Israel diz que Irã enganou Brasil e Turquia
De acordo com a agência de notícias France Presse, um alto funcionário do governo israelense teria dito que o Irã enganou o Brasil e a Turquia com o acordo de troca de material nuclear, assinado poucas horas antes.
“Os iranianos enganaram o Brasil e a Turquia fingindo aceitar que o enriquecimento de parte do seu urânio seja feito na Turquia”, afirmou o funcionário que pediu anonimato. “Eles já fizeram o mesmo no passado, fingindo aceitar esse procedimento para diminuir a tensão e o risco de sanções internacionais, porém, em seguida, se negaram a cumprir o acordo”, disse.
Na manhã desta segunda-feira (horário local), os ministros de Relações Exteriores do Brasil, Turquia e Irã assinaram um acordo no qual o Irã enviará 1.200 quilos de urânio levemente enriquecido para a Turquia e receberá de volta, em um ano, o material enriquecido a 20% (nível utilizado para um reator de pesquisa).
FONTE: Folha online, com France Presse
FOTO: Reuters, via Folha online
Uma pergunta … se o Irao der 1.200 quilos de urânio levemente enriquecido para a Turquia e receber enriquecido a 20%, e se às escondidas enriquer 100 quilos a >80% quem vai vai ficar com a batata quente na mao? … o Lula ou o Erdogan?
….acho que alguem vai levar com um tiro no pé!!
Pois é Muscimol, tão querendo brincar com o que é sério.
Espero estar enganado, mas vejo nuvens negras no horizonte.
Abs
O blog colocou 3 matérias com viés negativo sobre o acordo com o Irã. Existem várias outros pontos de vista, mas o blog escolheu 3 com viés negativo (incluindo essa posição unilateral de Israel). Isso não é bom para o debate.
Vou colocar uma aqui, com outro viés, pois debate não se faz dessa forma unilateral.
“Acordo Brasil-Irã-Turquia é positivo e descrença “não tem sentido”, diz consultor da AIEA
O consultor da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e assistente do presidente da Eletronuclear Leonam dos Santos Guimarães afirmou ao Opera Mundi que o acordo entre Brasil, Irã e Turquia é satisfatório e que o ceticismo das potências mundiais “não faz sentido”. Segundo ele, o Irã não tem estoque de urânio que o habilite a construir armas nucleares.
Guimarães afirmou também que a indisposição ocidental com o acordo tem raízes geopolíticas e não nucleares, e que a proposta em breve tende a ser aprovada pela AIEA.
…..
Leia abaixo entrevista com Guimarães.
Qual é a avaliação do senhor sobre o acordo assinado entre Turquia, Brasil e Irã?
Eu o considero muito positivo, alivia a pressão sobre o país e deve ser suficiente para barras as sanções. Em outubro passado, a AIEA propôs ao Irã a troca de seu urânio enriquecido a 3,5%, para usinas nucleares, por combustível para o reator de produção de radioisótopos de uso médico, enriquecido a 20%. O enriquecimento seria feito na Rússia e o combustível fabricado na França. Naquela época, o Irã rejeitou a proposta por não confiar na intermediação de duas potências com armas nucleares e anunciou o início do enriquecimento a 20% em suas instalações.
O que sabemos agora é que a troca será feita na Turquia, um país que não possui a tecnologia adequada. No entanto, ainda não ficou claro onde será enriquecido este urânio, nem onde será transformado em combustível. O Brasil teria as condições para providenciar as duas etapas. O urânio seria enriquecido e transformado em combustível no reator IEA-R1, de São Paulo, similar ao reator de Teerã. Aliás, o Brasil é o único país não dotado de armas nucleares que já produziu, sob controle da AIEA, urânio a 20%.
Em outubro de 2009, os 1.200 quilos que o Irã teria enviado para fora do país representavam cerca de dois terços de seu estoque de combustível nuclear, o suficiente para assegurar que o país não teria material para fazer uma bomba. Hoje, alguns diplomatas ocidentais afirmam que a mesma quantidade de combustível representa uma proporção menor de seu estoque declarado e que a quantidade de urânio de baixo enriquecimento que o Irã está preparando para enviar à Turquia agora representa pouco mais da metade de seu estoque atual. O que o senhor acha desse argumento?
Não faz sentido. Há muito tempo que o Irã trabalha com a mesma quantidade de combustível. Eles têm um estoque limitado, resultado de extração de uma pequena mina, hoje esgotada, e de compras passadas. Entre outubro e agora eles simplesmente não tiveram como aumentar seu estoque, até porque ninguém vendeu urânio ao Irã nesse tempo. Não dá para gerar urânio a partir de nada. É verdade que o urânio que eles têm pode ter sido enriquecido, mas a quantidade não tem como ser aumentada. Esse argumento insinua a possibilidade de o Irã continuar a fabricar uma arma nuclear com um estoque de urânio escondido, mas isso é totalmente falso.
http://pbrasil.wordpress.com/2010/05/17/acordo-brasil-ira-turquia-e-positivo-e-descrenca-nao-tem-sentido-diz-consultor-da-aiea/
abraços a todos
NOTA DOS EDITORES:
SÓ VIÉS NEGATIVO?
TRECHO DE MATÉRIA ABAIXO (QUE ATÉ O MOMENTO DESTA NOTA DOS EDITORES NÃO RECEBEU NENHUM COMENTÁRIO):
“Kouchner elogiou o acordo obtido com mediação brasileira. ‘Saudamos o acordo e a tenacidade com a qual nossos amigos turcos e brasileiros realizaram as conversações. Sempre é bom falar e sempre é melhor escutar’.”
DE RESTO, AGRADECEMOS POR COLOCAR NO COMENTÁRIO OUTRAS MATÉRIAS COM “OUTRO VIÉS”, O QUE É SEMPRE BOM PARA O DEBATE, PRÁTICA QUE INCENTIVAMOS. OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO SENDO PUBLICADAS HOJE, PARA MAIS VARIEDADE.
Concordo com o Hornet.
