O Forças Terrestres é um dos sites da Trilogia Forças de Defesa (www.fordefesa.com.br), especializado em Exércitos, Indústria de Defesa e Segurança, Geopolítica e Geoestratégia
A última foto é bastante “perturbadora”.
Eu não sabia que os foguetes eram lançados também a partir de áreas urbanas de Gaza. Achava que os Qassans eram disparados a partir de áreas rurais e que os bombardeios israelenses tivessem sido feitos em alvos definidos pela “inteligência”.
É de se pensar!
André
16 anos atrás
Fazendo o que Israel está fazendo, para começar!
gaspar
16 anos atrás
deixando de ser um povo arrogante…
Jorge.D.G_santos
16 anos atrás
MEOS PARABENS AO GOVERNO DE ISRAEL PELA LIMPEZA DE GAZA !
Francisco AMX
16 anos atrás
Esses dae de cima? com soldados fazendo o papel de polícia, investigando e combatendo, ação por ação, casa-por-casa, e como arma máxima os merkawas! são bandidos! só tem AKs e RPGs! não tem necessidade de lançar bombas Paveway e outras mais “tecnológicas” que são ministradas por pessoas que apenas supõe seus alvos! mas como as mais injustas vítimas são crianças palestinas… um palestino a menos é bom para Israel, está tb na visão dos ipo´critas que estão no comando da maioria das nações aliadas de Israel deste mundo… pq os animais do hamaz se infiltram na população (ledo engano, os militantes do hamaz vivem em suas casas, com suas famílias, precisam ser identificados e presos ou eliminados, somente eles)… eles lançam uma Paveway de 500kg para pegar um militante???? e matar 20 inocentes? sem perdão esta barbaridade… E deixo claro que não tenho nada contra Israel, acho que eles devem ter seu espaço no oriente médio, mas estão errados no que tange as ações massacrantes e desmedidas contra o povo palestino! olhem estes foguetes! 80% é combustível! tem que acertar em cheio na pessoa para matar! é brincadeira!
Francisco
Francisco AMX
16 anos atrás
Poh Jorge D G Santos, este tempo já passou! tem crianças lá bixo!
Tem que fazer esses caras sentarem nesses foguetes.
Vassily Zaitsev
16 anos atrás
Jacubão,
Oh loco meu. Coitado do palestino. Vai ficar com o fi-ó-fó ardendo.
XR
16 anos atrás
Os palestinos não tem mais nada a perder, é melhor que venha a gerra que fará que alguma coisa mude, porque pior não dá pra ficar. Quando Israel toma todas as terras produtivas, os recursos de água, bloqueia a entrada de alimentos e medicamentos, confinam palestinos em campo de refugiados, matam seus filhos e mulheres, ficar de braços cruzados não dá. Estão agindo igual aos Nazistas.
Sou a favor de um estado de Israel, mas Israel quer ocupar o máximo de terras para anexar em seu país, isso sou totalmente contra.
Israel é um lobo em pele de cordeiro, sempre se fazendo de vítima.
Vassily Zaitsev
16 anos atrás
Acho que depois de lançarem o foguete, os militantes do HAMAS tem que sair caçando o lançador. Pois com o impulso do lançamento, esses lançadorzinhos de tubo de ferro de 1,5 pol. devem voar bem longe.
João-Curitiba
16 anos atrás
Onde eles conseguem estes “fogos de artifício”?
Thiago
16 anos atrás
Que isso Israel não deveria lutar contra esses coitadinhos que não tem dinheiro para investir em escolas,postos médicos mais tem dinheiro para compra aquelas armas que não matam ninguém AK-47,RPG,foguetes,Uavs e entre outros tadinhos dos terroristas que sequestram, matam os malvados dos judeus que são tiranos em querer defender os direitos dos seus cidadãos.OBS: Agora quero ver as HAMETES do blog acha que Israel não estar certo agora se não gostarão que eu disse problema de vocês estou pouco me lixando quero mais que Israel e outros paises que sofrem a mesma coisa vençam essa doença que se chama grupos terroristas e separatistas,revolucionários e por ai vai
Acredito que Israel hoje é vidraça. Todo o mundo, a mídia está focalizado neste local, que poderá ser palco de uma grande luta. É o David enfrentando o Golias, só que ao contrário da história bíblica. O David hoje são hoje são os palestinos e o Golias as forças israelenses.
Neste sentido, uma luta tão desigual, como foi na lenda bíblica, pode ocorrer que David renasça do lado contrário e não comumente atribuido as forças israelenses.
Eu esperava uma ação política como saída honrosa para ambos os lados.
Partindo-se para a luta, vitória e derrota de qualquer lado está colocado na mesa.
A história da humanidade, das guerras, revoluções, batalhas morrem e nascem heróis.
Será uma luta de um exército regular contra um irregular.
A sorte está lançada.
Marine
16 anos atrás
Sao decadas de educacao, emprego pra comecar.
Combate a lavagem cerebral que se e dada desde crianca para a criacao dos fanaticos necessarios para serem bucha de canhao dos movimentos fanaticos (Hamas/Hezzbollah) e lideres do mundo arabe.
O mundo arabe em si tambem deve olhar no espelho e reconhecer que hoje sao uma cultura falida sendo gracas em boa parte ao seu vinculo de ferro a antigas tradicoes religiosas sem a divisao de estado e religiao. Continuando assim cada decada que passa ficarao ainda mais para tras do resto do mundo.
Eles sao hoje estados nao competitivos com o mundo Ocidental e muitos ate na Asia. Nao produzem basicamente nada fora petroleo, nao proveem servico nenhum e mal conseguem alimentar seu proprio povo. Seus governantes vivem em palacios com familias reais numerando aos milhares sendo que o povao nao rua e alimentado a lavagem de cerebral de que a culpa disso tudo e externa, e porque o Satan (EUA, Ocidente) querem mante-los assim ao inves de reconhecerem a razao de suas proprias falhas como uma cultura em si e trabalharem para melhorar o futuro seus e de seus filhos.
Cito como exemplo de caracteristicas de sociedades nao competitivas:
1- Subjugacao da mulher.
2- O elo familiar/tribal mais forte que o nacional.
3- Restricao de acesso a informacao principalmente estrangeira.
4- Inabilidade de aceitar a responsabilidade por falhas individuais ou coletivas.
5- Dominacao por religiao restrita.
6- Valor baixo dado a educacao.
7- Baixo prestigio dado ao trabalho.
Para quem ja viajou para o mundo arabe pode-se perceber varias dessas caracteristicas em diversos paises por la. (Eu mesmo ja estive em Egito, E.A.U., Qatar, Bahrain, Kuwait, Iraque) e pude observar niveis variados dessas caracteristicas em varios desses paises e seus povos.
O cientista politico Huntington ja dizia que uma das razoes de sua crenca que haveria conflitos de civilizacoes seria o fato de certas civilizacoes ja nao serem competitivas com outras. Outro pensador que reconhece a mesma coisa e Ralph Peters para aqueles que desejam se aprimorar no assunto.
A situacao que nos encontramos hoje deve-se em muito a movimentos como Hamas que devem sua razao de existencia ao conflito armado contra um inimigo comum, um “scapegoat” chamado Israel. A lideranca desses movimentos possuem hoje tanto poder/influencia que nao abrirao mao disso, entao continuarao sua campanha de pao e circo com sua pobre e desinformado populacao sendo mais facil culpar os outros do que corrigir suas proprias falhas.
Utilizam a lavagem cerebral em mesquitas fanaticas para criarem o odio desde crianca em seus futuros “soldados” perpetuando esse conflito que vemos hoje.
Quando estive no Iraque percebi uma coisa…Nao se pode forcar democracia nos outros ou forcar um novo modo de vida depois de seculos de se estar acostumado com uma coisa. Cabe ao proprio povo perceber que fanaticos/terroristas/Hamas e tal nao sao a resposta para o futuro de sua sociedade e obviamente nao podemos exterminar um povo que recusa a mudar.
Como dizia aos meus subordinados: “Podemos mostrar a eles a porta a entrar, o caminho a seguir mas cabe a eles entrar pela porta, nao podemos empurra-los!”
Eu esperava que com toda a tecnologia que os isralenses esbanjam pelo mundo afora, principalmente militar, que pelos menos em “casa”, tivessem já inventado um detector de mísses, pelo menos para deter estes “misseis caseiros”.
Lembro que numa cidade americano há alguns anos eles inventaram um sistema interessante onde sensores localizado em pontos estratégicos, detectavam disparos de armas de fogo, de modo que a polícia era direcionada para o local dos disparos, fazendo o que a polícia deve fazer, deter o criminoso que efetuou os disparos.
No caso israelense o disparo de míssel caseiro é muito mais grosseiro e facilmente identificável, creio eu com toda a tecnologia reventida no mundo todo.
Não dando resposta a este simples problema, como ficará a imagem deste avanço tecnológico?
Jorge
16 anos atrás
Quanto a deter esse tipo de adversário, não vejo condições. São doutrinados para serem fanáticos ao extremo.
Aliás, em termos de radicalismo, marxistas e islâmicos, em todos os seus matizes, acabam por assemelhar-se.
A única diferença é que os palestinos estão defendendo a sua terra, que por sinal é parte da mesma que na Torah (Gênesis, 15,18) foi dada para Abraão e seus descendentes (acho que só os por parte de Isaque). Vai daí que é briga para não ter fim.
Mas para não decepcionar meus contraditores, lá vai:
Infelizmente se for real as notícias sobre a doutrinação das crianças e adolescentes nas “escolas” do MST, Via Campesina e quejandos, aguardem problemas futuros em nosso Brasil. Vão ser nossa herança maldita.
O que se percebe, é que é salutar para o politiburo israelense a existência destes ataques com foguetes caseiros, de modo que a mídia interna possa carrear e direcionar os eleitores para o seu intento. Em outras palavras, é importante a existência de um inimigo.
Os americanos, sem os russo para atacar, como poderiam justificar o gasto anual do depto de defesa de cerca de 500 bilhoes de dólares. Criou-se um inimigo, agora denominado combatente inimigo ou coisa que o valha.
O povo é refém destes artifícios.
O que se percebe também é que Obama não venha a patrocinar este tipo de ação pretendida pelos israelenses mais ortodoxos e sua máquina mortífera.
acredito que a esta altura Obama já deva estar ficando d,,,. cheio destas pressões, antes mesmo de tomar posse.
Os militares americanos também temem perder o filão da industria militar que devora os bilhões do orçamento americano, todo santo ano. A pressa deles, americanos e israelense para um conflito não parece ser sem razão, querem fazer um fato consumado que já envolva todo mundo neste atoleiro.
No atentado em Roma na II Guerra contra um destacamento alemão, quando morreram cerca de 33 soldados, a represália foi a ordem de Hitler para que fosse mortos 10 italianos para cada soldado alemão morto, assim pelo menos 330 italianos foram assassinados nas fossas ardeatinas, que virou tema de filme com Richard Burton – Atentado em Roma.
Ora para cerca de 5 (cinco) israelenses já mataram quase 500 (quinhentas ) pessoas, que represália é esta? Pior que a de Hitler?
XR
16 anos atrás
Só falta Israel levar uma surra do Hamas como levou do hezbollah no Líbano. E olha que o Hamas é bem inferio ao Hezbollah.
Dani.
16 anos atrás
Marine,
Concordo com tudo q vc disse e assimo embaixo! A sociedade de la esta em uma alienação extrema. A situação deles so ira melhor quando a prenderem a dialogar. Percebo que pelo que escreve, vc tem um conhecimento especifico nessa area… naum eh so um carinha que tem uma opiniao formada pelo q ver no jornal nacional! Parabens!
Abraços, que a paz reine no mundo
Excel
16 anos atrás
Caro Marine,
Concordo plenamente com as observações que você faz nos dois últimos parágrafos do seu post.
Neturei Karta
16 anos atrás
Doze Regras de Redação Quando a Notícia é Oriente Médio
Por Blog Cloaca News 04/01/2009 às 11:01
Para se cometer etnocídio é preciso seguir regras,aqui no Brasil temos a Rede Goebbels de televisão dando uma forcinha ao estado agressor-invasor-terrorista de Israel.
Doze Regras de Redação da Grande Mídia Internacional Quando a Notícia é do Oriente Médio
.
Regra Um – No Oriente Médio, são sempre os Árabes que atacam primeiro e sempre Israel que se defende. Esta defesa chama-se represália.
Regra Dois – Os Árabes, Palestinos ou Libaneses não têm o direito de matar civil. Isso se chama “Terrorismo”.
Regra Três -Israel tem o direito de matar civil. Isso se chama “Legitima Defesa”.
