O Exército dos EUA formalmente iniciou a produção em baixa escala do helicóptero AH-64D Apache Block III, uma versão melhorada do famoso Apache, agora com mais potência, sustentação, manobrabilidade, comunicação com sistemas não-tripulados e habilidade para pousos “duros”.

O contrato do US Army com a Boeing cobre a produção de 51 helicópteros Block III, com primeiro a ser entregue em outubro de 2011.

O Block III tem motor 701D, pás de rotor de material composto, aviônicos de rede e comunicações melhorados, RDS-21 e estrutura resistente a pousos forçados.
O sistema RDS-21 combina a transmissão de torque dos dois motores em uma única transmissão.

Além disso, o Apache Block III inclui a tecnologia de nível 4 que permite o controle de sensores de aeronaves não-tripuladas que estejam voando nas proximidades e a recepção dos vídeos produzidos em tempo real por essas aeronaves.

Num esforço colaborativo com a Boeing, o US Army pretende produzir 10 novos helicópteros por mês em 2014, com planos para aquisição de 690 helicópteros.

FONTE: US Army

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

45 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leandro RQ
Leandro RQ
14 anos atrás

Tá ai um helicóptero que eu queria ver no EB…
Sonho distante e quase impossível.

Flavio
Flavio
14 anos atrás

690 …. escala

Colt
14 anos atrás

Tem no Battlefield Bad Company 2. E são mais fáceis de manobrar que os Mi ! rs

Galileu
Galileu
14 anos atrás

“US Army pretende produzir 10 novos helicópteros por mês em 2014, com planos para aquisição de 690 helicópteros.”

lol lá o estado é o principal cliente, já aqui……ahaha

A7X
A7X
14 anos atrás

Seria uma opção muito melhor (e mais cara, obviamente) que o monstro MI-35M, que não é um helicóptero de ataque puro nem tem aviônica no estado-da-arte.

Abs.

roni
roni
14 anos atrás

como e possivel o 5 maior pais do mundo nao ter se quer um helicoptero de ataque puro sem falar no resto das forcas armadas totalmente obsoletas mas nao se preocupem se entrarmos em guerra vamos usar o roberto carlos para chutar bolas e assim destruir os tanques inimigos eo neimar para derrubar helicopteros e avioes de caça e quanto aos soldados inimigos vamos enviar a melancia para rebolar mostrando seu grande traseiro e passista do carnaval para deixalos zonzos e assim exterminalos e pronto o brasil estara salvo

General
General
14 anos atrás

Esse aí humilha.

Bruno
Bruno
14 anos atrás

Ainda prefiro o Mil Mi 35.Já tão fazendo comparação e reclamando do que a FAB e futuramente o Exército possuem/possuirão.O Mil já foi desenvolvido há alguns anos.É óbvio que o Block III é mais moderno.TEM que ser.Além disso já tem um grande expertise em upgrade de avião velho,e modernizar o 35 não vai ser nenhum problema, quando for a hora.E como assim o Sabre não é um helicóptero puro de ataque?Ele é o que??

A7X
A7X
14 anos atrás

Bruno disse:
27 de outubro de 2010 às 20:12

Bruno, não é porque o MI-35M é melhor os vetores utilizados anteriormente que somos obrigados a morrer de amores por ele.

Amigo, não se trata só de idade do projeto mas também de concepção. O Mi-35 é um helicóptero de assalto, ou seja, ele até pode ser usado para destruir tanques, mas não faz isso tão bem quanto um helicópetro de ataque puro. Sem dizer que é MUITO menos manobrável que os similiares ocidentais.

Abs.

SABRE
SABRE
14 anos atrás

Esse mete mais medo que o mi35! Na verdade o Sabre é hibrido transporte e ataque,não é um puro sangue, mas cumpre muito bem sua função,creio que com os misseis terra ar “de ombro”esse bichinhos sejam alvos faceis , vide afeganistão X Rússia no qual os talibães fizeras a festa com a ajuda dos stings

SABRE
SABRE
14 anos atrás

Os russos perderam muitos helicopteros nessa guerra!

SABRE
SABRE
14 anos atrás

Sempre achei a pintura negra do C..lho, os helicopteros, aviões e navios ficam muito legais com esse padrão! os super puma do EB ficam bem legais de preto

Alberto
Alberto
14 anos atrás

O TO dos MI35 no Brasil é a Amazonia,nao? Pq essa fixacao em ter que ser um cacador de tanques? A avionica dos nossos MI35 nao é israelense? Li isso em algum post do Poder Aereo se nao me engano….

