Violência no Afeganistão avança e OTAN pede mais tropas
Uma coalizão liderada por tropas norte-americanas e forças de segurança do Afeganistão matou 32 militantes em uma série de ataques contra comandantes do Taliban, afirmou a força militar dos Estados Unidos nesta quarta-feira.
O índice de violência disparou este ano no Afeganistão, o período mais sangrento desde a retirada do Taliban em 2001, e tem levantado dúvidas sobre as perspectivas de segurança no país apesar do crescente número de tropas estrangeiras.
Forças de segurança afegãs e forças de coalizão mataram sete militantes no final desta quarta-feira, e descobriu três esconderijos contendo drogas e materiais para explosivo na região de Helmand.
Em um dos ataques na manhã desta quarta-feira, tropas da coalizão mataram 15 militantes e prenderam seis supostos insurgentes no sul da cidade de Kandahar, informou a força militar dos EUA.
Os outros dois ataques ocorreram na terça-feira, no sudeste do Afeganistão. Uma operação atingiu um importante comandante do Taliban na região de Zormat, em Paktia, que acreditava-se ter envolvimento com a al Qaeda, acrescentaram os EUA.
Cinco militantes foram mortos durante a operação, disse os EUA em comunicado, mas não foi informado o nome do comandante.
Em outra operação, forças da coalizão mataram mais cinco militantes e capturaram outros quatro em mais uma missão.
O Taliban não comentou imediatamente o ataque e a Reuters não pôde confirmar por meios independentes as informações divulgadas pelos EUA.
Somente este ano, mais de 4 mil pessoas, sendo que mais de um 25 por cento eram civis, foram mortas no Afeganistão.
Em Helmand, cinco policiais foram mortos e outros cinco estão desaparecidos após um ataque ao seu posto na terça-feira, disse um porta-voz da região. O ataque pode ter sido provocado por um oficial ligado aos insurgentes.
FONTE: Reuters
O joão, colega nosso dos blogs ta indo para essa fria ai.
Tenho certeza que o Joao vai estar bem e ate se comunicar com nos aqui quando puder. Boa sorte a ele e sua familia!
Semper Fidelis!
Sem dúvida Marine. Estamos aqui na torcida para que tudo saia bem com nosso amigo e em breve ele volte a escrever por aqui.
abraços a todos
Boa sorte ao João. Ele não pareceu muito contente no último comentário.
Como prova de que a violência no Afeganistão dá sinais de “recrudescimento”, a França está comprando 100 MRAP, pois os Panhard não estão conseguindo dar conta do recado.
Sera que este device ja esta operacional por lá?
http://www.airforce-technology.com/news/news46419.html
Paulo,
So quem estiver la agora pra te dizer e as vezes nem assim dependo das TTPs e a sensibiliade do assunto. Eu mesmo ainda nao ouvi falar nisso mas se realmente funcionar e sera otimo. O problema e que essas tecnologias tem manis de prometer milagres e nao cumprir mas temos que esperar pra ver…
Sds!
[…] Afeganistão está vivendo a situação mais grave desde 2001, segundo relatório semestral do Pentágono encaminhado ao Congresso na segunda-feira. A ONU aponta […]