Hahahaha, o tal Leonam dos Santos Guimarães é consultor do GSI da Presidência da República. Ah tah… 🙂
Daonde ele tira que o Irã não tem acesso a urânio? Qual a fonte? Porque ele fala textualmente que “isso é totalmente falso”? Estranho um cientista falando assim…
R: PAPO DE DIPLOMATA! Mandaram ele falar o que falou…
Quanto à papagaiada mor: o Mollusco é hoje o “idiota útil” do “Zóio-Junto”. Conseguiu algum tempo para o Irão. Até que este teste seu primeiro artefato. Ou até que descumpra mais alguma resolução da AIEA…
Como Edouard Daladier e Neville Chamberlain já foram, um dia, os idiotas-úteis de um tal de Adolf Hitler. O resultado é história…
Nem vou falar mais nada sobre mais esta patacoada do Itamaralívia. O futuro dirá.
Quanto a Israel, tem de continuar fazendo o que sempre fez: o que lhe der na telha. Ao contrário do grandão-bobão da AL, e de países maiores e/ou mais distantes do Irão, Israel não pode se dar ao luxo de perder guerra alguma, pois a primeira que perder será a última. E se der na telha deles agir sem a concordância do tal CS da ONU ou mesmo do Tio Sam, “bomb them all back to the stone” age e boa…
Sds.
mais uma posição, dessa vez da OTAN:
“Para Otan, acordo com Irã é “potencialmente bom”
O principal comandante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), almirante James Stavridis, afirmou nesta segunda-feira(17) que o acordo para troca de urânio enriquecido do Irã na Turquia é “um desenvolvimento potencialmente bom”. “Eu penso que este é um exemplo do que todos buscamos, que é um sistema diplomático que encoraje o bom comportamento como parte do regime iraniano”, afirmou. O almirante disse que o acordo é “potencialmente bom”, mas acrescentou que “obviamente nós temos um milhão de milhas a percorrer”.
Os ministros de Relações Exteriores do Irã, da Turquia e do Brasil assinaram nesta segunda-feira um acordo sobre o programa nuclear iraniano na reunião do G-15 (17 países em desenvolvimento), em Teerã. Ahmadinejad aceitou trocar 1.200 quilos de urânio por material nuclear (enriquecido a 20%) equivalente para seu reator de pesquisas médicas. O processo deverá se dar em território turco.
Porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Ramn Mehmanparast acontou que o Irã irá notificar a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) “dentro de uma semana”. “A AIEA deverá informar o grupo de Viena (Estados Unidos, França e Rússia) sobre a proposta”, afirmou o porta-voz. Ele acrescentou que “o urânio estocado na Turquia estará sob a supervisão do Irã e da AIEA”. “Esperamos que as outras partes aceitem a proposta”, afirmou.
http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteudo.phtml?tl=1&id=1003827&tit=Para-Otan-acordo-com-Ira-e-potencialmente-bom
abraços a todos
Uma posição interessante:
http://blogs.estadao.com.br/gustavo-chacra/teera-parte-2-ira-usa-brasil-e-turquia-para-ganhar-tempo-diz-maior-academico-iraniano-nos-eua/
Sds.
Mais um ponto de vista:
“Cabe à AIEA validar acordo nuclear, dizem potências
Representantes dos governos da Alemanha e da França declararam na manhã de hoje que caberá à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) validar o acordo assinado entre os ministros das Relações Exteriores do Irã, Turquia e Brasil. Christoph Steegmans, vice-porta-voz do governo alemão, indicou ainda que nenhum acordo pode substituir o assinado anteriormente entre o Irã e a AIEA a fim de evitar a aplicação de novas sanções contra Teerã.
“Continua sendo importante que o Irã e a AIEA cheguem a um acordo”, disse Steegmans, quando perguntado se o acordo assinado hoje para o envio de urânio para a Turquia para enriquecimento irá evitar novas sanções das Nações Unidas. “O acordo não pode ser substituído por um acordo com outros países”, afirmou. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, disse que o acordo assinado nesta manhã será enviado para a AIEA dentro de uma semana, que deverá apresentá-lo às potenciais mundiais.
O ministro das Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner, disse que a AIEA deve ser o primeiro a responder ao acordo assinado com Turquia e Brasil. Ele foi cauteloso ao elogiar o plano, acrescentando não ter visto o texto. “Não cabe a nós responder, cabe a Agência Internacional de Energia Atômica”, afirmou.
“Algum progresso importante foi obtido nos últimos dois dias sobre a resolução das Nações Unidas do Conselho de Segurança”, disse Kouchner. “Estou feliz que houve o acordo”, afirmou, para depois elogiar “nossos amigos turco e brasileiro, que mostraram tenacidade” nas negociações com Teerã. As informações são da Dow Jones.
http://br.noticias.yahoo.com/s/17052010/25/mundo-cabe-aiea-validar-acordo-nuclear.html
abraços a todos
Sabe o que me deixa chateado aqui no blog, é que sempre, digo de novo sempre jogam a politicagem e negativação do governo atual em tudo que se coloca aqui nas materias é por isso que as vezes eu não comento e nem se quer vejo a materia… e Hornet concordo com você amigo esta na cara o que você falou ai em cima.
Quero deixar bem claro que não sou politico e pouco me importo com isso, so venho informar como frequentador da trilogia que não levem as materias pro lado que não tem nada a ver com o blog em questão…
Espero que tomem como o critica construtiva ok?
Sds
Diego,
também vejo do mesmo modo que vc. E não acho legal isso, não.
O legal é informar e debater. Mas pra informar, somente com pontos de vista variados, senão é doutrina (pegação de pé, visão canhestra ou o que for) e não informação.
abração bro!
Concordo com o amigo Hornet.
A imparcialidade mandou lembranças …
O jornal americano “The New York Times”, ainda não se sabe se o acordo “oferece ao Irã uma solução de curto prazo para seu longo enfrentamento com o Ocidente por causa de seu programa nuclear” ou se ele “se mostrará uma tática com o objetivo de desviar os esforços de estabelecer novas sanções contra Teerã”.
O jornal observa que o acordo segue as mesmas linhas de outro proposto pelos países ocidentais em outubro e que não avançou porque o Irã acabou voltando atrás em sua posição.
A reportagem afirma que ainda não se sabe se o governo do presidente Barack Obama aceitará o acordo agora, “em parte porque o Irã continuou a enriquecer urânio, aumentando seus estoques”.
Segundo o jornal, o montante de urânio que deveria ser enviado ao exterior pelo acordo de outubro garantiria que o Irã não mantivesse um estoque suficiente para desenvolver armas nucleares, mas, agora, o mesmo montante representaria apenas a metade de seus estoques.
