Rússia posicionará mísseis S-400 na Síria, a 30km da fronteira turca

91
S-400

S-400

s-400_triumf

ClippingA Rússia desdobrará sistemas de mísseis antiaéreos S-400 na base aérea síria de Hmeimim, a 30 quilômetros da fronteira com a Turquia, onde tem posicionados os aviões que participam da missão antiterrorista na Síria, anunciou nesta quarta-feira o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu.

“Enviaremos à base Hmeimim síria um sistema de mísseis antiaéreos S-400”, disse Shoigu em reunião do estado maior.

O S-400, complexo de defesa antiaérea de última geração, garante a derrubada de alvos aéreos a uma distância de até 250 quilômetros e de mísseis balísticos não estratégicos a 60 quilômetros.

O complexo é capaz de derrubar simultaneamente 36 alvos, e pode apontar para 72.

O Estado-Maior russo anunciou ontem que também seus caças acompanharão a partir de agora os aviões russos nas missões de bombardeio no território sírio, depois de dois F-16 turcos derrubarem um Su-24 russo na fronteira turco-síria.

Além disso, o encouraçado “Moskva”, embarcação símbolo da frota russa do Mar Negro, navegará no litoral de Latakia para apoiar com suas baterias antiaéreas Fort, similares aos S-400, as missões do grupo aéreo russo que atua na Síria.

O presidente russo, Vladimir Putin, acusou ontem a Turquia de ser “cúmplice do terrorismo” e advertiu que a derrubada do Su-24 “terá graves consequências para as relações russo-turcas”.

Já a Turquia insistiu que o avião de guerra russo violou seu espaço aéreo e que os pilotos ignoraram as advertências.

FONTE: Terra/Efe

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

91 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
leo
leo
9 anos atrás

Agora qualquer avião turco que entrar 10 centímetros no espaço aéreo sírio os russos já vão estar com o dedo no botão pra derrubar. Vo um mapa onde mostra o alcance do radar e dos mísseis do S-400 e adentra muito o território turco muito mesmo. Os russos vão atrair algum avião turco para a fronteira e derrubar, eu não duvido.

Gerson
Gerson
9 anos atrás

Acho que tudo faz parte do plano dos EUA de destabilizar completamente o oriente médio e forçar a entrada da OTAN (otari os). Vale lembrr que a Russia é um gigante no que se refere a poder de fogo e destruição.

wwolf22
wwolf22
9 anos atrás

a Russia pode declarar uma zona livre de voos ???
Levando em conta que o Assad “convidou” os russos para defender seu governo\Pais, e que a Turquia acaba invadindo a Syria com o pretexto de atacar o ISIS…
isso daria o direito a Russia declarar uma zona livre de voos com respaldo do “governante legitimo” daquele Pais ??

Bosco
Bosco
9 anos atrás

Tomara que o sistema IFF russo seja melhor que seus MAWS porque senão veremos eventos fogo amigo,principalmente se os russos ficarem com o dedo no gatilho.

Bosco
Bosco
9 anos atrás

Wolf,
Teoricamente para se declarar uma zona de exclusão aérea dentro de um país seria preciso a autorização da ONU. Se for unilateral ela pode ser contestada e a coisa toda pode degringolar.

Bernardo R.
Bernardo R.
9 anos atrás

Com certeza não wwolf22. E mesmo que o fizessem, não seria respeitado.

Inclusive, Assad não é mais reconhecido como líder da Síria pelo ocidente.

Carlos Goes
Carlos Goes
9 anos atrás

Bernardo, ele apenas não é reconhecido, pois legalmente e juridicamente, ele ainda é. Como não houve eleições e Síria continua um país único (e não dois paises distintos que sejam reconhecidos pela comunidade e pela ONU), seu presidente legal é o Assad.

Rafael
Rafael
9 anos atrás

Carlos para um país existir outros tem q reconhecer.

Rafael
Rafael
9 anos atrás

Mas falando seria a Turquia tem mísseis haarm e bomba e mísseis stand-off stealth se não tiver cobertura por parte dos caças esses s-400 vira pó rapidinho, só pra deixar claro não acho que a Turquia deva ou vá atacar os russos na Siria.