Regra Quatro – Quando Israel mata civis em massa, as potências ocidentais pedem que seja mais comedida. Isso se chama “Reação da Comunidade Internacional”.
Regra Cinco – Os Palestinos e os Libaneses não têm o direito de capturar soldados de Israel dentro de instalações militares com sentinelas e postos de combate. Isso se chama “Seqüestro de Pessoas Indefesas”.
Regra Seis – Israel tem o direito de seqüestrar a qualquer hora e em qualquer lugar quantos Palestinos e Libaneses desejar. Atualmente, são mais de 10.000, dos quais 300 são crianças e 1000 são mulheres. Não é necessária qualquer prova de culpabilidade. Israel tem o direito de manter os seqüestrados presos indefinidamente, mesmo que sejam autoridades democraticamente eleitas pelos Palestinos. Isso se chama “Prisão de Terroristas”.
Regra Sete – Quando se menciona a palavra “Hezbollah”, é obrigatório a mesma frase conter a expressão “apoiado e financiado pela Síria e pelo Irã”.
Regra Oito – Quando se menciona “Israel”, é proibida qualquer menção à expressão “apoiada e financiada pelos Estados Unidos”. Isso pode dar a impressão de que o conflito é desigual e que Israel não está em perigo existencial.
Regra Nove – Quando se referir a Israel, são proibidas as expressões “Territórios Ocupados”, “Resoluções da ONU”, “Violações de Direitos Humanos” ou “Convenção de Genebra”.
Regra Dez – Tanto os Palestinos quanto os Libaneses são sempre “covardes” que se escondem entre a população civil, a qual “não os quer”. Se eles dormem em suas casas com as sua famílias, a isso se dá o nome de “Covardia”. Israel tem o direito de aniquilar com bombas e mísseis os bairros onde eles estão dormindo. Isso chama “Ações Cirúrgica de Alta Precisão”.
Regra Onze – Os Israelenses falam melhor o Inglês, o Francês, o Espanhol e o Português que os Árabes. Por isso eles e os que os apóiam devem ser mais entrevistados e ter mais oportunidade do que os Árabes para explicar as presentes Regras de Redação (de 1 a 10) ao grande público. Isso se chama de “Neutralidade Jornalística”.
Regra Doze – Todas as pessoas que não estão de acordo com as Regras de Redação acima expostas são “Terroristas Anti-Semitas de Alta Periculosidade”.
Marine
16 anos atrás
Dani,
Muito Obrigado.
Na minha opiniao a pior coisa a fazer a dar ouvido no que se le em jornal ou se ve na TV, tudo que se ve na midia ja vem digerido por alguem que embora se diz parcial e humano e acabou colocando um tom da ideologia em que o autor ou editor acredita.
Para poder realmente se ter nocao a pessoa tem que ver com os proprios olhos e tirar a bunda da poltrona.
Nao estou defendendo nenhum dos lados mas minha experiencia pessoal me deixa preocupado com o mundo arabe, eu acredito que estejam hoje numa bifurcacao historica em que devem decidir se mudarao radicalmente para seu proprio futuro ou se continuarao com estao fazendo que sejam a cultura falida dos proximos seculos causando conflitos para eles e o resto do mundo.
Sds!
Marine
16 anos atrás
Quis dizer “imparcial”
Mucianus
16 anos atrás
“That is why Gaza exists: because the Palestinians who lived in Ashkelon and the fields around it – Askalaan in Arabic – were dispossessed from their lands in 1948 when Israel was created and ended up on the beaches of Gaza. They – or their children and grandchildren and great-grandchildren – are among the one and a half million Palestinian refugees crammed into the cesspool of Gaza, 80 per cent of whose families once lived in what is now Israel. This, historically, is the real story: most of the people of Gaza don’t come from Gaza.
“But watching the news shows, you’d think that history began yesterday, that a bunch of bearded anti-Semitic Islamist lunatics suddenly popped up in the slums of Gaza – a rubbish dump of destitute people of no origin – and began firing missiles into peace-loving, democratic Israel, only to meet with the righteous vengeance of the Israeli air force. The fact that the five sisters killed in Jabalya camp had grandparents who came from the very land whose more recent owners have now bombed them to death simply does not appear in the story.
Marine,
Você já é bem “rodado”, como dizemos em gíria, aqui no Brasil, especialmente pelo Oriente Médio. Isto é muito bom e sua experiência deve ser ouvida pelos nossos “revoltados” de plantão. Aqui em “nuestra américa del sur” temos algo parecido (mas não igual), com alguns líderes defasados no tempo e no espaço pregando besteiras e radicalizando seus seguidores, agora, pasmem, contra o Brasil. Os americanos já eram, parecem dizer… Creio que você é americano, pelo que fala. E já deve ter ouvido poucas e boas pelo mundo afora contra seu país. Obrigado pela ajuda. Quem não quer ver a saída, como os Iraquianos radicais (mesmo que não seja o american way of life), que se ferrem sozinhos. Mas, se começarem a jogar foguetinhos de São João sobre os seus vizinhos, que assumam suas responsabilidades e aguentem o tranco. O muro da vergonha de Israel (o traçado pode e deve ser discutido), acabou com os atentados de homens bomba (e mulheres bomba, jovens, belas, mães de família. Pô, que diabo de religião é esta que manda seus militantes para a morte e deixa seus dirigentes vivos????). É preciso exterminar esses grupos e dar uma oportunidade ao povo palestino de, em suas terras garantidas pela ONU, livres, com governantes decentes e competentes e com seus milhares de profissionais brilhantes formados mundo afora nas melhores universidades, inclusive nos EUA, construirem um belo e pacífico país, bem ao lado de um rico e pacífico Israel. E a era das guerras terminará. Deus me ouça!
Hornet
16 anos atrás
Com essa história toda de Hamas e Israel, comecei a ler um livro muitíssimo interessante, que recomendaria a todos (caso já não o conheçam). Esse é o livro:
Karen Armstrong – “Em nome de Deus. O fundamentalismo no Judaismo, no Cristianismo e no Islamismo”. (SP: Cia das Letras, 2001).
A autora é uma historiadora inglesa, professora na London University.
Achei uma entrevista dela para a Folha, já antiga, de 2001, mas que tem algumas chaves, no meu modo de ver, para entendermos melhor o problema todo. Transcrevo, então, alguns trechos da entrevista:
“Pergunta – Por que parece ser tão difícil criar instituições democráticas em países muçulmanos?
Armstrong – A democracia é algo que nós, no mundo moderno, desenvolvemos em consequência de nossa modernização, e não porque, de uma hora para outra, quiséssemos entregar o poder ao povo. Ela faz parte da transformação que acompanha a economia capitalista. Na medida em que cada vez mais pessoas em níveis humildes precisavam envolver-se na produtividade do país, na condição de operárias, funcionárias de escritórios e assim por diante, elas precisavam receber um mínimo de educação. Mais educação, por sua vez, exigia participação maior nos processos decisórios do país. Para fazer uso de todos os recursos humanos que tinham a sua disposição, os governos se deram conta de que teriam que estender os direitos à toda população.
O mundo muçulmano ainda não teve tempo para criar uma democracia própria…
Pergunta – O que levou movimentos fundamentalistas como a Irmandade Muçulmana e o Hamas a se transformarem de organizações que prestavam serviços sociais em organizações terroristas?
Armstrong – … A raiz de todo movimento fundamentalista está no medo.
Os fundamentalistas acreditam que, em algum nível, a moderna sociedade secular liberal queira acabar com a religião. Mesmo os fundamentalistas americanos têm esse medo. Algumas pessoas nas pequenas cidades do interior dos Estados Unidos se sentem colonizadas pelo modo de ser e a ética distintos de Washington, Yale e assim por diante.
Nos países do Oriente Médio, o processo de secularização tem sido tão acelerado, em vários casos, que é sentido como uma agressão.
Na Turquia, Ataturk fechou todas as madrassas (escolas religiosas), obrigou os sufis a desaparecerem na clandestinidade e forçou homens e mulheres a adotarem a roupa ocidental.
No Irã, o xá Reza Pahlevi ordenou às tropas que atirassem contra centenas de manifestantes que protestavam contra a obrigatoriedade de adotar a vestimenta ocidental. Nesse ambiente, compreende-se que a secularização seja sentida como agressão.
Você tem pessoas que se sentem acossadas, raivosas e vingativas, que sentem que estão lutando por sua sobrevivência. Sob essas condições, qualquer pessoa age com agressividade.
Aqui no Reino Unido as pessoas têm tão pouco interesse pela religião que não há problema nesse sentido, mas temos o hooliganismo no futebol, em que se manifestam as experiências normalmente presentes na religião. Por meio do futebol, os torcedores podem colocar toda a sua alma num movimento, viver um sentimento coletivo e manifestar-se contra um inimigo comum, como ocorre em muitos movimentos fundamentalistas.
Pergunta – Por que a sra. liga a expansão do fundamentalismo islâmico ao pós-Guerra dos Seis Dias?
Armstrong – Eles sentiram que a adoção do método ocidental não estava funcionando, que esse método estava falido, e retrocederam para uma religião que já conheciam. Ao mesmo tempo, Khomeini estava estudando em Qum e começou a protestar contra o xá. Nos anos 60, ele foi deportado; em seguida houve um período de calmaria, e então, no final dos anos 70, uma intensificação repentina do fundamentalismo.
A Maioria Moral apareceu nos EUA, a Revolução Islâmica iraniana eclodiu, e também testemunhamos o surgimento do sionismo religioso em Israel, com o novo poder conquistado pelos partidos ultra-ortodoxos israelenses. No Oriente Médio, mais e mais pessoas inspiradas pelo exemplo da Revolução Islâmica começaram a voltar-se a seus ideólogos próprios, como Said Qutb, no Egito, que foi executado por Nasser em 1966.
Então o Afeganistão explodiu, e, em seguida, o Líbano. A Maioria Moral americana perdeu destaque após os escândalos sexuais nesse país, mas ela ainda existe e está se radicalizando. Não desapareceu. Esses movimentos não desaparecem – só se modificam.
Do mesmo modo, em Israel na década de 80 havia cada vez mais partidos fundamentalistas exercendo sobre o governo um efeito que eles nunca antes tinham tido. Israel era um Estado sem dúvida alguma secular, mas hoje nenhum político pode formar um governo sem contar com o apoio dos judeus fundamentalistas. Ao mesmo tempo, dentro do islã o fundamentalismo era visto como um setor que crescia em silêncio e sem parar. Hoje o islã é tão popular quanto foram as políticas socialistas e nacionalistas de Nasser nos anos 50 e 60. Criou-se um vácuo, especialmente no Oriente Médio, onde a sociedade se dividiu e rachou entre uma elite intelectual educada no Ocidente e que compreende o que acontece no mundo e, por outro lado, a enorme base da sociedade que, em essência, é abandonada sozinha com sua ética pré-moderna. Ela não compreendia as transformações, desde o novo tipo de planejamento urbano até as novas instituições políticas. Como poderia votar de maneira criativa quando não compreendia a política secular?
O Ocidente chegou a isso de maneira gradativa, de modo que as mudanças tiveram tempo de chegar até o povo. No mundo islâmico, a modernização rachou os países ao meio…
Pergunta – O que vai acontecer agora, quando os fundamentalistas recebem muito apoio no mundo islâmico e muitos parecem dar apoio tácito às ações terroristas?
Armstrong – Todas essas são ‘más religiões’ (o termo se refere aos fundamentalismos todos, e não a uma religião em particular). Num mundo hostil, elas diminuem a importância das propostas de misericórdia da religião e fortalecem seus elementos mais belicosos. Quando se tem má religião, como a arte má ou o mau sexo, é fácil ela cair no niilismo e em coisas como as que aconteceram em 11 de setembro…”
abraços a todos
Marine
16 anos atrás
WAR,
Obrigado, mas sou brasileiro nato e de orgulho, apenas mudei para ca quando crianca com minha familia. Realmente ja ouvi cada baboseira contra os EUA que tem hora que me deixa do serio nao pelo fato de sentir que tenho que defende-los mas sim porque a maioria das criticas vem de gente que so fala por ler jornal, livro, internet ou assistir TV sem ter vivido ou experenciado o que esta dando palpite e como militar tenho antipatia desse tipo de coisa, de general de poltrona, daqueles que querem comandar de longe e nao dar ouvido ao comandante de campo. Eu vejo esses palpiteiros da mesma maneira, generais de poltrona!