Para o “New York Times”, Obama se vê diante de um dilema. “Se ele rejeitar o acordo, vai parecer que está rejeitando um acordo semelhante ao que estava disposto a assinar há oito meses. Mas se ele o aceitar, muitas das questões urgentes que ele diz que terão que ser resolvidas com o Irã nos próximos meses – em sua maioria sobre as suspeitas sobre armamentos – serão deixadas de lado por um ano ou mais”, diz o jornal.
—
Outro diário americano, “The Washington Post”, diz que a assinatura do acordo foi “uma surpresa” e que esse foi o primeiro acordo do tipo assinado pelo Irã com um país estrangeiro desde 2004.
“O pacto inesperado tem como objetivo tirar as preocupações sobre o programa nuclear iraniano e poderia prover uma alternativa às duras sanções contra o Irã propostas pelos Estados Unidos e outras potências ocidentais”, afirma o jornal.
Para o jornal, o acordo aumenta as divisões entre o grupo de países liderados pelos Estados Unidos, de um lado, e dos países em desenvolvimento, do outro, sobre o direito de o Irã e de outras nações em desenvolvimento ao uso de energia nuclear.
—
Na Grã-Bretanha, um artigo assinado do “The Guardian” elogiou o acordo, classificando-o de positivo para todos, “exceto para aqueles em Washington e Tel Aviv que procuram desculpas para isolar ou atacar o Irã”.
O texto afirma que o evento foi a “estreia de uma nova força no cenário mundial, o eixo Brasil e Turquia”.
Os dois países estariam “emergindo como a força global pelo compromisso e o diálogo que o movimento não alinhado nunca conseguiu ser”.
O jornal espanhol “ABC” diz que o acordo “não vai cancelar os esforços de Estados Unidos e França para convencer a ONU a aprovar uma quarta rodada de sanções econômicas e diplomáticas contra o Irã, mas tudo indica que vai atrasá-las”.
Também na Espanha, o “El País” diz que a consequência mais imediata do acordo “não será traduzida em termos nucleares, mas políticos, com um notável respaldo para a Turquia e em especial, para Luiz Inácio Lula da Silva”.
O jornal diz que o Irã também sai fortalecido politicamente, já que o poder de nações não alinhadas parece ter sido prestigiado com o acordo.
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/05/17/acordo-pode-dificultar-sancoes-contra-ira-diz-imprensa-internacional-916606104.asp
Deixa pra là Hornet, cada um acredita na mentira que quiser, e so se for muito cabeça fraca pra não perceber esta “pilotada” das informações !!!
Sabemos todos que os Yankees querem guerra e não importa qual acordo será concluído como Irã, terão sempre uma estratégia para desmereçer, desacreditar, descredibilizar o Irã na comunidade internacional, afim de alcançar os seus objetivos bélicos e violentos, uma espécie de REPLAY do Iraque… e nós já vimos este filme, e ainda vemos !!
Aquela região é importante demais para os Yankees, pra eles nunca deve haver paz no Oriente médio, pois assim ficaria mais fácil a estratégia do dividi e impera.
Quanto o Brasil nesta historia toda, fez bem pois deixou claro que depois do Irã podemos ser nós, e os textos da mídia internacional antes deste acordo de hoje, demonstram isso, veja o artigo do Der SPIEGEL por exemplo !!
http://oglobo.globo.com/blogs/lampreia/posts/2010/05/10/o-brasil-esta-desenvolvendo-bomba-atomica-290218.asp
A campanha de demonização do Brasil jà começou, e vai continuar até que sejamos desmembrados pelo poder de estados estrangeiros, divididos em estados independentes, pois assim seremos mais fracos internacionalmente, e mais fácil de dominar… é isso que querem fazer no Brasil, e as “nações” indígenas provam isso, foi pura pressão estrangeira !!
Medo dos grandes, pois temem que o Brasil se transforme em uma potência forte demais, principalmente na diplomacia!!
Diplomacia em que hoje demonstramos o nosso valor… O argumento de pressão dos grandes sobre o Irã nos últimos meses era esse, o de que o país deveria mandar um mínimo de 2/3 do próprio urânio para ser enriquecido no exterior, isso poucos lembram… fizemos o Irã assinar algo que ninguém no mundo conseguiu em meses e anos, ninguém mesmo, nem Yankees, franceses, chineses… ninguém !!
E agora José ??? Qual será a próxima “verdade” para se invadir o Irã???
Certamente aparecerá uma nova razão para se atacar o Irã, uma nova “verdade” fabricada nos corredores de WASH-ington virá à tona…
Mas a nossa parte foi feita, fizemos aquilo que ninguém acreditava possível, e de agora pra frente não é mais problema nosso, eles que se matem em nome do que quiserem !!
Valeu !!
Concluindo… Parabéns ao nosso presidente Lula e a todo o Itamaraty, pois fizeram o que os grandes não conseguiram, fizeram o Irã ASSINAR, repito ASSINAR, o papel que o Ocidente e a AIEA queria que eles assinassem.
Pouco importa o que vai acontecer daqui pra frente, pois a nossa parte foi feita, o papel está ASSINADO, PONTO !!
Agora vão ter que inventar uma nova desculpa para enfraquecer o Irã com sanções antes de tentar invadi-lo militarmente… como no Iraque, e parece que já estão fazendo isso… grande eficiência ocidental não é mesmo ??
Valeu !!
Mas pensando bem no assunto, o que o “Ocidente” tem a temer do Irão?
Os mais fanáticos antiamericanos dirão: a “perda” de acesso a suas reservas de petróleo.
Besteira: se o Irão não quiser vender seu petróleo para o Ocidente, vai vender pra quem? Só se for pra China, pois a Rússia já tem o bastante. Mas nem a China conta apenas com o óleo iraniano, até porque não há oleodutos ligando os dois países. Nem haverá tão cedo.
Por outro lado, se os EUA quiser tomar petróleo de alguém, basta ir à Venezuela. Muito mais perto e muito mais fácil: piece of cake! Ou à Nigéria. Ou mesmo ao Brasil.
Então o que se vê é que a questão do petróleo iraniano é irrelevante para o Ocidente. Na verdade, o fim do acesso ao petróleo iraniano no curto prazo ajudaria várias nações, na medida em que aceleraria o desenvolvimento da indústria do petróleo. Leia-se: Nigéria, Angola, Brasil, Indonésia, etc. Gerará dinheiro extra para algumas que já produzem: Venezuela e Rússia. E acelerará a prospecção em outros lugares, como no ártico e na Antártica.
