Operação Serval: França anuncia retomada de Timbuktu
A cidade de Timbuktu, no Mali, controlada por radicais islâmicos desde junho do ano passado, foi retomada nesta segunda-feira por tropas do país africano e da França, afirmou à Agência Efe uma fonte de segurança em Bamaco.
A fonte acrescentou que os soldados aliados entraram na cidade durante a manhã e estão realizando operações de rastreamento.
A reconquista de Timbuktu ocorre pouco depois do anúncio da queda do aeroporto da cidade e apenas dois dias depois da entrada das tropas aliadas em Gao, principal núcleo urbano do norte do país.
“Timbuktu foi libertada”, disse a citada fonte.
Os 250 paraquedistas enviados a Timbuktu tomaram imediatamente o controle dos principais pontos estratégicos da cidade sem encontrar oposição alguma dos islamitas que a tinham mantido em seu poder.
Aparentemente, segundo esta versão, eles deixaram ontem à noite o local após atear fogo a algumas casas e agredir seus moradores.
A tomada de Timbuktu ocorre apenas 24 horas depois da recuperação total pela coalizão franco-malinesa da cidade de Gao, o maior do norte do Mali.
O contingente militar da Comunidade Econômica de Estados do África Ocidental (Cedeao) deve tomar aqui o comando das tropas francesas.
Para hoje está prevista uma reunião entre representantes do Ministério da Defesa do Mali e de departamentos de segurança interior para elaborar o plano de envio de 400 policiais a Gao e Timbuktu.
FONTE: Portal Terra