Piranha IIIC Novas unidade para o CFN
Foi dispensada a licitação para que o Comando de Material do Corpo de Fuzileiros Navais possa iniciar o processo de aquisição de 18 novas unidades do VBTP SR 8×8 Piranha IIIC, da empresa suíça MOWAG GmBH, para dotação do Batalhão de Blindados.
Essas unidades irão se juntar aos dois lotes anteriores de 7 e 5 unidades respectivamente, num total de 30 veículos, formando assim praticamente duas Companhias de Viaturas Blindadas de Transporte de Tropas.
O CFN esta de parabems com essa decisao.
Como fica o acordo do Exército com a IVECO?
Vamos ter dois tipos de blindados:
Piranha III para o CFN e uma versão BR do Centauro para o Exército?
tanto o Piranha quanto o Centauro sao anfibios ???
outro dia li que o exercito buscava veiculos capazes de atravessar rios…
alguem saberia as configuracoes dos Piranhas ???
sera que tera uma versao lanca morteiros ??
João: O exército não vai ter uma versão do centauro, vai ter um veículo novo, sem comparação ao centauro.
Pablo: O centauro é um veiculo 8×8 armado com canhão de 105, não é transporte de tropas e nem anfibio.
Os fuzileiros estão recebendo ótimos veiculos de transporte de tropas, 8×8, com capacidade anfíbia, que estão fazendo muita falta neste momento. Não vão esperar até o novo veículo brasileiro ficar pronto lá por 2015.
Pablo,
O Piranha e considerao anfibio e possui varias configuracoes incluindo lanca morteiros, anti-tanque, ambulancia e outras.
Sds.
João,
o blindado que irá ser fabricado pela Iveco no Brasil não é um Centauro versão BR, mas um projeto mais adequado às “CONDIÇÕES ORÇAMENTÁRIAS” do País, cuja origem é um projeto do Centro de Tecnologia do Exército.
Trata-se de um veículo muito mais simples, 6×6, como os atuais URUTU.
A única questão que proponho é a seguinte:
Não podia o CFN esperar os primeiros testes do protótipo deste blindado nacional antes de ir às compras no exterior?
grato MArine,
vc mais do que ninguem deve conhecer bem o Piranha III pois o Stryker derivou do Piranha III.
esses novos blindados serao sediados na Amanzonia ???????????
João, o que tem a ver o CFN com o Exercito?
Uma coisa nao influencia na outra. O Exercito que um veiculo para amanha e o navais querem para ontem.
Abração.
a a fabrica de blindados russos que seria instalado no Rio Grando do Sul ????
que fim deu ???
acho que deu fim…
Pablo,
Os Strykers sao dos democratas…..hehehehe quer dizer do Exercito, já nos republicanos……heheheheh quer dizer fuzileiros sao usados os LAV. É tudo Piranha, mas sao bem diferentes, mesmo porque os Strykers sao mais um conceito do só o veiculo em si.
As Brigadas Strykers, tentam replicar o conceito (para mim) expedicionario dos fuzileiros, em unidades digitalizadas mais leves que a 4ªDI por exemplo, que a principio é a unica Divisao de Infantaria “Pesada e Digital” dos EUA. A 3ª DI esta no meio do caminho e as 2DI e 25DI estao mudando rapidamente para Strykers.
O Exercito ficou dividido em tres:
3 Divisoes Leves…Rabo de Foguete (equivalente ao 911)
2 Divisoes classicas…..Tipo Anti-Dragão/Anti-Urso
+
2 Regimentos de Cavalaria Blindada
4 Divisoes na Fase de Transicao.
Ze,
Vc acabou explicando a diferenca entre stryker e LAV antes de mim….rsrsrsrs
Realmente de uns anos para ca o US Army vem tentando replicar varias doutrinas do USMC que no meu ver e validacao de quao a frente doutrinamente esta o USMC.
Por mais que isso seja tentado, o Exercito jamais podera competir com os navais nesse sentido…a diferenca de mentalidade das corporacoes e seu “spirit de corps” sao tremendas!
Vc se refere ai a 82nd, 101st e 10th como as leves
1st armored e 1st Cav como as pesadas classicas
1st, 2nd, 3rd, 4th e 25th como transicao?
Sei que sou suspeito mas acredito com todo meu coracao e com base nos mais de 25 paises em que ja estive que nao ha Divisao de Infantaria no mundo capaz de derrotar uma Marine Division…rsrsrsrs
Semper Fi!