Mas no fundo é um baita tiro no pé do próprio Irão.
“Ah, mas o Irão nuclear bota medo em Israel”.
Besteira de novo. Israel está armado até aos dentes com escudos antimísseis. E um eventual ataque a Israel contará com a mesma contramedida, ou seja: se o Irão atacar Israel nuclearmente, Tio Jacó (ou Tio Samuel) varrerão do mapa os aiatolás pelos próximos 2 ou 3 bilhões de anos. E até o doido do Zóio-Junto sabe disso. Tá certo que ele (em si) tem convicção de que quando isso acontecer ele estará junto de suas trocentas virgens no paraíso. A se conferir… Mas pode não ser uma boa para o resto do povo que não for tão “pio” quanto o Quase-Um-Cíclope… 🙂
Então, e levando-se em conta que a Turquia demonstra-se uma “aliada” do Irão, Rússia e China são suas “aliadas reticentes”, os EUA estão longe, Israel é inatingível, e o Paquistão também tem arsenal nuclear, quem tem que temer um Irão nuclear?
Repetindo: considerando-se que o Irão nada tem a oferecer ao “Ocidente” a não ser seu óleo (que não é exclusividade sua), e que todos seus “inimigos ocidentais” estão muito mais bem armados e preparados do que ele, quem tem a temer o Irão?
Resposta: os países árabes. Cabe sempre a lembrança de que Árabes (sunitas) e Persas (xiitas) são inimigos naturais e religiosos. Estes sim tem muito a temer com uma república xiita com armas nucleares.
O que vai gerar isso? Simples, uma corrida armamentista na região. E podem ter certeza que os países árabes, especialmente a Arábia Saudita e o Iraque, não ficarão por muito tempo atrás do Irão. Os primeiros comprarão com dinheiro a tecnologia, dos EUA ou de qualquer um que se disponha a vender (e a pragmática e ávida França é sempre uma candidata natural). E os segundos ganharão logo-logo de presente alguns silos de ICBMs para “guardar” o Oriente Médio…
O resultado? Um mundo mais seguro! 🙂 Ora, vale a máxima, aqui expandida: a humanidade tem os governantes que merece. Se há governantes como o Zóio-Junto e o Nonadáctilo, que preferem se apoiar mutuamente para desenvolver armas nucleares, como diriam os portugueses antigos, “que vá”! Cada povo tem o governo que merece. No mais, o mundo já passou muito mais perto de uma guerra nuclear TOTAL antes, e ninguém disparou, continuamos aqui. Talvez seja útil mesmo que todo mundo tenha arma nuclear: se todo mundo tiver, ninguém usa (?). Ou talvez a memória da desgraça que foi Hiroxima e Nagasáki tenha se apagado, e a humanidade mereça ser “relembrada” dos efeitos bonzinhos duma arma nuclear. A se decidir…
A verdade é que para nós, aqui no nosso cantinho ensolarado do Atlântico-Sul, no curto prazo não muda nada.
Uma guerra nuclear no Oriente Médio faria o mundo parar por um bom tempo. Alguns países, especialmente os que dominam toda a tecnologia de refino de petróleo pesado (o que não inclui o Brasil, por exemplo, que refina apenas óleo leve, e não tem óleo leve autóctone em quantidade considerável, ou ao menos não o terá enquanto o pré-sal não começar a jorrar – e isso é um grande quando) se darão bem com outras fontes, extra oriente-médio.
Veremos o centro das preocupações do “Ocidente” se alterar do Oriente Médio para a África, ou a Venezuela, por exemplo. Ou para o Brasil, que tem muito óleo pesado (que eles refinam, nós não). Mas para EUA e Europa dificilmente a coisa mudará muito. É verdade: o mundo inteiro gastará um pouquinho mais com protetores solares. 🙂 Mas EUA, Rússia, China, UE, e mesmo nosotros acá continuaremos tocando nossas vidinhas.
Enquanto que o mundo islâmico como o conhecemos terá deixado de existir.
Enfim, os EUA e a UE fizeram o que tinham que fazer para impedir tudo isso. O Irão não quis parar. O “Ocidente”, através de uma falida ONU (AIEA), e mais falido ainda Conselho de Segurança, foi boicotado em suas intenções pela República Bolivariana do Brasil e pela relevantíssima Turquia (leia-se na entrelinha Rússia e China).
Então acho mesmo que americanos e europeus (além de Israel) deveriam pagar na mesma moeda: deveriam começar a re-desenvolver mais e mais suas armas OTAN, numa nova corrida nuclear pós-Irão. Uma nova “Guerra-Fria”. Aí veremos quem “pedirá água” antes.
Ou não veremos, na “remotissississima” hipótese de que um louco governante (Zóio-Junto e seus aiatolás das virgens?) ou um louco terrorista (Al Qaeda, Hizbollah?) se apodere de tais armas… 🙂 Pra quem não entendeu, não veremos, pois não estaremos aqui para ver, rsrsrs…
Não é um mundo lindo esse que alguns daqui torcem para que aconteça? 🙂
Abraços (previamente) calorosos.
Boa noite. Mas será que a coisa é simples assim? O Irã assinou o tratado e diz que vai continuar enriquecendo o urânio. Alguém está fazendo alguém de bobo.
Esse blog é bom , mas precisa ser menor imparcial… Só colocam notícia favoravel a Irsarel.
Não sou político e não torço pra nenhum partido. Parece que esse bolg sempre tenta ironizar os esforços do governo brasileiro lá fora.
ALDO GHISOLFI disse:
17 de maio de 2010 às 22:52
“O Irã assinou o tratado e diz que vai continuar enriquecendo o urânio. Alguém está fazendo alguém de bobo.”
Hehehe caro Aldo, pois é. Ninguém está fazendo ninguém de bobo coisíssima nenhuma. Os bolivarianos do Itamaralívia podem ser incompetentes, ousados, metidos, qualquer coisa, mas nunca ingênuos.
