Forças Armadas venezuelanas, reaparelhamento em risco
A recente queda do preço do barril de petróleo criou uma situação muito dramática para a economia venezuelana e o reaparelhamento das Forças Armadas venezuelanas está seriamente comprometido. A equipe econômica do governo daquele país, já prevendo dificuldades para o ano que vem, elaborou um orçamento federal considerando um “valor conservador” para o preço do barril de petróleo em torno de 60 dólares. Mas na semana passada a cotação rondou valores próximos de 40 dólares.
Nos últimos anos, o reaparelhamento das Forças Armadas da Venezuela, assim como os demais projetos do seu governo, foi alçado pela espetacular alta do preço petróleo e seus derivados. Estima-se que nos dez anos à frente do governo venezuelano, o presidente Chavez teve uma receita equivalente aos 40 anos anteriores. Isto explica, em parte, as recentes aquisições e material militar sem paralelo na história daquele país. Porém, daqui para frente a história será outra.
Foto: SAORBATS – Horacio Campero
Ahhhhh…quero ver o chapolin se virar nos trinta agora…vai la na Russia e ve se eles vão vender com “cheque-pré”,vai……vai levar um gentil e educado NÃO, ai eu quer ver aonde o senhor chavez vai enfiar o tal socialismo….
Quero ver como fica a manutenção destes equipamentos agora
Pois e gastou como marinheiro bebado e agora quem vai pagar sera o pobre povo venezuelano…
Sds!
Só espero que essa desaceleração do rearmamento venezuelano não seja mais um motivo para os nossos “sábios” governantes e legisladores puxarem o freio de mão do nosso rearmamento 🙁
Se com toda a pressão da Venezuela a coisa ia de mal a pior, imagina sem!
É a tal história das vacas gordas e das vacas magras!!!!———————
Pois é xará!
Você tocou num ponto crucial.
Vamos torcer pra que nossos programas se mantenham e saiam do papel de uma vez por todas, independentemente desse novo fato.
Sds.
É chavinho, e agora como vc vai fazer pra bater no kiko?
Como disseram os amigos acima, só espero q isto ñ seja usado como desculpa p/ postergarmos mais uma vez o reaparelhamento de nossas FA’s.
Sds.
Acredito q saia sim!!
Nosso dinheiro nao vem do petroleo… pelo contrario!! Nosso dinheiro aumenta quando o petroleo esta em baixa..
E falando nisso… pq o preço da gasolina nao baixa????? Ja esta na hora né??
Aos que defendem compra agregada a transferência de tecnologia, esta ai a mais clara diferença entre Brasil e toda a América Latina, em especial a Venezuela que vem preocupando muita gente.
Enquanto o Chapolim apenas compra, o risco de ficar com seus Sukhois no chão é de praticamente 100%, pois se ele não vende Petróleo e a um bom preço, não tem como custear toda a estrutura militar que “Comprou”.
No caso do Brasil, a história é diferente.
Não temos apenas uma comodite, e sim várias, o que nos permite priorizar subsidios para a estrutura militar.
Más o fator determinante, é o fato de não apenas “comprarmos”, e sim “fabricarmos” com o total ou uma grande percentagem de autonomia de produção.
Hipotéticamente, em caso de conflito, a Venezuela ficará como a Argentina em 1982, na dependência de fornecedores bem humorados ou não. Já o Brasil, em caso de conflito, não dependerá 100% desses bons ou mal humorados fornecedores, uma vez que nós seremos nossos próprios fornecedores.
Tem um outro ponto positivo ai a nosso favor. Mesmo que o Petróleo volte a subir, e isso é fato e com as nossas reservas em alta, é mais do que uma força para criar fontes de subsidios as FA´s quando necessário.
Alfredo, se você perceber, o preço da gasolina está estável há seis anos. Imagine como seria se o combustível variasse junto com o mercado? Já o diesel subiu algumas vezes, demais até.
Cada vez o petróleo brasileiro ganha mais importância sim, principalmente para a Marinha. Não entendi o que vc quis dizer com “Nosso dinheiro aumenta quando o petroleo esta em baixa…”
ABs
O que chavez não aprendeu?