O problema do mundo arabe como ja citei e que eles tem inumeros desafios pela frente e na sua grande maioria criados por eles mesmos. Mas a lideranca arabe hoje e incapaz de ter auto-critica e procurar reconhecer seus defeitos, e mais facil culpar o vizinho para se manter o status-quo e ficar no poder e como o povo la na grande maioria nao tem educacao/estudo isso e facil; E dai vem a lavagem cerebral/fanaticismo anti-ocidente que perpetua essa situacao.
Nos daqui do Ocidente temos um problema grave que desde o pos-guerra (2GM) temos tido tudo facil em comparacao com o que o ser humano ja passou. Nunca houve um circulo de nacoes tao ricas em que seu povo vive tao sem preocupacoes que existiam ate aos nossos avos ou bisavos, hoje tanto eu aqui quanto vc ai no Brasil nao nos preocupamos tanto quanto outrora com relacao as coisas.
Nunca se viveu tanto, nunca se teve tanto tempo livre para ferias/lazer, nunca foi tao facil ter acesso a saude, educacao, trabalho, dinheiro, paz como se tem hoje comparado com a historia do ser humano. O problema disso e que com isso ficamos mal acostumados, ficamos “frouxos”, nao damos valor as coisas, as luxurias que temos hoje e pensamos que o mundo, o ser humano esta a perto de uma utopia, a uniao dos povos em uma paz e harmonia eterna.
Por mais que isso seja o nosso futuro desejo esquecemos que ainda existe o lado barbaro do ser humano. O que quero dizer e que nos do Ocidente pensamos, assumimos que todo o ser humano deseja o mesmo que nos – democracia, paz, aceitacao do vizinho e tal – mas infelizmente nao e assim. Existe o ser humano que apesar de possuir todo o potencial intelectual igual ao meu e seu deseja poder, deseja vinganca, deseja guerras pois o mantem no poder e lhe faz dinheiro entre outros males.
Vejo essa tendencia em alguns aqui no blog, a vejo na europa, a vejo em alguns setores da sociedade nos EUA e quer que vc chame isso de ser liberal, “secular progressive”, de esquerda, utopico, ingenuo ou o que seja isso me assusta mais do que o Bin Laden!
Vejo esses protestos na Europa de gente que na maioria das vezes nao tem a menor ideia do que se passa pelo mundo arabe e vejo comentarios aqui tao ingenuos cheios de odio que me assusta como a midia hoje consegue influenciar o planeta em uma direcao tao perigosa. O mundo arabe hoje sera por muito tempo o barril de polvora do mundo e stamos completamente desinformados sobre esse “choque de civilizacoes”.
Sds!
Marine
16 anos atrás
Hornet,
Exato o que ela diz sobre o secularismo. Mais uma vez por minha experiencia o fanaticismo ao contrario do que prega nao odeia o ocidente e principalmente o Tio Sam pelo seu apoio a Israel contra os Palestinos, isso e a desculpa oficial.
A razao desse odio contra o Ocidente voce vai chegar a rir….E a influencia cultural do Ocidente contra aquilo que o status-quo no mundo arabe esta acostumado. Eles odeiam Hollywood nao Washington, eles odeiam Britney Spears, suas minisaias e a influencia que isso tem em meninas arabes nao Hillary Clinton, eles odeiam a musica do ocidente nao os discursos de Tony Blair, eles odeiam McDonald’s, em fim a influencia que a cultura do ocidente esta tendo no resto do mundo forcando as mudancas em seus paises seculares.
E similar a revolta que os Samurais tiveram no Japao quando este comecou a se “modernizar” no seculo XIX.
Entao nao importa a politica de Washington, fanaticos sempre irao odiar quer Bush quer Obama mas sera pela cultura POP, o hamburger e o Rock n Roll.
Sds!
Hornet
16 anos atrás
Amigo Marine,
estou desconfiado que vc não é um fuzileiro coisa nenhuma, vc deve ser um sociólogo de Yale, Duke ou algo do tipo…hehehe
Não sei se vc notou a semelhança, em muitos aspectos, do que vc disse mais acima e a entrevista com a professora da London University que postei (trechos apenas) acima. Com outras palavras, diferentes das da professora, vc analisou o problema e foi no cerne:
“O que quero dizer e que nos do Ocidente pensamos, assumimos que todo o ser humano deseja o mesmo que nos – democracia, paz, aceitacao do vizinho e tal – mas infelizmente nao e assim.”
Aqui é que está a questão chave para se entender este dilema todo entre palestinos e israelenses. O que o Huntington e outros intelectuais comentam e escrevem é justamente isso, não importando o nome que se dê: é o choque entre a modernidade com o arcaismo (choque de civilizações, se vc preferir). E isso é explosivo, sem dúvida.
Israel, de certo modo, se transformou numa ilha de modernidade ocidental cercada por sociedades tradicionais orientais por todos os lados. Na medida em que Israel se expande (como se expandiu, economicamente, militarmente, culturalmente etc.), os demais paises da região se sentem ameaçados e rejeitam cada vez mais tanto a modernidade como os valores ocidentais (que Israel encarna e representa) e se fecham cada vez mais, gerando fundamentalismos agressivos (como o Hamas, por exemplo). Por outro lado, Israel, também se sente ameaçado, e dá vazão a seu próprio fundamentalismo religioso…e a encrenca está feita. Há de fato um choque civilizacional ali na região. E não uma luta entre bandidos e mocinhos como pensam alguns. O buraco é muito mais embaixo. É por isso que eu digo, e vc também: não adianta impor (pela força) os valores ocidentais ali, pela força não se cria democracia, direitos humanos e nem nada disso. Ou eles criam as condições sociais e econômicas para dar sustentação a esses valores e entram na modernidade de vez, ou aquilo nunca vai ter solução.
O que o Ocidente e Israel poderiam fazer não é lutar contra o Hamas, mas ajudar os palestinos a não precisarem do Hamas, trazendo os palestinos, gradualmente, para o mundo moderno. O trabalho tem que ser feito no sentido da cooptação e não da confrontação. A confrontação só agrava o problema. Israel tem que entender que está lidando com pessoas que vivem na idade média, pessoas que têm a certeza que vivem para se sacrificar pela religião – desde que morram lutando contra o infiel, se possível matando alguns antes de morrer (essa é uma ética centrada em valores arcaícos…mas é o que é, fazer o quê?). Portanto, quanto mais lenha se coloca nesse fogão, mais alto fica o fogo. Precisa-se começar um trabalho lento, mas contínuo, e no sentido de apagar o fogo, no sentido de diminuir os motivos para o surgimento de grupos fundamentalistas entre os palestinos, e não no sentido contrário.
Quando é mesmo que assumiremos, eu e vc, nossos cargos na ONU? Já achamos a solução para o Oriente Médio….hehehehe
um grande abraço
Hornet
16 anos atrás
Marine,
enquanto eu escrevia o meu último post, acho que vc estava escrevendo o seu…e eu só li agora o que vc escreveu, estamos falando a mesma língua, porque a questão é bem essa: a ocidentalização dos costumes tradicionais do oriente médio (e aqui Hollywood é mais “cruel” que Washington, certamente…imagina um muçulmano vendo uma cena de beijo em algum filme, ou uma cena na praia, com todo mundo sem camisa, de chinelão, tomando umas cervejas e a mulherada toda de biquini…fio dental? Isso deve dar uma confusão na cabeça deles que não tem tamanho…E claro que isso é coisa do Infiel, do anti-cristo ocidental, onde já se viu tamanha depravação…hehehe).
Aliás, esse choque entre o moderno e o arcaíco ocorreu também no Ocidente. Quando a Inglaterra começou a Revolução Industrial foi um “Deus nos acuda” por lá também. Muitos camponeses que de uma hora para outra se viram trabalhando em fábricas (coisa que evidentemente eles não conheciam, pois estavam acabando de ser inventadas), muitos atiravam os sapatos de madeira (coincidência com a história que envolveu o Bush, né?), que se chamavam “sabots” (daí que veio a palavra sabotage, sabotagem) nas engranagens das máquinas com o intuito de quebrá-las mesmo. Outros, na França do século XVIII, atiravam pedras nos relógios das praças públicas (a industrialização e a modernidade regra o tempo a partir do relógio e não a partir do Sol, da Lua, das estações do ano etc., como era no mundo arcaíco) e assim foi. Só que aqui, no Ocidente, o processo de modernização foi lento e gradual…por isso que não se chegou a ter nenhum Hamas ou Bin Laden por aqui. Na história do Brasil também temos exemplos semelhantes, vários, mas o mais conhecido é o de Antonio Conselheiro, em Canudos. A luta de Conselheiro era mística-religiosa contra a modernização trazida pela República secular e laica, recém-proclamada. Conselheiro achava isso uma blasfêmia, pois o Imperador (Dom Pedro II) era “ungido por Deus”…então, como é que os infiéis republicanos puderam fazer uma coisa dessas?…heheheh
Exemplos é o que não faltam, deste tipo, na história do Ocidente. Mas como já foi falado, aqui as coisas foram graduais, e não de uma hora para a outra.
Mas uma coisa eu tenho que concordar com os fundamentalistas árabes: também odeio a Britney Spears…acho que nessa parte eles estão certíssimos…kkkkkk
um abração
Marine
16 anos atrás
Hornet,
Sociologo nada e em Yale nao me daria bem, muito liberal por la….rsrsrs!
Mas falando serio, achei interessante quando vc disse que os fanaticos vivem na idade media pois eu costumava dizer isso por la, que eles estavam uns 1000 anos atras de nos e que as vezes me sentia como um centuriao romano lutando contra os “barbaros”.
Enfim, o problema la e serio e fico feliz que concordamos, so espero que consigamos converser alguns do blog aqui.
P.S. Britney Spears pra mim so se for de mini saia mas com a boca fechada sem dar um pio….hehehe
Semper Fi!
Hornet
16 anos atrás
Marine,
Eu também espero, até mesmo pra podermos discutir (já que aqui é um blog de discussão) com mais pé-no-chão as coisas…
Quase tudo aqui vira torcida no final das contas, já reparou: Rafale X Gripen; Flanker X Super Hornet; EUA X Russia, Scorpéne X 214, Palestino X Judeu e assim vai…Mas eu não acho que o caminho seja esse pra se discutir as coisas…tudo bem que cada um tenha um gosto pessoal sobre os equipamentos e até mesmo uma posição política sobre os acontecimentos do mundo (isso é legítimo), mas fica mais legal quando a argumentação dá sustentação para o “gosto pessoal”…senão vira muito torcida e pouco raciocínio. Mas tá bão! Devagar e sempre.
No caso da Britney Spears…tá, tudo bem, me convenceu: amordaçada e de mini-saia pode até ser…hehehe
abração
Marine
16 anos atrás
Hornet,
O Choque como diz Ralph Peters e como se os Flintstones encontra-sem com os Jetsons e os Flintstones nao gostaram de ver que estavam tao atrasados.
Agora com relacao ao Oriente Medio, isso requer todos os instrumentos de poder de uma nacao sendo aplicados em niveis diferentes em situacoes diferentes, quer seja miliar, diplomatico, economico ou ate cultural para que essa regiao finalmente se modernize e junte-se ao resto do mundo.
Um cenario que esta sendo estudado hoje pelo pentagono e ainda mais assustador…Imagine o Oriente Medio daqui a 50-100 anos quando o petroleo acabar e seus governos se acharem incapazes de prover ate mesmo as necessidades basicas a populacao sendo que agora sua maior e as vezes unica fonte de renda se extinguiu. A possibilidade de guerras civis e etnicas estao presentes com ramificacoes inimaginaveis para o resto do mundo.
E por isso que isso me assusta, essa falha das sociedades arabes que podem arrastar o mundo junto.
Com relacao ao blog, tiro o chapeu a vc e o LM por exemplo por sempre serem tao frios e profissionais em seus comentarios, eu procuro fazer o mesmo mas tem hora que a paciencia tem limite com tanta asneira ou ate mesmo pelo fato de ser um assunto que vivi de perto as vezes tenho uma certa ansia em informar as pessoas.
Sds!
Francisco AMX
16 anos atrás
Marine, o Hornet é “sumpimpa” como sempre! agora vem vc também! : )
Parabéns! se tivéssemos vc e o Hornet escrevendo 24hs não seria nada mal!
Grande abraço!
Francisco
Matheus Felipe
16 anos atrás
“MEOS PARABENS AO GOVERNO DE ISRAEL PELA LIMPEZA DE GAZA !”
Os muçulmanos são algum tipo de lixo para ser limpo Jorge.D.G_santos? Porque até agora morreu mais civis que os próprios guerrilheiros.
