Plebisul: Maioria vota pela separação de RS, SC e PR do Brasil

315
separatismo3

Consulta realizada no dia 7 de outubro não tem validade formal

Por Paula Sperb

Enquanto o mundo presta atenção no desejo de parte dos moradores da Catalunha em separar o território da Espanha, a maioria dos participantes do Plebisul, – plebiscito informal sobre a criação de um novo país com a separação Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do Brasil – votou favoravelmente ao projeto separatista.

A votação ocorreu no dia 7 de outubro, das 8h às 17h, e a apuração alcançou 85,3% das urnas na noite de deste domingo com 96,12% votos pela separação e 3,88% contrários de um total de 340.422 votos, menos de 2% do total de eleitores registrados nos três estados. Juntos, RS, SC e PR têm 21.284.501 eleitores de acordo com as estatísticas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O número de votos ficou abaixo do esperado pela organização do movimento “O Sul é meu país“. A participação, porém, seria o suficiente para que o grupo apresente um projeto de lei de iniciativa popular às assembleias dos três estados para que um plebiscito formal seja convocado em 2018, simultaneamente às eleições, de acordo com Celso Deucher, um dos fundadores do grupo. “A gente tem um novo desafio, uma peleia muito grande pela frente: teremos que convencer a maioria dos deputados para que aprovem o projeto”, disse a Deucher, morador de Lages, em Santa Catarina.

Em relação ao número de participantes da votação, que em 2016 foi praticamente o dobro, Deucher entende que as fortes chuvas e temporais que atingiram o Sul no final de semana somados a 35% de urnas que não foram abertas podem ter prejudicado o envolvimento dos “sulistas”. Para o líder separatista, as filas que se formaram para assinatura do projeto também causaram desistências na participação.

No sábado, na urna acompanhada por VEJA, a maioria dos participantes tinha como motivação para o voto pela separação a corrupção política e a crise econômica do país. “Nós somos constrangidos a viver nessa miséria. Estou muito insatisfeita com a administração de Brasília”, disse a dentista Denise Kaliolosly de Oliveira, de 58 anos.

“A ideia é boa porque vai melhorar nossa economia, separando pode melhorar muito”, disse a estudante Cristine Fontana, de 18 anos. Além dos convictos pela separação dos três estados do Sul, há também quem ache a ideia de um novo país “radical”, mas ainda assim votou a favor para expressar sua indignação. “A ideia é um pouco radical, mas a separação dos governos me agradaria.

A gente tem um país com pouca ética, um governo muito centralizado e pouco aberto. A administração fica descontrolada e acaba em corrupção. Sempre se teve a ideia de que o Rio Grande do Sul é próspero, mas o estado também está em crise”, disse o bancário Walter Germano Behz, que teme a privatização do Banrisul, onde trabalha.

Leia a matéria completa no site da Veja.

FONTE/FOTOS: Veja

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

315 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Camilo
Camilo
7 anos atrás

Já começamos ,como em nesses 3 estados não tivesse corruptos ,como tivesse só no resto do Brasil.

Bosco
Bosco
7 anos atrás

Nem sabia disso!
Depois que separar o Sul aí fazem um plebiscito pra separar os 3 estados. Cada um vira um Estado independente. Depois, fazem um para separar os 1200 municípios e todos virarem Estados soberanos. Aí tem os bairros, podem ser murados e virarem Estados independentes e soberanos.

Bosco
Bosco
7 anos atrás

Agora, falando sério, eu apoio! Só da Luciana Genro, da Maria do Rosário e da Glesi Hofmann se pirulitarem do Brasil, pra mim já tá valendo a pena.

Burgos
Burgos
7 anos atrás

Há muitos anos atrás já tentaram apresentar um projeto louco dessa suposta separação.
Foi considerado Incostitucional e o velha guarda que apresentou tal ideal também deram sumiço nele !!!
Nao vai vingar nunca isso dai !!!

Gilson Moura
Gilson Moura
7 anos atrás

Isso não aconteceria se o federalismo fosse sério no nosso país. Me desculpem mas eu sou totalmente contra a separação da região Sul do país. Há várias formas de contornar essa situação, basta o povo simplesmente querer e fazer a mudança necessária. Temos que dar mais poder aos governos estaduais para eles fazerem seu plano de governo, temos que acabar com o repasse das verbas municipais e estaduais para o governo federal, com isso alimenta aqueles canalhas lá de Brasília e se tornam mais poderosos do que jamais foram, os governos estaduais deveriam ter total autonomia do governo federal, exceto em defesa nacional e política externa, como acontece em Hong Kong e Macau.