Oganza
Oganza
9 anos atrás

Bosco, tenho um post para vc lá no PN. Vc pode dar uma olhada?

http://www.naval.com.br/blog/2015/11/25/russia-envia-cruzador-moskva-a-siria-para-defesa-antiaerea/#comment-126178

Grande Abraço.

Oganza
Oganza
9 anos atrás

Lascou-se tudo…

– Estrangeiros não precisarão de visto nos meses que antecedem Olimpíada.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2015/11/24/internas_polbraeco,507917/dilma-vai-sancionar-liberacao-de-vistos-nos-meses-que-antecedem-olimpi.shtml

Que a sorte e a competência de nossas Forças de Segurança e de Defesa nos acompanhem e a todas as delegações que virão para os jogos.

affff

Jr
Jr
9 anos atrás

Oganza, agora só nos resta esperar a lista de países que serão contemplados com essa medida provisória, estão especulando EUA, Japão, Canadá e Austrália. Lembrando que para países da UE já não é solicitado o visto a bastante tempo por causa da reciprocidade, ou seja, estamos falando muito dessa MD, mas esquecendo que o maior foco de células terroristas nesse momento esta na Europa e cidadãos europeus já não precisavam de vistos para entrar no Brasil antes mesmo dessa MD ser aprovada e promulgada.

Delfim
Delfim
9 anos atrás

Eu to avisando que vai dar treta… e ainda vou parar no IML…

Trovão Azul
Trovão Azul
9 anos atrás

Trovão Azul
Agora sim o bicho pegou ! Quero ver quêm vai quere se merter a besta?!

kfir
kfir
9 anos atrás

O SIsTEMA S400 usa raios laser além do radar, para identificar alvos.

Luciano
Luciano
9 anos atrás

Off Topic – Olha mais uma das forma de como nos envolvemos em crimes internacionais e comprometemos a segurança nacional : http://www.istoe.com.br/reportagens/21854_O+CONTRABANDO+DO+URANIO+BRASILEIRO

soldat
soldat
9 anos atrás

E isso ai Urso fogo nesse Turcos …para eles aprenderem e não adianta ficarem de mimimimi…chamando os Âmis porque esse não são loucos rsrs…..

carlos alberto soares
carlos alberto soares
9 anos atrás

Caro Oganza 25 de novembro de 2015 at 20:30
Caso Israel venha, MOSSAD e Shin Bet presentes, veremos !

carlos alberto soares
carlos alberto soares
9 anos atrás

soldat 26 de novembro de 2015 at 12:16,
Veja o mapa !

carlos alberto soares
carlos alberto soares
9 anos atrás

Que Mêda dos Turcos ….. Kkkk …. o Adolf Putin já disse que aceita um pedido de desculpas,
Mustafa Kemal Atatürk deve estar rindo no túmulo !
Vejam o mapa !

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
9 anos atrás

Só corrigindo a matéria, a Rússia não posicionará…. na verdade as Baterias do sistema anti-aéreo russo S-400 já se encontram posicionadas neste momento na Síria.

É um tremendo reforço às capacidades de defesa russa na área.

Grato.

Leo
Leo
9 anos atrás

Video da chegada dos S-400.
https://youtu.be/1RCLOfC3FfM

Leo
Leo
9 anos atrás

Praefectus
Os radares e centro de controle já estavam lá mas somente hoje chegou os lançadores de mísseis dos S-400

_RR_
_RR_
9 anos atrás

Entendo que a proteção dada por esse sistema é bastante relativa…

Tudo depende das regras de engajamento que os russos forem adotar…

Se decidirem atacar somente se forem atacados, então caças russos podem cair antes que algum SAM logre êxito… É simples física… O tempo decorrido entre um caça turco lançar o seu míssil AIM-120 ( o que seria na máxima distância efetiva e no “atire e corra”, fazendo uso da capacidade “fire and forget” ) e a reação do SAM em terra, já seria suficiente para uma evasão do caça turco, que poderia se colocar fora do alcance efetivo do S-400 antes mesmo do petardo russo ser lançado.

