Refugiados paraguaios enviam dinheiro para as FARC

27

Jamil Chade

vinheta-clipping-forte Três paraguaios com status de refugiado dado pelo governo brasileiro estariam transferindo 30% do que arrecadam com os sequestros no Paraguai para as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A ONU promete investigar o caso e determinar por que o Brasil concedeu refúgio aos três.

A acusação do envolvimento dos refugiados com as Farc faz parte do pacote de informações que o Paraguai entregou ontem à ONU, pedindo que ela pressione o Brasil a mudar sua posição. Ontem mesmo, a organização pediu informações para seu representante no Brasil sobre o caso.

Há seis anos, os paraguaios Juan Arrom, Anuncio Martí e Víctor Colmán, ex-integrantes do grupo guerrilheiro Exército do Povo Paraguaio (EPP), receberam refúgio do Brasil, benefício concedido pelo Conselho Nacional de Refugiados (Conare). Com a proteção, eles não podem ser extraditados para o Paraguai. Assunção alega que os três são fundadores do EPP e coordenam as atividades do grupo no Brasil.

Dois deles moram em Curitiba e o outro, em Campo Grande. No sábado, o Congresso paraguaio aprovou, a pedido do presidente Fernando Lugo, o estado de exceção em cinco Departamentos (Estados), para facilitar o combate ao EPP.

Ontem, diplomatas paraguaios se reuniram com o alto comissário de refugiados da ONU, Antonio Guterres, ex-presidente de Portugal.

Agora, Guterres pedirá que seu representante no Brasil prepare um relatório sobre o caso para que se esclareçam os motivos que levaram o País a conceder o status de refugiado.

“É urgente retificar o erro do Brasil, que deu status de refugiado a essas pessoas”, disse Carlos Fleitas, diretor do departamento legal da chancelaria paraguaia. Falando ao Estado, ele qualificou a decisão brasileira de “grave violação”. “A condição de refugiado não pode significar impunidade”, alertou. “Pedimos uma revisão da decisão. Temos provas de que não são perseguidos políticos, mas criminosos.”

FONTE: O Estado de São Paulo

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

27 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo
Paulo
14 anos atrás

Mais uma peça do quebracabeças se encaixando.
Mas eu garanto a vocês que não sabia de nada.

Paulo
Paulo
14 anos atrás

E o cerco vai se fechando. Será que aqui a gente não sabia de nada?

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

Dá-lhe Foro de São Paulo !!!!

Não viram que até para devolver o Battisti para a Itália o governo LuLLa pensa mil vezes antes ?!?!?

humberto
humberto
14 anos atrás

Senhores,
Não estou entendendo as coisas.
1-) As Farcs (pelo menos no início) não era originalmente marxilista, que queria implantar uma sociedade socialista na Colombia?
2-) O atual governo Paraguaio não tende para as esquerdas ?
3-) Exilados politicos Paraguaios no Brasil?
4-) Onu? Porque não chiaram direto para o Brasil?
Para mim são bandidos que estão agindo no Paraguai e o governo Paraguaio está tentando empurrar as causas (que são internas) para fora do pais..
5-) Batisti é mais uma caca deste governo..A nação só perde com um vagabundo destes, damos sinais para que bandidos tentem se refugiar no Brasil, criamos inimizades com a Itália para que?? ..Já deveria ter sido deportado, a Italia tb é boba, deveriam caçar a possibilidade da Nacionalidade Italiana da Marisa (esposa do Lula), ai Lulim com certeza já teria devolvido este traste para a Italia.
[]

Floresteiro
Floresteiro
14 anos atrás

Considerando este governo totalmente parcial, eu é que não duvido.

André Oliveira
André Oliveira
14 anos atrás

Que legal né ? Logo agora né, no Estadão… Tava demorando arrumarem um episódio como o do sequestro do Abílio Diniz para tentarem incriminar o PT.. Só para as viúvas do Médici saberem se um refugiado se envolver em atos ilícitos ele perde o Status e pode ser deportado.. Mas tudo dentro de um processo..A direita paraguaia tá com saudades do Stroessner e vive louca pra dar um golpe de estado.. E numa dessas a direita brasileira vai bater de novo na porta dos quartéis.