O que o US Army está querendo com todas as reformas atuai é ganhar mais em agilidade….em vêz de “pesadas” divisões, eles querem fortalecer as brigadas…no futuro, uma brigada da 25h por exemplo, pode ser detachada para uma outra divisão.
A força atual do US Army consiste de:
10 divisões
2 brigadas independentes
2 regimentos independentes
Além disso tem a US National Guard com:
10 divisões
9 brigadas independentes
1 regimento independente
Ze,
Parece que o CFN vem se espelhando mais ainda no USMC…M-16, AAV, Piranha/LAV…
Que tal agora uns Ch-53E, M1, LPD-17 e tal? rsrsrsrs
Mas os nossos Piranhas não são armados com torre com canhão de 25mm.
Ou são?
Infelizmente acho que vao ficar “peladinhos” como já estao os doze em servico. Acho que podemos colocar qualquer arma desse padrao que esteja no mercado hoje, nao necessariamente o mesmo armamento americano.
Depois desses trinta, compraria mais trinta e transformava os M-113 em caminhao, como no U.S.Army. Tropa, never more, só carga. hehehehe
Concordo com João e Mauro e tb parabenizo o CFN da Marinha do Brasil
por mais essa compra de 18 (dezoito) unidades do MOWAG Piranha III. Um blindado 8X8, sem similares no Brasil. Super testado em combate,em serviço em varias forças em todo o mundo, uma blindagem a toda prova, conforto e potência de sobra! Deveria ter sido o escolhido para as FAA’s brasileiras (www.mowag.com).
Ze,
No ritmo dessa materia que tal uma sobre o EFV? Seria otimo vermos o futuro dos AAVs…
Sds.
sem dúvida ótimos veículos, esta aquisição no entanto parece indicar uma incompatibilidade com o discurso dos ministros.
o exército parece ir de Urutu III e a Marinhade Piranha.
Excelentes aquisições para o CFN em missões de paz. Não entendi a declaração de que os Fuzileiros necessitavam de veículos para transpor rios, esta missão não seria do Exército? E quanto a CC, ao menos 01 esquadrão, não há necessidade?
O CFN está de parabéns,pois se fosse ficar esperando o tal URUTU III, ficaria esperando sentado….!!! Aliás,o PIRANHA é muito superior !!!!
Marine,
Sao exatamente essas hehehehee, só que a 4ª parece um rinoceronte perto das outras. Como “cobaia” digital ela tem um pouco de tudo.
Quanto ao outros brinquedos, dois Tonerre´s já davam para o gasto, quanto a CC por enquanto SK-105 dao para o gasto por enquanto e quanto for para colocar um substituto, tera que ser no lugar, afinal a FFE nao precisa de muito mais do que isso.
Agora, 4 LCAC, 4 EDCGs novas, 6 CH-53K e 12 UH-60M resolveria todos os problemas de transporte do CFN. Agora se o General S.D.Butler estiver afim ele pode mandar uns 6 AH-1W com combustivel e armamento pago para vinte anos…..de brinde hehehehe
Pô tambem tenho direito de viajar e falar as minhas besteiras 🙂
Pode deixar vou colocar o AAAV no schedule do Blog
Estes Mowag Piranha foram conseguidos com urgencia para o Haiti,
tem fila para adquirir eles…
Os M-113 foram modernizados na epoca dos M-41,e com os Leo 1a1,1a5,
não conseguem acompanhar estes que são bem mais rapidos,dai uma
atualização com um motor mais possante.
Para acompnhar os Leo,somente blindados de esteira,os de roda ficam atolados…Os SKS do CFN,se preciso for,sera acompnhado pelo M-113.
Coral Sea
Xi esqueci da “Big Red One” na infantaria e da 173ª Brigada.
Os Regimentos intependentes sao os que falei 2 ACR e 3 ACR, um mais pesado que o outro. O mais leve teria a teorica missao de ir logo atras da 10, 82 e 101. Tem tambem o 11 ACR que é de sexo indefinido, nao sabe se e reserva ou ativa, sao os Agressors do U.S.Army.
Agora as Brigadas, o curioso é que a 173 ABN seria a unica unidade de combate do U.S.Army na Europa e o mais estranho ainda é que ela fica na Italia, nao na Alemanha. O resto voltou tudo ou esta voltando, para os CONUS, sendo a ultima a 1ª Blindada.