Ivan BC
Ivan BC
7 anos atrás

Acho fundamental o questionamento acerca do objeto disso, ou seja, aqui que vem antes da votação e que curiosamante a mídia jamais discutiu, sequer tocam no assunto, assim como a classe política. Discutir a estrutura de Estado é fundamental, isso nunca foi feito no Brasil, sempre foi algo de cima para baixo…tudo aquilo que fundamenta esses anseios da “separação”.
O Estado brasileiro é toalmente centralizador, nunca fomos uma federação de fato. Para quem não sabe, a União tem uma força incrível em relação aos outros entes, para terem uma ideia mais de 60% de todo dinheiro arrecadado no Brasil cai no BOLSO da União, todo o resto fico com os outros entes. Um Presidente no Brasil tem força de um tirano…Isso é muito ruim para as pessoas e para os entes federados. Na prática os Estados e municípios não tem autonomia, existe uma discricionariedade muito pequena para tomar decisões.
Quantas cidades turísticas no Brasil perdem receita por que a União não aceita a existência de cassinos? Quantos agricultores são assassinados no interior do Brasil porque o Lulão decidiu que o cidadão não pode ter armas. As culturas locais dos povos historicamente são suprimidas por interesses do presidente da república, são inúmeros casos disso, durante a Era vargas os descendetes de alemães não poderiam falar alemão em lugares públicos, para Vargas o agricultor que plantava batata virou um Nazista. òbvio que ele sabia que o sujeito não era nazista, fez isso apenas como forma de perseguição!
São inúmeros casos de excesso de poder central nos Estados, isso é perigoso e isso mata a diversidade de ideias e formas que existe dentro do Brasil. Muitos Estados poderiam ser melhores do que são…
Quando observamos algumas coisas no Brasil ficamos assustados, por exemplo, o Acre (assim como outros Estados menores) com uma população de 700 mil pessoas tem 3 senadores; São Paulo tem 45 milhões de pessoas e tem 3 senadores também. A proporção de deputados federais do Acre e outros Estados em relação a Santa Catarina (6 maior PIB do Brasil e com 7 milhões de habitantes), por exemplo, é algo ridículo, fica nítido que SC perde representatividade federal. O peso político disso é brutal, gera uma desigualdade imensa e cria uma estrutura de dependência enorme. O governador é obrigado a babar ovo para o Lula, Dilma, Temer e qualquer outro pamonha que venha a ocupar tais cargo.
Na parte tributária idem, SP, assim como MG, RJ e os Estados do Sul transferem centenas de bilhões para a União, no entanto, o dinheiro volta em uma proporção muito menor para esses Estados, sendo que as demais locais não para de aumentar (as despesas). Se transferem dinheiro mais para a União significa que esses citados tem uma capacidade maior de geração de riqueza, na mesma proporção existe ÔNUS produtivo, o lado negativo disso…Na outra ponta alguns Estados recebem dezenas de bilhões a mais do que transferiram para a União.
Há Estudos que mostram que o Estado de SP perde anualmente nessa conta cerca de 100 bilhões de reais.
A nossa Constituição de 1988, apesar de ser chamada de CIDADÃO E DEMOCRÁTICA, na prática não foi construída de forma tão democrática como dizem, a classe político moldou o Estado conforme seus interesses. O brasileiro médio não sabe que o Brasil escolheu o modelo social-democrata, as pessoas sequer sabem a diferença entre esse modelo e outros mais liberais. A classe política desde o início construiu um Estado enorme, controlador e muito rico…se o Estado é grande há outros entes pequenos, se o Estado é controlador há alguém sendo controlado, se o estado é rico é porque ele tira riqueza de alguém (as pessoas).
Enfim, em vez de fazer uma crítica pejorativa a movimentos separatistas, acho melhor o sujeito buscar entender os problemas que existem na nossa federação, pois eu citei apenas 2 (centralização de decisões e arrecadação da União) dos inúmeros problemas do nosso modelo.
Enquanto não há diálogo com a sociedade as pessoas vão continuar insatisfeitas, vão continuar percebendo que há algo de errado com a localidade onde mora…o caminho mais sensato é buscar resolver esses entraves existentes no país.
APENAS PARA LEMBRAR: Há movimentos semelhantes em SP, Espírito Santo, e alguns Estados do nordeste como Pernambuco.
Quem gosta de história do Brasil sabe que houve inúmeras revoluções regiões durante muito tempo, especialmente no período regencial e pós proclamação da república. Apenas para recordar o Rio Grande do Sul e Minas Gerais eram Estados com uma cultura POPULAR muito forte no sentido do liberalismo, eram Estados que sempre buscaram a autonomia de fato, curiosamente sempre foram suprimidos pelo Estado. Na verdade no nordeste também houve movimentos liberais…observem como os intelectuais da época tinham essa noção e ciência do perigo da concentração de poder, a parte pensante da sociedade discutia tal problema na época, não estou falando de separação de regiões, estou falando de autonomia e respeito as peculiaridades de cada região.
Acho essa discussão fundamental…é um problema sério que quem está no topo da pirâmide não deseja discutir, pelo contrário, só há silêncio em Brasília…
Abraço!

Ivanmc
Ivanmc
7 anos atrás

Eu votei sim. Chega de dar dinheiro para Brasília sem nenhum retorno.