METALEIRO4EVER
16 anos atrás
Ser humano nao e lixo, mas e dificil ver seus filhos, parentes e amigos morrerem em atentados a bomba e a comunidade internacional falar para deixar, seus filhos nao tem importancia para nos, os palestinos sim, senao os arabes tiram o nosso petroleo. Que eu saiba Israel saiu de Gaza, retirou os colonos e tentou negociar, deu certo e o Hamas foi la e melou tudo. Do lado palestino morreram 362 terroristas e 67 civis, de Israel 1 soldado e 4 civis, e os lideres dos terroristas (que moram fora, no bem bom, exilados) dizem para o povo lutar ate a morte (deles). Lindo, nao? Civis morreram porque a estrategia dos terroristas e colocarem sua infra-estrutura misturada no ambiente urbano, para coibir os ataques de Israel. O que temos aqui sao terroristas, como as FARC, Hezbolah e Sunitas iraquianos, porque sob o terror eles sao reis. Se nao se faz nada, teremos uma nova Somalia ali, terra sem lei dos homens ou de Deus.
Claudio Grulla
16 anos atrás
Israel tem todo o direito de existir como a Palestina também,não é pq Israel tem um padrinho que todo o ano lhe dá 2 bilhões de dólares pra comprar em armas e os Palestinos não têm nenhum que eles não tenham direito à sua terra.
Que quando os judeus chegaram em 48 foram hostilizados ,ameaçados e alguns assassinados e que desecandeou o início de inúmeras guerras entre árabes e judeus,não justifica o massacre promovido por Israel.
Quanto aos países árabes não serem o berço da democracia é uma questão cultural,apesar de não concordar com alguns radicalismos como: a submissão da mulher,mutilações,falta de liberdade,injustiças sociais,péssima distribuição de renda e etc.
Agora querer justificar que Israel está certa porque tem carta branca do Tio Sam pra matar terroristas palestinos e congêneres e no bolo civis indefesos é muita desfaçatez.
DaGuerra
16 anos atrás
Todo mundo viu que não é o livro sagrado da grande religião Islâmica,o alcorão, que move os terroristas no oriente médio, é a velha inimiga da humanidade, muito conhecida de nós brasileiros, a bandeira vermelha do comunismo. GAZA, para quem não lembra foi tomada por um golpe militar dos terroristas do hamas contra a autoridade palestina que controlava os territórios . O pior é o desgoverno do marolinha, calhordamente manifestar-se a favor destes psicopatas. DEPLORÁVEL!O Exército Israelense tem que aprender com o Exército Brasileiro como destruir estes facínoras,numa campanha combinando ações regulares e irregulares, junto com a autoridade palestina, se esta almejar algum crédito internacional.
Ulisses
16 anos atrás
Tempos piores viram meus amigos e temos que analizar agora 2 coisas:
1-Ainda bem que não é no Brasil.
2-Os tempos atuais ainda é o inicio do apocalipse que diz que coisas terríveis virão,haverá guerras conflitos armados e possivelmente uma Terceira Guerra Mundial,onde provavelmente terá uso massivo de ARMAS NUCLEARES,MAS haverá um tempo em que UM HOMEM chegará e vai resolver tudo isso,mas ele colocará sua marca nas mãos ou na testa das pessoas e o povo o amará e deixara de existir igreja ou qualquer tipo de religião ou de provas que existiu essa religião,porém o filho de DEUS terá que se esconder e se for escolhido por DEUS terá que se entregar e falar a favor de DEUS no tribunal e depois ser duramente executado,mas isso é só para quem se acha preparado e escolhido por DEUS.
Um abraço a todos.
Cinquini
16 anos atrás
Nossa, o Hornet e o Marine estão dando aula de Antropologia aqui! rss
Marine, o que vc falou sobre a sua experiencia é bem interessante e bastante válida mas, eu como um “teórico” te pergunto:
O que vc define por cultura?
Vc acredita que a cultura ocidental é a resposta para a civilização contemporânea?
Vc não acha que os problemas que enfrentamos hoje em dia são justamente por “perdermos” esses valores seculares como “família”? Lembre-se que o cristianismo foi usado como tentativa para salvar a sociedade romana que estava se desagregando, a família foi um dos motivos da queda de um império. Não sera ela a cusa do fim do “nosso” império?
Não sou contra os EUA, Israel e nem contra a nossa cultura ocidental, só estou te perguntando (e me perguntando) qual é a solução para as mazelas do mundo contemporâneo.
Hornet e amigos do blog, se quiserem responder fiquem a vontade 😉
Abração
Cinquini
p.s. Da Guerra, vc precisa se tratar cara! Cuidado tem um comuna debaixo da tua cama nesse momento!!! 😀
Bosco
16 anos atrás
Não vejo com estranheza que uma cultura que se mantém há 1000 anos inalterada despreze e se mostre resistente a uma “cultura” descartável com menos de um século, como a do ocidente capitalista cristão?
Errados ou não pelo nosso ponto de vista, eles possuem uma causa a defenderem, uma terra, uma história, algo “maior”.
E o ocidental? Morrer por que causa nobre? O direito inalienável de votar em uma eleição que só tem 2 candidatos, e que gastaram bilhões de dólares para estarem lá? Isso é o ideal democrático?
O direito de comprar pornografia na banca da esquina como se compra um jornal?
O direito de ver sexo explícito e violência gratuita toda hora que liga a TV?
O direito de trocar de mulher quando ela fica meio “acabadinha” pela gostosa da repartição?
O direito de se achar um lixo por não ser um “empreendedor” ou um “vencedor”?
O direito de nossas garotas se vestirem como quiserem, inclusive como p——–, para deleite de marmanjos?
O direito de socar meio litro de silicone no peito e de fazer uma plástica para não parecer estar cometendo o crime de “envelhecer”?
O direito de se entupir de Prozac porque você não é “popular” ?
Muito do que nós ocidentais chamamos de direitos, alguns povos chamam de “vergonha”!
Não estou com isso defendendo e muito menos julgando A, B ou C. Acho apenas que existem valores diferentes no mundo e não podemos julgar de maneira isenta povos com culturas milenares completamente diversa da nossa.
Mesmo porque, a “realidade” que vivenciamos no dia a dia é “forjada” pela nossa mente. Outros “de fora” também fazem leituras tão ou mais radicais sobre nossas vidas, como nós às deles.
OBS: a aparente maior liberdade e tolerância dos judeus em relação ao mundo islâmico não resiste a uma análise mais criteriosa.
Tenho receio que se não fosse a observação constante da mídia e da “comunidade internacional”, eles poderiam colocar em prática o seu “manual de operações contra povos não eleitos” escritos pelos “Senhor dos Exércitos” em pessoa.
É sabido que alas radicais do Judaísmo são “abafadas” para não complicarem a relação de Israel com o mundo Cristão, que os apóia.
Continuo com a minha opinião.
Acho que eles deveriam sentar com fôrça nesses foguetes e depois pedir para o outro terrorista acender o pavio do foguete e…
WAR
16 anos atrás
Hornet, 1:55
Vou correr à livraria do Shopping para comprar este livro. Depois conversamos.
Abraço!
WAR
16 anos atrás
Marine,
Aqui no Brasi e na América Latina, vivemos ainda um problema que acaba chegando aí: a criminalidade + a corrupção. As drogas contribuem, mas não são tudo e precisam de uma outra análise. Quem vai converncer um cocaleiro que nasceu mascando aquelas folhas, de que isto faz mal à saúde? Se você disser que é coisa do demo, não dá certo… Talvez seja melhor substituir essas culturas (agricultura) por outras de comida, que já falta no mundo. Aliás, parece que é uma das poucas coisas boas que o Evo (nosso mui amigo) está fazendo por lá e, por isto e outras coisa, já está sendo acusado de traidor por gente mais idiota que ele. Quem viver, verá no que vai dar. Bom domingo a todos e que os israelis dominem logo Gaza com o mínimo de baixas para os dois lados.
Vassily Zaitsev
16 anos atrás
Jacubão,
Ja que vc continua com a mesma opnião, tb fico com a minha.
” coitdado do militante. Vai ficar com o ……-…..-…… ardendo.
Marine, dia 04 05:55hs,
“daqui à 50 ou 100 anos, quando o petroleo acabar”………..
……. Aí que o Oriente Médio volta de vez à idade das pedras.
Porque, quando os pais não ensinam, são os filhos quem se emburrecem, quer dizer, pagam o pato.
abraços.
Mucianus
16 anos atrás
Marine, muito bonitinho seu papo, mas você ja foi lá falar com seu chefe George, que se gabava de nunca ter saido dos EUA, e explicar para ele que antes de forçar a democratização do Iraque ele deveria tentar se informar sobre os costumes locais? Você, que tanto fala sobre generais de sofá recebe suas orden de quem? Pra quem você trabalha, rapaz? Você alguma vez foi perguntar pros neoconservadores (que não tem um miligrama de experiência militar, nem filhos nas forças armadas) de onde eles tiraram a certeza de que os americanos seriam recebidos com flores pelos iraquianos e que a guerra seria vencida rapidamente e utilizando um contingente pequeno? Rapaz esses caras te dão ordens, você marcha pra onde eles te mandam e você vem com essa conversa pra cima de nós? Seu chefinho Collin Powell vai na ONU mentir descaradamente sobre armas de destruição de massa criadas no escurinho do OSP de Douglas Feith e você vem aqui tentar “explicar” como a cultura islamica é atrasada? E tem gente que ousa qualificar você como material pra Yale? Se você tem preguiça de estudar o assunto e prefere tirar suas informações no local, muito bem, concordo plenamente, no entanto as decisões acerca do uso do poderio militar americano têm sido tomadas por gente com absolutamente nenhum interesse pela realidade humana local (exceto israelense) e você parece estar se encaixando perfeitamente nesse ambiente. Vou ser direto com você, se você não leu, não ouviu falar nem tem interesse em saber sobre o conteúdo e as implicações de “The Israel Lobby and U.S. Foreign Policy” de Walt (Harvard) & Mearsheimer (Chicago) você nada mais é que material tosco para uso e descarte. Nada mais.
Marine
16 anos atrás
Cinquini,
Quando falei sobre a familia nao quis dizer que ela deixe de ser importante pelo contrario a familia e a base da sociedade.
O que quis dizer e a cultura em que o elo familiar/tribal suplanta a competicao. Ex: A sociedade em que e considerado perfeitamente aceitavel que se ha uma posicao disponivel em um cargo ou emprego e ao inves de ser dado a pessoa melhor qualificada para essa posicao se e entregue ao cunhado ou ao primo e por ai v ai. Obviamente isso nao e o melhor para que essa sociedade seja a mais competitiva possivel.
Claro queum certo grau disso acontece ate aqui nos EUA mas o que quero dizer e uma cultura em que isso e a norma. Tambem digo que quando uma cultura como a do Afeganistao em que a pessoa nao tem uma menor nocao de nacionalidade, de patriotismo e sim jura lealdade somente ao seu clan/tribo nao tem como fazer seus pais competitivo em visto do teatro internacional hoje.
Nao sei te dizer se a cultura ocidental e a resposta para ninguem apenas digo que hoje e ela quem esta na frente, quem manda e se os povos do futuro nao quiserem se ver ainda mais atrasados terao que se modificar. Infelizmente nao da pra remar contra a mare.
Obviamente o ser humano ainda nao inventou uma cultura ou forma de governo perfeita mas acho que ate hoje foi o melhor que ja bolamos mesmo com seus muitos defeitos pelo menos hoje nossos filhos (no Ocidente) tem muito mais acesso e de melhor qualidade do que ja houve na historia da humanidade com relacao a saude, educacao, alimentacao, trabalho, riquezas e ate lazer. Quando houve antigamente acesso a lazer na escala em massa que nos temos hoje? A pessoa ou trabalhava/tomava conta do campo ou simplismente morria de fome. Meu avo nunca sonhou em tirar ferias, em ir em um cruzeiro, em ir pra praia com a familia e por ai vai.
Claro que estou olhando em tudo isso de maneira fria no sentido do que e necessario para ser competitivo mas a globalizacao acelerou tudo, paises na America do Norte, Europa, Asia e outros como Brasil estao disparados correndo nessa competitividade mundial e aqueles que escolherem por nao participar so vao ficar pra tras, eles nao tem escolha se quiserem ter um futuro melhor. Enfim nao ha como parar a correnteza e se remar contra a mare voce morre cansado.
Espero que tenha entendido o que quis dizer com relacao a familia agora amigo.
Sds!
Marine
16 anos atrás
Mucianus,
Rsrsrsrsrs….Amigo nao se deixe levar por livros ou artigos como essas ficcoes cientificas, nada mais sao do que teorias de conspiracao! Como disse antes esse tipo de midia e digerido pelos autores que ja tem sua ideologia formada e acabam moldando fatos para explicarem suas ideologias ou preconceitos. So porque voce gostaria que isso tudo fosse verdade nao quer dizer que e!
