Elbit Systems completa com sucesso testes de aceitação da primeira torreta de 30mm UT30BR
A Elbit Systems Ltd. anunciou na semana passada que concluiu com sucesso os testes de aceitação da primeira torreta UT30BR não tripulada de 30mm, integrada ao novo blindado IVECO 6X6 Guarani.
A torreta foi testada no CAEx (área de provas do EB na Marambaia), em todas as suas funções e contra alvos estáticos e em movimento. Os testes tiveram sucesso completo, cumprindo todos os requisitos do cliente.
Em 2009, depois uma concorrência com fabricantes de torretas de todo o mundo, a Elbit foi selecionada para fornecer as torretas não tripuladas ao Exército Brasileiro.
No início de 2011, a AEL Sistemas S.A., subsidiária da Elbit Systems, foi contratada para fornecer as torretas UT30BR de 30mm para o projeto Guarani.
A torreta da Elbit é um sistema completo, incorporando um canhão automático de 30mm, uma metralhadora coaxial de 7,62mm, um sistema de alerta laser (Laser Warning System – LWS), uma alça panorâmica de comandante e lançadores de granadas fumígenas. Além dos equipamentos citados, a torreta é totalmente estabilizada em dois eixos e combina um rastreador automático de alvos.
A torreta com tecnologia proprietária da Elbit Systems é uma solução para os desafios das ameaças assimétricas. Seu projeto permite que a tripulação do veículo não fique exposta aos perigos externos e é baseada em experiências reais no campo de batalha e em conflitos de baixa intensidade. A torreta UT30BR atesta a liderança da Elbit Systems nesta área.
FONTE: Elbit
Existe pelo menos a previsão de uma versão de oito rodas do Guarani?
Clésio Luiz disse:
Existe pelo menos a previsão de uma versão de oito rodas do Guarani?
Certeza mesmo só o fato da IVECO já possuir dois modelos desta categoria: o APC e o APC-W.
Não, não existe.
Quero ver se as outras versões vão sair.
Pelo que eu lembro no arquivo em pdf que mostrava a estratégia do exército para os próximos 20-30 anos, se não me engano, na parte do projeto guarani era citada uma versão de reconhecimento, que substituiria o cascavél, e essa versão seria 8×8.
Clésio Luiz escreveu: Existe pelo menos a previsão de uma versão de oito rodas do Guarani?
Não existe. Mas, acredito que uma versão 8X8 pode ser desenvolvida sem muita dificuldade.
É só surgir a necessidade.
Se você fizer uma pesquisa internacional, vai descobrir a quantidade enorme de VBTPs em familias que vão de 6X6 a 8X8, e em alguns casos até 10X10.
Bacchi