10 mil militares em exercícios na fronteira Sul
A vigilância da fronteira do Brasil com o Uruguai, a Argentina e o Paraguai está reforçada. Até o dia 24, as Forças Armadas realizam na área a Operação Fronteira Sul II, treinamento militar que coíbe crimes fronteiriços e ambientais reais.
Ontem, 10 mil militares começaram a se deslocar para as áreas de fronteira da Região Sul. A meta é marcar presença em 2,5 mil quilômetros na linha divisória entre o Chuí (RS) e Guaíra (PR). As tropas procedem dos três Estados do Sul mais Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.
Além do Exército, que comanda a operação, participam Marinha, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil e órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Receita Federal e Agência Brasileira de Inteligência.
A primeira edição da operação, realizada nos mesmos moldes da atual entre maio e junho, teria reduzido a circulação de sacoleiros brasileiros em cidades paraguaias. A área da operação compreende quase 20% da fronteira terrestre brasileira.
De acordo com o comandante Militar do Sul, general-de-exército José Elito Carvalho Siqueira, as ações serão de patrulhamento, fiscalização de produtos e treinamento de uso de armas. De forma paralela à operação, serão realizadas ações junto às comunidades, como atendimentos de saúde, emissão de documentos, recreação com crianças e trabalhos de engenharia como recuperação de estradas, pontes e cisternas.
Os países vizinhos foram informados sobre a movimentação das Forças Armadas brasileiras.
De sexta-feira a domingo, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o comandante do Exército, general-de-exército Enzo Martins Peri, devem acompanhar as atividades nos três Estados.
FONTE: Zero Hora
Agora sim a diplomacia vai funcionar. O governo do Paraguai já enviou policiais para proteção dos brasiguaios da fronteira. realmente a ação valem mais que mil palavras.
Argentinos e Uruguaios não falaram nada.
Mas a imprensa e governo Paraguaios estão em polvorosa contra as manobras.
Sds.
Como um Cidadão Brasileiro, vendo a quantidade de manobras militares que são realizadas por ano, e com a divulgação que tem na mídia leiga, pode acreditar em crise séria nas FF.AA.
Minha preocupação é válida?
A baderna no paraguai,bolívia, equador, SP e RS são apenas reflexos da política tresloucada de LULA e do PT. O Motim da Polícia Civil e a trapalhada da PM paulista no sequestro em Sto André estão sendo explorados desesperadamente para reverter a esmagadora DERROTA nacional dos petralhas nas urnas. Já custou a integridade de jovens moças, quantas vidas brasileiras serão ameaçadas no paraguai? LULA está perdendo o controle dos extremistas, interna e externamente . Será que terá coragem de implementar o decreto 6592? De conter o HUGO BOSS? Ou se acovardará, deixando agricultores Brasileiros serem esbulhados apenas porque são…BRASILEIROS?
Guilherme,
“crimes ambientais e fronteiriços” viraram motivo suficiente para se realizar exercícios como este??????????????????
A verdadeira intenção é mostrar aos nossos vizinhos do sul ( principalmente Paraguai) que não somos tão ” manés” assim não. Pelo estardalhaço realizado por Assunção, acho que o recado chegou até o destino final.
Parabéns à todos os integrantes que estão realizando essa manobra.
Caro DaGuerra, vc ainda tem alguma dúvida, com o grande assessor Marco Aurélio ao lado do covarde Lula….nossos irmãos no Paraguai estão perdidos….As manobras no Sul é uma boa oportunidade para começarmos a estrangular o Paraguai…outrora o III Exercito costumava realizar grandes manobras…é bom ver a força (comando do sul) se movimentando novamente.
Tenho dúvidas se aqueles Brasileiros, quase todos colonos sulistas, podem contar com a proteção do (des)governo PeTralha. Se depender do ÓDIO RACIAL E DE CLASSES dos esquerdopatas, melhor pedirem ajuda para ALEMANHA, ITÁLIA e POLÔNIA…infelizmente.
Estamos “Rugindo nas fronteiras” é assim que se faz Parabéns às FAAs brasileiras !!!
Camaradas!! Confiram este link e os comentários dos leitores paraguaios
http://www.ultimahora.com/notas/163683-General-brasileño-dice-que-invadirá-Itaipú-si-Lula-ordena
Q é isso! Quantas mentes doentias, o sectarismo cega!
É…? Com que moral, se aqui o MST invade, destroi e mata sem um “miado” de ninguém?
Acredito em mudanças e acho que elas já começaram. Mas isso sabemos que não acontecerá da noite para o dia. Sinto muito pelos “fundamentalistas” acima e sua eterna insatisfação, isso demonstra que estão sempre infelizes e que dificilmente regam seu espírito de esperança, ficam sempre contestando afim é esse, e somente este o seu papel.