Isso se chama AGENDA! Tudo esquematizadonos mínimos detalhes. Que no caso é, na melhor das hipóteses, um Irão atômico, um OM desestabilizado de uma vez por todas, preço do barril do petróleo nas alturas (i.e., no Brasil, povo na m., com a Petrobrás dos cumpanheiros “socializando” o prejuízo), Venezuela, Rússia, Nigéria, Angola, Indonésia, etc. (e reza-se para que no futuro remoto o Brasil) enchendo o rabo de dinheiro. Estados ricos e superpoderosos, fácéis de serem dominados por doutrinas neo-comunistas. Mais povo na m… 🙂
Na pior das hipóteses? Uma corrida armamentista nos moldes da Guerra Fria no OM. Seguido de uma guerra nuclear em larga escala em um futuro próximo. E o fim do OM como o conhecemos. E a guerra por petróleo movida para outras fronteiras: Venezuela, Brasil, Angola, Nigéria, Indonésia, Antártica, etc. Povo de novo na m.
A verdade é que o Brasil e a Turquia assinaram a sentença de morte do Irão. Mas o Bralívia não deixou de abrir uma Caixa de Pandora para si mesmo.
Lula se fez de “idiota útil” do momento do “Quase-um-Cíclope” e dá a este tempo para desenvolver sua tecnologia nuclear. Simples. E o “Zóio-Junto” faz do Brasil uma “potência petrolífera” (em potencial), além de colocar o Lula na Secretaria-Geral da ONU e no Prêmio Nobel (um prêmio e um cargo, por sinal, meramente honoríficos).
Enfim, agenda cara. Disputa por poder. Só que nessa aí podem esperar: a partir de agora começará a vir chumbo do grosso para nós. Que pelo menos estejamos cientes e preparados, porque quem acha que as grandes potências ficarão quietas diante disso, que estão sem opções, ou que simplesmente abrirão mão da briga, está redondamente enganados. E os subsídios da União Européia são a prova mais que cabal disso.
Nisso tudo, quem se ferra, sempre e sempre, é o povo. Mas aguardemos o futuro. Sugiro desde já estocar protetor solar… 🙂
Sds.
Esses dois parecem irmãos!!!
Abraço
Esse Vader deve ser o FHC, só pode, para ter tanta dor de cotovelo do Lula e falar tanta bobagem. Vá na farmacia e compre gelol para seu cotovelo que ja deve tar sangrando…
Se amanhã o Irã processar mais urânio isso é outra historia. O acordo hoje acertado, é referente aos 1200 quilos de urânio enriquecido a baixos indices que o Irã (não Irão!) tem, repassados a Agencia de Energia Atômica e serão processados até 20% para uso medicinal. Fechou a questão.
A briga na ONU era sempre para esse Urânio, o que o Irã iria fazer com ele, pois acreditavam piamente, que ele seria processado acima de 90% o que depois de hoje se tornará impossivel.
Como agora já tem destino e não tem mais o que apelar, os EUA e Israel inventam que “agora ele vai processar mais”, mas onde diz que o Irã não pode processar urânio até 5%? Ou a 20% Para fazer Bombas Atômicas precisa de um enriquissímento acima de 90% e do 20% para o 90% tem chão.
Alem disso existem outras nações que não assinaram o protocolo adicional do TNP (entre elas o Brasil!) que não permitem a visita total e livre de instalações nucleares. Nem os EUA, Russia ou França permitem isso, mas pressionam outros países a fazerem. Nunca a Agencia Internacional de Energia Atomica visitou uma instalação israelence, e teve um brasileiro que era presidente da Opaq e queria fazer visitas a arsenais de armas NBC dos EUA e Israel, e o mesmo foi deposto em uma das mais sujas manobras na ONU, e o “lambe botas” de nosso ex presidente na época não mexeu um musculo para protege-lo.
Parabens ao Lula e ao primeiro ministro Turco, pois mostraram ao mundo que os EUA, Israel e Europa ocidental, o verdadeiro eixo do mal, nem sempre, mandam no mundo.
Fuck you USA!
Pedro, tanto faz Ira ou Irão, as duas formas estão corretas, ok.
Vader, tu é o FHC mesmo???
Só levando os vermelhinhos na esportiva né. 😉
Errata Irã, não Ira.
É o sono, hehehe
🙂
Estranho um país que sempre ataca seus vizinhos, mata pessoas à vontade ao redor do mundo com agentes do Mossad e possuí um arsenal nuclear pode julgar qualquer outro país, principalmente o Irã que nunca atacou ninguém na história recente.
É isso que todos devem enxergar.
Só lamento os burros que ainda caem nessas estórias para crianças.
Deixa-me rapidamente explicar a questão da “bomba iraniana”, um assunto complexo altamente resumido.
Para você ter uma bomba atômica é necessário dois tipos de combustível. Urânio acima de 90% ou Plutônio
Enriquecer Urânio a 90% é caríssimo e demora, foi utilizado no projeto Manhattan como pulverização de risco, não se sabia ao certo se uma bomba de plutônio com a tecnológica da época seria possível nem se urânio a 90% seria viável, então se tentou as duas coisas e ambas deram certo, gerando duas bombas tecnicamente distintas, Fat Man (plutônio) e Litlle Boy (Urânio).
Deste os anos 50, o caminho pelo qual quase todas as bombas atômicas são feitas é pelo uso de plutônio. Para obter este combustível você coloca urânio e um reator e dentro de algum tempo ele produz urânio.
A questão é que tipo de Urânio você precisa colocar em função do modelo de reator.
Reatores água leve pressurizada: Coloca-se urânio enriquecido.
Reatores água pesada ou grafite: Coloca-se urânio natural (sem enriquecimento).
Os engenheiros iranianos assim como seus colegas do projeto Manhattan sabem que tem muitos desafios técnicos proporcionais a sua tecnologia disponível, então decidiram partir por dois caminhos diferentes.
Caminho 1. O urânio é retirado de três minas na região central do país e levado a uma localidade chamada Ardacam, lá é purificado e gerado o Yellow Cake, depois em Fasa é feita a conversão para hexafluoreto de urânio que é enriquecido em Ramandeh. Este urânio volta para Fasa onde são montados os conjuntos de combustível e estes irão abastecer a usina de Bushehr. Esta usina esta em operação inicial desde o ano passado.
Este é um caminho muito análogo ao Brasileiro deste a mineração a usina o processo é eminentemente civil. O único jeito de construir uma bomba por este caminho é retirar plutônio da usina de Bushehr que é fiscalizada pelos russos e nem mesmo os EUA tem desconfianças quando a honestidade russa neste processo.