Agora a 172 de Washington, virou 172 Stryker e agora é a primeira 1ª Brigada da 25ª DI e a antiga 1ª Brigada da 25 se transplantou para o 2 ACR e esse foi para Alemanha.
Confuso né? Esse negocio de uma unidade se transformar em outra bagunca com a identidade.
Falta de “spirit de corps” na minha opiniao Ze…imagine se o 5th Marines vira-se 32nd Marines e depois 77th Marines da 5th Marine Division…como se maqntem tradicao e historia desse jeito…
E aqui nao existe uma brigada no Alaska tbm?
Sds.
O CFN está de parabéns,em adquirir mais 18 unidades do Piranha III,um veículo moderno 8X8,diferente dos que estamos acostumados a ver. Se fosse esperar o Urutu III,iria demorar uma eternidade.Outra importante providência, seria a possibilidade de ampliar de forma ainda que modesta,o número de veículos blindados de modo geral,incluindo unidades adicionais de CLANF,M113(modernizados) e carros de combate SK105-A2S,estes últimos possibilitando maior capacidade de choque para os comandantes das forças de desembarque.
O Batalhão Misto do US ARMY está constituído por duas companhias de Infantaria e duas companhias de carros de combate, exatamente como o Regiment Inter Armés do Exército Francês e o Regimento de Cavalaria Blindada do Exército Brasileiro. Já a Divisão ou Unidade de Emprego Tático, tem em sua dotação as Brigadas, de forças especiais. Há ainda o Corpo de Exército que recebeu o nome de Unidade de Emprego Operacional.
o Brasil nao poderia aplicar a engenharia reversa num Piranha juntamente com a Iveco, e a partir dali poderiamos fabrica-los aqui mesmo, sendo o mesmo “nacional”…
assim as duas Forcas utilizariam o mesmo…
Com os 240 Leopards 1A5,que tal se fosse transferidos pelo menos 20 M-60A3?
Excelente aquisição, concordo plenamente com os colegas, se fosse esperar os Urutu III eles iam ficar com a bunda dura…
Ulisses, até que não é má idéia a sua, apesar de a meu ver os M-60 já estão no bagaço! Mas ainda sim é mais tanque que os Sk-105. Sds.
Ulisses e Corsario
Recentemente, o M-60 foi completamente modificado e apresentado quase como um novo tanque pela General Dynamics com o tanque 120S.Também Israel que utilizou muitos destes carros de combate, desenvolveu o SABRA, outra versão muito modificada do M-60 que também foi vendida para para a Turquia.Sds.
Zé; você está certo; o 2nd ACR está mesmo na Alemanha…em Vilseck.
O 3rd ACR está mesmo em Ft. Hood/TX.
O interessante é que a partir de 2010, a 2nd. Brigada da 1st. Armored Divsion, irá mudar de nome: será a 170th brigada e irá mudar de Ft. Bliss/TX para Baumholder, Alemanha.
Ou seja a partir de 2010 serão 2 brigadas e um regimento baseado na Alemanha….bem menos do que as 2 divisões baseadas lá durante a guerra fria
Marine + Zé!
Realmente no momento está muito difícil acompanhar todas as mudanças que eles estão fazendo.
Marine:
A 1st. Brigada da 25ID está no Alaska sim; em Ft. Wainwright…como o Zé falou é a antiga 172nd Brigada Independente.
Zé:
A 2nd. Armored Cavalary Regiment não está em Fort Lewis/WA ??
E a 3rd. ACR está em Ft. Carson/CO ou em Ft. Hood/TX ?? Já ví as duas versões….
Pelo que sei a única unidade na Alemanha é a 2nd. Brigada da 1st. Infantry Mech. Division baseada em Schweinfurt / Alemanha…mas em breve irá se juntar ao resto da divisão em Ft. Riley/KS
A 11th continuará baseada em Ft. Irwin/CA, fazendo o papel de “inimigo”
pablo,o Brasil sim tem a capacidade industrial e tecnica para reverse-engineer o Piranha na Iveco. Esse nao e o problema. Ate o Iran fez isso com o F-5. O maior problema do Brasil,infelizmente,e a incompetencia e interesse proprio dos seus lideres. Exemplo: A Iveco ja em 2001 comecava os testes no Brasil do Centauro AIFV 8×8 e do Puma VBL (Veicolo Blindato Leggero),dai dando partida o programa da producao do URUTU 3. O programa foi entao cancelado,depois retomado,depois posto em hibernacao,e agora parecem que estao retomando de novo,tendo projetado a etrega de 16 prototipos ate 2012. Eu pergunto: 16 unidades de um transporte leve de tropas, depois de 11 anos? Porque tanta pressa? Para um pais que nunca construiu ou projetou nenhum blindado,tudo bem. Mas nao e o caso do Brasil. Realmente aplaudo o CFN. Que continuem fazendo suas proprias compras de material moderno,eficaz e de entrega rapida. Se ficassem esperando a eficacia e rapidez tipicas dos projetos brasileiros,ficariam chupando o dedo ate la por 2020.