So porque alguem e professor de Harvard, Columbia, Yale, Dartmouth, Stanford, Oxford nao quer dizer que sabem de tudo e na maioria das vezes voce pode encontrar outro professor da mesma univesidade que discorda das conclusoes do primeiro, e entao quem esta certo?! Cabe a nos tirarmos nossas conclusoes mas depois de termos vistos os diferentes pontos de vista.
Percebo que voce ainda nao aprendeu isso pois qualquer um que cita apenas um livro/tese/trabalho como base para suas conviccoes pessoais esta cego para todas as outras gamas do assunto.
Ouvindo e sendo ouvido.
A última foto é bastante “perturbadora”.
Eu não sabia que os foguetes eram lançados também a partir de áreas urbanas de Gaza. Achava que os Qassans eram disparados a partir de áreas rurais e que os bombardeios israelenses tivessem sido feitos em alvos definidos pela “inteligência”.
É de se pensar!
Fazendo o que Israel está fazendo, para começar!
deixando de ser um povo arrogante…
MEOS PARABENS AO GOVERNO DE ISRAEL PELA LIMPEZA DE GAZA !
Esses dae de cima? com soldados fazendo o papel de polícia, investigando e combatendo, ação por ação, casa-por-casa, e como arma máxima os merkawas! são bandidos! só tem AKs e RPGs! não tem necessidade de lançar bombas Paveway e outras mais “tecnológicas” que são ministradas por pessoas que apenas supõe seus alvos! mas como as mais injustas vítimas são crianças palestinas… um palestino a menos é bom para Israel, está tb na visão dos ipo´critas que estão no comando da maioria das nações aliadas de Israel deste mundo… pq os animais do hamaz se infiltram na população (ledo engano, os militantes do hamaz vivem em suas casas, com suas famílias, precisam ser identificados e presos ou eliminados, somente eles)… eles lançam uma Paveway de 500kg para pegar um militante???? e matar 20 inocentes? sem perdão esta barbaridade… E deixo claro que não tenho nada contra Israel, acho que eles devem ter seu espaço no oriente médio, mas estão errados no que tange as ações massacrantes e desmedidas contra o povo palestino! olhem estes foguetes! 80% é combustível! tem que acertar em cheio na pessoa para matar! é brincadeira!
Francisco
Poh Jorge D G Santos, este tempo já passou! tem crianças lá bixo!
Tem que fazer esses caras sentarem nesses foguetes.
Jacubão,
Oh loco meu. Coitado do palestino. Vai ficar com o fi-ó-fó ardendo.
Os palestinos não tem mais nada a perder, é melhor que venha a gerra que fará que alguma coisa mude, porque pior não dá pra ficar. Quando Israel toma todas as terras produtivas, os recursos de água, bloqueia a entrada de alimentos e medicamentos, confinam palestinos em campo de refugiados, matam seus filhos e mulheres, ficar de braços cruzados não dá. Estão agindo igual aos Nazistas.
Sou a favor de um estado de Israel, mas Israel quer ocupar o máximo de terras para anexar em seu país, isso sou totalmente contra.
Israel é um lobo em pele de cordeiro, sempre se fazendo de vítima.
Acho que depois de lançarem o foguete, os militantes do HAMAS tem que sair caçando o lançador. Pois com o impulso do lançamento, esses lançadorzinhos de tubo de ferro de 1,5 pol. devem voar bem longe.
Onde eles conseguem estes “fogos de artifício”?
Que isso Israel não deveria lutar contra esses coitadinhos que não tem dinheiro para investir em escolas,postos médicos mais tem dinheiro para compra aquelas armas que não matam ninguém AK-47,RPG,foguetes,Uavs e entre outros tadinhos dos terroristas que sequestram, matam os malvados dos judeus que são tiranos em querer defender os direitos dos seus cidadãos.OBS: Agora quero ver as HAMETES do blog acha que Israel não estar certo agora se não gostarão que eu disse problema de vocês estou pouco me lixando quero mais que Israel e outros paises que sofrem a mesma coisa vençam essa doença que se chama grupos terroristas e separatistas,revolucionários e por ai vai
Acredito que Israel hoje é vidraça. Todo o mundo, a mídia está focalizado neste local, que poderá ser palco de uma grande luta. É o David enfrentando o Golias, só que ao contrário da história bíblica. O David hoje são hoje são os palestinos e o Golias as forças israelenses.
Neste sentido, uma luta tão desigual, como foi na lenda bíblica, pode ocorrer que David renasça do lado contrário e não comumente atribuido as forças israelenses.
Eu esperava uma ação política como saída honrosa para ambos os lados.
Partindo-se para a luta, vitória e derrota de qualquer lado está colocado na mesa.
A história da humanidade, das guerras, revoluções, batalhas morrem e nascem heróis.
Será uma luta de um exército regular contra um irregular.
A sorte está lançada.
Sao decadas de educacao, emprego pra comecar.
Combate a lavagem cerebral que se e dada desde crianca para a criacao dos fanaticos necessarios para serem bucha de canhao dos movimentos fanaticos (Hamas/Hezzbollah) e lideres do mundo arabe.
O mundo arabe em si tambem deve olhar no espelho e reconhecer que hoje sao uma cultura falida sendo gracas em boa parte ao seu vinculo de ferro a antigas tradicoes religiosas sem a divisao de estado e religiao. Continuando assim cada decada que passa ficarao ainda mais para tras do resto do mundo.
Eles sao hoje estados nao competitivos com o mundo Ocidental e muitos ate na Asia. Nao produzem basicamente nada fora petroleo, nao proveem servico nenhum e mal conseguem alimentar seu proprio povo. Seus governantes vivem em palacios com familias reais numerando aos milhares sendo que o povao nao rua e alimentado a lavagem de cerebral de que a culpa disso tudo e externa, e porque o Satan (EUA, Ocidente) querem mante-los assim ao inves de reconhecerem a razao de suas proprias falhas como uma cultura em si e trabalharem para melhorar o futuro seus e de seus filhos.
Cito como exemplo de caracteristicas de sociedades nao competitivas:
1- Subjugacao da mulher.
2- O elo familiar/tribal mais forte que o nacional.
3- Restricao de acesso a informacao principalmente estrangeira.
4- Inabilidade de aceitar a responsabilidade por falhas individuais ou coletivas.
5- Dominacao por religiao restrita.
6- Valor baixo dado a educacao.
7- Baixo prestigio dado ao trabalho.
Para quem ja viajou para o mundo arabe pode-se perceber varias dessas caracteristicas em diversos paises por la. (Eu mesmo ja estive em Egito, E.A.U., Qatar, Bahrain, Kuwait, Iraque) e pude observar niveis variados dessas caracteristicas em varios desses paises e seus povos.
O cientista politico Huntington ja dizia que uma das razoes de sua crenca que haveria conflitos de civilizacoes seria o fato de certas civilizacoes ja nao serem competitivas com outras. Outro pensador que reconhece a mesma coisa e Ralph Peters para aqueles que desejam se aprimorar no assunto.
A situacao que nos encontramos hoje deve-se em muito a movimentos como Hamas que devem sua razao de existencia ao conflito armado contra um inimigo comum, um “scapegoat” chamado Israel. A lideranca desses movimentos possuem hoje tanto poder/influencia que nao abrirao mao disso, entao continuarao sua campanha de pao e circo com sua pobre e desinformado populacao sendo mais facil culpar os outros do que corrigir suas proprias falhas.
Utilizam a lavagem cerebral em mesquitas fanaticas para criarem o odio desde crianca em seus futuros “soldados” perpetuando esse conflito que vemos hoje.
Quando estive no Iraque percebi uma coisa…Nao se pode forcar democracia nos outros ou forcar um novo modo de vida depois de seculos de se estar acostumado com uma coisa. Cabe ao proprio povo perceber que fanaticos/terroristas/Hamas e tal nao sao a resposta para o futuro de sua sociedade e obviamente nao podemos exterminar um povo que recusa a mudar.
Como dizia aos meus subordinados: “Podemos mostrar a eles a porta a entrar, o caminho a seguir mas cabe a eles entrar pela porta, nao podemos empurra-los!”
Sds a todos os bloguistas!
Em tempo sobre o tema:
Eu esperava que com toda a tecnologia que os isralenses esbanjam pelo mundo afora, principalmente militar, que pelos menos em “casa”, tivessem já inventado um detector de mísses, pelo menos para deter estes “misseis caseiros”.
Lembro que numa cidade americano há alguns anos eles inventaram um sistema interessante onde sensores localizado em pontos estratégicos, detectavam disparos de armas de fogo, de modo que a polícia era direcionada para o local dos disparos, fazendo o que a polícia deve fazer, deter o criminoso que efetuou os disparos.
No caso israelense o disparo de míssel caseiro é muito mais grosseiro e facilmente identificável, creio eu com toda a tecnologia reventida no mundo todo.
Não dando resposta a este simples problema, como ficará a imagem deste avanço tecnológico?
Quanto a deter esse tipo de adversário, não vejo condições. São doutrinados para serem fanáticos ao extremo.
Aliás, em termos de radicalismo, marxistas e islâmicos, em todos os seus matizes, acabam por assemelhar-se.
A única diferença é que os palestinos estão defendendo a sua terra, que por sinal é parte da mesma que na Torah (Gênesis, 15,18) foi dada para Abraão e seus descendentes (acho que só os por parte de Isaque). Vai daí que é briga para não ter fim.
Mas para não decepcionar meus contraditores, lá vai:
Infelizmente se for real as notícias sobre a doutrinação das crianças e adolescentes nas “escolas” do MST, Via Campesina e quejandos, aguardem problemas futuros em nosso Brasil. Vão ser nossa herança maldita.
O que se percebe, é que é salutar para o politiburo israelense a existência destes ataques com foguetes caseiros, de modo que a mídia interna possa carrear e direcionar os eleitores para o seu intento. Em outras palavras, é importante a existência de um inimigo.
Os americanos, sem os russo para atacar, como poderiam justificar o gasto anual do depto de defesa de cerca de 500 bilhoes de dólares. Criou-se um inimigo, agora denominado combatente inimigo ou coisa que o valha.
O povo é refém destes artifícios.
O que se percebe também é que Obama não venha a patrocinar este tipo de ação pretendida pelos israelenses mais ortodoxos e sua máquina mortífera.
acredito que a esta altura Obama já deva estar ficando d,,,. cheio destas pressões, antes mesmo de tomar posse.
Os militares americanos também temem perder o filão da industria militar que devora os bilhões do orçamento americano, todo santo ano. A pressa deles, americanos e israelense para um conflito não parece ser sem razão, querem fazer um fato consumado que já envolva todo mundo neste atoleiro.
Em tempo:
No atentado em Roma na II Guerra contra um destacamento alemão, quando morreram cerca de 33 soldados, a represália foi a ordem de Hitler para que fosse mortos 10 italianos para cada soldado alemão morto, assim pelo menos 330 italianos foram assassinados nas fossas ardeatinas, que virou tema de filme com Richard Burton – Atentado em Roma.
Ora para cerca de 5 (cinco) israelenses já mataram quase 500 (quinhentas ) pessoas, que represália é esta? Pior que a de Hitler?
Só falta Israel levar uma surra do Hamas como levou do hezbollah no Líbano. E olha que o Hamas é bem inferio ao Hezbollah.
Marine,
Concordo com tudo q vc disse e assimo embaixo! A sociedade de la esta em uma alienação extrema. A situação deles so ira melhor quando a prenderem a dialogar. Percebo que pelo que escreve, vc tem um conhecimento especifico nessa area… naum eh so um carinha que tem uma opiniao formada pelo q ver no jornal nacional! Parabens!
Abraços, que a paz reine no mundo
Caro Marine,
Concordo plenamente com as observações que você faz nos dois últimos parágrafos do seu post.
Doze Regras de Redação Quando a Notícia é Oriente Médio
Por Blog Cloaca News 04/01/2009 às 11:01
Para se cometer etnocídio é preciso seguir regras,aqui no Brasil temos a Rede Goebbels de televisão dando uma forcinha ao estado agressor-invasor-terrorista de Israel.
Doze Regras de Redação da Grande Mídia Internacional Quando a Notícia é do Oriente Médio
.
Regra Um – No Oriente Médio, são sempre os Árabes que atacam primeiro e sempre Israel que se defende. Esta defesa chama-se represália.
Regra Dois – Os Árabes, Palestinos ou Libaneses não têm o direito de matar civil. Isso se chama “Terrorismo”.
Regra Três -Israel tem o direito de matar civil. Isso se chama “Legitima Defesa”.