Ricardo_Mga
Ricardo_Mga
14 anos atrás

Esse sim é um helicopterod e respeito, uns 30 desses aki já dava uma boa levantada na moral do EB.

Black Hawk
Black Hawk
14 anos atrás

“com planos para aquisição de 690 helicópteros”
O.o
putz!!!
e olha e esse heli e apenas de atack!!!
putz!!!
so esses apaches detroem a FAB toda…
eita isso q e escala!!!!
e olha q so o governo americano vai comprar ate 690 fora os outros paises!!!

Black Hawk
Black Hawk
14 anos atrás

aki tipo esse heli e especializado em destruir tanques ne?
entao ele nao e muito util onde nao ha tanques concorda?
entao onde o mi35 opera(amazonia brava)nao ha aminima chance de tanques operarem!!!
entao ate q o mi35 cumpre bem o seu papel,levar tropas e dar cobertura aproximada.
ta de boa
mas q o apache bota terror ,ahh isso ninguem duvida!!!
tem algum tanque q resistiu a um ataque de helis caça tanques????

A7X
A7X
14 anos atrás

Caramba, não pode criticar que já tem nego se doendo…

Pessoal, o MI-35M é um vetor respeitável, mas o fato é que ele é um helicóptero híbrido e em combate o considero inferior aos equivalentes ocidentais. Penso que o ideal para o EB é um helicóptero “puro sangue”. No mercado existem opções com um bom custo-benefício, como por exemplo o AW-129.

Abs.

Manock
Manock
14 anos atrás

Fugindo um pouco do que seria o ideal para as FA brasileias penso que NO MOMENTO o país teria outras deficiências a sanar antes de adquirir um heli de ataque didicado.

O foco de tensão não é mais a bacia do prata, como fôra por quase todo o séc XX, mas agora é a amazônia e seu entorno andino. Neste cenário um heli misto, como o MI-35 é mais adequado além de ser mais barato.

Manock

Manock
Manock
14 anos atrás

Os planos do exército norte-americano não seriam os de ATUALIZAR todos os 690 Apaches para o padrão BlockIII?

Manock

Edcreek
Edcreek
14 anos atrás

Olá,

Sonhar não custa nada, mas temos um problema grave, mesmo com grana disponivel, tenho certesa que essa maquina não estaria disponivel para compra para nos, para nos só versões mais antigas….

Abraços,

Paulo
Paulo
14 anos atrás

No caso de um avião de traficantes ser obrigado a pousar ou fazer uma apreensão num depósito ou refinaria de drogas em plena selva, do que serviria o Apache?
É muito importante que possa levar tropas. E se ainda for de ataque…..

Sopa
Sopa
14 anos atrás

o Mi-35 é sim o mais adequado pra a Amazônia, um ST intercepta um mono-motor e manda pousa e ai o que vai acontecer com o piloto ? o ST não pode pousar e o piloto correr atras. já com o Mi 35 a coisa é diferente !

Pousa e corre atras !!

A7X
A7X
14 anos atrás

Paulo disse:
28 de outubro de 2010 às 8:36

Realmente o MI-35 é bem útil numa situação dessas, mas vocês parecem se esquecer que o Brasil não é só a Amazônia.

As forças armadas agora tem poder de polícia, e o tempo entre a interceptação e o pouso da aeronave suspeita é suficiente para que soldados sejam enviados para à área. Se for num local de difícil acesso, pode se fazer uso de helicópteros de transporte para levar tais soldados.

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Caro A7X

Você está certo, mas como o cobertor é curto, ou compramos um ou outro. Como não podemos ter dois helis atuando lado a lado, um de ataque e outro de transporte de tropas, por que não um que pode fazer as duas coisas? O Sabre, ao que tudo indica, foi comprado especialmente pra Amazônia mesmo.
E até hoje os pilotos que tiveram de fazer pouso forçado, todos fugiram. Não dá tempo não.

Para outros cenários ainda não foi anunciado nada.

Abraços

Vader
14 anos atrás

Pessoalmente prefiro o Viper do USMC, que é maior, mais rápido e tem maior alcance que o Longbow: http://en.wikipedia.org/wiki/AH-1Z_Viper

Mas de fato é um heli fantástico.

Sds.