André Oliveira
André Oliveira
14 anos atrás

Humberto, como você é raso em raciocínio.. Quer dizer que a ameaça de cassação do passaporte da Dona Marisa serviria como argumento para um chefe de estado devolver um preso condenado ? E depois vocês querem retomar o poder …. Melhora o nível do argumento, por favor …

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

“…a ameaça de cassação do passaporte da Dona Marisa serviria como argumento para um chefe de estado devolver um preso condenado ? …”

Tentemos e vamos verificar a reação da perua, que disse ter tal cidadania para o caso das coisas ficarem ruins por aqui. E isso dito pela 1º dama “patriota”. Dependendo do valor que ela dá para tal cidadania vai buzinar no ouvido do LuLLa até que ele despache o terrorista.

E a pergunta não deveria ser essa. Deveria ser ‘Por que ele ainda não deportou essa mala do Battisti?” ….

Vitor
Vitor
14 anos atrás

Nós estamos importando bandidos. Ja nao bastam os daqui. Agora vem terroristas, guerrilheiros e outros mais de outros países. Da Italia até o Paraguay.

Renato
Renato
14 anos atrás

Bem, considerando que o grupo dos caras ameaça cidadãos brasileiro não era nem para ter pensado em oferecer o refúgio, essa foi uma bela cagada.

Podiam aproveitar o ensejo e devolver todo mundo para suas respectivas polícias num grande “saldão”

Antonio M
Antonio M
14 anos atrás

Notícia no UOL/Folha : Paraguai prende suspeitos de atentado contra senador. São brasileiros e podem ser do PCC.

A confirmar e caso positivo ….. passa fogo em todos !

Curvo
Curvo
14 anos atrás

Dando uns pitacos, diria que a razão de estes nobres senhores estarem por estas banda deva se chamar … “Chávez”, como nuestro, digo nosso amado líder é meio assim mais que amigo deste senhor, creio que um telefonema deste para nosso amado líder e .. Presto !!!

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

A diplomacia “genial” do Brasil consegue mais um feito!!!!
Tem gente que não consegue justificar a trapalhada e pôe a culpa nos suspeitos de sempre “a imprensa” a “elite” ” a direita”. Conseguem transformar até o governo paraguaio em governo de direita pra justificar o injustificável. É bom que mande esses patetas logo pro Paraguai e eles que se acertem. Nós já temos os nosso problemas

bulldog
bulldog
14 anos atrás

Agora que a parte BOA da América do Sul tá sabendo se virar economicamente isso vem à tona. As FARC são um óbvio pretexto e instrumento de desestabilização no continente. Quem a está usando? e como os governantes sulamericanos são nada mais que um bando…vai dar certo…isso aqui será um barril de pólvora daqui cinco anos. Todo o esforço econômico irá por água abaixo se ninguém virar macho…e não é só socar a mesa…

humberto
humberto
14 anos atrás

Caro André Oliveira,
Vejo que vc é um petista ou algo parecido, de forma alguma foi um raciocinio raso e sim um comentário bem humorada de como sim influenciar o seu grande lider, continue nesta toada, não estude, seja politico e fique rico, pois dá para se ver que vc nunca estudou ou leu..O sequestro do Diniz tinha um pouco de tudo, desde de bandido por dinheiro a convicções ou simpatia, eles eram basicamente Chilenos, Canadenses NADA de Paraguarios.. No mais, para mim tanto faz se o Paraguai é governado por direitistas ou um padre (que tudo indica tb que foi pedofilo, ou vc não sabia que ele teve filhos ainda quando era bispo, ohhh..surpresa..vc não sabia) da esquerda, os dois lados são cheios de exemplos de gente barbara..que por sinal sempre adoraram censura, gente como Chaves que adora fechar jornais, tv, família Castro, um Hitler, Mussorini, e por ai vai..
Para mim, o Paraguai está tendo um problema de bandidos e não de ideologia (como alguns querem colocar), por sinal, o meu problema com este governo segue por este caminho..nada de ideologia.. Acorde…
Antes que vc diga qq coisa..já fui simpático ao PT..Lá nas origens..Então não me venha com discursinho de estudante universitário..porque sei bem como vai terminar..
No mais, vcs só aparecem para defender este desgoverno..Interessante como vcs brotam nesta hora..

Vader
Vader
14 anos atrás

André Oliveira disse:
27 de abril de 2010 às 12:30

Cidadão, vc já leu o “Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano”? Vê-se que é uma leitura que lhe faz falta…

Vader
Vader
14 anos atrás

Marcelo disse:
27 de abril de 2010 às 15:36

Marcelo, a culpa é da “zelite”, “duzamericanu”, das “viúva du Médici”, das “mídia golpista”, sempre…

Só trouxa cai na conversinha dessa caterva asquerosa que está a teclar diretamente de um bunker bem pertinho da famosa “Casa da Dinda”… 🙂 Chega a dar pena desses coitados…

Vader
Vader
14 anos atrás

No tópico, a diplomacia da República Bolivariana do Brasil está se tornando a cada dia que passa chacota mundial.