Regra Quatro – Quando Israel mata civis em massa, as potências ocidentais pedem que seja mais comedida. Isso se chama “Reação da Comunidade Internacional”.
Regra Cinco – Os Palestinos e os Libaneses não têm o direito de capturar soldados de Israel dentro de instalações militares com sentinelas e postos de combate. Isso se chama “Seqüestro de Pessoas Indefesas”.
Regra Seis – Israel tem o direito de seqüestrar a qualquer hora e em qualquer lugar quantos Palestinos e Libaneses desejar. Atualmente, são mais de 10.000, dos quais 300 são crianças e 1000 são mulheres. Não é necessária qualquer prova de culpabilidade. Israel tem o direito de manter os seqüestrados presos indefinidamente, mesmo que sejam autoridades democraticamente eleitas pelos Palestinos. Isso se chama “Prisão de Terroristas”.
Regra Sete – Quando se menciona a palavra “Hezbollah”, é obrigatório a mesma frase conter a expressão “apoiado e financiado pela Síria e pelo Irã”.
Regra Oito – Quando se menciona “Israel”, é proibida qualquer menção à expressão “apoiada e financiada pelos Estados Unidos”. Isso pode dar a impressão de que o conflito é desigual e que Israel não está em perigo existencial.
Regra Nove – Quando se referir a Israel, são proibidas as expressões “Territórios Ocupados”, “Resoluções da ONU”, “Violações de Direitos Humanos” ou “Convenção de Genebra”.
Regra Dez – Tanto os Palestinos quanto os Libaneses são sempre “covardes” que se escondem entre a população civil, a qual “não os quer”. Se eles dormem em suas casas com as sua famílias, a isso se dá o nome de “Covardia”. Israel tem o direito de aniquilar com bombas e mísseis os bairros onde eles estão dormindo. Isso chama “Ações Cirúrgica de Alta Precisão”.
Regra Onze – Os Israelenses falam melhor o Inglês, o Francês, o Espanhol e o Português que os Árabes. Por isso eles e os que os apóiam devem ser mais entrevistados e ter mais oportunidade do que os Árabes para explicar as presentes Regras de Redação (de 1 a 10) ao grande público. Isso se chama de “Neutralidade Jornalística”.
Regra Doze – Todas as pessoas que não estão de acordo com as Regras de Redação acima expostas são “Terroristas Anti-Semitas de Alta Periculosidade”.
Dani,
Muito Obrigado.
Na minha opiniao a pior coisa a fazer a dar ouvido no que se le em jornal ou se ve na TV, tudo que se ve na midia ja vem digerido por alguem que embora se diz parcial e humano e acabou colocando um tom da ideologia em que o autor ou editor acredita.
Para poder realmente se ter nocao a pessoa tem que ver com os proprios olhos e tirar a bunda da poltrona.
Nao estou defendendo nenhum dos lados mas minha experiencia pessoal me deixa preocupado com o mundo arabe, eu acredito que estejam hoje numa bifurcacao historica em que devem decidir se mudarao radicalmente para seu proprio futuro ou se continuarao com estao fazendo que sejam a cultura falida dos proximos seculos causando conflitos para eles e o resto do mundo.
Sds!
Quis dizer “imparcial”
“That is why Gaza exists: because the Palestinians who lived in Ashkelon and the fields around it – Askalaan in Arabic – were dispossessed from their lands in 1948 when Israel was created and ended up on the beaches of Gaza. They – or their children and grandchildren and great-grandchildren – are among the one and a half million Palestinian refugees crammed into the cesspool of Gaza, 80 per cent of whose families once lived in what is now Israel. This, historically, is the real story: most of the people of Gaza don’t come from Gaza.
“But watching the news shows, you’d think that history began yesterday, that a bunch of bearded anti-Semitic Islamist lunatics suddenly popped up in the slums of Gaza – a rubbish dump of destitute people of no origin – and began firing missiles into peace-loving, democratic Israel, only to meet with the righteous vengeance of the Israeli air force. The fact that the five sisters killed in Jabalya camp had grandparents who came from the very land whose more recent owners have now bombed them to death simply does not appear in the story.
Etc.
http://www.independent.co.uk/opinion/commentators/fisk/robert-fisk-why-bombing-ashkelon-is-the-most-tragic-irony-1216228.html
Marine,
Você já é bem “rodado”, como dizemos em gíria, aqui no Brasil, especialmente pelo Oriente Médio. Isto é muito bom e sua experiência deve ser ouvida pelos nossos “revoltados” de plantão. Aqui em “nuestra américa del sur” temos algo parecido (mas não igual), com alguns líderes defasados no tempo e no espaço pregando besteiras e radicalizando seus seguidores, agora, pasmem, contra o Brasil. Os americanos já eram, parecem dizer… Creio que você é americano, pelo que fala. E já deve ter ouvido poucas e boas pelo mundo afora contra seu país. Obrigado pela ajuda. Quem não quer ver a saída, como os Iraquianos radicais (mesmo que não seja o american way of life), que se ferrem sozinhos. Mas, se começarem a jogar foguetinhos de São João sobre os seus vizinhos, que assumam suas responsabilidades e aguentem o tranco. O muro da vergonha de Israel (o traçado pode e deve ser discutido), acabou com os atentados de homens bomba (e mulheres bomba, jovens, belas, mães de família. Pô, que diabo de religião é esta que manda seus militantes para a morte e deixa seus dirigentes vivos????). É preciso exterminar esses grupos e dar uma oportunidade ao povo palestino de, em suas terras garantidas pela ONU, livres, com governantes decentes e competentes e com seus milhares de profissionais brilhantes formados mundo afora nas melhores universidades, inclusive nos EUA, construirem um belo e pacífico país, bem ao lado de um rico e pacífico Israel. E a era das guerras terminará. Deus me ouça!
Com essa história toda de Hamas e Israel, comecei a ler um livro muitíssimo interessante, que recomendaria a todos (caso já não o conheçam). Esse é o livro:
Karen Armstrong – “Em nome de Deus. O fundamentalismo no Judaismo, no Cristianismo e no Islamismo”. (SP: Cia das Letras, 2001).
A autora é uma historiadora inglesa, professora na London University.
Achei uma entrevista dela para a Folha, já antiga, de 2001, mas que tem algumas chaves, no meu modo de ver, para entendermos melhor o problema todo. Transcrevo, então, alguns trechos da entrevista:
“Pergunta – Por que parece ser tão difícil criar instituições democráticas em países muçulmanos?
Armstrong – A democracia é algo que nós, no mundo moderno, desenvolvemos em consequência de nossa modernização, e não porque, de uma hora para outra, quiséssemos entregar o poder ao povo. Ela faz parte da transformação que acompanha a economia capitalista. Na medida em que cada vez mais pessoas em níveis humildes precisavam envolver-se na produtividade do país, na condição de operárias, funcionárias de escritórios e assim por diante, elas precisavam receber um mínimo de educação. Mais educação, por sua vez, exigia participação maior nos processos decisórios do país. Para fazer uso de todos os recursos humanos que tinham a sua disposição, os governos se deram conta de que teriam que estender os direitos à toda população.
O mundo muçulmano ainda não teve tempo para criar uma democracia própria…
Pergunta – O que levou movimentos fundamentalistas como a Irmandade Muçulmana e o Hamas a se transformarem de organizações que prestavam serviços sociais em organizações terroristas?
Armstrong – … A raiz de todo movimento fundamentalista está no medo.
Os fundamentalistas acreditam que, em algum nível, a moderna sociedade secular liberal queira acabar com a religião. Mesmo os fundamentalistas americanos têm esse medo. Algumas pessoas nas pequenas cidades do interior dos Estados Unidos se sentem colonizadas pelo modo de ser e a ética distintos de Washington, Yale e assim por diante.
Nos países do Oriente Médio, o processo de secularização tem sido tão acelerado, em vários casos, que é sentido como uma agressão.
Na Turquia, Ataturk fechou todas as madrassas (escolas religiosas), obrigou os sufis a desaparecerem na clandestinidade e forçou homens e mulheres a adotarem a roupa ocidental.
No Irã, o xá Reza Pahlevi ordenou às tropas que atirassem contra centenas de manifestantes que protestavam contra a obrigatoriedade de adotar a vestimenta ocidental. Nesse ambiente, compreende-se que a secularização seja sentida como agressão.
Você tem pessoas que se sentem acossadas, raivosas e vingativas, que sentem que estão lutando por sua sobrevivência. Sob essas condições, qualquer pessoa age com agressividade.
Aqui no Reino Unido as pessoas têm tão pouco interesse pela religião que não há problema nesse sentido, mas temos o hooliganismo no futebol, em que se manifestam as experiências normalmente presentes na religião. Por meio do futebol, os torcedores podem colocar toda a sua alma num movimento, viver um sentimento coletivo e manifestar-se contra um inimigo comum, como ocorre em muitos movimentos fundamentalistas.
Pergunta – Por que a sra. liga a expansão do fundamentalismo islâmico ao pós-Guerra dos Seis Dias?
Armstrong – Eles sentiram que a adoção do método ocidental não estava funcionando, que esse método estava falido, e retrocederam para uma religião que já conheciam. Ao mesmo tempo, Khomeini estava estudando em Qum e começou a protestar contra o xá. Nos anos 60, ele foi deportado; em seguida houve um período de calmaria, e então, no final dos anos 70, uma intensificação repentina do fundamentalismo.
A Maioria Moral apareceu nos EUA, a Revolução Islâmica iraniana eclodiu, e também testemunhamos o surgimento do sionismo religioso em Israel, com o novo poder conquistado pelos partidos ultra-ortodoxos israelenses. No Oriente Médio, mais e mais pessoas inspiradas pelo exemplo da Revolução Islâmica começaram a voltar-se a seus ideólogos próprios, como Said Qutb, no Egito, que foi executado por Nasser em 1966.
Então o Afeganistão explodiu, e, em seguida, o Líbano. A Maioria Moral americana perdeu destaque após os escândalos sexuais nesse país, mas ela ainda existe e está se radicalizando. Não desapareceu. Esses movimentos não desaparecem – só se modificam.
Do mesmo modo, em Israel na década de 80 havia cada vez mais partidos fundamentalistas exercendo sobre o governo um efeito que eles nunca antes tinham tido. Israel era um Estado sem dúvida alguma secular, mas hoje nenhum político pode formar um governo sem contar com o apoio dos judeus fundamentalistas. Ao mesmo tempo, dentro do islã o fundamentalismo era visto como um setor que crescia em silêncio e sem parar. Hoje o islã é tão popular quanto foram as políticas socialistas e nacionalistas de Nasser nos anos 50 e 60. Criou-se um vácuo, especialmente no Oriente Médio, onde a sociedade se dividiu e rachou entre uma elite intelectual educada no Ocidente e que compreende o que acontece no mundo e, por outro lado, a enorme base da sociedade que, em essência, é abandonada sozinha com sua ética pré-moderna. Ela não compreendia as transformações, desde o novo tipo de planejamento urbano até as novas instituições políticas. Como poderia votar de maneira criativa quando não compreendia a política secular?
O Ocidente chegou a isso de maneira gradativa, de modo que as mudanças tiveram tempo de chegar até o povo. No mundo islâmico, a modernização rachou os países ao meio…
Pergunta – O que vai acontecer agora, quando os fundamentalistas recebem muito apoio no mundo islâmico e muitos parecem dar apoio tácito às ações terroristas?
Armstrong – Todas essas são ‘más religiões’ (o termo se refere aos fundamentalismos todos, e não a uma religião em particular). Num mundo hostil, elas diminuem a importância das propostas de misericórdia da religião e fortalecem seus elementos mais belicosos. Quando se tem má religião, como a arte má ou o mau sexo, é fácil ela cair no niilismo e em coisas como as que aconteceram em 11 de setembro…”
abraços a todos
WAR,
Obrigado, mas sou brasileiro nato e de orgulho, apenas mudei para ca quando crianca com minha familia. Realmente ja ouvi cada baboseira contra os EUA que tem hora que me deixa do serio nao pelo fato de sentir que tenho que defende-los mas sim porque a maioria das criticas vem de gente que so fala por ler jornal, livro, internet ou assistir TV sem ter vivido ou experenciado o que esta dando palpite e como militar tenho antipatia desse tipo de coisa, de general de poltrona, daqueles que querem comandar de longe e nao dar ouvido ao comandante de campo. Eu vejo esses palpiteiros da mesma maneira, generais de poltrona!
O problema do mundo arabe como ja citei e que eles tem inumeros desafios pela frente e na sua grande maioria criados por eles mesmos. Mas a lideranca arabe hoje e incapaz de ter auto-critica e procurar reconhecer seus defeitos, e mais facil culpar o vizinho para se manter o status-quo e ficar no poder e como o povo la na grande maioria nao tem educacao/estudo isso e facil; E dai vem a lavagem cerebral/fanaticismo anti-ocidente que perpetua essa situacao.