Ivanmc
Ivanmc
7 anos atrás

Ivan BC 14 de outubro de 2017 at 20:27.
.
Belo comentário. E coaduno com as suas idéias.
Sds.

Walfrido Strobel
7 anos atrás

Querem criar mais um estado sul americano, e para que???
Só para se livrar de Brasília, e mudar para Porto Alegre iria mudar o que?
Mudar a corrupção de endereço.

Ivanmc
Ivanmc
7 anos atrás

Eu quase não visitava o Forte e me arrependo, está ótimo esse site, belas matérias e bem pertinente os assuntos. O pessoal debatendo legal, gostei. Vários pontos de vistas diferentes dos debatedores.
Agradeço.

Ivanmc
Ivanmc
7 anos atrás

Walfrido Strobel 14 de outubro de 2017 at 20:34.
.
Isso é verdade. Porém, sob outro ponto de vista pelo menos o dinheiro fica aqui, será melhor cobrar dos corruptos em casa Brasília fica muito protegida. Mas, é verdade WS a corrupção ficará no quintal.

Bosco
Bosco
7 anos atrás

Muitos que são a favor da separação do Sul ou de São Paulo se ouvirem falar em separar a Amazônia do Brasil ou de internacionalizá-la têm um bebê no meio da rua. A Amazônia não pode!!!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
7 anos atrás

O Brasil, precisa de um pacto federativo mais justo e como eu sei que isto não será feito não posso culpar os que promovem este tipo de movimento.

H.Saito
H.Saito
7 anos atrás

Bosco, quem está a favor da separação do sul e SP está pouco se lixando com a Amazônia, quer mais é que ela se queime com todos os corruptos de lá! kkkkkk

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Não somos uma República Federativa. Não existe autonomia de municípios e estados.
Aqui mesmo no Rio ainda existem vários órgãos federais, herança da época que era Distrito Federal, 57 anos atrás !
Cidadãos são melhor atendidos pelos municípios em questões de educação e saúde. A solução dos problemas do cidadão deve ser local. Brasília fica longe em todos os sentidos.
O Brasil é muito diverso, o que funciona bem em um lugar não funciona em outro.

Bravox
Bravox
7 anos atrás

Eu votei sim, Ivan BC melhor comentario até agora !

Ivan BC
Ivan BC
7 anos atrás

Walfrido Strobel 14 de outubro de 2017 at 20:34
Há diversos estudos nas ciências sociais que demonstram que o controle social é diretamente proporcional a proximidade entre as partes (coesão social). As pessoas tendem a cuidar daquilo que estão proximas delas e não de algo que está a milhares de quilometros. No caso da corrupção federal, hoje temos internet…imagina em 1960 quando fizeram Brasília?
Corrupção sempre vai existir, perto ou longo, mas quanto mais coeso uma comunidade maiores são as chances de inibir tal ação. Por isso a importância da liberadade local, liberdade individual de empreender, os próprios individuos conhecem seus problemas e se organizam para resolve-los, nesse contexto de dificuldade, certamente a racionalização será maior, evitando desperdícios e corrupção. Tal pensamento é tipo como um dos que fundamentam a coesão e ética dos suecos, noruegueses e filandeses…historicamente são povos muito coesos, agem de forma coordenada, com um sentimento de familia, de reciprocidade nas ações. Quando isso morre, nasce o sentimento de isolamento e vira um sentimento de cada um por si…agem por obrigação legal e não familiar. Tão verdade que há muito mais crimes nas cidades turísticas do que nas cidades com pouca mobilidade, pois nas cidades turísticas há uma diversidade muito grande, tudo vira número, há perda de coesa…
Um problema muito grande no Brasil, na minha opinião, é a mídia e o Estado venderem a ideia de que o Brasil é um país com a cara do Rio de Janeiro, como se fossemos todos miscigenados, mulatos, jogadores de futebol etc…aquele velho estereótico de carioca, aquele criado na Era Vargas, sendo que conheço inúmeros cariocas que odeiam futebol, cerveja, praia etc…inclusive a ex-esposa do meu irmão kkkkk
A mídia e o Estado suprimem os brasileiros, por exemplo, o nordestino, o gaúcho, o paulista, o mineiro etc…basta ver os comerciais, todos vendem o tempo inteiro a ideia de Brasil-carioca.
Em vez de enriquecer as riquezas culturais de cada localidade, o Estado prefere matar essa riqueza…é algo muito estranho!
Não estou falando mal de carioca, nada disso, estou falando que deveriam criar a identidade cultura brasileiro com base na diversidade de indivíduos, o brasileiro é o conjunto de partes e não a MISTURA DE PARTES (equalização). No meu entender isso seria valorizar os brasileiros…
Abraço!

Joshua
Joshua
7 anos atrás

Sou a favor da separação e a capital deste novo pais tem que ser CURITIBA, o RIO Grande do Sul ta falido por ma administração e devido a isso não pode ser Porto Alegre a capital.