Como eu sempre disse, não se preocupe com o chavez ele está esticando a própria corda no pescoço.
o petróleo no Brasil e as novas jazidas em estudo ao litoral de portugal e inglaterra vão deixar o chaveco sem argumentos e sem poder de pressão.
espero que ele aprenda enquanto é tempo pois o seu povo corre o risco de passar por uma albanização irreversível.
o sonho de uma américa bolivariana nunca poderá se concretizar pois a única nação latino amaricana que consegue sobreviver em unidade é o Brasil. o idela espanico/indígena nunca conseguiu esta reconciliação e enquanto estas diferênças forem usadas coma arma de propaganda para uma revolução social que vise reverter os erros históricos coloniais, o restante da américa latina permanecerá fragmentada.
agradeçam aos portuguêses, o brasil é grande não é a toa, foi unido apesar das diferenças e erros consegue sobreviver e dá sinais de progresso…
chavez não entendeu ainda que a américa unida e sonhada por ele só vai existir quando forem aceitas as diferênças, inclusive as gritantes diferênças do primo rico demonisado e escrachado por ele.
aind anão aprendeu que a américa só será unificada qundo não ouverem barreiras ideológicas e não fronterícias.
não aprendeu que para a américa latina ter voz, tem que falar uma única lingua, porém
Caro RL, vc disse tudo e seria o momento certo da nossa diplomacia, se é que existe, trabalhar e recuperar todo terreno perdido na America do Sul, para a Venezuela. Digo eu diplomacia, porque seria uma forma menos agressiva de voltarmos a ter influencia sobre os paises vizinhos e isolar a Venezuela. Infelizmente, nossos governantes são benevolentes demais com os vizinhos e esqueçem que administram bens e dinheiro público.
É aquela coisa, para um governante POPULISTA, as épocas de bonança são eternas e as de crise são culpa dos outros.
Chaves se auto-promoveu interna e externamente com o discurso de que o preço do petróleo JAMAIS cairia abaixo de 80 dólares novamente. E gastou horrores em “ajuda internacional” (esmolas) para Cuba e Bolívia, em programas sociais (estes sim, louváveis) internos e armamentos.
Agora vai culpar os EUA e dizer que tudo é uma conspiração anti-bolivariana. Mas se fosse menos arrogante e ao invés de comprar armamentos para mostrar músculos, o fizesse apenas para recompor suas forças armadas, poderia mantê-los com algum esforço, sem prejudicar programas sociais.
Ficou numa situação bem complicada agora: ou pára de gastar com armamentos, ou pára de gastar com programas sociais.
Eu falei uma vez aqui,ficar só comprando material militar NÃO adianta.O que foi o que aconteceu?Exatamente isso!O que vai acontecer depois?Os Russos vão abandonar a Ruela(desculpe Venezuela) assim como já fizeram com outros por aí.
GustavoB,
O que eu quis dizer é a nossa inflação, e acredito q a da maioria dos paises, e lastreada ao preço do petroleo! Se o petroleo sobe, as passagens de onibus, o arroz, etc.. sobem de preço!! Entao quer dizer menos dinheiro no nosso bolso!!
E sobre o preço da gasolina… não considero estável nao!! A 4 anos atras o litro era 1,50 aqui no RJ, hj em dia é 2,80! Quase 100% de aumento!
O governo tem q subsidiar o oleo quando ele está caro e abaixar o preço quando ele esta barato!!
Não sei aonde q vi ou li… mais os donos de postos de gasolina falando q o preço da gasosa nao abaixa pq eles e as gigantes do petroleo estao ganhando os lucros q ate um tempo atras não estavam ganhando! Quer dizer, estao tendo lucros absurdos!!
Subsidiar nao… me expressei mal…
Deveria travar a alta dos preços, nao custear!
Alfredo Araújo,
No Brasil, já existe um certo controle de preços dos combustiveis. Eles não baixam quando o preço internacional do petróleo baixa, mas em compensação, não aumentam sempre que o petróleo cresce de valor nos mercados internacionais.
Cria-se uma espécie de fundo de compensação.
Uma coisa boa do governo Lula, e louvável, pelo menos na minha modesta opinião.
Olá amigos, primeiro quero dizer ao Ulisses que “ruela´´ foi demais, rachei de rir, agora colegas a verdade é a seguinte, o Sr. Chaves procura fazer oque “a principio´´ é o correto, fortalecer o seu país, agora é claro que a um grande equivoco nessas ações, realmente a maneira com que o presidente venezuelano busca realizar seus sonhos de grandeza é fadado ao fracasso, seja na esfera politica, tecnologica e militar, se ele tivesse tido “sabedoria´´ em gerenciar o bom momento economico e politico que teve o seu governo, com certeza estariamos vendo o surgimento de um país prospero, altivo na America do Sul que bem poderia dividir a liderança no continente com o Brasil. Mas deixou escapar a oportunidade com sandices….