Caminho 2. Este é o caminho da bomba iraniana. O caminho do urânio é o mesmo desde as minas na região central até a conversão em Yellow Cake em Ardacam. Porem em Arak, próximo a Teerã há a um reator de água pesada sendo construído, este tipo de reator utiliza urânio natural (que não passa por enriquecimento e portando por controle de nenhum país externo), utiliza água pesada que é fabricada em Kondabh (também próximo a Teerã), ao fabricar água pesada o Ira não precisa de negociar com exportadores deste tipo de insumo da industria nuclear como Argentina e Canadá.
O reator presente em Arak tem algumas características digamos “suspeitas”,
O primeiro é a sua pequena potencia. Ele tem 40MW de potencia térmica o que dá menos de 5MW de potencia útil, se fosse utilizado para gerar eletricidade forneceria o suficiente para uma cidade de apenas 40.000 habitantes.
O segundo é a utilização de urânio natural, por ser moderado a água pesada (livre portando dos percalços políticos e tecnológicos associados ao enriquecimento de urânio).
O terceiro é a sua proximidade com Teerã, um local com pouca estabilidade sísmica (onde normalmente não se constrói reatores por motivos óbvios), mas que é mais facilmente defendido de um ataque aéreo pela proximidade com a capital. O reator de Bushehr por exemplo, esta a 1300Km de Teerã, as margens do golfo não é um lugar fácil de ser atingido por um inimigo, mas é construído em um dos únicos lugares sismicamente estáveis do Irã, por ser um reator comercial não é um algo militar legitimo.
O atual acordo de troca de urânio enriquecido em solo turco muda algo no “caminho da bomba”, na pratica não porque ele esta associado ao “caminho 1” onde os fins são a usina de Bushehr que tem a Rússia como fiadora e utilizações médicas e cientificas de material nuclear enriquecido.
Já o caminho 2, aquele que passa pelo reator de Arak este em nada é afetado, porque como vimos este tipo de reator opera com urânio natural.
EUA e Rússia sabem disto, que esta ofensiva diplomática brasileira dá ao Irã um credito político junto a comunidade internacional, porque afinal de contas o “Irã cedeu” em alguma coisa.
Cedeu porem em um aspecto que nada influencia seu “caminho da bomba”. E tenham certeza esta pirotecnia diplomática brasileira em muito irritou aos países que defendem sanções ao Irã, porque em nada impede o Irã de seguir o caminho da bomba.
Em muito ajuda ganhar tempo ao governo de Teerã.
Porque EUA e Rússia não criticam o Brasil abertamente? Em um primeiro momento para não parecer que estão com dor de cotovelo diplomático, até porque não estão; o que Lula fez foi ajudar Mahmoud Ahmadinejad a parecer mais “flexivel” perante o mundo enquanto seu plano da bomba continua inalterado.
O reator de Arak fica pronto daqui a 12 meses bem como a fabricação de água pesada em Kondabh. Estes são os alvos mais estratégicos para um ataque contra o Irã.
Até 2015 haverá plutônio suficiente para a produção das primeiras ogivas. A bomba atômica do Irã esta com seu make-up de engenharia pronto, falta o combustível e o iniciador de nêutrons.
Informações da Casa Branca, tendenciosas como aquelas produzidas contra o Iraque em 2003?
Não, isto são dados da inteligência russa, país que mais coopera com o Irã hoje em programas nucleares civis, mas que tem colocado mais energia política e diplomática nos últimos 5 anos para evitar um Irã nuclear.
Sabedoria política que sobra em Moscou, mas que falta em Brasília.
“Esse Vader deve ser o FHC, só pode, para ter tanta dor de cotovelo do Lula e falar tanta bobagem. Vá na farmacia e compre gelol para seu cotovelo que ja deve tar sangrando…”
kkkkkkkkkkkkkkkk perfeita descrição!
“Conseguiu algum tempo para o Irão. Até que este teste seu primeiro artefato. Ou até que descumpra mais alguma resolução da AIEA…”
…eu nao gosto de ser ceptico mas se o Brasil aspira a um lugar do CS da ONU o caso do Irao pode dar barraca da grossa para voces. Se o Irao fizer algo as escondidas do tipo sesenvolver uma arma nuclear podem dizer adeus a um posto no CS da ONU. Essas coisas sao muito serias!
ouve guerras que começaram por menos.
Espero sinceramente que o Lula e o Erdogan estejam certos!! … mas um pais como o Irao cujo lider diz ao povo em discursos directos que o Irao e o pais mais desenvolvido do mundo pode-se esperar de tudo!!… ele prometeu que um dia Israel iria desaparecer do mapa.
O jogada é do tipo para golo na final da copa do mundo!!…muito a ganhar mas tambem muito pode perder-se. A historia dira!
É como eu sempre digo: o Irã não é o Iraque!
Que a bomba chegue logo!
Elizabeth:
“Não, isto são dados da inteligência russa, país que mais coopera com o Irã hoje em programas nucleares civis, mas que tem colocado mais energia política e diplomática nos últimos 5 anos para evitar um Irã nuclear.
Sabedoria política que sobra em Moscou, mas que falta em Brasília.”
——————
Não é verdade… Brasil e Russia tem estado em contato constante através de encontros diretos entre suas mais altas autoridades, reunião recente dos BRICs em Brasilia, a ida de Lula à Moscou 2 dias antes de embarcar para o Irã, são só alguns exemplos.
O fato é que não é do interesse estratégico Russo ver o Irã desestabilizado e/ou invadido , aumentando assim, ainda mais a influencia estadunidense às portas das fronteiras russas.
E com certeza, não só a Rússia, como a China, ambos apoiam a iniciativa brasileira de negociar um acordo com o país persa, sem este apoio o governo brasileiro não se lançaria nesta empreitada…Aliás, Brasil, Turquia, Russia, China e India (esta última, quase que certamente, apoiará o acordo) unidos, já não são pouca coisa… e isto só para ficar nos principais países pois há muitos mais países que apoiarão o acordo .
Materia que saiu no Pravda, refletindo como os russos estão vendo o acordo:
——————————–
Lula demonstra como de faz!
O presidente do Brasil mediou um acordo de troca de combustível, que resolve a questão nuclear iraniana, de uma vez por todas (se houver boa vontade). É prova de suas habilidades diplomáticas e uma clara advertência à comunidade internacional como a gestão de crises deve ser feito. A Federação Russa é uma parte muito importante desta mesma abordagem
Luiz Inácio Lula da Silva, o Presidente cessante do Brasil, acaba de dar ao mundo em geral, e os Estados Unidos da América, em particular, uma lição de como a diplomacia internacional deve ser abordada. Apoiado pela Federação Russa e a República Popular da China, presidente Lula foi a Teerã neste fim de semana para mediar um acordo, que uma vez por todas, iria resolver a questão nuclear iraniana. Ele deixou o Irã na segunda-feira com o acordo na sua mão.