Marine + Zé
Me esqueci de outro detalhe…no Alaska, além da 1st. brigada da 25th ID baseada em Ft. Wainwright; também existe a 4th. brigada da 25th ID baseada em Ft. Richardson.
Coralsea,
Entao pra uma divisao conhecida com “Tropic Lighting” as coisa estao bem frias pra metade dos seus infantes hein? rsrsrsrs
Que propaganda enganosa rapaz…
Entao passaram de 2 divisoes para uma “division size element” com basicamente tres unidades valor brigada…
como as coisas mudam…
Parabéns ao CFN por mais essa. Pena que os Piranhas venham “pelados”, somente com uma M-2. Sem sombra de dúvidas, a tropa mais bem treinada e melhor equipada do Brasil.
Desde quando os SK-105 são “tanques”????????????? são caça-tanques.
O problema é sempre a quantidade, para um pais do tamanho do Vaticano estaria bom , será que nunca vamos enchergar nosso verdadeiro tamanho?
Pinchas,
descordo que o valor nao e suficiente.
O CFN e basicamente uma Brigada Expedicionaria como uma MEB:
3 Bn. Inf
1 Bn. Op.Esp.
1 Bn. Art
1 Bn. blindado (Companhias com Piranhas e SK 105)
1 Bn. Engenharia
1 Bn. AAA
1 Bn. anfibio (Com AAV e veiculos p/ desembarques)
1 Bn. Logistico
1 Co. Policia
Entao como se pode notar e o mesmo “table of organization” que uma “Marine Expeditionary Brigade” e as companhias do Bn. Blindado sao suficientes p/ apoiar 3 Bn. Infantaria.
Agora se vc tivesse dito que gostaria de tanques reais ao inves dos SK 105, ai concordaria com vc meu amigo.
Abracos!
Acho, que o Governo brasileiro, deveria da oportunidade a industria bélica nacional, para o seu aprimoramento e crescimento uma vez que esse tipo de veículo militar não requer muita tecnologia na sua fabricação.
Amigos,
Todo mundo fala em aquizições de caças e carros de combate para o ano de 2015. Se realmente isso acontecer, será um ano abençoado.
Sds,
Pessoal.
Primeiro de td… à algum tempo q nao tenho tanto contato e acesso a informações por isso posso estar falando besteira. Portando me ajudem um pouco e me respondam no q estiver errado.
Sobre os piranha: a marinha, com a participaçao no Haiti, reparou q seus blindados estavam desatualizados. Foram feitas modificaçoes em alguns Urutus mas eles ja estavam um pouco ultrapassados para receber tdas as q necessitavam. por isso os piranhas foram comprados. a intenção q eu saiba é realmente padronizar c o exercito mas foi uma questao de urgencia. para a marinha é facil substituir os urutus pq n sao muitos, ja para o exercito fica bem dificil substituir uns 400 ou mais blindados desses ao mesmo tempo e por isso esta sendo aguardada uma versao nacional. versao esta q parece ter o exercito ja feito encomenda de 16 unidades de pre produção para teste. os fuzileiros deverão troca-los novamente. como estarao novos ainda, sera facil revende-los. os m113 sao veiculos sobre esteira e serao substituidos por outros de mesma tração. nao devemos nos confundir. os dois tipos de veículos sempre coexistirão.
portanto, pelo que penso, a aquisiçao foi acertada.
SO MAIS UMA COISA…
ALGUEM DISSE Q O EXERCITO NORTE AMERICANO POSSUI 10 DIVISOES MAIS 2 BRIGADAS INDEPENDENTES E TALZ. COMO DISSE ESTOU DESATUALIZADO… MAS SEI FAZER CONTA. COMO CADA DIVISAO AMERICANA TEM APROXIMADAMENTE 15.000 SOLDADOS(18.000 NAS DE FUZILEIROS), 10 DIVISOES SOMARIAM 150.000. E O RESTO?