Ah, OK Alfredo, certo dizer que estabilidade dos combustíveis tem muito a ver com a inflação e também já ouvi esse papo de ‘tirar o prejuízo’..
É cedo para comemorar ou apostar em dificuldades para Chavez continuar suas compras de armamentos… O pessoal da OPEP trabalha para elevar o preço do petróleo e, se a atual crise financeira não demorar, como muitos prevêem, o preço volta logo a subir, para a alegria de Chavez. E ele é o típico ditador, que prefere gastar com armas do que com seu povo… Vamos rezar! 🙂
[…] NOTA DO BLOG: Leia também no blog ForTe “Rearmamento venezuelado em risco“ […]
e os jatos navais tiveram de mandar motores para Israel.Agora querem comprar helis MI35 RUSSO, como fica a manutenção.
Joao…
Procure no topico sobre a vinda do presidente Medvedev para o Brasil. Nesse topico postaram um link para um site, q nao me lembro o nome, que vem descrita a negociacao entre Brasil e Russia.
La esta escrito, q o Brasil planeja instalar um centro de manutenção para essas aeronaves, aqui na nossa terrinha!
Da uma olhada q é bem esclarecedor.
è capaz do cumpanherão lulinha regenerar a industria bélica brasileira apenas para forenecer armamento aos bolivarianos…vendendo fiado, é claro,sem garantia de pagamento
Acho que é isso também a que se referem quando falam em “crescimento sustentável”, tudo tem que crescer de forma que possa se sustentar sem lastros falsos, ou como o mercado imobiliário americano, baseando-se em créditos podres ou duvidosos, assim acabam criando uma bolha que estoura mais cedo ou mais tarde.
Isso vale para as FAs também, e não só para a Venezuela, comprar é uma coisa, manter operando e extraindo das máquinas o maior potencial possível é outra coisa. Eu prefiro muito mais nossos F5 modificados, com mísseis BVR, com alerta antecipado, e com doutrina estabelecida, do que 24 SU-30 no chão (ainda não estão), com restrição de armamentos, com pilotos sem treinamento e com ameaça de chegar um Oficial de Justiça na base com um mandado de Busca e Apreensão por falta de pagamento.
Mas, como o Post falou, a história daqui para frente será outra, se ficar só no que já comprou a situação não será de todo tão ruim, afinal não serão 24 aviões que vão quebrar o país, mas se o Chaves insistir nas grandes compras como os Subs KIlo, os sistemas anti-aéreos,e os blindados, então o futuro não será tão promissor quanto esteve há pouco tempo, quando o petróleo estava nas alturas.
Abraços a todos.
Meus amigos,
a Venezuela será a 1ª a chamar o HUGÔO e vomitar tudo aquilo que esse ditador ridículo a fez engolir, como um novo rico que se entope de caviar, mas não será a única, muitos outros pela América Latina afora também vão passar mal : Bolívia, Equador, Paraguai, Cuba, Nicaragua além das FARCS e de ‘lideranças populares’ do Haiti ( lá o Brasil faz o trabalho sujo e quem é amado é o Chavez, que manda(va) dinheiro ). Assim como Hitler, ele estendeu muito suas linhas de suprimento ‘revolucionário’ e agora não terá como mantê-las.
Quero deixar claro que ditaduras são todas deploráveis , de direita ou esquerda. Hitler, Stalin, Pinochet e Fidel ( p/ citar apenas alguns ) são todos assassinos e que deveriam ser jogados na latrina da História, e não idolatrados por seus respetivos doentes e/ou mal intencionados defensores. Com todos os seus defeitos a democracia ainda é única forma de governo aceitável.
Muito embora as eleições de domingo na Venezuela tehan cuspido na cara do Chavez que a oposição entrou de vez no jogo vencendo em 5 dos principais estados enfrentando sem medo a intimidação das milícias bolivarinas e o exército nas ruas, não nos iludamos com as intenções do “Chapolin Colorado”…
Caudilhos sempre encontram inimigos contra suas causas para solidificar suas aspirações ditatoriais levando na maioria das vezes seu pais à desgraça!