Depois de frequentar a 14ª Cimeira dos G15 em Teerã, Presidente Lula, o Primeiro-Ministro turco Recep Teyyip Erdogan e o Presidente da República Islâmica do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, assinaram um acordo tripartido (veja na íntegra abaixo) sobre a troca de combustível nuclear.
Nos termos deste acordo, A República Islâmica do Irã enviará para o exterior urânio para enriquecimento e a primeira fase será a entrega de 1.200 kg de urânio menos enriquecido (UME) para a Turquia, sujeita à aprovação do Grupo de Viena, que terá um ano para entregar 120 kg de combustível nuclear ao Irã.
O acordo reafirma “o compromisso com o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares” e “o direito de todas as partes, incluindo a RI Irã”, para desenvolver, pesquisar, produzir e usar energia nuclear (e actividades envolvendo o ciclo do combustível nuclear, incluindo enriquecimento) “para fins pacíficos, sem discriminação”.
Timothy BANCROFT-HINCHEY
PRAVDA.Ru
Que o presidente o Irã é um cretino, ninguém tem dúvida, mas quem quer paz tem de negociar até com o demônio.
Além disso, o acordo firmado é quase uma fotocópia de um acordo proposto pelos EUA há 8 meses atrás. Por que agora estão torcendo o nariz? Só porque foram turcos e brasileiros a negociarem?
Estou com o Hornet. O blog realmente foi muito enviesado na escolha das matérias que postou.
Quanto ao Irã, veremos. Quanto a Israel, já sabemos que são os maiores enganadores do planeta. Dizem há décadas que não tem sequer um estalinho nuclear, mas todo mundo sabe que escondem pra lá de 100 ogivas. São uns brincantes… E ainda tem jornalista que dá crédito a esses caras.
Os EUA e outras nações vassalas (Reino Unidos etc.) estão minimamente interessados na paz. O negócio deles é impedir a qualquer custo que outras nações desenvolvam a tecnologia nuclear (nós no meio). Não abrem mão do monopólio tecnológico e bélico para amedrontar o mundo. Para isso qualquer desculpa serve, mesmo as mais esfarrapadas e falsas, tipo Armas de Destruição em Massa e por aí vai. Se de quebra der pra roubar o petróleo de alguém, aí é que a coisa fica boa mesmo.
Parece que tem gente que tem bola de cristal por ai….
Só futuramente vai ter como afirmar se é negativo ou positivo esse acordo. No mais, é tudo especulação e dor de cotovelo de nação grande.
Brasil e Turquia são os únicos que conseguem tratar o Irã como outro país.
Uma vez li um artigo de um especialista americano falando que o Irã já tem bomba atomica nos meados dos anos 90.
Que foi os russos que forneceram logo quando caiu o regime comunista, e foi fornecido pela mafia russa, e outra vcs acha que a Russia deixaria atacar o Irã se é que está construindo os reatores do Irã.
Não se esquece Irã não é Iraque as forças armadas do Irã é bens mais treinada do que do Sadam Hussein.
Rússia alerta para ataque dos EUA contra o Irã no futuroFoto: Alexander Nemenov/ AFP Premiê israelense esteve com o colega russo Vladimir Putin em Moscou
Da Redação, com agências internacionais
mundo@eband.com.br
O chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Rússia, o general Nikolai Makarov, alertou nesta quarta-feira para um possível ataque dos EUA contra o Irã no futuro.
“Atualmente, os EUA desenvolvem duas operações militares: no Afeganistão e no Iraque. Uma terceira seria para eles um desastre”, disse o chefe militar russo em entrevista coletiva, citado pela agência de notícias local Interfax.
Resumo da Notícia: “General Russo Confirma Que o Irã Possui Armas Nucleares!”, Stratfor Intelligence, semana de 4 de junho de 2002.
“A afirmação de um general russo sobre as armas nucleares do Irã deixou de ser registrada na mídia. Algumas vezes um deslize verbal é tão incrível que nenhum especialista pode explicar. Algumas vezes, um deslize verbal é tão intencional quando poderia ser. Considere uma entrevista do general russo membro do Estado Maior, Yuri Baluyevsky. Ele fez um rápido pronunciamento à imprensa na sexta-feira em Moscou durante o encontro Bush-Putin e foi perguntado se o Irã realmente tinha disparado o míssil de médio alcance Shihab-3 em um teste bem sucedido anteriormente neste mês. A segunda pergunta foi se o Irã poderia ameaçar Israel, a Rússia ou os EUA com seu programa nuclear e de mísseis.
“Então o general russo deu uma virada de surpresa: ‘Agora, com relação à questão se o Irã testou ou não algo como isto. O Irã tem armas nucleares’, Baluyevsky disse. ‘Logicamente, são armas nucleares não-estratégicas. O que quero dizer é que não são ICBMs com alcance de 5.500 km ou mais.”
Agora, essa notícia é realmente chocante! Esse general russo acaba de confirmar — em junho de 2002 — que o Irã tem ogivas nucleares e mísseis táticos para lançá-las.
Pedimos que você leia esse artigo referido com atenção, pois ele revela que a Arábia Saudita também já comprou ogivas nucleares do Paquistão porque não quer ser a única potência regional no Golfo Pérsico sem armas e mísseis nucleares.
Logicamente, o Irã comprou essas ogivas nucleares “da prateleira” do Paquistão, cerca de dez anos atrás. Recentemente, o cientista paquistanês conhecido como “O Pai da Bomba” foi destituído de seu cargo e colocado em desgraça por ter admitidamente participado da transferência da tecnologia armamentista para outros países da região.
Elizabeth disse:
18 de maio de 2010 às 2:30
Perfeito, e obrigado pela explicação.
Abs
Perfeito Elizabeth, obrigado pela aula.
Pedro disse:
18 de maio de 2010 às 0:46
Cara, não sou FH p. nenhuma e “Irão” é tão correto como “Irã” (não seja preguiçoso, procure antes de “bater o martelo”).
No mais, seu antiamericanismo é tão latente que não vou me dar ao trabalho de discutir contigo. Digno do “perfeito-idiota-latino-americano”.