Juarez
Juarez
7 anos atrás

O nosso hino, na ponta da língua de todo patriota Pampeano já diz em um de seus versos:
“Povo que não tem virtude acaba por ser escravo”
Nos somos gaúchos e amamos a nossa pátria, cujas fronteiras foram marcadas na pata de cavalo,na ponta das espadas e no sangue que de bravos.

G abraco

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
7 anos atrás

Dados do ano passado da arrecadação de cada estado e do que recebeu de volta.

Quando eu vejo o quanto SP recebeu do Governo Federal e do quanto pagou, eu começo a dar razão para o Separa SP..

Arrecadação Transferência Diferença
AC R$ 1.184.763.616,32 R$ 4.469.030.072,40 R$ 3.284.266.456,08
AL R$ 3.719.648.849,47 R$ 9.576.443.940,77 R$ 5.856.795.091,30
AM R$ 13.198.950.022,01 R$ 7.731.947.264,81 -R$ 5.467.002.757,20
AP R$ 882.117.470,47 R$ 4.031.792.712,91 R$ 3.149.675.242,44
BA R$ 24.933.231.709,51 R$ 32.244.348.229,38 R$ 7.311.116.519,87
CE R$ 18.046.611.009,34 R$ 20.299.670.292,77 R$ 2.253.059.283,43
DF R$ 161.437.925.405,93 R$ 16.225.395.596,73 -R$ 145.212.529.809,20
ES R$ 17.358.816.881,39 R$ 7.331.552.550,26 -R$ 10.027.264.331,13
GO R$ 14.578.866.041,39 R$ 10.536.992.995,02 -R$ 4.041.873.046,37
MA R$ 7.060.392.461,37 R$ 19.608.581.083,45 R$ 12.548.188.622,08
MG R$ 70.098.287.003,34 R$ 31.313.883.903,99 -R$ 38.784.403.099,35
MS R$ 7.111.738.833,99 R$ 5.306.310.967,21 -R$ 1.805.427.866,78
MT R$ 8.991.182.797,95 R$ 6.958.660.665,65 -R$ 2.032.522.132,30
PA R$ 9.991.293.120,14 R$ 18.283.099.718,80 R$ 8.291.806.598,66
PB R$ 5.745.882.444,40 R$ 11.184.025.387,30 R$ 5.438.142.942,90
PE R$ 22.609.835.747,47 R$ 18.868.424.368,72 -R$ 3.741.411.378,75
PI R$ 3.659.829.189,48 R$ 10.277.749.120,42 R$ 6.617.919.930,94
PR R$ 61.649.557.708,37 R$ 16.527.167.415,14 -R$ 45.122.390.293,23
RJ R$ 194.874.562.630,58 R$ 21.824.951.757,03 -R$ 173.049.610.873,55
RN R$ 5.252.308.723,62 R$ 8.987.284.655,46 R$ 3.734.975.931,84
RO R$ 2.958.777.011,98 R$ 4.586.683.972,58 R$ 1.627.906.960,60
RR R$ 999.411.393,18 R$ 3.346.803.802,35 R$ 2.347.392.409,17
RS R$ 63.230.128.052,75 R$ 15.694.561.766,95 -R$ 47.535.566.285,80
SC R$ 45.790.939.764,95 R$ 9.386.602.299,84 -R$ 36.404.337.465,11
SE R$ 3.789.644.447,18 R$ 7.000.014.316,73 R$ 3.210.369.869,55
SP R$ 518.819.154.122,84 R$ 41.123.657.875,26 -R$ 477.695.496.247,58
TO R$ 1.930.323.181,08 R$ 6.502.925.811,81 R$ 4.572.602.630,73

Obviamente que a corrupção não ia morrer, mas pelo menos resolveríamos os nossos problemas localmente.

EParro
EParro
7 anos atrás

Roberto 14 de outubro de 2017 at 20:21

Pela primeira vez, em toda minha vida, tenho um “pontinha” de dúvida a respeito.
Penso que passou da hora de revisar-se o tal do “Pacto Federativo”, mormente sobre a tributação e depois sobre a representatividade e por aí segue.

Ivanmc
Ivanmc
7 anos atrás

H.Saito 14 de outubro de 2017 at 20:54 .
.
Isso é verdade, sou a favor da separação do sul e não estou nem aí para a Amazônia.

Ivanmc
Ivanmc
7 anos atrás

Os deputados federais levam 100% dos impostos dos Estados para Brasília, separam 5% e devolvem 2% de contraprestação de serviços. Isso não me parece nada democrático.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
7 anos atrás

Meus caros,

em todo lugar há aqueles que pensam que se separar é a solução pra tudo. Cabeças de vento é igual a mato, nasce em todo lugar, inclusive nos EUA… E, lá o pau pega pra esse tipo de gente.