A crise econômica que atinge o mundo será implacável, mas com visão estratégica e evitando patacuadas populistas o Brasil terá plenas condições de sanear e alavancar qualquer problema econômico que ocorra. Nossas Forças Armadas continuam alertas e firmes no contexto estratégico de defesa das nossas fronteiras/interesses e não deverão ser penalizadas com eventuais cortes orçamentários. Não tenhamos dúvidas que o momento requer muita atenção por causa da crise econômica mundial. Os próximos 18 meses serão temerários em termos de relações com nosos vizinhos, principalmente, aqueles comandados por elementos com ideologias permeadas pelo sectarismo.
Diante do quadro de calotes que começa pelo Equador, o governo deveria preservar os investimentos do BNDS, advindo de recursos conseguidos com nosso impostos, para investimentos internos e somente conceder financiamentos a vizinhos alinhados com o Brasil, a democracia e o respeito às leis internacionais do livre comércio.
Tomas, na sua opinião o Brasil através do BNDES deveria ou poderia financiar somente países amigos? vou te contar uma coisa: Sou empresário gráfico, dou emprego a 17 pessoas, importei, a 2 anos, um equipamento de 1 milhão de reais, dei entrada de 15% mais nacionalização. Fiz financiamento internacional com juros de 5% ao ano, com 5 anos para pagar, adivinha porquê? porque para pegar um PROGER (programa de geração de emprego e renda) eu teria que pagar um juro anual de 12,5% e ainda por cima provar que não preciso de tal valor, com garantias e projetos burocráticos e imbecis! Além disso, paguei imposto de importação de 2% + PIS-cofins + Taxa para marinha de guerra, entre outras barbariedes, que totalizaram 145.000,00!
Isto para comprar uma máquina que “Gera Empregos e Renda”! quer dizer: Além de não te dar crédito decente para compra de maquinário, que não existe similar no Brasil, ainda te taxam com uma série de safadezas! Agora com a alta do Dolar, estou de cabelos em pé! vou ser sobretaxado novamente! até IR o Governo me cobra quando vou pagar o juros interncaional! é meu amigo! ser empresário no Brasil é loucura! Mesmo assim o BNDES empresta fortunas para Bolívia, fazer estrada ligando uma aldeia ao oceano Pacífico e não recebe, para construir Hidroelétrica no equador e não receber e ainda pagar mico! Enquanto isso dependemos de uma BR101 que padece nas obras infindáveis que começaram mal e porcamente a menos de 5 anos e deve demorar mais uns 5 para terminar e depois devem passar para a iniciativa privada de bandeja para pagarmos mais pedágios! é isso meu amigo! só falei a verdade! E tem amigos aqui que acreditam, piamente, que o nosso Governo está fazendo bem feito! que a nossa FAB, EB, Marinha só acertam! e não erram, que eles não tem culpa alguma de estarem nesta situação, porém, como ex. cito que um filha de Gal. (conhecida da minha família) que não se casou, recebe pensão, além mãe, ela agora, com 55 anos, “juntada” com o mesmo marido há 25 anos, nunca casou no papel, seu pai faleceu a 15 anos e ela nunca irá se casar, o governo despende para viúva e esta senhora,filha “solteira”, a bagatela de 17.000,00! a viúva nem sai mais de casa! e toda a família (4 pessoas) não produzem nada! vivem muito bem! com este soldo de dar inveja para muitos e sustentar, dignamente umas 5 famílias! Sei que existem mais exemplos dentro da nossa sociedade, principalmente no legislativo e no Judiciário, mas só citei este porque quero ilustrar que nada está imune neste Brasil de meu Deus, e se ele é alguma coisa é por causa da iniciativa privada! e neste ponto eu viro o Welington! : ) para defender esta causa!
Desculpe o desabafo!
Com a Crise e baixa dos preços das comodites, Argentina, Bolívia e Venezuela vão passar por apertos feios.
Nossos “amigos” Argentinos querem barrar os produtos brasileiros mas não querem que deixemos de comprar deles.
Bolívia dizia que estávamos roubando suas riquezas e que deveríamos pagar os preços de mercado, bom e agora que os preços estão baixos?
Chaves que dava apoio, dizendo que podiam fazer e dizer o que eles queriam que ele segurava as “pontas” com dinheiro e armas, comprando divida Argentina, emprestando tropas e equipamento para Bolívia, vendendo petróleo subsidiado para todo mundo que dizia “sim” para ele, como fica agora?
Venezuela e Bolívia não tem outra fonte substancial de renda além do gás e petróleo, a Argentina tem uma industria incompetente que mesmo tendo a moeda mais fraca que a nossa não consegue competir com ninguém e se o Brasil não comprar trigo e peças para veículos deles, vão vender para quem?
