A Ucrânia e o Cazaquistão produzirão, em conjunto, a Viatura Blindada Transporte de Pessoal sobre Rodas BTR-4 em um negócio estimado em US$ 150 milhões, assinado na quinta-feira durante a exposição defesa Kadex 2012 em Astana, informou o diretor geral da Ukroboronprom, Dmitry Peregudov.

Kiev e Astana assinaram inicialmente um acordo sobre cooperação em matéria de revisão de veículos blindados no final de 2011.

“Hoje, passamos para um novo nível – a produção do mais moderno produto projetado pelos ucranianos, o BTR-4. Ao todo, cem viaturas serão construídas”, disse ele. “Os dez primeiros serão construídos este ano, e no ano seguinte os outros 90. O valor global do contrato é de R $ 150 milhões,” disse ele.

A Ucrânia vai garantir a entrega de tecnologia e sistemas de produção conjunta, e também treinamento de pessoal, disse o presidente de engenharia do Cazaquistão, BolatSmagulov.

“Nós estamos interessados ​​no desenvolvimento de projetos conjuntos, em especial armas de grande calibre, sistemas de navegação e outros itens de defesa”, disse ele.

O BTR-4 de oito rodas foi desenvolvido no início do Século XXI e é bastante diferente em layout dos projetos da era soviética como o BTR-80 e o BTR-90. O veículo foi projetado para transportar oito soldados para combate e fornecer apoio de fogo a eles em condições extremas de clima quente e frio. Ele pode ser armado com um canhão de 30mm, mísseis antitanque e metralhadoras.

FONTE: RIA Novosti

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Bosco Jr
Bosco Jr
12 anos atrás

Acho o conjunto dessa versão um pouco exagerado.
Não vejo razão para o lançador de granadas de 30 mm combinado com o canhão, também de 30 mm.
Tudo bem combinar canhão e metralhadora média, ou lançador de granadas e metralhadora média, mas os 3 juntos acho redundante, e infelizmente, nem sempre redundância é bem vinda já que implica em aumento de custo, complexidade de manutenção e de logística, aumento de peso, falta de espaço para munição, etc.
Mas isso não tira o mérito do veículo, é claro. Deve haver um bom motivo que eu deixei passar para a combinação dessas 3 armas, já que parece haver demanda.
Sem dúvida é uma arma fantástica.

rsbacchi
rsbacchi
12 anos atrás

O aparecimento do BTR-4 foi uma das maiores satisfações profissionais de minha vida.

O BTR-4 aproveita muito do projeto dos seus antecessores BTR-60/70/80/90, mas introduz algo que eu sempre defendi: motor dianteiro para permitir a entrada/saída da tropa por uma grande porta traseira.

Como é sabido, os BTR-60/70/80/90 tinham/têm o motor traseiro.

Isto não se deve a nenhuma besteira dos excelentes projetistas de veículos militares soviéticos, mas simplesmente ao fato de que o projeto inicial foi construído sem teto e produzido desta maneira por algum tempo.

O teto foi uma adição posterior.

Quando foi introduzido o teto, a saída por cima continuou, mas dificultada pelo pequeno numero de escotilhas superiores, e a saída lateral era ainda mais difícil pelas ridiculamente pequenas portas laterais.

Comentei isto num dos sítios de defesa, e para minha surpresa, uma daquelas figuras icônicas que comandam alguns dos sítios de defesa, disse que eu estava completamente enganado e que os BTR-60/etc é que estavam corretos: a saída por cima é o que deve ser! A porta traseira é um erro!!!

E foi mais longe: imagine se o carro estiver com a traseira próxima de uma parede ou elevação! A porta não poderá ser aberta e a tropa ficará presa no carro, não podendo entrar em ação!!!

Diante deste argumento fantástico fiquei quieto, pensando em todos aqueles imbecis de engenheiros (e oficiais de estado maior) que tinham dotado praticamente TODOS os outros VBTPs do Mundo com grande porta traseira!!!

Bacchi

M.A
M.A
12 anos atrás

Bacchi,
Imbecis também os próprios engenheiros soviéticos, que colocaram a saída do BMP-1 e de seus sucessores na traseira…
(apesar dele ser um VCI, o argumento da facilidade de desembarque deveria ser o mesmo).