte e navios, facilitando o desdobramento rápido para os “hot spots”. E mesmo que os meios de transporte não estivessem disponíveis, o Comanche tinha um alcance de translado de 2.330km, o que lhe permitiria voar para campos de batalha além mar, por conta própria.
O US Army planejava adquirir cerca de 1.300 Comanches, para cumprir as funções de escolta e ataque leve, com a primeira aeronave entrando em serviço em 2004. O protótipo fez seu primeiro voo em 4 de janeiro de 1996. Os vôos de testes foram conduzidos através de 2003 com dois protótipos. O Programa foi cancelado em fevereiro de 2004.
NOTA do BLOG: O Comanche é mais um caso de aeronave militar genial que tinha tudo para dar certo, como o caça F-20 Tigershark, mas que foi derrubado por fatores externos. Na época em que estava sendo desenvolvido, até simuladores de voo comerciais foram lançados no mercado, e alguns pilotos virtuais (como eu), puderam experimentar um pouco da sensação de voar o ágil Comanche em baixas altitudes e entre vales. Pena que ele só ficou no simulador…
Não há dúvidas de que eram excelentes e poderosos, mas também são feios para c…
Ele também apareceu no primeiro filme do Hulk junto com o F-22 e o Abrams, na cena de combate no deserto.
Viva a República!!!
Eu acho a aeronave linda demais, pena ser cara para que se propunha.
Em seu lugar continua o Kiowa Warrior: vootatico.com/?p=1130
Mais feio que ele, só esse F-117 ao lado, que o considero como uma das aeronaves mais horrendas já construídas pelo homem.
Um belo helicoptero uma pena que foi investido muito dinheiro no projeto e não se deu continuidade.
Seria uma boa para o nosso Brasil(que sonho.
Poderia ter mas sobre helis de ataque por aki.
Abs.
O Comanche foi o menos radical das propostas do programa LHX que visava substituir o AH-1 e o OH-58. Foram apresentadas propostas “monoplaces”, com sistema “Notar”, helicópteros compostos, rotores coaxiais contra-rotativos com hélices impulsionadoras, tilt-rotors como o V-22, etc.
Ganhou (mas não levou) a proposta mais tradicional, dotada de um sistema convencional de rotor principal/fan anti-torque e biplace. O diferencial ficou por conta “apenas” da incorporação da tecnologia stealth no projeto.
Também no mesmo programa foi pedido uma versão utilitária leve que tivesse uns 70% em comum com a versão de reconhecimento para substituir os UH-1.
Foi uma pena mesmo, já que o programa contava com fornecedores brasileiros, como a EMBRAER e a ELEB.
realmente foi uma penao programa não ter seguido….eu tb tive o simulador dele..era um otimo helicoptero, ainda mais com um “segredo” que permitia eu ter inventario de armas inesgotável…ehehehhe..era hellfire pra todo o lado…ahahahah!
abraços!!!
Mui poderosso e mui belo!
Bonito e o Mil Mi 35. O Comanche é a aeronave de asas rotativas mais avançada já desenvolvida neste planeta.
E agora a Bell e a Boeing estão com planos para um quadrirotor AV22 do tipo Osprey e têm gente que acredita que isso sai do papel… Só nas histórias em quadrinho.
Sem a configuração stealth padrão, apenas com armamentos internos, o Comanche podia levar um suporte externo de cada lado com capacidade para 1 tanque de combustível ou 1 lançador de 19 foguetes Hidra 70 ou 1 lançador para 4 Hellfires ou 8 Stingers (ou combinações dos dois).
Alguns radares são capazes de reconhecer o tipo de helicóptero pelo padrão de giro dos rotores / número de pás, sendo que as mesmas são as partes mais refletivas de um helicóptero.
Os rotores do Comanche eram de materiais compostos e não refletiam as ondas de radar.
O RCS do Comanche era igual a do míssil Hellfire e mais de 200 x menor que a do AH64.
O Comanche é demais, sem igual no mundo militar.
Mas, mesmo assim, não foi páreo para o “verde de raiva” do HULK.
Fazer o quê…………. se até o F-22 tb foi derrubado aos montes naquele filme.
