“Braço Forte, Mão Amiga” a AvEx em ação em SC
As fotos mostram um pouco do grande trabalho que a Aviação do Exército (AvEx) realizou durante o período de calamidade em Santa Catarina, em decorrência das inundações do final do ano passado.
A primeira aeronave da AvEx a chegar a cidade de Blumenau foi o HM-1 Pantera EB-2014 (Guerreiro 14), do 2º BAvEx, na manhã do dia 24.11.08. Por ocasião de seu deslocamento à Navegantes para abastecimento, já foi acionada pelo helicóptero Águia da PMSC (Polícia Militar do Estado de Santa Catarina) para realizar o resgate de vítimas na região do Morro do Baú. Neste local, os tripulantes da aeronave encontraram uma situação crítica, pois tinha mais de 300 pessoas isoladas em uma mata e que necessitavam de remoção imediata, tendo em vista as ameaças de novos desmoronamentos.
Nesta localidade, o Guerreiro 14 conseguiu resgatar mais de 170 pessoas e com a ajuda de um Super Puma da FAB e das aeronaves do 3° BAvEx, foram resgatadas todas as 300 pessoas.
As aeronaves dos 1°, 2° e 3° BAvEx’s (Batalhão de Aviação do Exército) saíram do CAvEx (Comando de Aviação do Exército) sediado em Taubaté/SP, se deslocando para o referido estado, afim de dar suporte as operações de Busca e Salvamento, transporte de mantimentos e deslocamento das equipes de busca do Corpo de Bombeiros.
Durante este período, as aeronaves atuaram sob o controle operacional da 5ª Região Militar, que contou com o apoio administrativo da 5ª Divisão de Exército e ainda operando sob o Comando de AvEx.
As aeronaves utilizavam qualquer lugar que fosse possível pousar, para levar a ajuda humanitária para as vítimas. Desde campos de futebol, a quartéis do EB e do Corpo de Bombeiros e até mesmo em estradas.
Incansavelmente, os militares do EB trabalharam sob condições climáticas extremas, carregando todo tipo de mantimentos para as vítimas, além de geradores de energia, colchões, cobertores e roupas.
Nota do Blog: Agradecemos ao Maj. Brilhante (RP do 2° BAvEx) que gentilmente nos cedeu as imagens desta operação para que pudéssemos levar a conhecimento de todos, essa nobre missão de salvar vidas.
Podemos afirmar que a AvEx cumpriu com pleno êxito a missão que lhe foi dada!
“AVIAÇÃO!”
É isso aí galera.
Mostre ao nosso contribuíntes que voçês, das fôrças Armadas, não são vagabundos como muitos pensam.
JACUBÃo se você ouvir outro comentário similar a este de uma surra no FDP pra min BLZ?
Um abração cara.
Com toda certeza que cumpriram a missão determinada. Todas as pessoas que ajudaram a resgatar aquelas pessoas estão de parabéns.
abraços.
Menos, é claro aqueles soldados pegos em flagrante surrupiando roupas e calçados de um armazém de abastecimento.
Nota zero para eles. Uma expulsão cairia bem para eles.
Os céus de Blumenau lembravam uma arena de guerra. Mas não contra terrorismo, países ou organizações, mas sim contra as calamidades que assolaram a região de Blumenau e a favor da vida.
A cada passada dos Pantera, realmente não tinha como não virar e olhar para o céu. Voam lindos e cumprem a sua missão.
O Exército é assim. Nenhum político ladrão lembra deles na hora do orçamento, mas quando é preciso estão presentes e de imediato. Mão amiga, braço infelizmente não tão forte assim para a guerra, mas com punhos de aço para a solidariedade e vontade de espírito.
Parabéns.
Quanto ao soldado ladrão, uma surra de gato môrto e uma expulsão, cairia muuuuuuuuito bem.
Eu esperava muito mais da MB. Somente 2 esquilos, para quem tem SH-3 e UH-14???
Vergonha!!!
Caro Daniel
Os meios das 3 forças singulares, são do Brasil, e não delas.
Certamente, por diversas razões, os meios determinados à MB foram por ela mobilizados.
Daniel, o SH-3 em operação é para luta ASW e eu acredito que no caso de Santa Catarina não fosse ajudar muito né?
Abração
A MB cansou de operar os SH-3 em missões de transporte, mas a precariedade desses helos hoje torna isto temerário.
Daniel,
O HU-2 enviou o Pégasus 71 (UH-14 N-7071) para ajudar em SC, que operou em conjunto com as aeronaves do HU-5, FAB, AvEx, PM, PRF,… transportando mantimentos e equipes de socorro.
A utilização dos SH-3 neste tipo de operação apenas se dá caso não haja disponibilidade de aeronaves nos Esquadrões de Emprego Geral.
Abraços,
[…] as horas voadas, destacam-se as referentes à missão de resgate na Bolívia, a de apoio a calamidade pública em Santa Catarina, as diversas missões da AvEx e ainda as operações combinadas entre as três […]
Prezados senhores,
trabalho na Escola Nacional de Segurons, no Rio de Janeiro, e edito uma revista chamada Cadernos de Seguro, sobre temas do mercado. Na próxima edição, publicaremos uma matéria sobre enchentes em geral, com abordagem voltada para o mercado de seguros. Gostaria de saber se posso usar a foto aérea da enchente de Santa Catarina (código: 24112008798), com os devidos créditos, para ilustrar a matéria.
Aguardo um retorno e agradeço desde já.
Atenciosamente,
Pedro
QUERO DEFENDER O BRASIL COM
LEALDADSE E JUSTIÇA
SE NÃO MERESER A VITORIA
MORREREI COM DIGUINIDADE
[…] pública, com a ocorrida em Santa Catarina, onde a primeira aeronave da AvEx a chegar foi o HM-1 Pantera EB-2014 (Guerreiro […]