Sopa
Sopa
14 anos atrás

Paulo disse:
28 de outubro de 2010 às 10:52

Se eles estão baseados somente e Porto Velho ai não dá, teria que ter bases menores pra interceptação junto com os ST.
—————————
Se bem que os AH 6 little bird, poderiam fazer esse serviço junto com os ST. poderia espalha-los pela fronteira ! falei besteira ?

A7X
A7X
14 anos atrás

Paulo disse:
28 de outubro de 2010 às 10:52

Paulo, concordo com o amigo.
Não tenho dúvidas que o MI-35M cumprirá sua função com excelência. Porém penso que seria mais válido comprar um vetor puro de ataque que fosse relativamente barato, pois penso que a missão que ficará a cargo do helicóptero russo poderia ser cumprida por black hawks armados.

Abs.

Darkman
Darkman
14 anos atrás

Fantástico !!!!

Abs.

emilson_GAC
emilson_GAC
14 anos atrás

alguem sabe se o sabre ja foi utilizado na amazonia? a gente nao ve nada sobre o qe estao fazendo com ele la. bem que poderiam fazer uma materia especial sobre o mi-35 do brasil… ta ai uma opção para o blog

Pedro Rocha
Pedro Rocha
14 anos atrás

Olá senhores! Senhores reparem que a primeira coisa que foi corrigida no Block III foi justamente o aumento de potencia! Isso comprova uma coisa que já venho falando aqui nos nossos fóruns: O Apache esta se arrastando no ambiente quente e alto do Afeganistão. Agora isso será sanado!
Senhores o AH-64 ainda não combateu em TO onde os EUA não tivessem superioridade aérea e não tivesse suprimido toda oposição antiaérea. Portanto é uma grande injustiça a comparação da atuação dele com o Mi 24 no Afeganistão. No Afeganistão as versões iniciais do Mi 24 (que eram vitimas dos Sting) não possuíam as atuais contra medidas antimísseis do Mi 35!
Eu sou fanático pelo Apache porem não eu vejo um uso pratico desse tipo de vetor em nosso país! Antitanque e apoio aproximado! Tanques inimigos teriam que superar vários obstáculos para ser ameaça a alvos importantes no país e apoio aproximado eu sou mais o Super Tucano, barato de operar, capacidade STOL, performance e autonomia!
Em tempo: Senhores quando foram adquiridos os Mi 35 pela FAB, através da comercialização de carne com a Rússia, a FAB poderia ter escolhido Mi 28 Havoc (similar ao Apache), mas escolheu o Mi 35. Eu quero com isso comprovar que realmente a FAB desejava um vetor de ataque e transportasse tropas, portanto eu acho que idéia enfadonhamente recorrente em nossos fóruns de um vetor de ataque puro deveria ser definitivamente esquecida… Talvez né!

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

O Apache pode ser útil ao Brasil se realmente o governo quiser comprar, e os americanos quiserem vender! Mas de forma a garantir tecnologia pra nós, eu optaria pelo Agusta A-129 da Itália, ou até o Denel Rooivalk, da África Sul.

João Paulo Caruso
João Paulo Caruso
14 anos atrás

Acho que o Brasil não tem adversários com grandes exércitos para justificar uma frota de Apaches, o Mi-35 me parece muito mais adequado para as nossas necessidades mais urgentes. E ainda tem a questão finaceira, cada Longbow desses deve custar o mesmo que 3 ou 4 mirages 2000 usados.

Na querra do afeganistão os russos utilizaram aeronaves sem sistemas de proteção e realmente foram alvos fáceis para os redeye americanos. Não sei se os Stingers foram fornecidos antes ou depois que os russos começaram a instalar os emissores de IR, flares e misturadores de ar, mesmo assim as perdas russas diminuíram bastante, principalmente as aeronaves de asas fixas.

Quanto aos Apaches, eles já enfrentaram defesas aéreas bem fortes sim, voando muito perto do solo e por rotas muito bem definidas a maioria dos SAMs nem consegue detectá-los. Inclusive um das primeiras missões da GW1 foi justamente executada por apaches, que destruíram radares de alerta e postos de controle iraquianos abrindo caminho para os bombardeios da USAF.

Com certeza um apache consegue navegar com mais precisão e controle à baixa altitude e é mais difícil de se derrubar quando comparado com Mi-24. Também os russos não tem nada operacional que se compare com o radar Longbow que por si só já é uma revolução na capacidade de ataque de helicópteros. Só que o Brasil não tem uma ameaça que justifique o investimento. Com Mi-35 e com a instalação de sistemas armas modernos nos helicópteros produzidos aqui já seria suficiente contra nossos vizinhos.