Se os russos optarem por estabelecer uma zona de ameaça ao redor de uma determinada aeronave ( isto é, qualquer coisa que se aproxime a determinada distância de uma aeronave russa se torne passível de ser atacada ), e resolverem engajar qualquer alvo nessa zona sem aviso, então podem lograr êxito. Mas isso, pelo que entendo, também pode configurar em uma violação do espaço aéreo da Turquia, caso os russos decidam engajar fora do espaço aéreo sírio. Mesmo a emissão de um alerta para não se aproximar seria sem nexo, estando a movimentação muito adentro do espaço aéreo sírio.

Quando ao Moskva… Creio que os colegas por aqui já devem ter discutido isso, mas apenas reinterando: não faz sentido… Para esse navio ser efetivo, terá que estar o mais próximo possível da costa. Duvido que os turcos percam a cabeça caso esse navio engaje um adversário, mas não contaria com a sorte…

Dentro do sentido prático, o dispositivo todo que está sendo armado carece de lógica… Os russos não estão lutando em espaço aéreo contestado. E muito menos estão engajando um adversário que tenha aviação. E se a ideia fosse mesmo apenas dar cobertura as operações no território sírio de interesse, então uma bateria de Buk já bastava…

Em suma, o líder russo está jogando pra sua “torcida” enquanto tenta intimidar os turcos com a possibilidade de engajar aeronaves além do território sírio; pura politicagem… O problema é que esse tiro pode sair pela culatra… Se outro caça russo for derrubado e o caça turco não o for ( como pode acontecer ), então ficará patente uma “incompetência”. E se os russos atacarem um caça turco em espaço aéreo turco, então poderão acusados de um ataque provocativo e injusto. E há ainda a possibilidade de engajarem outra coisa que não seja turca e nem militar; o que pode ser ainda pior…

Enfim, seria melhor somente escoltar as aeronaves que estiverem fazendo os ataques com outros caças do que se arriscar a aumentar o problema e mesmo abater uma aeronave “neutra”. Seria também taticamente mais lógico, já que os caça estarão mais próximos para oferecer uma pronta resposta do que qualquer SAM…

Mauricio R.
9 anos atrás

“Agora sim o bicho pegou ! Quero ver quêm vai quere se merter a besta?!”

É blindado, imune a artilharia de campanha??? Não!!! Então tratem de posiciona-lo bem longe da fronteira turca.
Artilharia 155 mm, faz picadinho dessas “bestas”, fácil, fácil, é só deixarem ao alcance.

PRAEFECTUS
PRAEFECTUS
9 anos atrás

Senhores,

-.
-.
me perdoem a franqueza mas certos comentários aqui na trilogia me fazem lembrar o último ministro da Informação do regime de Saddam Hussein, Mohamed Said Al-Sahaf.

-.
-.
Al-Sahaf ganhou fama mundial por seus comentários durante as três semanas de guerra, tempo no qual não deixou de proclamar a vitória do exército iraquiano ante o inimigo americano e britânico, inclusive quando os marines dos Estados Unidos passeavam por Bagdá sem encontrar resistência popular nem militar…

-.
-.
É a mesmíssima situação que vejo aqui nos comentários de certos participantes buscando com um malabarismo verbal negar a tremenda surra que os russos estão aplicando no EI e nos ditos islamitas “moderados” que combatem o regime de Assad, além é claro de deitarem e rolarem em cima de europeus e americanos com estratégias que os emudecem perante a comunidade internacioal.

-.
-.
Hilário pra dizer o minimo…

Oganza
Oganza
9 anos atrás

_RR_,

“Enfim, seria melhor somente escoltar as aeronaves que estiverem fazendo os ataques” – Exatamente, mas não tem $$$… se cada pacote de ataque for ter escolta de SU-30 a campanha vai encarecer de 20-25% por surtida, o que pode encurtar o esforço Russo na Síria em 1/3… a conta não fecha e o Putin tem que conseguir manter o seu esforço até o fim do Inverno na Europa se não ele perde sua moeda de coerção.

Dai e por isso os S-300 na beirada da cerca… além de ser mais barato operacionalmente é uma mitigação a ameaça da Força Aérea Turca que sempre irá ficar zumbindo do outro lado da cerca.

Grande Abraço.

