Iveco vence nova licitação do Exército Brasileiro
Compra de 186 unidades do modelo LMV está sujeita a restrições orçamentárias
A Iveco foi declarada vencedora de uma licitação do programa Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas (VBM-LR) para fornecer um novo veículo ao Exército Brasileiro. O modelo LMV bastante difundido na Europa e baseado na plataforma do Daily foi o escolhido. Ele concorreu com o também finalista Tupi, da Avibras, baseado no veículo Sherpa, desenvolvido pela divisão de defesa da Renault.
Segundo o Epex, Escritório de Projetos do Exército, no início do processo licitatório, em novembro de 2013, o Exército previa a compra de 32 unidades, mas havia planos de adquirir outros lotes totalizando 186 viaturas a serem compradas a partir deste ano. Contudo, a definição das aquisições dos veículos por parte do Exército está sujeita às restrições orçamentárias.
A escolha do Exército pelo veículo da Iveco foi definida no início de abril, mas só agora divulgado pela própria Iveco. Em julho de 2015, a montadora juntamente com a Avibras havia sido indicada como finalista do programa. O projeto técnico-comercial final foi apresentado por ambas as empresas em agosto do ano passado. A Iveco se destacou pelo atendimento técnico aos requisitos impostos pelo Exército e pelo preço final do produto, com custo menor que o da Avibras.
A VBMT-LR é uma viatura 4×4 com um peso máximo de 8 toneladas e capacidade de carga de 1 tonelada com espaço para uma guarnição de 5 homens, com requisitos de blindagem e especificações bélicas de sobrevivência para os tripulantes.
Segundo a Iveco, o LMV será produzido na planta da divisão de defesa em Sete Lagoas (MG), a mesma que faz o Guarani. O modelo está apto para missões de patrulhamento e pacificação em qualquer ambiente, seja urbano ou em rotas fora de estrada. Cerca de quatro mil unidades já foram vendidas em outros países e de diferentes continentes, principalmente nos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Ao menos é equipamento novo, se não é o melhor, ao menos “assusta”. Usará a mesma planta de Sete Lagoas – MG. Epa! Cadê o Juarez?
Concordo, ao menos é algo novo e com blindagem ao contrario do que tenho visto no EB que tem apenas uma tela de lona que não protege nada a tripulação. E os antigos como fica, sera que terão uma blindagem, serão vendidos ou doados a algum pais vizinho?
No Brasil artigos de defesa são considerados gastos bobos,isto é independente se o governo e de esquerda direita ou centro, por isto acho espero me enganar mas não vai passar dos 32
Os Land Rover ?
Trollbuster os land rovers estão nas brigadas aeromoveis e paraquedista, esses lmv deverão ir para Bgd de infantaria mecanizada
A descontinuidade no Brasil ,Vi pessoalmente o guarani enquanto prestava serviço na iveco setelagoas supreendi com a quantidade anunciada 2.400 pensei agora vai depois de muitos anos não foram entregues nem 10%, e agora essa compra que depende de verbas em um governo que promete austeriadade. Não estou falando que estão errados ,mas pode acontecer o mesmo caso
so pra esclarecer, estes veiculos serão usados nas unidades mecanizadas, nas frações de reconhecimento. Não irão substituir veiculos dos esclarecedores hoje usados na cavalaria ( marrua e defender 130)
Mudando de cueca pra ceroula, em que pé está o míssil antitanque nacional MSS 1.2? Será que deu certo? Vai ser adotado? Será padrão? Iremos adotar quantas unidades?
Essa é uma boa sugestão de reportagem investigativa por parte do Forte. rsrssss
Talvez seja o melhor 4×4 blindado do mundo… Possui uma ótima blindagem contra minas terrestres
Figther voce deve ta brincando….. ne mermo….!!!! sds
Aqui no RJ seria ótimo.
Seguindo a linha do Bosco, tambem seria interessante fazer uma reportagem investigativa no aereo a respeito do status do VLS, CLA, e 14X, que ha tempos nao encontro nada de novo na internet !
Off Topic:
Um AH-1W Cobra, do exército turco, sendo abatido por um míssil IGLA, operado por Curdos.
https://youtu.be/-Tf3RwwJ00I
EParro 22 de maio de 2016 at 17:42
Ao menos é equipamento novo, se não é o melhor, ao menos “assusta”. Usará a mesma planta de Sete Lagoas – MG. Epa! Cadê o Juarez?
Tô aqui, Eparro, eles não usar coisíssima nenhuma para 32 viaturas, vão vir prontinhas da “silva” da linha de montagem na Itália.
G abraço
eu queria um desses para andar no Rio
Juarez 22 de maio de 2016 at 23:53
Parece mesmo que será aquela “pedra cantada”, faz um tempinho. Mas será que “zera a conta”? Duvido!
Forte abraço
Gostaria que os colegas especialistas falassem algo sobre o radar SABER M200.
Só eu acho que isso é um paliativo para alguns lotes de blindados Guarani que vão acabar não sendo comprados ???
.
O que não é necessariamente ruim…
Todo mundo sabe que o futuro do Exercito brasileiro é continuar sendo uma força que existe somente para dar um jeitinho quando a polícia não dá mais conta do serviço. E esses blindados cumprem muito bem a missão de “caveirões” da União.
Abrax!
Melhor do que os ferro velhos que temos no momento
Lucas Lima 23 de maio de 2016 at 8:26
Melhor do que os ferro velhos que temos no momento
——————–
Exatamente!
Há alguns anos, quando o ex presidente “9 fingers” prometeu que iria comprar dois mil blindados “Guarani” para o Exército, os generais acreditaram nele mas a compra desses blindados 4×4 deixam bem claro que finalmente eles caíram em si.
O mesmo parece não ter acontecido com com o Almirantado, que continua acreditando em uma segunda frota, submarino nuclear e um porta-aviões de 50 com corpinho de 20…
Parabéns ao Exército Brasileiro pela humildade!
E por entender que é melhor ter um na mão que dois voando… Ou como diria Vader: “É melhor ser rabo de tubarão que cabeça de sardinha”.
Colombelli
Não entendo muito….pode me explicar a diferença de uso na força? tática?
Grato
Oportunidades perdidas… afinal até Americanos (USMC) cometem incríveis burradas.
https://www.youtube.com/watch?v=3bXOg1bQ_t4
Survivable Combat Tactical Vehicle (SCTV)
–
Esse é o MELHOR Blindado Leve Sobre Rodas por excelência do mundo.
Mas aki escolhemos a caixa de fósforo da IVECO e lá os manés do USMC escolheram o JLTV que pesa mais que o LAV-25… kkkkk snafu!
–
“Errar é humano.” – Isso significa apenas que, ao contrário de Deus, o homem PODE errar, não que deva ficar errando ad eternum e se desculpando por ser um “pobre e falho humano”. – Os colegas da caserna entenderam o que eu disse: Então “bura” praticar?.
–
Grande Abraço.
OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!
.
Viatura aerotransportável de resgate médico:
.
(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2016/05/guardian-angel-air-droppable-rescue.html)
Eu priorizaria o veículo da AVIBRAS. Aliás, não vi o modelo dessa empresa mostrado nesta página. É possível a gente vê-lo?