Dizem que na Crise é que aparecem as oportunidades, nossos “Amigos” que estavam subindo da tampinha de cerveja para falar alto de mais, talvez fiquem mais calmos.
Prezado Francisco AMX
Como microempresário, sei muito bem do que você está falando. O BNDES é muito bom para grandes empréstimos, para grandes empresários, tipo Daniel Dantas.
Uma boa é o Banco do Povo. Com capital de 25 milhões para emprestar, o governo gastou outros 25 milhões em propaganda para anunciar o seu lançamento. E como ninguém está pagando os empréstimos, o Banco do Brasil (os contribuintes e os acionistas) está amargando um prejuízo fenomenal. São empréstimos sem garantia, só no fio do bigode. Mas como só uma minoria usa bigode, daí fica difícil.
Há muitos anos eu ouvi de um empresário que “os governos saem, as empresas ficam”. O problema é que eles não saem, apenas se revesam. E o povo paga a conta. Até quando?
João Curitiba – 25 milhões o BB gasta para comprar camisetas, bonés e afins, e pagar um bando de “afortunados” para tietarem nos eventos esportivos patrocinados pela globo… que leva mais uns 50 milhões… todo ano! só nestes eventos!
Impressionante a falta de respeito com um chefe de Estado. Bom, não respeitam nem o nosso presidente, irão respeitar outros…
EU JÁ SABIA! O chapolim e suas travessuras… Agora chegou o Pedro o Grande, e a Rússia pensa pequeno colocando seus Tu160 e algumas barcas na Venezuela, imagina chegar onde? Erro crasso de estratégia.
João Curitiba, Francisco AMX, sou solidário ao post de vcs. E me preocupo muito se esse governo saberá lidar com a crise que segundo dizia o Lula “era uma marola que não atravessaria o atlantico”…depois que seria apenas “uma crise momentânea”. Até então seguiram a cartilha do antigo governo e agora José?
Caro Igor, não vejo falta de respeito as criticas feitas no blog, até mesmo os chefes de governo tem que se dar o respeito. Alguma vez vc viu criticas desrespeitosas a chanceler alemã, ao presidente Oribe. Chaves é um tirano…foi eleito e gostou do poder…Lula..dispensa comentários…seu assessor Marco Aurelio..dando entrevista e com a cara de pateta tentando justificar o ato do Rafael Correa…eles deveriam primeiro respeitar o cidadão comum…o eleitor..o brasileiro que trabalha, que gera renda, empregos e que sustenta esse mar de companheiros que vão ficar desesperados se em 2010 o PT sair do poder. desculpem, mas, aproveitei também e desabafei.
Caro Francisco AMX
Você, eu e um monte de empresários sofredores dando murro em ponta de faca. Você deu uma grande idéia. Vamos mudar de ramo. Vamos passar a confeccionar camisetas. bonés e afins. Com uma “política agressiva de marketing”, a gente passa a fornecer para o BB e outras estatais, inclusive a CEF, que também patrocina esportes amadores.
Segundo o Aurélio, “política agressiva de marketing” também pode ser “jabá”, forma reduzida de “jabaculê” ou “propina”.
Tudo bem até como vc brasileiro falar do Lula por exemplo. Mas o tal “tirano” foi eleito democraticamente 2 vezes. Ele é o represetante do povo venezuelano, não é muito por ele e sim pelos venzuelanos.
Francisco AMX.
Eu disse que o BNDS deveria fazer financiamentos internos e eventulmente só fazer financiamentos externos a países “amigos” se é que isso existe?
Também sou pequeno empresário e atuei em sua área de atividade e sei muito bem como é. Estou recomeçando em outra área, pois desistí, depois de 14 anos de atuação. Também dava emprego para um montão de gente inclusive Free-lancer (arte-finalistas, fotografos, produtores, etc…). Uma coisa é certa: enquanto empresário, nunca contemos com o estado brasileiro para coisa alguma. Acreditar nisso é uma ilusão!
Quanto ao funcionamento do BNDS, autarquias públicas, governo, fisco, corporativismos dos tres poderes, políticas cambiais, juros, políticas de pensão para descendentes de militares, aposentadorias de funcionáros públicos, corrupção, entre outras tantas mazelas que assolam o poder e a máquina estatal do Brasil desde o começo da república. Só poderão ser mudadas com uma profunda discussão por parte da sociedade como um todo, para exigir uma profunda reforma política e fiscal. (essa porcaria vem rolando há mais 15 anos e até agora nada!!!)