Jakson de Almeida
Jakson de Almeida
9 anos atrás

Por “falar” em misseis ,como anda, ou não anda, a compra do sistema de misseis de media altitude do EB?

Bosco
Bosco
9 anos atrás

Jakson,
Esse vídeo mostra como anda a compra: https://www.youtube.com/watch?v=mo3Af7jd8qI

Possani
Possani
9 anos atrás

Oganza, no caso os SU 30 não são capaz de fazer o ataque ao solo e se defender?

Wellington Góes
Wellington Góes
9 anos atrás

Ao que parece, a Rússia vai retaliar economicamente, se vai surtir algum efeito favorável à Rússia ai é outra estória.

http://oglobo.globo.com/mundo/russia-quer-sancoes-turquia-por-ataque-caca-putin-fala-em-traicao-18146704

Mauricio R.
9 anos atrás

A “surra” é tamanha que os sírios só recuperaram 0.4% do território, em poder da oposição ou do IE.

BrancoF-16
9 anos atrás

ri alto aqui bosco, sem mais kkkkkkkkkkkk

_RR_
_RR_
9 anos atrás

Caro Oganza,

Concordo.

Mas aí é que está… Após esse incidente, eles aparentemente vão prover escolta de um jeito ou de outro a todos os ataques ( ao menos é o que circula em algumas agências de notícias )…

Então, diante de todos os riscos, não seria melhor apostar somente nos caças ( mesmo que não haja escolta no final e que isso significasse uma redução de surtidas )…? Afinal de contas, um operador de SAM tem menos possibilidades de saber o que está engajando, já que não estará lá pra ver… A menos, claro, que realmente não estejam pensando em usar os S-400 para além do território sírio e que efetivamente não venham mais a ultrapassar os limites…

Saudações.

Oganza
Oganza
9 anos atrás

_RR_,

essa é uma equação que só eles podem resolver… o que vier de mim a partir desse ponto sobre o que é melhor, seria achismo e especulação, a única coisa que eu sei é que a time line para se manter operações diárias nesse ritmo se estende até o fim do inverno Europeu. É claro que a permanência pode e provavelmente irá se estender, mas não no mesmo ritmo.

Grande Abraço.

Wellington Góes
Wellington Góes
9 anos atrás

Ao que parece, os “cabras machos” estão mais para “João sem braço”, ou malucos mesmos.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/42416/turquia+teria+agido+diferente+se+soubesse+que+caca+era+russo+diz+erdogan.shtml#

Rafael
Rafael
9 anos atrás

Wellington o f-16 abateu o fencer com mísseis de curto alcance duvido que eles não sabiam, essa declaram se deve porcausa da propaganda Russa q a Turquia apóia terrorista,golpe nas costa e as outras Mentirinhas da voz da Rússia que conquistaram a mídia.

Marcos Rogério
Marcos Rogério
9 anos atrás

Rafael,
Mas não apoia? Compra petróleo a preços menores que os de mercado e financia o Daesh.

BrancoF-16
9 anos atrás

Dois pesos e duas Medidas, não há santos e sim países que lutam por seus interesses.

http://www.defesaaereanaval.com.br/dois-pesos-e-duas-medidas-turquia-invadiu-espaco-aereo-grego-2-244-vezes-em-2014/

Vader
9 anos atrás

O Putin tá fazendo certinho o que a OTAN queria, hehehehehe:

Escalando a guerra! 😉

Imaginem quanto não custa manter essa porcaria ligada 24 por 24, trackeando alvos num espaço aéreo altamente movimentado, e sem poder atirar em nada, porque não sabe se o avião é israelense, iraniano, americano, turco, australiano, francês, britânico, se está de um lado ou de outro da fronteira, se está em espaço aéreo turco, iraquiano, libanês, etc?

E quanto não custa mandar escolta de caças Su-27 beberrão a cada ataque que vai ser feito?

A verdade é que o Urssinho tava se sentindo muito pimpão na Síria… Pimpão ao ponto de mandar seus aviões de ataque sem escolta pra soltar suas bombas burras na população civil que é contra o Assado.

Com UM ÚNICO míssil a OTAN já deu um prejuízo de alguns bilhões de dólares pro Vlad Putin.