Nos daqui do Ocidente temos um problema grave que desde o pos-guerra (2GM) temos tido tudo facil em comparacao com o que o ser humano ja passou. Nunca houve um circulo de nacoes tao ricas em que seu povo vive tao sem preocupacoes que existiam ate aos nossos avos ou bisavos, hoje tanto eu aqui quanto vc ai no Brasil nao nos preocupamos tanto quanto outrora com relacao as coisas.
Nunca se viveu tanto, nunca se teve tanto tempo livre para ferias/lazer, nunca foi tao facil ter acesso a saude, educacao, trabalho, dinheiro, paz como se tem hoje comparado com a historia do ser humano. O problema disso e que com isso ficamos mal acostumados, ficamos “frouxos”, nao damos valor as coisas, as luxurias que temos hoje e pensamos que o mundo, o ser humano esta a perto de uma utopia, a uniao dos povos em uma paz e harmonia eterna.
Por mais que isso seja o nosso futuro desejo esquecemos que ainda existe o lado barbaro do ser humano. O que quero dizer e que nos do Ocidente pensamos, assumimos que todo o ser humano deseja o mesmo que nos – democracia, paz, aceitacao do vizinho e tal – mas infelizmente nao e assim. Existe o ser humano que apesar de possuir todo o potencial intelectual igual ao meu e seu deseja poder, deseja vinganca, deseja guerras pois o mantem no poder e lhe faz dinheiro entre outros males.
Vejo essa tendencia em alguns aqui no blog, a vejo na europa, a vejo em alguns setores da sociedade nos EUA e quer que vc chame isso de ser liberal, “secular progressive”, de esquerda, utopico, ingenuo ou o que seja isso me assusta mais do que o Bin Laden!
Vejo esses protestos na Europa de gente que na maioria das vezes nao tem a menor ideia do que se passa pelo mundo arabe e vejo comentarios aqui tao ingenuos cheios de odio que me assusta como a midia hoje consegue influenciar o planeta em uma direcao tao perigosa. O mundo arabe hoje sera por muito tempo o barril de polvora do mundo e stamos completamente desinformados sobre esse “choque de civilizacoes”.
Sds!
Hornet,
Exato o que ela diz sobre o secularismo. Mais uma vez por minha experiencia o fanaticismo ao contrario do que prega nao odeia o ocidente e principalmente o Tio Sam pelo seu apoio a Israel contra os Palestinos, isso e a desculpa oficial.
A razao desse odio contra o Ocidente voce vai chegar a rir….E a influencia cultural do Ocidente contra aquilo que o status-quo no mundo arabe esta acostumado. Eles odeiam Hollywood nao Washington, eles odeiam Britney Spears, suas minisaias e a influencia que isso tem em meninas arabes nao Hillary Clinton, eles odeiam a musica do ocidente nao os discursos de Tony Blair, eles odeiam McDonald’s, em fim a influencia que a cultura do ocidente esta tendo no resto do mundo forcando as mudancas em seus paises seculares.
E similar a revolta que os Samurais tiveram no Japao quando este comecou a se “modernizar” no seculo XIX.
Entao nao importa a politica de Washington, fanaticos sempre irao odiar quer Bush quer Obama mas sera pela cultura POP, o hamburger e o Rock n Roll.
Sds!
Amigo Marine,
estou desconfiado que vc não é um fuzileiro coisa nenhuma, vc deve ser um sociólogo de Yale, Duke ou algo do tipo…hehehe
Não sei se vc notou a semelhança, em muitos aspectos, do que vc disse mais acima e a entrevista com a professora da London University que postei (trechos apenas) acima. Com outras palavras, diferentes das da professora, vc analisou o problema e foi no cerne:
“O que quero dizer e que nos do Ocidente pensamos, assumimos que todo o ser humano deseja o mesmo que nos – democracia, paz, aceitacao do vizinho e tal – mas infelizmente nao e assim.”
Aqui é que está a questão chave para se entender este dilema todo entre palestinos e israelenses. O que o Huntington e outros intelectuais comentam e escrevem é justamente isso, não importando o nome que se dê: é o choque entre a modernidade com o arcaismo (choque de civilizações, se vc preferir). E isso é explosivo, sem dúvida.
Israel, de certo modo, se transformou numa ilha de modernidade ocidental cercada por sociedades tradicionais orientais por todos os lados. Na medida em que Israel se expande (como se expandiu, economicamente, militarmente, culturalmente etc.), os demais paises da região se sentem ameaçados e rejeitam cada vez mais tanto a modernidade como os valores ocidentais (que Israel encarna e representa) e se fecham cada vez mais, gerando fundamentalismos agressivos (como o Hamas, por exemplo). Por outro lado, Israel, também se sente ameaçado, e dá vazão a seu próprio fundamentalismo religioso…e a encrenca está feita. Há de fato um choque civilizacional ali na região. E não uma luta entre bandidos e mocinhos como pensam alguns. O buraco é muito mais embaixo. É por isso que eu digo, e vc também: não adianta impor (pela força) os valores ocidentais ali, pela força não se cria democracia, direitos humanos e nem nada disso. Ou eles criam as condições sociais e econômicas para dar sustentação a esses valores e entram na modernidade de vez, ou aquilo nunca vai ter solução.
O que o Ocidente e Israel poderiam fazer não é lutar contra o Hamas, mas ajudar os palestinos a não precisarem do Hamas, trazendo os palestinos, gradualmente, para o mundo moderno. O trabalho tem que ser feito no sentido da cooptação e não da confrontação. A confrontação só agrava o problema. Israel tem que entender que está lidando com pessoas que vivem na idade média, pessoas que têm a certeza que vivem para se sacrificar pela religião – desde que morram lutando contra o infiel, se possível matando alguns antes de morrer (essa é uma ética centrada em valores arcaícos…mas é o que é, fazer o quê?). Portanto, quanto mais lenha se coloca nesse fogão, mais alto fica o fogo. Precisa-se começar um trabalho lento, mas contínuo, e no sentido de apagar o fogo, no sentido de diminuir os motivos para o surgimento de grupos fundamentalistas entre os palestinos, e não no sentido contrário.
Quando é mesmo que assumiremos, eu e vc, nossos cargos na ONU? Já achamos a solução para o Oriente Médio….hehehehe
um grande abraço
Marine,
enquanto eu escrevia o meu último post, acho que vc estava escrevendo o seu…e eu só li agora o que vc escreveu, estamos falando a mesma língua, porque a questão é bem essa: a ocidentalização dos costumes tradicionais do oriente médio (e aqui Hollywood é mais “cruel” que Washington, certamente…imagina um muçulmano vendo uma cena de beijo em algum filme, ou uma cena na praia, com todo mundo sem camisa, de chinelão, tomando umas cervejas e a mulherada toda de biquini…fio dental? Isso deve dar uma confusão na cabeça deles que não tem tamanho…E claro que isso é coisa do Infiel, do anti-cristo ocidental, onde já se viu tamanha depravação…hehehe).
Aliás, esse choque entre o moderno e o arcaíco ocorreu também no Ocidente. Quando a Inglaterra começou a Revolução Industrial foi um “Deus nos acuda” por lá também. Muitos camponeses que de uma hora para outra se viram trabalhando em fábricas (coisa que evidentemente eles não conheciam, pois estavam acabando de ser inventadas), muitos atiravam os sapatos de madeira (coincidência com a história que envolveu o Bush, né?), que se chamavam “sabots” (daí que veio a palavra sabotage, sabotagem) nas engranagens das máquinas com o intuito de quebrá-las mesmo. Outros, na França do século XVIII, atiravam pedras nos relógios das praças públicas (a industrialização e a modernidade regra o tempo a partir do relógio e não a partir do Sol, da Lua, das estações do ano etc., como era no mundo arcaíco) e assim foi. Só que aqui, no Ocidente, o processo de modernização foi lento e gradual…por isso que não se chegou a ter nenhum Hamas ou Bin Laden por aqui. Na história do Brasil também temos exemplos semelhantes, vários, mas o mais conhecido é o de Antonio Conselheiro, em Canudos. A luta de Conselheiro era mística-religiosa contra a modernização trazida pela República secular e laica, recém-proclamada. Conselheiro achava isso uma blasfêmia, pois o Imperador (Dom Pedro II) era “ungido por Deus”…então, como é que os infiéis republicanos puderam fazer uma coisa dessas?…heheheh
Exemplos é o que não faltam, deste tipo, na história do Ocidente. Mas como já foi falado, aqui as coisas foram graduais, e não de uma hora para a outra.
Mas uma coisa eu tenho que concordar com os fundamentalistas árabes: também odeio a Britney Spears…acho que nessa parte eles estão certíssimos…kkkkkk
um abração
Hornet,
Sociologo nada e em Yale nao me daria bem, muito liberal por la….rsrsrs!
Mas falando serio, achei interessante quando vc disse que os fanaticos vivem na idade media pois eu costumava dizer isso por la, que eles estavam uns 1000 anos atras de nos e que as vezes me sentia como um centuriao romano lutando contra os “barbaros”.
Enfim, o problema la e serio e fico feliz que concordamos, so espero que consigamos converser alguns do blog aqui.
P.S. Britney Spears pra mim so se for de mini saia mas com a boca fechada sem dar um pio….hehehe
Semper Fi!
Marine,
Eu também espero, até mesmo pra podermos discutir (já que aqui é um blog de discussão) com mais pé-no-chão as coisas…
Quase tudo aqui vira torcida no final das contas, já reparou: Rafale X Gripen; Flanker X Super Hornet; EUA X Russia, Scorpéne X 214, Palestino X Judeu e assim vai…Mas eu não acho que o caminho seja esse pra se discutir as coisas…tudo bem que cada um tenha um gosto pessoal sobre os equipamentos e até mesmo uma posição política sobre os acontecimentos do mundo (isso é legítimo), mas fica mais legal quando a argumentação dá sustentação para o “gosto pessoal”…senão vira muito torcida e pouco raciocínio. Mas tá bão! Devagar e sempre.
No caso da Britney Spears…tá, tudo bem, me convenceu: amordaçada e de mini-saia pode até ser…hehehe
abração
Hornet,
O Choque como diz Ralph Peters e como se os Flintstones encontra-sem com os Jetsons e os Flintstones nao gostaram de ver que estavam tao atrasados.
Agora com relacao ao Oriente Medio, isso requer todos os instrumentos de poder de uma nacao sendo aplicados em niveis diferentes em situacoes diferentes, quer seja miliar, diplomatico, economico ou ate cultural para que essa regiao finalmente se modernize e junte-se ao resto do mundo.
Um cenario que esta sendo estudado hoje pelo pentagono e ainda mais assustador…Imagine o Oriente Medio daqui a 50-100 anos quando o petroleo acabar e seus governos se acharem incapazes de prover ate mesmo as necessidades basicas a populacao sendo que agora sua maior e as vezes unica fonte de renda se extinguiu. A possibilidade de guerras civis e etnicas estao presentes com ramificacoes inimaginaveis para o resto do mundo.
E por isso que isso me assusta, essa falha das sociedades arabes que podem arrastar o mundo junto.
Com relacao ao blog, tiro o chapeu a vc e o LM por exemplo por sempre serem tao frios e profissionais em seus comentarios, eu procuro fazer o mesmo mas tem hora que a paciencia tem limite com tanta asneira ou ate mesmo pelo fato de ser um assunto que vivi de perto as vezes tenho uma certa ansia em informar as pessoas.
Sds!
Marine, o Hornet é “sumpimpa” como sempre! agora vem vc também! : )
Parabéns! se tivéssemos vc e o Hornet escrevendo 24hs não seria nada mal!
Grande abraço!
Francisco
“MEOS PARABENS AO GOVERNO DE ISRAEL PELA LIMPEZA DE GAZA !”
Os muçulmanos são algum tipo de lixo para ser limpo Jorge.D.G_santos? Porque até agora morreu mais civis que os próprios guerrilheiros.
Ser humano nao e lixo, mas e dificil ver seus filhos, parentes e amigos morrerem em atentados a bomba e a comunidade internacional falar para deixar, seus filhos nao tem importancia para nos, os palestinos sim, senao os arabes tiram o nosso petroleo. Que eu saiba Israel saiu de Gaza, retirou os colonos e tentou negociar, deu certo e o Hamas foi la e melou tudo. Do lado palestino morreram 362 terroristas e 67 civis, de Israel 1 soldado e 4 civis, e os lideres dos terroristas (que moram fora, no bem bom, exilados) dizem para o povo lutar ate a morte (deles). Lindo, nao? Civis morreram porque a estrategia dos terroristas e colocarem sua infra-estrutura misturada no ambiente urbano, para coibir os ataques de Israel. O que temos aqui sao terroristas, como as FARC, Hezbolah e Sunitas iraquianos, porque sob o terror eles sao reis. Se nao se faz nada, teremos uma nova Somalia ali, terra sem lei dos homens ou de Deus.