A verdade é que muitos vão na onda por pura desinformação, ingenuidade. Fato é que, há que se tomar cuidado com essas pessoas que fomentam tal coisa. Inclusive passar uma lupa bem grande nas finanças dessas pessoas para ver se não estao sendo financiadas por agentes externo. Outrossim, este tipo de situação é um dos motivos do porque eu nunca concordei com a alocação praticamente total das nossas forças blindadas no Sul do país.

Sempre vi esta movimentação em massa das forças blindadas para o Sul como algo temerário…

Mas continuando, tal movimento deve ser combatido como de fato é, inimigo da unidade nacional brasileira. Sabotadores de nossas legitimas fronteiras. Não importa a palavra de ordem que usarem, nada justifica conspirar para a secessão territorial da Nação.

Falem o que quiser, mas jamais devemos tolerar tais eventos como este. Que as Forças de Segurança não deem o minimo espaço para esses conspiradores. Que sejam enquadrados na Lei de Segurança Nacional que trata de conspiradores, traidores da Nação.

Não é porque há corrupção, pobreza, violência, ou não funcione a contento o sistema federativo do país que vá se usar disso como desculpa para seccionar nosso território. Isso de jeito nenhum!!!

Deus nos concedeu este espaço de chão a séculos, e devemos sim fazer por onde merecer está dádiva. Precisamos melhorar em muita coisa, é verdade. Mas, aquilo que o Senhor Deus UNIU assim deve permanecer pelos séculos. Assim sendo todos os que nascem neste torrão de terra de norte a sul, de leste ao oeste, do Oiapoque ao Chuí devem permanecer como tem sido a séculos….irmãos!!!

E, maldito seja aqueles que buscam separar irmaos!!!

Grato

Ivanmc
Ivanmc
7 anos atrás

Juarez 14 de outubro de 2017 at 21:29.
.
É isso aí.

Jr
Jr
7 anos atrás

Que a Abin e a inteligência das forças armadas fiquem espertas e descubram quem é que tá financiando esses vag*bundos. É assim que as coisas começam, lá na Catalunha todo mundo já sabe que aquele tal do George Soros é que esta por trás da tentativa de independência, essas ONG(s) chegam ao país financiando esse tipo de coisa e ninguém sabe quem é que esta por trás delas e qual é o objetivo delas

Ivanmc
Ivanmc
7 anos atrás

Tem parte das forças armadas aqui no Sul que já estão bem decididos…

Roberto
Roberto
7 anos atrás

muitos não foram votar mais são favoráveis a proposta…… ganharia fácil! estão subestimando a força, da mesma forma que dormem enquanto surgem vários grupos radicais de ultra direita… gleisi, maria do rosario, mst e outros…. kkkkkk paga pra ver!

Mahan
Mahan
7 anos atrás

Até agora a panfletagem vermelha movida a propina neste blog era só uma comédia mas agora joga sobre os Brasileiros da Região Sul um fantasma desconhecido por muitos que remonta aos conflitos da II WW. Totalmente fakenew. Moro no Sul e nunca sequer ouvi falar dessa palhaçada. Quem estará levando na mão pra publicar essas mentiras?

SmokingSnake ?
SmokingSnake ?
7 anos atrás

Imagino que se o 9 dedos ganhar novamente esse movimento vai ganhar muita força, o pessoal do RS não apoia mais o PT depois que elegeram um governador pt e no final do mandato o estado estava quebrado e a violência disparando (até no sul conseguiram levar essa praga que assola o Brasil todo). Sem contar toda a injustiça com retorno de impostos como já citaram, o estados do Brasil já não tem autonomia nenhuma e o governo federal ainda escolhe alguns a dedo para não darem nada e ficarem sem dinheiro também.

Ivan BC
Ivan BC
7 anos atrás

PRAEFECTUS 14 de outubro de 2017 at 22:11
Comentário sem nexo!
Essa mentalidade, esse tipo de pensamento autoritário, fez no início do século passado as forças nacionais MATAR dezenas de milhares de sertanejos entre SC e PR, famosa guerra do contestado, onde um monte de familias foram retiradas a força de suas terras (simples agricultores), por uma empresa estrangeira, tais indivíduos sem teto iniciam um movimento para recuperar suas terras invadidas e são massacradas pela UNIÃO. Tem injustiça maior do que isso?
Em vez de dialogar, preferiram matar os sujeitos que estavam no seu direito!
Em vez de discutir um problema que existe, isso é inegável, basta estudar um pouco de direito constituicional, um problema nacional e não apenas centrado no sul….volto a repetir: não apenas no sul, como também no nordeste, sudeste e até no norte do país com o Estado do Pará (alguns pretendem separar esse Estado).
Você apresenta diversos argumentos demonstrando que existe um problema real, aliás, diversos problemas, mas a mentalidade do sujeito só percebe: conspiração, guerra, repressão, traídores, Soros (sendo que tal discussão existe desde antes de Soros nascer…basta ver a Revolução Farroupilha – 1835-1845 e a Inconfidência Mineira, assim como a Revolução pernambucana).
Vão tirar o guerreiro de caatinga do nordeste? A Marinha do RJ? A ESA do Estado de MG? O guerreiro de selva do Pará? Vão acabar com a 2 Região Militar de SP?
Acho que a ABIN, FA e todo esse aparato deve ser utilizado para proteger as pessoas e não interesses de meia dúzia.
Tenho certeza que esse movimento é muito mais de insatisfação (legítimo) pela estrutura de Estado existente do que pela vontade de desmembramento. Sem dúvidas o foco não é a separação, mas a alteração da situação…até porque se o Sul, Sudeste, Nordeste etc…um dia quiser a separação, ninguém segura, muito menos blindados, não há 200 países no mundo por acaso.