Agora, não adianta só reclamar…temos que botar a boca no trombone!!!
Afinal, o Estado e Governo que aí estão são a “cara e a fuça” de quem os colocaram lá…e pelo que me consta nós votamos nessa gente, ou não?
Então que tal cobrar deles? Entupa de mensagens as caixas de e-mail do vereador, do deputado e do senador em quem você votou ( se é que vc lembra dos nomes deles) com suas propostas e reclamações ( eu faço isso). Caso não seja atendido por estes, delete-os do poder nas próximas eleições. É um prazer indescriptível ver um incompetente cair fora do poder com seu voto contrário. Viva a Democracia!!!
Francisco AMX. O Brasil já mudou e ainda vai mudar muito mais. Sei que Falta muuuuuuito…mas não podemos desanimar!
Saudações.
Pois é FRANCISCO,e ainda tem uma tropa de idiotas petistas que ainda apoiam o sapo barbudo iluminado!! Agora mesmo o apedeuta tá dando nosso dinheiro pra EVO, CHAVEZ, CORREA e até financiando a ilha càrcere da mumia FIDEL ( e não me refiro a suprema instituição mundial dedicada à higienização do planeta: GUANTÁNAMO). LULA tá fazendo de tudo para afundar a Petrobras prospectando petróleo em CUBA!?
Caro Igor,
lembro que Hitler não deu golpe p/ chegar ao poder em 1933, subiu c/ apoio do povo, nem por isso deixamos de o chamar de ditador. Eleições democráticas só existem onde há total liberdade de expressão, onde os meios de comunicação podem se manifestar, mesmo que discordando do poder central, sem ameaças escancaradas c/ o uso de força armada à aqueles que não concordam c/ pseudo revoluções socialistas. O governo de Chaves é um claríssimo exemplo de populismo, iludi-se o povo c/ políticas assistencialistas de tal forma que ele não quer mais saber de nada. Já pensou quanto dinheiro poderia estar sendo investido realmente p/ o bem do povo venezuelano ao invés de gastar em outros 7 países ( pelo menos ) p/ posar de herói e líder revolucionário socialista ? Sem falar nesta corrida armamentista que ele desencadeou, totalmente fora das reais necessidade de defesa do país. A palavra democracia é tantas vezes banalizada que já esquecemos que a antiga Alemanha comunista tinha o nome oficial de República DEMOCRÁTICA da Alemanha …
Abraço.
Prezado Mauro
Essa história do seu amigo das confecções é um absurdo mesmo. Mas vejo uma solução bastante simples pra questão: pega o dinheiro, contrói a fábrica na Argentina e leva os cearenses pra trabalhar lá. Todo mundo fica contente.
Montar uma fábrica na Argentina???….#”~*^%@¢@£$)….lá ainda é pior do que aqui para empresários…..Socooooorro!!!
O Grupo Gerdau, uma grande empresa brasileira hoje multinacional, com plantas funcionando em 5 países, deu o exemplo da dificuldade que é administrar uma empresa no Brasil. Esta empresa, assim como outras, é obrigada a manter um setor dentro da área administrativa, voltada somente para o pagamento de tributos fiscais. Até aí nada demais, o problema é que são necessários quase trinta funcionários para gerenciar esta área, enquanto no Canadá, Autrália e mesmo nos EUA são necessários entre 3 e 5 funcionários.
Impostos no Brasil são um verdadeiro imbróglio de sobretaxas, estrategicamente criados para sustentar a máquila paquidérmica do Estado.
Sds
Francisco,
Só fui ler seu post agora pela manhã.
Concordo com sua indignação, pois tambêm é minha.
Vivo na inciativa privada e sofro coisas semelhantes as que vc elencou.
Grande abraço,
Ivan.
P.S.: Sei que está fora do tema, mas o seu, que ouso dizer é nosso, desabafo é justo e verdadeiro.
Tomas, me falaram que o Grupo Gerdau, entre outros fortes grupos nacionais, CSN, Votorantin, Pão de Açucar, podem comprar, e compram, títulos podres do governo, a perder de vista, com descontos maravilhosos!, em lotes fechados, que só eles podem: 100/200/250milhões, e imaginem! pagar impostos com a União! isso mesmo! e eu tenho esta barbada???? nadaaaaaaa! tome imposto! 100% nada de desconto! nada!