“17/05/2010 – Irã deve confirmar por escrito acordo nuclear, diz AIEA
…De acordo com o que foi exposto lá, esperamos agora do Irã uma notificação escrita que indique que está de acordo com as disposições mencionadas na declaração …”
Não foi assinado! O próprio AIEA que diz. Vamos ver o que vai dar….
“…17/05/2010 – Analistas dão pouco crédito a acordo nuclear, mas vêem primeira concessão do Irã
…O acordo nuclear feito entre o fechado regime iraniano e a dupla Brasil-Turquia não terá respaldo nas potências ocidentais que querem impor mais sanções à teocracia islâmica, mas ao menos trouxe a primeira concessão do país depois de anos de negociações. É essa a avaliação de especialistas internacionais consultados pelo UOL Notícias nesta segunda-feira (17). …”
Parece aquele acordo assinado por Stalin e Hitler. Alías, bela coincidência Stalin LuLLa e Hitler ahmadinejadzinho !!!!
LuLLa não cobrou explicações sobre a morte daquela moça, a Neda nas manifestações contra a eleição fraudolenta no Irã? Mas cobrava explicações quanto ao pé na bunda do Zelaya ….Esquizofrênico!
Este acordo me lembra os antecedentes da 2ª Guerra Mundial, é a história se repetindo meus amigos. Abraço.
Muito obrigado pelos esclarecimentos Elisabeth. Você nos deu uma aula sobre a questão. Continue colaborando com o blog por favor.
Lula jogou M.. no ventilador por causa de uma foto e algumas manchentes nos jornais, e a longo prazo vai ficar patente que destruiu a credibilidade da diplomacia brasileira para bancar o palhaço dos iranianos. Lula para de beber !!!
Acredito que dentro do Itamarati Amorim vai ser responsabilizado pela burrada mais trágica na história da instituição.
O que se leva anos para se construir leva-se minutos para se destruir. Parabéns Amorim.
Vader: prece que esta sedento por sangue ou que desacreditou no ser humano, que não existe mais nada de bom entre nós? …com certeza os cordeiros morreram todos e ficaram só os lobos que agora terão que engolir um ao outro, mas mesmo nesse cenario creio que tenha alguns mais sensatos que outros, uns vendo a possibilidade de ter um ganho mais adiante e assim vai pelos bastidores sem que saibamos as reais intenções (e nunca saberemos), então entre o que se apresenta(ou o que mostram para nós) eu prefiro “acreditar” que esta sendo feito o melhor para o momento.
Elizabeth: muito bem colocado, mas não esqueça um velho ditado “o papel aceita tudo o lhe escrevem”
cabe a nós termos o dicernimento para que possamos ter a melhor visão do contexto.
Dell72 disse:
18 de maio de 2010 às 11:35
É um ponto de vista meu caro. Merece todo meu respeito. Mas do meu ponto de vista, é total ingenuidade: um povo que pensa como você é o sonho de consumo de todos os políticos.
Como tive alguma vivência com esta corja, tenho esta convicção plena. E escute o que lhe digo: eles não valem NADA, qualquer que seja o partido/corrente! Nem aqui, nem na Lua. Político bom é político com quatro círios ao redor.
Sds.
Elizabeth disse:
18 de maio de 2010 às 2:30
“Para obter este combustível você coloca urânio e um reator e dentro de algum tempo ele produz urânio.”
Somente uma correção, ele produz PLUTÔNIO e não URÂNIO, como escrito…
Valeu !!
Elizabeth, obrigado pela extraordinária aula que recebi de você.
A Trilogia em muito se (e nos) enriqueceria se procurasse as causas de questões polêmicas levantadas, com uma análise isenta, como a prestada por você. Fica aí portanto a sugestão.
Com a imensa vontade de ter destaque politico nas ações que rondam o mundo (e consequentemente garantir um assento na ONU), o governo brasileiro, pode acabar entrando em uma canoa furada.
O Brasil não consegue arcar com a responsabilidade de ter um provavel resultado negativo das ações que tenta promover agora, junto ao Irã, num futuro próximo.
Ao contrário dos EUA nós não temos poder (militar) suficiente para impor respeito, e poderemos sofrer graves consequências por nos meter onde não somos chamados (imaginem daqui a alguns anos o Irã enviando tropas terroristas atacar o Brasil), sem contar que defendendo o Irã, estamos indo contra a OTAN, ONU e todo tipo de organização ocidental.
E pior de tudo, pela cara do presidente do Irã, ele deve estar pensando “Bando de Brasileiros idiotas, me ajudam a ganhar tempo”, não da para confiar nele de jeito nenhum.
O pior de tudo é ver os “companheiros” falando que as grandes nações temem que o Brasil se torne uma potência.
Tem gente que não conhece as regiões metropolitanas das grandes cidades brasileiras e acaba acreditando nesse “conto do vigário” que foi inventado pelo FHC e que agora é repetido pelo Lula.
A única verdade é que nos últimos 16 anos o Brasil continou sendo um país de terceiro mundo, cheio de injustiças sociais e abarrotado de políticos ladrões e sem compromisso nenhum com o futuro da nação.
E não me venham os “companheiros” ou os “neo liberais” dizendo que estão certos, pois a única verdade é que ambos os lados fracassaram no governo do nosso país.
E meus sinceros PARABÉNS a Elisabeth pela aula que deu sobre o assunto.
É um privilégio ter gente do seu nível por aqui.
“Somente uma correção, ele produz PLUTÔNIO e não URÂNIO, como escrito…”
Ola Francoorp
Foi um erro de digitação. Desculpe.
“Elizabeth disse:
18 de maio de 2010 às 15:11
Ola Francoorp
Foi um erro de digitação. Desculpe.”
Desculpar de que? Este é um excelente texto, muito coeso e claro. Parabéns !
Vader
o que no fundo eu preso é o dialogo, como estamos fazendo. E como falei não existem mais cordeiros somentes lobos em todos os graus, em todas as rodas em qualque lugar. Não sou tão ingenuo assim ou talvez queira parece-lo? uma duvida. O que estamos fazendo aqui de certo modo não seria politica também? pra ficar claro no meu entender não tinhamos que nos intometer neste “angu”, sou totalmente contra, mas como certas decisões são tomadas e ai entra outra questão, que é a da informação, onde o que sabemos é o que interessa ser passado para nós, e o que foi feito não tem mais volta, então que se tente ao menos que de certo o melhor possível.