tomcat3.7
tomcat3.7
7 anos atrás

Praefectus vc foi perfeito e irretocável em suas palavras.
Pra mim esse papo de separação é papo de covarde e oportunista.

Jr
Jr
7 anos atrás

PRAEFECTUS assino embaixo de tudo que você comentou, esses oportunistas ao invés de perder tempo em fazer referendo, deveriam se juntar e botar para correr todos esses políticos vag*bundos que faliram o estado do RS, não deixaram um tostão no caixa, rasparam tudo, não tem dinheiro nem para pagar o salário dos servidores direito. Tem muito político vag*bundo em Brasília, isso ninguém nega, mas quem faliu o estado do RS foram os políticos locais

LucianoSR71
LucianoSR71
7 anos atrás

Aos viajantes na maionese, gostaria de dar-lhes uma pitada de realidade. Vão se separar? Ok. E como vão cuidar de algumas coisinhas como Previdência, ou vcs acham que o governo central vai pagar pensão p/ ‘estrangeiros’? Direitos adquiridos nas mais diversas áreas, quem os reclama vai abrir mão? O RS é forte na agropecuária? E como vão exportar? Acha que algum país sério vai agilizar toda aquela burocracia de exigências que levaram anos p/ serem conquistadas só p/ ajudarem os revoltados? E enquanto isso como vão se sustentar lembrando que terão que estruturar TUDO que necessita uma nação nova.
Outra coisa, temos estados que dependem do governo federal, mas e dentro dos seus estados revoltados não têm municípios bancados pelo governo estadual? Vão tratá-los c/ um poder central obrigando a serem extintos, güela abaixo? E por fim, onde vão encontrar uma elite incorruptível ( p/ os 3 PODERES ) p/ lhes governar? É porque senão daqui a pouco vão reclamar do novo governo e querer dividir a divisão.

Ivanmc
Ivanmc
7 anos atrás
Arariboia
Arariboia
7 anos atrás

Podem votar! Eles só não podem se comparar com a história dos catalães ou os mesmos motivos. Mas podem votar é direito deles… A melhor pra isso melhora tou acabar, é eles poderem votar com todas as garantias de votar.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
7 anos atrás

Ivan BC 14 de outubro de 2017 at 22:57,

meu caro, entre os Estados, qualquer aspecto estrutural federativo e ou institucional é discutivel. Separatismo NÃO!!! A unidade territorial brasileira é indelével, inegociavel!!!

A Repúlica Federativa do Brasil possui instâncias/orgãos/instituições competente para discutir e solucionar qualquer situação federativa, seja ela politica, economica, de segurança, social, infraestrutura e etc.

Basta buscar algumas destas instituições afeitas para discutir o problema.

De outra forma, colocar como solução de problemas estaduais seccionar a Nação, é algo inadimissivel!!!!

Creio que não preciso me estender mais. As coisas como coloquei, devem ser resolvidas dentro das instituições nacionais. Fortalecendo assim a coesão nacional. Saiu disso é conspiração, traição!!!

Grato

Jr
Jr
7 anos atrás

LucianoSR71, eu digo mais, nos dias de hoje é praticamente impossível criar um país de forma unilateral, a maioria esmagadora dos países não reconheceriam (medo que se passe o mesmo com eles) A Cataluña, a Abkhazia, a Transnístria e a Ossétia do Sul estão ai para provar que não minto, a alguns anos atrás alguns estados da Bolívia que faziam fronteira com o Brasil tentaram se separar da Bolívia por causa de uma briga política entre o cocaleiro e lideranças locais, depois que países da América do Sul disseram que não iriam reconhecer, nunca mais se ouviu falar sobre esse assunto, de vez enquanto aparece algum maluco querendo separar a Patagônia da Argentina, ou os Mapuches (índios Chilenos nativos) que querem a separação do Sul do Chile, sem contar os Brasiguaios no Paraguai que o governo de Assunção vive com desconfiança

carcara_br
carcara_br
7 anos atrás

Estou perplexo, esperava muitas críticas aqui, ainda mais num espaço voltado aos assuntos militares, muita gente que eu não esperava defendendo com unhas e dentes a separação. Alguns ferrenhos defensores do “bolsomito”, no meio. Rapaz se isso não é a mais pura ironia. Confesso que até me passou pela cbç que um governo com tons mais nacionalista/militar não é tão má idéia.
.
Eu estou preguiçoso mas alguém soma a diferenças na tabela postada pelo Rodrigo Martins Ferreira 14 de outubro de 2017 at 21:41 pra ver se ao menos os dados se sustentam. Precisa da 0 ou tem mágica ai….
.
Agora pra ser justo é melhor separar todos os estados assim, cada um cuida do seu, as ordas de imigrante fugindo da miséria realmente não seriam problema.
.
Por falar nisso como vai a agricultura no sul tendo problemas com a seca?