Estratégia de GÊNIO! 🙂

Wellington Góes
Wellington Góes
9 anos atrás

Vader, tu tens uma mente distorcida, rsrsrsrs

Rafael, sim, eu sei, mas sendo propaganda ou não, a Turquia estava sim comprando petróleo (afinal era uma pechincha) e bancando o ISIS, por exemplo. Se fosse mera manipulação propagandista russa, era só ter vindo a público, ou pedido apoio à imprensa dos países parceiros na OTAN, para evidenciar que é mentira, por que não fez?

Querer justificar a ação turca, só porque ela está “do lado do ocidente”, é tão ideológico e distorcido quanto apoiar a Coreia do Norte a dar tiros de canhões à Coreia do Sul, por ela está fazendo exercício militares na fronteira, só porque ela está “do lado da Rússia”. Afora a questão dos regimes de governo amplamente distantes (Turquia é uma democracia e a CN é uma ditadura sanguinária), a ação agressiva teve o mesmo sentido, ou seja, uma ação desproporcional, desnecessária e estupida. Agora arque com as consequências.

Até mais!!! 😉

Vader
9 anos atrás

Wellington Góes 27 de novembro de 2015 at 11:52

“a Turquia estava sim comprando petróleo (afinal era uma pechincha) e bancando o ISIS”

Wellington, pelo seu raciocínio então a República Federativa do Brasil “banca” os cartéis de traficantes da Bolívia, Colômbia e Peru, além dos cartéis de armas do Paraguai? É isso mesmo?

Rafael
Rafael
9 anos atrás

Wellington a ação do ponto de vista turco não tem de desproporcional . A ação turca faz parte da estratégia anti-curda não tem nada a ver com a Rússia ter destruído caminhões de petróleo do isis, os EUA tbm destruíram e aí pq os turcos não negam ou abatem aviões dos EUA, no mais se Turquia achar necessário abater outro avião russo no seu território ela fara se os Russos abaterem um avião no espaço aéreo turco esse s-400 vira pó em dois tempos, duvido que os russos coloquem sanções na Turquia, se colocarem a Turquia fecha o estreito de dardanelos e Bósforo ainda tem gasoduto russo passando na Turquia só eles aumentarem o pedágio, a Rússia tem até armas para atacar os turcos caso essa crise se escale ea Turquia tem a OTAN quem disse que uma rede de aliados não é uma arma !?? Vcs tratam a Turquia como se ela devesse abaixar a cabeça pra Russia, quem disse que os interesses Russos são os mesmo interesse Turcos ????? O abate do fencer só mostra que a Turquia é uma potência é que não vai desistir da sua estratégia que é anti-curda e só.

Hipolito Herrera
9 anos atrás

Em primeiro lugar, a Siria não precisa de autorização da Onu para fazer zona de exclusão aerea, a Siria tem seu território invadido sistematicamente por esta tal coalizão sem permissão do seu governo legitimo, se ela derrubar qualquer avião desta coalizão estara no seu legitimo direito, direito que não esta exercendo pelo menos não exerceu até hoje pois conhece a covardia desta tal coalizão que tinha até a entrada da Russia a pedido de seu legitimo governante um unico propósito permitir que rebeldes ou terroristas derrubassem o governo, acho que a partir de agora alguns destes integrantes não sobrevoarão mais seu território ex. Arabia Saudita, Catar e Turquia pois se forem derrubados tenho quase que certeza absoluta que não poderão fazer nada.

Hipolito Herrera
9 anos atrás

RR acho que vc tem razão, mas não se esqueça que o S-400 tambem atinge misseis de cruzeiro que na realidade na minha opinião vai ser a sua principal funçao ali, e não se pode se esquecer que uma das variações do S-400 carrega uma ogiva nuclear pelo menos é o que vi sobre suas caracteristicas tecnicas, acho que a Russia a partir do momento que a Turquia abateu seu bombardeiro deu a ela o que ela queria, fechar a fronteira e ja avisou que vai atacar qualquer coisa que esteja pondo em risco suas aeronaves a resposta esta ai eles não vão esperar novamente serem atacados para reagir, assim que aviões levantem voo na Turquia ja vão estar engajados, ja atacaram um comboio turco na cidade de Azaz e estão detonando a região onde mataram o piloto.