SO NO IRAQUE TINHAM 100.000, NO AFEGANISTAO PELO MENOS UNS 30.000. E AS TROPAS NA EUROPA, ASIA, E SEILA ONDE MAIS??? E AS TROPAS NO PROPRIO TERRITORIO AMERICANO??? NAO TÁ FALTANDO NADA NAO?
O EXERCITO AMERICANO N TINHA ALGO EM TORNO DE 540.000 SOLDADOS AO TODO OU EU FIQUEI DOIDÃO?
OS FUZILEIROS SEI Q METADE FAZEM PARTE DA AVIAÇAO, GUARDA DE UNIDADES NAVAIS, EMBAIXADAS, E TD MAIS. POR ISSO O NUMERO N CASA MESMO. MAS NO EXERCITO ISSO N OCORRE.
A PROPOSITO… FUZILEIRO FOI FEITO PARA TOMAR E DEFENDER UMA CABEÇA DE PRAIA. CARROS DE COMBATE PESADOS N FAZEM PARTE. TERRENO POUCO EXTENSO PARA UTILIZAÇAO DELES. JA HELICOPTEROS, N IMPORTA O MODELO, SÃO MUITO BEM VINDOS. A ARTILHARIA DOS FUZILEIRO TANTO DE CAMPANHA COMO A ANTIAEREA TEM DE SER MELHORADAS EM MUITO. ESTA MUITO FRACA. A QUANTIDADE DE BLINDADOS ESTA BOA MAS SE TIVESSEM O SUFICIENTE PARA TRANSPORTAR 2 BATALHOES COMPLETOS SERIA O IDEAL. (SABENDO DE ANTEMAO Q TEREMOS EM BREVE DUAS UNIDADES ANFIBIAS. UMA NO RIO E OUTRA PROVAVELMENTE NO NORDESTE). NAO HA NECESSIDADE DE TRANSPORTAR TANTA GENTE ASSIM MAS TEMOS Q CONSIDERAR PERDAS E UTILIZAÇAO EM PONTOS DE DESEMBARQUE DIFERENTES.
TODOS BLINDADOS DEVEM SER ANFIBIOS. TEMOS RIOS PACAS E FUZILEIRO Q EU SAIBA VEM NORMALMENTE DA AGUA. PORTANTO NADA DE BLINDADO ANFIBIO SO PARA O EXERCITO.
POLITICAMENTE… TO CAGANDO E ANDANDO P POLITICA. AS RIQUESAS DE NOSSO PAIS SAO AS MESMAS INDEPENDENTE DE VERTENTES DE PENSAMENTO E TEM MUITO LIDER MALUCO ESPALHADO PELO MUNDO.
POR FAVOR. COMENTEM E MANDEM RESPOSTA TBM P MEU E-MAIL ABAIXO.
SVERDLOV@INFOLINK.COM.BR
Boa noite amigos!
Moro no RIO, tive a sorte nestes últimos dias de ver o PIRANHA III em movimento, ele é bem grade, alto e tem uma proteção bem melhor que o M113, juro que não escutamos muito o barulho do motor, um espetáculo ver o grandão em movimento, adentrando rua e derrubando tudo.
Uma pena que foi usada dentro da cidade maravilhosa, mais valeu seu uso.
Já o M113 e o Urutu caraca como grita o motor, e que fumase os veículos produzem, mais valeu também em velos, tinha ate o nosso cascavel.
Ele é pequeno perto dos outros três brindados leves. É um misto de caça tangue com brindado leve e tem uma torre bem interessante, e o seu motor é bem grande para o pequeno corpo do brindado cascavel. Pena que não suporta um canhão de 105m, gostei muito de velos. De novo repeto que foi uma pena ver sendo usado no RIO.
A todos os amigos uma boa noite.
Abraços.
Perdão amigos ñ falei que vi também os AAV-7.
Caraca muito grande este cara, com uma torre pequena, muito maneiro, é feito uma casa sobre largatas, alto e lergo. e sua brindagem também foi a segunda mais forte depois do Piranha lll.
Muito maneiro, pena que vi sendo usado adentrando ruas do meu querido RIO.
Abraço a todos.