Andre Luis
Andre Luis
14 anos atrás

Vader disse:
28 de outubro de 2010 às 10:54

Cara, não precisa nem ser esse. Uma versão mais “novinha” do Cobra já estaria de bom tamanho.
O Mangusta também faz um estrago.

rogerio
14 anos atrás

por favor alguem sabe me dizer se o acordo com a fiat inveco foi assinado e quando se fara os blindados

agradeço

Seal
Seal
14 anos atrás

Esse helicóptero é pura tecnologia!

Ficou em primeiro lugar na lista dos 10 melhores helicópteros de ataque do mundo no quesito fator medo,sobrevivência em combate,produção alta,disponibilidade,etc no Discovery.

O MI-35 não me lembro agora,mas parece que ficou em terceiro ou quarto lugar,isso mostra que a mordida do crocodilo ainda é dolorosa,como ele é chamado.

Na guerra do Afeganistão,durante a invasão soviética,foram perdidos vários Mind devido as características IR de suas turbinas,coisa que os russos tentaram mudar mais tarde.

Bruno
Bruno
14 anos atrás

rogerio disse:
28 de outubro de 2010 às 15:46

Sim, o acordo já foi assinado e as entregas começam no começo de 2012 se não me engano.

É galera, alguém aí disse a verdade.Os EUA dificilmente venderiam um helicóptero desse para nós.Além disso o Sabre tem capacidades únicas que interessaram à FAB, então ainda acho a escolha dele excelente, nosso primeiro helicoptero de ataque.Para quem aí duvida da capacidade dele:

http://www.youtube.com/watch?v=GQ22LDBb15Q

o/

Bruno
Bruno
14 anos atrás

Odeio me repetir, mas só para que fique claro eu não tenho nada contra o Apache III,( embora eu admita que sou contra a compra de material norte-americano) é um helicóptero impressionante e isso é inquestionável.Só não acho que devemos nos desfazer do que já compramos por causa dele.

dranuits
14 anos atrás

Encarando a foto de frente já da medo, imagina isso rodando sobre a cabeça, Deus do céu.

SABRE
SABRE
14 anos atrás

emilson_GAC , creio que os Sabres estejam sendo usados para treinamente ainda ,pois temos só três unidades ainda, e estão desarmados!Com a chegada de mais unidades e das armas, ai sim estarão operacionais, já vi os bichos de perto da até medinho só de ver o bicho nú, imagina armado, muitas revistas já fizeram reportagem sobre os sabres da FAB!

@wagner
@wagner
14 anos atrás

A Russia ja tem dois para competir com o Apache, o problema é ter dinheiro para coloca-los em produção em larga escala.
Daqui a uns anos vai ter dinheiro e alguns esquadroes devem ser formados…( espera-se !)

Galileu
Galileu
14 anos atrás

Melhor Heli de ataque com certeza, mas nos disponíveis eu ainda acho o agusta A129, fala sério que máquina bem feita aquela!!

Terror da cavalaria 1 apache ou qualquer Heli de ataque “taca o terror” na nossa cavalaria aahhahaha

SABRE
SABRE
14 anos atrás

Só para lembrar o sabre não vai poder descer em qualquer terreno na amazônia,o mesmo possui sistemas designador de alvo a apenas 50cm do solo, ou seja só pode pousar em terrenos bem planos!

João Paulo Caruso
João Paulo Caruso
14 anos atrás

Esse radar longbow simplesmente coloca todos os outros fora da comparação! O Apache D vale por vários, tem uma capacidade de ataque e localização de alvos que nenhum outro helicóptero chega perto.

aquino
14 anos atrás

esqueceram dos kamovs k-50 k52 as novas armas da mortiferas da russia similares ao apache….

Pieter
Pieter
14 anos atrás

Uma coisa bastante off-topic: Não gosto de fazer propaganda mas preciso falar o seguinte:

10 de novembro, o xbox live vai ser lançado no Brasil. Aqueles que gostam de jogos FPS, especialmente de guerra tipo BF Bad company 2, assim como MW2, vão poder curtir jogando na rede do xbox live contra/com pessoas do mundo todo. Eu jogo e posso dizer que é bastante interessante.

Bem, parece coisa de criança, mas os jogos de hoje se tornaram coisa de gente grande…especialmente aqueles com bons gráficos, online e boa IA.

Espero que o moderador deixe sem bloquear.

Info: http://www.battlefieldbadcompany2.com/game-info

abs