Israel tem todo o direito de existir como a Palestina também,não é pq Israel tem um padrinho que todo o ano lhe dá 2 bilhões de dólares pra comprar em armas e os Palestinos não têm nenhum que eles não tenham direito à sua terra.
Que quando os judeus chegaram em 48 foram hostilizados ,ameaçados e alguns assassinados e que desecandeou o início de inúmeras guerras entre árabes e judeus,não justifica o massacre promovido por Israel.
Quanto aos países árabes não serem o berço da democracia é uma questão cultural,apesar de não concordar com alguns radicalismos como: a submissão da mulher,mutilações,falta de liberdade,injustiças sociais,péssima distribuição de renda e etc.
Agora querer justificar que Israel está certa porque tem carta branca do Tio Sam pra matar terroristas palestinos e congêneres e no bolo civis indefesos é muita desfaçatez.
Todo mundo viu que não é o livro sagrado da grande religião Islâmica,o alcorão, que move os terroristas no oriente médio, é a velha inimiga da humanidade, muito conhecida de nós brasileiros, a bandeira vermelha do comunismo. GAZA, para quem não lembra foi tomada por um golpe militar dos terroristas do hamas contra a autoridade palestina que controlava os territórios . O pior é o desgoverno do marolinha, calhordamente manifestar-se a favor destes psicopatas. DEPLORÁVEL!O Exército Israelense tem que aprender com o Exército Brasileiro como destruir estes facínoras,numa campanha combinando ações regulares e irregulares, junto com a autoridade palestina, se esta almejar algum crédito internacional.
Tempos piores viram meus amigos e temos que analizar agora 2 coisas:
1-Ainda bem que não é no Brasil.
2-Os tempos atuais ainda é o inicio do apocalipse que diz que coisas terríveis virão,haverá guerras conflitos armados e possivelmente uma Terceira Guerra Mundial,onde provavelmente terá uso massivo de ARMAS NUCLEARES,MAS haverá um tempo em que UM HOMEM chegará e vai resolver tudo isso,mas ele colocará sua marca nas mãos ou na testa das pessoas e o povo o amará e deixara de existir igreja ou qualquer tipo de religião ou de provas que existiu essa religião,porém o filho de DEUS terá que se esconder e se for escolhido por DEUS terá que se entregar e falar a favor de DEUS no tribunal e depois ser duramente executado,mas isso é só para quem se acha preparado e escolhido por DEUS.
Um abraço a todos.
Nossa, o Hornet e o Marine estão dando aula de Antropologia aqui! rss
Marine, o que vc falou sobre a sua experiencia é bem interessante e bastante válida mas, eu como um “teórico” te pergunto:
O que vc define por cultura?
Vc acredita que a cultura ocidental é a resposta para a civilização contemporânea?
Vc não acha que os problemas que enfrentamos hoje em dia são justamente por “perdermos” esses valores seculares como “família”? Lembre-se que o cristianismo foi usado como tentativa para salvar a sociedade romana que estava se desagregando, a família foi um dos motivos da queda de um império. Não sera ela a cusa do fim do “nosso” império?
Não sou contra os EUA, Israel e nem contra a nossa cultura ocidental, só estou te perguntando (e me perguntando) qual é a solução para as mazelas do mundo contemporâneo.
Hornet e amigos do blog, se quiserem responder fiquem a vontade 😉
Abração
Cinquini
p.s. Da Guerra, vc precisa se tratar cara! Cuidado tem um comuna debaixo da tua cama nesse momento!!! 😀
Não vejo com estranheza que uma cultura que se mantém há 1000 anos inalterada despreze e se mostre resistente a uma “cultura” descartável com menos de um século, como a do ocidente capitalista cristão?
Errados ou não pelo nosso ponto de vista, eles possuem uma causa a defenderem, uma terra, uma história, algo “maior”.
E o ocidental? Morrer por que causa nobre? O direito inalienável de votar em uma eleição que só tem 2 candidatos, e que gastaram bilhões de dólares para estarem lá? Isso é o ideal democrático?
O direito de comprar pornografia na banca da esquina como se compra um jornal?
O direito de ver sexo explícito e violência gratuita toda hora que liga a TV?
O direito de trocar de mulher quando ela fica meio “acabadinha” pela gostosa da repartição?
O direito de se achar um lixo por não ser um “empreendedor” ou um “vencedor”?
O direito de nossas garotas se vestirem como quiserem, inclusive como p——–, para deleite de marmanjos?
O direito de socar meio litro de silicone no peito e de fazer uma plástica para não parecer estar cometendo o crime de “envelhecer”?
O direito de se entupir de Prozac porque você não é “popular” ?
Muito do que nós ocidentais chamamos de direitos, alguns povos chamam de “vergonha”!
Não estou com isso defendendo e muito menos julgando A, B ou C. Acho apenas que existem valores diferentes no mundo e não podemos julgar de maneira isenta povos com culturas milenares completamente diversa da nossa.
Mesmo porque, a “realidade” que vivenciamos no dia a dia é “forjada” pela nossa mente. Outros “de fora” também fazem leituras tão ou mais radicais sobre nossas vidas, como nós às deles.
OBS: a aparente maior liberdade e tolerância dos judeus em relação ao mundo islâmico não resiste a uma análise mais criteriosa.
Tenho receio que se não fosse a observação constante da mídia e da “comunidade internacional”, eles poderiam colocar em prática o seu “manual de operações contra povos não eleitos” escritos pelos “Senhor dos Exércitos” em pessoa.
É sabido que alas radicais do Judaísmo são “abafadas” para não complicarem a relação de Israel com o mundo Cristão, que os apóia.
Um abraço a todos.
Continuo com a minha opinião.
Acho que eles deveriam sentar com fôrça nesses foguetes e depois pedir para o outro terrorista acender o pavio do foguete e…
Hornet, 1:55
Vou correr à livraria do Shopping para comprar este livro. Depois conversamos.
Abraço!
Marine,
Aqui no Brasi e na América Latina, vivemos ainda um problema que acaba chegando aí: a criminalidade + a corrupção. As drogas contribuem, mas não são tudo e precisam de uma outra análise. Quem vai converncer um cocaleiro que nasceu mascando aquelas folhas, de que isto faz mal à saúde? Se você disser que é coisa do demo, não dá certo… Talvez seja melhor substituir essas culturas (agricultura) por outras de comida, que já falta no mundo. Aliás, parece que é uma das poucas coisas boas que o Evo (nosso mui amigo) está fazendo por lá e, por isto e outras coisa, já está sendo acusado de traidor por gente mais idiota que ele. Quem viver, verá no que vai dar. Bom domingo a todos e que os israelis dominem logo Gaza com o mínimo de baixas para os dois lados.
Jacubão,
Ja que vc continua com a mesma opnião, tb fico com a minha.
” coitdado do militante. Vai ficar com o ……-…..-…… ardendo.
Marine, dia 04 05:55hs,
“daqui à 50 ou 100 anos, quando o petroleo acabar”………..
……. Aí que o Oriente Médio volta de vez à idade das pedras.
Porque, quando os pais não ensinam, são os filhos quem se emburrecem, quer dizer, pagam o pato.
abraços.
Marine, muito bonitinho seu papo, mas você ja foi lá falar com seu chefe George, que se gabava de nunca ter saido dos EUA, e explicar para ele que antes de forçar a democratização do Iraque ele deveria tentar se informar sobre os costumes locais? Você, que tanto fala sobre generais de sofá recebe suas orden de quem? Pra quem você trabalha, rapaz? Você alguma vez foi perguntar pros neoconservadores (que não tem um miligrama de experiência militar, nem filhos nas forças armadas) de onde eles tiraram a certeza de que os americanos seriam recebidos com flores pelos iraquianos e que a guerra seria vencida rapidamente e utilizando um contingente pequeno? Rapaz esses caras te dão ordens, você marcha pra onde eles te mandam e você vem com essa conversa pra cima de nós? Seu chefinho Collin Powell vai na ONU mentir descaradamente sobre armas de destruição de massa criadas no escurinho do OSP de Douglas Feith e você vem aqui tentar “explicar” como a cultura islamica é atrasada? E tem gente que ousa qualificar você como material pra Yale? Se você tem preguiça de estudar o assunto e prefere tirar suas informações no local, muito bem, concordo plenamente, no entanto as decisões acerca do uso do poderio militar americano têm sido tomadas por gente com absolutamente nenhum interesse pela realidade humana local (exceto israelense) e você parece estar se encaixando perfeitamente nesse ambiente. Vou ser direto com você, se você não leu, não ouviu falar nem tem interesse em saber sobre o conteúdo e as implicações de “The Israel Lobby and U.S. Foreign Policy” de Walt (Harvard) & Mearsheimer (Chicago) você nada mais é que material tosco para uso e descarte. Nada mais.
Cinquini,
Quando falei sobre a familia nao quis dizer que ela deixe de ser importante pelo contrario a familia e a base da sociedade.
O que quis dizer e a cultura em que o elo familiar/tribal suplanta a competicao. Ex: A sociedade em que e considerado perfeitamente aceitavel que se ha uma posicao disponivel em um cargo ou emprego e ao inves de ser dado a pessoa melhor qualificada para essa posicao se e entregue ao cunhado ou ao primo e por ai v ai. Obviamente isso nao e o melhor para que essa sociedade seja a mais competitiva possivel.
Claro queum certo grau disso acontece ate aqui nos EUA mas o que quero dizer e uma cultura em que isso e a norma. Tambem digo que quando uma cultura como a do Afeganistao em que a pessoa nao tem uma menor nocao de nacionalidade, de patriotismo e sim jura lealdade somente ao seu clan/tribo nao tem como fazer seus pais competitivo em visto do teatro internacional hoje.
Nao sei te dizer se a cultura ocidental e a resposta para ninguem apenas digo que hoje e ela quem esta na frente, quem manda e se os povos do futuro nao quiserem se ver ainda mais atrasados terao que se modificar. Infelizmente nao da pra remar contra a mare.
Obviamente o ser humano ainda nao inventou uma cultura ou forma de governo perfeita mas acho que ate hoje foi o melhor que ja bolamos mesmo com seus muitos defeitos pelo menos hoje nossos filhos (no Ocidente) tem muito mais acesso e de melhor qualidade do que ja houve na historia da humanidade com relacao a saude, educacao, alimentacao, trabalho, riquezas e ate lazer. Quando houve antigamente acesso a lazer na escala em massa que nos temos hoje? A pessoa ou trabalhava/tomava conta do campo ou simplismente morria de fome. Meu avo nunca sonhou em tirar ferias, em ir em um cruzeiro, em ir pra praia com a familia e por ai vai.
Claro que estou olhando em tudo isso de maneira fria no sentido do que e necessario para ser competitivo mas a globalizacao acelerou tudo, paises na America do Norte, Europa, Asia e outros como Brasil estao disparados correndo nessa competitividade mundial e aqueles que escolherem por nao participar so vao ficar pra tras, eles nao tem escolha se quiserem ter um futuro melhor. Enfim nao ha como parar a correnteza e se remar contra a mare voce morre cansado.
Espero que tenha entendido o que quis dizer com relacao a familia agora amigo.
Sds!
Mucianus,
Rsrsrsrsrs….Amigo nao se deixe levar por livros ou artigos como essas ficcoes cientificas, nada mais sao do que teorias de conspiracao! Como disse antes esse tipo de midia e digerido pelos autores que ja tem sua ideologia formada e acabam moldando fatos para explicarem suas ideologias ou preconceitos. So porque voce gostaria que isso tudo fosse verdade nao quer dizer que e!
So porque alguem e professor de Harvard, Columbia, Yale, Dartmouth, Stanford, Oxford nao quer dizer que sabem de tudo e na maioria das vezes voce pode encontrar outro professor da mesma univesidade que discorda das conclusoes do primeiro, e entao quem esta certo?! Cabe a nos tirarmos nossas conclusoes mas depois de termos vistos os diferentes pontos de vista.
Percebo que voce ainda nao aprendeu isso pois qualquer um que cita apenas um livro/tese/trabalho como base para suas conviccoes pessoais esta cego para todas as outras gamas do assunto.
Sds amigo e lhe desejo boas futuras pesquisas!