Ah, e tem outo filme em que o F-22 toma um “sacode geral”: Transformers.
E uma pena , uma aeronave linda.
Só não concordo com o título do post… ele não foi abatido pelos UAVs, e sim pela crise orçamentária que está assolando o mundo, inclusive os EUA… até o F22 quase sambou nesta história.
Fora isto, é uma máquina e tanto, e apesar de ter ficado para escanteio, serve de modelo para projetos que, eu sonho, o Brasil poderia vir a desenvolver cooperada ou independentemente!
São máquinas formidáveis!
Na verdade foi a Guerra do Iraque que acabou com este projeto, o conflito está sugando todo o orçamento militar do Pentagono, além de diminuir a vida útil dos equipamentos que foram alocatos para a região.
Enfim, a era dos projetos militares caro e avançados chegaram ao fim, com essa crise por lá, eles tentarão priorizar projetos militares mais enxutos…
Os dois projetos contemporâneos do exército cancelados foram o helicóptero Comanche e o canhão auto-propulsado Cruzader.
Máquina super capaz, realmente formidável!
Mas em termos de beleza, como gosto não se discute, eu estou com o colega JACUBÃO, mais feio que ele, só o F-117.
Tudo bem! Para efeitos práticos, como diz o ditado ” Beleza não põe mesa” mesmo. rsrsrs.
sds.
Vassili Zaitsev em 01 fev, 2009 às 21:00
“Ah, e tem outo filme em que o F-22 toma um “sacode geral”: Transformers.”
Vc esqueceu de citar 2 coadjuvantes q deram show!!!
O A-10 e o AC-130… a cena do deserto!!!!
Eu repeti aquela cena umas 1- vezes!!
Tanto o avanço da tecnologia e do emprego dos UAVs quanto os gastos com a “Guerra Global Contra o Terrorismo” foram os responsaveis pela abate desta formidavel obra de engenharia. Ele era muito caro para o tipo de missao. Agora, comparar em questao de genialidade o Comanche ao Tigershark foi infeliz. O Tigershark tinha tecnologia e aerodinamica TOTALMENTE ultrapassadas na epoca em que foi proposto. Seu concorrente e vencedor, o F-16 Fighting Falcon, era duas decadas a frente em avanços tecnologicos, como instabilidade natural controlada por fly-by-wire, leading-edge vortices, canopi totalmente bolha, assento reclinado em 30 graus para aumentar a… Read more »
Não concordo como “massa”,a guerra no iraque com certeza nessecita de muito dinheiro mas todo o dinheiro do pentágono é exageiro,os EUA investem 500 bilhões em armamento e novas tecnologias militares todos anos,para gastar todo esse diheiro em uma guerra seria necessário utilizar uma força militar muio superior em relaçao a que está sendo utilizada.
acho esse helicoptero muito bom, alta tecnologia!!!
mas em comparações por ai, vejo q supostamente, o Cobra e o Apache seriam muito mais rápidos que ele, ja em outros sites, dizem q ele é mais rápido, acho q ele deve ser mais rapido, porque é mais moderno, acho q se retomasem o projeto dele, poderiam colocar um sistema de ejeção do piloto/co-piloto, com no KA-50.
ejeção? em helicoptero? quer matar os caras de vez meu filho? hahahahahaha… esses "tarados" por aeronaves eu nao sei viu?!?!?!?!?!
Yalan,
o pior é que tem mesmo.
Quando o sistema de ejeção é acionado as hélices do rotor são desconectadas por um sistema explosivo e devido à força centrífuga elas se afastam velozmente permitindo em seqüência a ejeção do assento dos pilotos sem que eles atinjam as mesmas.
Um abraço.
este helicóptero ele e muito bonito
espero que eu seja piloto dele…
“este helicóptero ele e muito bonito
espero que eu seja piloto dele…”
UAhuAHuHAuhAuHUAHUAhuA
POde sim, pegue seu Mega Drive no armário e jogue Jungle Strike.
ah…vc não deve ser do tempo do Mega Drive…
Acho o desenho muito bonito, uma mistura de Cobra com Apache. Pena ele ter sido jogado pra escanteio.
haha reli meu post acima e ri sozinho…..fui malvado kkkk