Temos sim que criticar, afinal falhas e desvios existem, mas, com uma visão restrita, simplesmente detonar e destruir tudo que tanto se demorou para construir??? Me desculpem, não concordo com essa insatisfação latente e crônica, o espírito não pode adoecer neste momento.
Espero que exista remédio para a eterna insatisfação dos fundamentalistas, para estes sectátios, sejam eles de onde forem, de direita ou de esquerda.
Ao menos estamos nos movimentando. Essa ideia de negociar sem pressão é coisa de quem não enxerga um palmo a frene do nariz. Temos sim que mostrar que baderna em nossas fronteiras não será tolerado.
“Rugindo nas fronteiras” — [ Pinchas Landisbergis ]
A questão da tríplice fronteira é um tema de extrema relevância.
Sem querer reduzir o probléma dos ” Brasiguaios ” [ que é MUITO GRAVE ], essa atitude do governo do Brasil é muito oportuna devido a outras questões que também estão em jogo neste cenário da tríplice fronteira.
O novo cenário latino-americano incomoda com o aumento crescente no que tange a aproximação ideológica e fízica de certos paizes Sul-Americanos [ Bolivia/Venezuela ] com nações [ Irã/Russia ] que se opõe ferozmente a influncia norte-americana.
O jornal Folha de S. Paulo, em 30/06/2004, noticiou que o Departamento de Defesa dos EUA (DOD), vê a região da tríplice fronteira Brasil-Argentina-Paraguai como ” financiadora de terroristas árabes “.
É uma região que contém ao redor de 700 mil habitantes, formada de guaranis, mestiços e uma — grande comunidade de árabes, se dividem em muçulmanos xiitas e sunitas e uma pequena população de cristãos emigrados do Líbano, Síria, Egito e dos — territórios palestinos.
Em sua maioria chegaram nos anos 70, com a construção de Itaipu, e se dedicam em grande parte ao comércio.
[ A aproximação do Governo do Irã com o Governo da Venezuela, mas princípalmente com o Governo da Bolivia, é EXTREMAMENTE PERIGOSO, porque liga a tríplice fronteira diretamente com o Hezbollah e a Al Kaida ]
Outro dado é a presença militar norte-americana na região.
A partir dos anos 90, o Pentágono desenvolveu uma nova estratégia de uso de instalações militares.
Procuram construir em outros países estruturas como quartéis e pistas de pouso, onde realizam exercícios militares, e que podem ser utilizadas em uma possível intervenção militar.
Esse é o caso da renovada pista de pouso Mariscal Estigarribia, no Chaco paraguaio, localizada a apenas 250 km da Bolívia e igualmente próxima do Brasil e da Argentina.
É uma moderna pista de pouso com 3.800 metros de comprimento e 70 metros de largura, maior do que o aeroporto de Assunción.
Tem condições de receber aviões Galaxy, os que são utilizados pelos Estados Unidos para transporte de carga e de tropas.
Fora ela, no ultimo período os EUA ajudaram a construir outras estruturas nas localidades de Oviedo, Salto del Guará y Pedro Juan Caballero, que podem ser utilizadas para fins militares.
Em 19 de agosto de 2004, o poder executivo promulgou a Lei 2447-04, ” que aprova o convênio de troca de notas entre o governo da Republica do Paraguai e o governo dos Estados Unidos da América, relativo a exercícios, seminários, conferencias e intercâmbios militares “.
Entre junho de 2005 e 31 de dezembro de 2006, os EUA realizaram 13 exercícios militares com a participação de 400 soldados.
Na época, o Ministro de relações exteriores, Celso Amorim, afirmava que ” a presença de ‘400 marines’ em manobras militares durante alguns meses no Paraguai evidentemente preocupava, pois é um contingente importante “.
Só para lembrar, em 17 de julho de 2006 foi aprovada uma moção no Senado americano para a criação de uma força tarefa anti-terror no hemisfério ocidental, principalmente na região da tríplice fronteira.
O que na época foi repudiado pelo governo brasileiro.
Vale destacar que a postura do governo brasileiro tem sido digna e soberana, afirmando que não existem indícios nesta área de funcionamento de células terroristas.
Na época o tenente coronel Philip K. Abbott, do exercito dos EUA afirmava que:
— ” A tríplice fronteira é uma área ideal para o surgimento de grupos terroristas “.
Ele afirmou também que:
— ” Embora essa área não seja atualmente o centro de gravidade para a guerra total contra o terrorismo, ela tem um lugar importante na — [ ESTRATÉGIA ] “.
Bem, caso esta estrutura já existente falhe devido a políticas de novos governos na América do Sul, já está aí a IV-Frota.