LucianoSR71
LucianoSR71
7 anos atrás

Jr 15 de outubro de 2017 at 0:27
Exatamente. E algo fundamental, já ‘combinaram c/ os russos’, ou seja o resto do Brasil iria assistir impassível a isto?

Mahan
Mahan
7 anos atrás

Aos que estão fazendo essa guerrilha de 4 geração Teleguiados porvermelhos e estrangeiros só digo uma coisa: as FFAA estão prontinhas para travarem nova guerra contra vocês , se novamente necessario,;tal qual nos 60 e 70 , experimentem!

Joshua
Joshua
7 anos atrás

PRAEFECTUS,
Esse papo de A unidade territorial brasileira é indelével, inegociavel vale para todas as nações, não existe separação sem uma revolução e a 3ª Região Militar, comando militar do sul,, 3ª divisão de exercito, 5ª divisão de exercito, todas situadas nos três estados sulistas se eles forem a favor da separação não tenha duvidas que eles com seus carros de combates , brindados , artilharia , infantaria e apoio aéreo passaram por cima do resto do Brasil.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
7 anos atrás

Joshua 15 de outubro de 2017 at 1:21,

meu caro, eu sei o que você tá querendo. Ao menos comigo seu jogo não vai funcionar.

Apenas digo a você que do Oiapoque ao Chuí há um sentimento indelével arraigado no coração de cada brasileiro o orgulho de ter nascido em um país imenso reconhecido mundialmente pela grandeza de seu povo hospitaleiro, generoso, de sorriso largo e alegria contagiante. Todos nós do Oiapoque ao Chuí nos orgulhamos disso.

Que Deus abençõe nossa nação para que essas qualidades sempre permeie o coração de cada brasileiro de norte a sul, de leste ao oeste.

Amém!!!

Renan
Renan
7 anos atrás

Colegas a um tempo postei que o pais caminha para uma divisão em dezenas de paises menores, alguns me criticaram. Mas acho que quando isto acontecer, a midia chamara de “primavera latina”.
Não é difícil ver que sobra bilhões para emenda palarmentares, bilhões para financiamento publico de partidos e campanhas, bilhões para um monte de coisas inuteis, até 300 bilhões de propina apenas em uma unico esquema de corrupção a lava jato, imaginem o resto.
Mas não tem verba para melhorar a saude, educação, infra estrutura e principalmente equipar nossas forças armadas.
Estes corruptos que alegam não ter meios para os programas estratégicos do pais, certamente são influenciados a atrazar nosso desenvolvimento tecnológico, a conturbar nossas parcerias estratégicas. Na minha opinião sem saberem o real motivo, são apenas marionetes cegas pela cobiça.
Será mais facil subjugar nossas forças militares se elas estiverem armadas apenas por coragem e hora.
Pois se nosso pais reunir todo seu poder bélico a volta de uma area pequena não resiste uma semana dado o atrazo tecnologico que temos. ( Isto para uma invasão declarada)
Mas para uma invasão aos modos operantis convencionais( sorateiro e discreto), seria o apoio finaceiro midiatico e furamente armamenticio de revolucionarios separatistas espalhados pelo pais.
Fora um possivel apoio a paises que Sonham com um pedacinho deste Brasil.
Manter um pais neste estado atual é benéfico a interecesses de grandes nações. Pois a colonia ira voltar a ser uma colonia mas não só de um império e sim de uns 10 ao menos.
Acorda Brasil, é mais facil esquartejar um gigante adormecido, do que ter que lutar com ele de pé e em confições de luta tecnologicamente e economicamente iguais.

Abraços.

Alex
Alex
7 anos atrás

O ridículo do brasileiro não tem fim.

Daniel Dutra
Daniel Dutra
7 anos atrás

Essas votações separatistas tendem a ser ter uma grande porcentagem de sim’s pois boa parte do pessoal que vota sao aqueles que apoiam o movimento ou proximos a quem apoia, quem nao apoia nem perde tempo votando. E como ja falaram acima, muitos dos que estao apoiando e simplesmente porque estao apavorados com o momento de crise que o Brasil esta passando, acham que qualquer possível solução serve.

