Programa Joint Tactical Light Vehicle – desenvolvimento
O Exército dos EUA anunciou a outorga de três contratos para a fase de desenvolvimento do Veículo Tático Conjunto Leve – JLTV ou Joint Tactical Light Vehicle. São três contratos que juntos atingem um valor de US$ 166 milhoes e foram outorgados as empresas BAE Systems Land & Armament Systems – Ground Systems Division, de Santa Clara (Califórnia); General Tactical Vehicles (Joint Venture da General Dynamics Land Systems, Inc. e AM General, LLC), de Sterling Heights (Michigan) e a Lockheed Martin Systems Integration, Owego de Owego (Nova Iorque).
O JLTV é um programa conjunto do Exército, Fuzileiros Navais e o comando de Operações Especiais, onde o Exército foi designado a agência líder do programa.
A família de veículos JTLV irá fornecer às forças um veículo com equilibrio em três fatores chave: desempenho, carga útil e de proteção e ainda aerotransportavel, com mobilidade expedicionária.
O JLTV ira substituir parte da frota de Humvees hoje em servico, mas não será o substituto direto desse veiculo.
A fase de desenvolvimento deve durar 27 meses, período no qual cada empresa deve desenvolver sete protótipos de veículos, representando as três categorias exigidas pelo programa JLTV. Cada empresa deve desenvolver um reboque que satisfaça os mesmos requisitos do veiculo.
As três categorias do JLTV terão diversas configurações como transporte de infantaria, reconhecimento, comando e controle, plataforma de mísseis anticarro, ambulância etc.
Com os protótipos, as empresas devem demonstrar uma “família de veículos”, em três categorias de peso e capacidade de carga.
Ainda não há uma quantidade determinada de veículos a serem adquiridos, mas o pedido de propostas projeta uma produção de cerca de 60.000 veiculos.
Qual sera a faixa dos pesos dos veiculos?
Pelas montagens,parece um mais pesado que o outro.
Estou dizendo bobagem?
O “Gaúcho” em desenvolvimento entre Brasil e Argentina não tem a mesma finalidade apesar de algumas caracteristicas diferentes?
Houve até mesmo o boato de que seriam produzidas cerca de 1.200 unidades para as duas nações.
Alguem ai munido de mais informações poderia me ajudar nesta comparação?
Valeu.
Isto com certeza eh artefato do Rumsfeld com a sua visao de “Army light”.
RL em 01 nov, 2008 às 23:54
NESTE LINK TEM 2 REPORTAGENS ATUAIS DO GAUCHO
http://www.saorbats.com.ar/news/category/paises/argentina
A idéia é encontrar uma viatura tática para substituir o HUMMER.
Os três grupos finalistas são:
— BAE Systems / Navistar
http://www.youtube.com/watch?v=s-JdAWALuco
— GDLS / AM-General
http://www.youtube.com/watch?v=QWDhPQPRbLw&feature=related
— Lockeed Martin / Armor Holdings
http://www.youtube.com/watch?v=-hHE3fVmqL8&feature=related
Será que nossos adidos militar e comercial em Washington não conseguem uma beiradinha nesse projeto para nossas empresas daqui, como Agrale, Avibrás e a que fabrica o Gaúcho (esqueci o nome)? Pelo menos o volante a gente poderia fabricar aqui.
Olha aí o finalista da Lockeed Martin / Armor Holdings:
http://www.youtube.com/watch?v=-hHE3fVmqL8&feature=related
Olha aí o finalista da BAE Systems / Navistar:
http://www.youtube.com/watch?v=s-JdAWALuco
Olha aí o finalista da GDLS / AM-General:
http://www.youtube.com/watch?v=QWDhPQPRbLw&feature=related
Pois é, esse veículo me lembrou o Gaúco!
Marco. Obrigado pelo link. Realmente muito boas as matérias.
Vejo nesta imagem um provável futuro.
No caso da aeronave, um C-390 e o veículo realmente sendo o Gaúcho.
Abraços.