Em suma, se o governo do Brasil não se mostrar ativo militarmente e capaz para controlar os acontecimentos na ‘tríplice fronteira’, já está apostos quem pode fazê-lo.
Aff e a gente tem que ler certos comentários…
O Brasil, precisa sim, de pessoas inteligentes e capazes, para fazer no momento certo o que precise ser feito, em prol dos cidadãos brasileiros e do país como um todo, governos de outros paises, defenderão certamente interesses outros, e para isso, devem utilizar-se de seus meios e arcar com os custos para o empreendimento, não temos que nos preparar para exercer controles além fronteira, sem real interesse de nossa parte.
Além do que, com ou sem a IV frota, as forças dos EEUU atuarão onde melhor lhes convier, independentemente de haver ou não frota que abranja determinada área, ou será que por não haver frota encarregada da Africa, aquele continente não terá atuação de forças daquele pais?
Nos comentários a respeito da triplice fronteira há 4 anos, faltou dizerem que naquela região, os diversos segmentos atuam de forma harmoniosa.
Acredito na importancia das manobras realizadas pelas Forças Armadas brasileiras com a Operação Fronteira Sul II, o Brasil se quer um lugar no Conselho de Segurança das Nações Unidas tem que se fazer respeitado no Continente! È o minimo que nós esperamos deste Governo.
Sds.
400 marines não são nada! Pior quando esta pista começar a receber ANTONOV, ou ainda pior…SUKHOI…qual a distância até os grandes centro…Ah, não há necessidade mas quem sabe um ou dois TUPOLEV?
dA gUERRA, jÚLIO E vOLUNTÁRIO DA pÁTRIA:
COMO VOCÊS FALAM “MATÉRIA ORGÂNICA, USUALMENTE DE TOM MARROM; PROCESSADA PELOS INTESTINOS E EXPELIDA PELO RETO”!!!!!!!!!
VOCÊS AINDA VÃO MORRER DE TANTO ODIAR.
NÃO APÓIO DE FORMA INCONDICIONAL O GOVERNO DO LULA, E NA VERDADE SOU CONTRA VÁRIOS ASPECTOS DE SUA ADMINISTRAÇÃO. MAS DAÍ VOCêS ESCREVEREM QUE ELE É RESPONSÁVEL PELO QUE ACONTECEU EM SÃO PAULO????!!!!!
VOCÊS SABEM QUAIS OS MOTIVOS DA GREVE???!!! QUANDO COMEÇOU???!!!! QUAIS AS REINVIDICAÇÕES DOS GREVISTAS???!!! PORQUE DECIDIRAM MARCHAR ATÉ A SEDE DO GOVERNO???!!!
E MAIS, O QUE O GOVERNO TEM A VER DIRETAMENTE COM OS “BRASIGUAIOS”??? NÃO PODEMOS ITERFERIR DIRETAMENTE NA SITUAÇÃO DELES!!!!! HÁ QUE SE FAZER GESTÕES DIPLOMÁTICAS!!!!! A SITUAÇÃO DOS BRASIGUAIOS INTERESSA SIM AO GOVERNO, MAS O BRASIL AJIRÁ DE ACORDO COM SUAS MELHORES TRADIÇÕES E DENTRO DO ESPÍRITO DEMOCRÁTICO E DE RESPEITO A LEI QUE TANTO PEDIMOS AQUI MESMO NESTE FÓRUM!!!!!
VOCÊS É QUE SÃO OS SOCIOPATAS, PSEUDO-XENÓFOBOS FASCISTAS, ULTRA-NACIONALISTAS TÃO PERIGOSOS COMO OS COMUNISTAS, COM A DIFERENÇA QUE NUNCA SENTIRAM O PESO DE UM FUZIL NUMA MARCHA FORÇADA. OS TEXTOS QUE VOCÊS PUBLICAM AQUI TÊM O ESPÍRITO DA AGRESSÃO E COVARDIA.
O BRASIL NÃO PRECISA DE GENTE COMO VOCÊS!!!!!!!!!!!!!!
Congratulações ao Mauro por sua “Chamada à Razão”. Uma mensagem clara, lúcida e sensata.
AGORA SIM!! – NEGOCIAR ENERGIA EXIGE FORÇA, O BRASIL NÃO PODE ABRIR MÃO NEM DE 1WT, AFINAL O PARAGUAI É DONO SÓ DE DIREITO, QUANTOS REIAS O MESMOS COLOCARAM NA CONSTRUÇÃO?? – É ASSIM QUE SE FAZ, DEVÍAMOS TER FEITO TAMBÉM NO CASO DA BOLÍVIA, ESPERO QUE O BRASIL REAJA SEMPRE A ALTURA. OS EUA, A CHINA, A RUSSIA, A FRANÇA, A GRÃ-BRETANHA, todos fazem assim, intão está certo.