Hipolito Herrera
9 anos atrás

Rafael vc deve imaginar que a França, Alemanha, Italia ou Espanha vão atacar a Russia por causa da Turquia, sabe quando nunca, e se a Turquia fechar o estreito sabe o que vai acontecer, vai voltar a ser parte da Grecia pode ter certeza disso, a reunião de emergencia da Otan depois da derrubada do avião russo terminou assim, pra midia a gente fala que ta certo a Turquia mas internamente tinha pais querendo expulsar a Turquia do bloco, quem quer ver seu pais destruido totalmente por causa de uns lunaticos e pilantras, ou vc acha que esses paises não seriam devastados pela Russia e não adianta dizer que a Russia tambem seria pois eles não veriam isso com certeza e os que vissem teriam pouca change de sobrevivencia num mundo radioativo.

Wellington Góes
Wellington Góes
9 anos atrás

Vader, como eu disse, tu tens uma mente distorcida, a começar por esta analogia tosca. rrsrsrs

Rafael, acho que tua análise carece de mais conteúdo, a começar pela relação comercial que existe entre Turquia e Rússia. Veja, não estou dizendo que não haverá impactos aos russos, ou a sua economia, afinal só de gás natural, a Rússia exporta 10 bilhões de dólares ao ano aos turcos, afora que a Rússia é quem mais manda turistas e é o segundo maior parceiro comercial dos turcos, foi, pelo menos no meu entendimento, uma ação pra lá de atabalhoada. O governo russo (certo ou não), está pagando pra ver e, até o momento, está contando com apoio interno pra isto, vamos ver até quando vai durar este cabo de guerra entre os dois.

Quanto a Turquia ser uma potencia regional, não resta dúvidas disso, mas creio eu que a ação foi sim atabalhoada, não é preciso abater nenhum avião russo, ainda mais por ele ter atravessado um mísero apêndice territorial (3km ou 15 segundos de sobrevoo). senão não haveria porque o Edorgan estar querendo conversar com o Putin para explicar algo, ou eu estou errado no meu entendimento?! Tempos atrás, um P-3 dos EUA ficou zigzag-ando no Amazonas e não aconteceu nada com a aeronave, seria no mínimo estupidez se a FAB tivesse resolvido abater a aeronave, não é verdade?!

No mais, esse negócio de vocês (como seu eu fizesse parte de algum clubinho mixuruca), enche o saco, por favor!!! Não caia nesta mania infantil de taxar alguém disso ou daquilo, pelo menos não comigo.

Até mais!!! 😉

Wellington Góes
Wellington Góes
9 anos atrás

Quanto a presença dos S-400, a USAF não está muito satisfeita com eles não. Ou seja, uma ação desnecessária que pode gerar muita dor de cabeça aos parceiros da OTAN.
http://www.cavok.com.br/blog/usaf-sistema-s-400-russo-em-latakia-dificulta-realizacao-de-missoes-na-siria/

Vader
9 anos atrás

Wellington Góes 27 de novembro de 2015 at 13:46

“Vader, como eu disse, tu tens uma mente distorcida, a começar por esta analogia tosca. rrsrsrs”

Não Mestre Risadinha, não é analogia tôsca, pelo contrário, só estou usando a boa e velha LÓGICA.

Porque contrabando existe em qualquer lugar, até nas fronteiras do México e do Canadá com a maior potência militar da Terra, os Estados Unidos. E isso com drone, vigilância por satélite e o escambau.

De modo que apenas quero a confirmação de que o senhor afirma que a República da Turquia adquiriu petróleo do Estado Islâmico.

É isso que o senhor afirma ou não? Basta uma simples resposta:
1) sim;
2) não.

Em caso afirmativo, devemos igualmente supor que o senhor entende que a República Federativa do Brasil financia os cartéis de tráfico de drogas de Peru, Colômbia e Bolívia, e os cartéis de tráfico de armas do Paraguai, até porque estes países provavelmente não sobreviveriam sem sua mercancia com o Brasil.

Em caso negativo, seria de bom tom que o senhor parasse de dizer besteiras, como esta de que “a Turquia banca o Estado Islâmico”.

Só isso.