César A. Ferreira
César A. Ferreira
7 anos atrás

2%…

FELIPE MORAIS
FELIPE MORAIS
7 anos atrás

Quando vi que o argumento dos interessados é “parar de mandar dinheiro para os corruptos de Brasília”, desanimei de acompanhar o debate.

1. O DF, contando as regiões do entorno, tem algo por volta de 03 milhões de habitantes. A minoria desses tem a “ocasião que faz o ladrão”.

2. Por que a “ocasião que faz o ladrão”? Por que o brasileiro médio por si só é corrupto, tenta dar um jeitinho em tudo, sempre busca levar vantagem, sempre busca o atalho. Portanto, o que lhe falta é justamente a ocasião, o ladrão. Diante disso, como disse o colega lá encima, apenas mudarão a sede da falcatrua (Seria Porto Alegre)?

3. Os ladrões com ocasião daqui, em sua maioria, vêm de seus estados.

4. Quer dizer, então, que o sul é o bastião da moralidade e ética? Não temos corruptos por ai? (kkkkkkkkkkkk)

5. Quanto à questão de “dar maior autonomia” para estados e municípios. O maior nível da corrupção, desvio e mau gasto do dinheiro público está nos Estados e Municípios. Pouca fiscalização e controle.

6. Quanto ao “retorno à arrecadação”. Somos um país continental e cada região possui sua finalidade. Há o núcleo do poder. Há o núcleo dos negócios. Há o núcleo do agronegócio. Há o núcleo do turismo. Enfim. Se há mazelas nesses núcleos que se busque resolvê-las. O núcleo de poder é muito amplo? O núcleo dos negócios é muito restrito à uma só região? Que se busque resolver e não criar um problema.

Separação não é solução para nada e defender isso é pensar como uma porta!

Rodrigo Martins Ferreira
Rodrigo Martins Ferreira
7 anos atrás

Com relação ao Sul é o meu país..

O gaúcho é um ser estranho..

Sabe o hino do estado( coisa que aqui em SP ninguém sabe), enaltece a sua história e cultura, mas na hora de votar vez por outra cai no populismo.

Então se separar, não acredito que conseguirá muitas melhorias.

Aqui em SP populismo e esquerda não se criam.

———————————-

carcara_br 15 de outubro de 2017 at 0:28

Quem gosta de mentira são vocês da esquerda, eu não!

Os nros são oficiais.

http://idg.receita.fazenda.gov.br/dados/receitadata/arrecadacao/arrecadacao-por-estado/arrecadacao-uf-2016/arrecadacao-por-uf-internet-jan-dez16.ods/view

http://www.portaltransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaUFs.asp?Exercicio=2016&Pagina=1

Quanto as contas amigo….

Bom…matemática e educação em geral na área de exatas não são o forte da esquerda, até porque se fosse não seriam esquerdistas. Mas é aritmética bem básica.. Cálculo de diferença, se faz com subtração(-).

FELIPE MORAIS 15 de outubro de 2017 at 4:49
O problema não é este Felipe..

O que eu vou escrever agora, vai ser com muita dor no coração, porque estarei falando sobre a minha terra do coração.

Eu moro em SP, mas fui criado no RN e a décadas a coisa não muda porque a mentalidade do povo não muda.

Não é difícil ler os comentários de jornais de lá e encontrar coisas do tipo…

O NE não vai para frente porque o “Sul” não deixa..

Francamente ninguém aqui acorda e pensa:

Hummmm como vamos atrasar o desenvolvimento do NE hoje ?

Temos nossas vidas para cuidar e os nossos problemas para resolver.

Concordo que cada um use a vocação da sua região para o seu desenvolvimento.

Então por que não usa ?

É mais fácil idolatrarem um Lulla da vida, que chega lá no RN oferecendo mundos e fundos, concursos públicos e bolsa o cara… a 4, que conseguir investimentos maciços no turismo e nas outras indústrias do estado através da iniciativa privada.

Quando muito conseguem um hotel, porque cada empresa que chegal lá, tem que passar um agrado nas mãos de Alves, Maias, Farias, Melos, etc e deixar um troco.

Ainda hoje vejo amigos brigando no Facebook por causa de uma destas famílias na esperança de conseguir algum favor depois…

O RN além do turismo ainda tem outras indústrias, que levariam o Estado a se mover sozinho com alto nível de desenvolvimento, mas é mais fácil receber R$ 3.734.975.931,84, como recebeu ano passado e ainda assim atrasar o salário dos servidores públicos do Estado e até agora ter tido mais de 1500 HOMICÍDIOS SOMENTE ESTE ANO.

https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/rn-atinge-marca-de-1500-homicidios-em-2017-diz-instituto.ghtml

Se estes R$ 3.734.975.931,84, dariam para fazer muita coisa aqui, imagina os R$ 518.819.154.122,84, enviados para Brasília.

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Miscigenação é resultado da libido pela etnia diferente, só isso. A questão de pele no BR é um “lance de pele”. É consequência de uma escolha individual, nada que o Estado deva ou não estimular.