Agora, mesmo “nosotros” sendo vizinhos do Paraguai, sócios no Merdosul, e mesmo sendo o padreco safado dito “das isquerda” ele prefere ir pra ONU para reclamar do Brasil do que chegar no Presidente Marco Aurélio G… ops, Lula, e pedir para ele revogar o status de refugiado dos paraguaios, para que eles possam ser extraditados pela Interpol.

Ou seja: o padreco não tem mais “papo” com o Itamaralívia! A esquerda paraguaia é “moderada demais” para a República Bolivariana do Brasil. Somos muito mais “di isquerda” do que os paraguaios, mesmo com o padreco safado tendo vivido sua vida inteira sob a égide da “escatologia da libertação”.

É ótimo para que os paraguaios aprendam a lição: querem contar com a ajuda da Pindorama PeTista? Esperem sentados!

Toma padreco! Isso que dá se fiar na esquerdopatia brazuca! Toma! Tá tomando, tá? Tá gostoso, tá? Você não sabia que a esquerda pratica a autofagia não é? Toma mais um pouquinho pra largar de ser bobo! Seu safado! 🙂

Muito bom que tenha surgido mais uma guerrilha esquerdopata na AS: os paraguaios ainda vão tomar muito tapinha nas costas de seus vizinhos bolivariecas, até decidirem “chamar a cavalaria” (USA), como fizeram os colombianos após seus vizinhos da AS terem quabrado suas costas de tanto “tapinha”.

Quanto à RBB, é mais um prego na tumba de sua imagem. Mais uma vez a comunidade internacional se dá conta de que a República de Pindorama não passa de um valhacouto de marginais da esquerdalha mais sórdida que há no mundo. Não bastasse Battisti. Não bastasse o “padre” Olivério Medina. Agora abrigamos marginais também do Paraguai.

Muito bom! Parabéns Lula! Parabéns Celso Amorim! Parabéns Presidente Marco Aur, ops, parabéns “qualquer coisa” MAG! Parabéns Itamaralívia!

Obrigado por enlamearem o nome do país mais esta vez! Ser-lhes-emos eternamente gratos por mais este acréscimo à nossa reputação a nível mundial: tomar puxão de orelha na ONU do Paraguai!!! Do Paraguai!!!!!

Graças a Deus está chegando ao fim! Mais seis meses e acaba! Misericórdia… Serão longos seis meses…

Henrique
Henrique
14 anos atrás

Não é de se espantar…. já virou moda nesse país dar asilo político a bandidos, terroristas, ditadores etc…
Somos o país mais rico do mundo (tão rico que a maioria rouba, pilha, administra mal .. e não quebra) mas também o país com o povo mais omisso que se pode conhecer (e a justiça segue seu reflexo). A grande maioria de nosso povo se contenta com esmolas, bolsas miséria, tijolos, telhas, cestas básicas e enaltecem o pouco que os políticos fazem como se fosse um favor destes à sua população. Administrar e gerir o bem público É OBRIGAÇÃO de quem se dispõem à vida pública. Manter a integridade territorial e MORAL da nação É OBRIGAÇÃO dos homens públicos. Mas o que vemos aqui são “coorporações” (pra não dizer bandos) usufruindo do bem público para favorecer os piores elementos de uma sociedade….. e no final das contas quem paga este ônus somos nós contribuintes… bolsas miséria da vida, remuneração básica para filhos de presidiários, cargos de confiança, doações à centenas de ONGs parasitas ou suspeitas, MST, Via Campesina e outros movimentos suspeitos, asilo político a bandidos e terroristas, 8.000.000.000 (isso mesmo: bilhões) gastos em propaganda em sete anos, etc… etc…etc… etc…
Está ficando cada vez mais dífícil amigos… e as opções de voto para a próxima eleição não são nada animadoras.
Abraços.

Edilson França
Edilson França
14 anos atrás

“Não é de se enstranhar o nosso governo dar refugio a guerrelheiros, é só vê o tanto de Ex- que tem no governo”.

José Maria Bravo
José Maria Bravo
14 anos atrás

Prezado André Oliveira

É natural tanta idiossincrasia manifestada nesse post. Ponha-se no lugar deles (mas não tanto à direita, senão você entra para o PSTU – rs):

– O mundo é dividido em direita e esquerda, bonitos e feios, certos e errados, bons e maus, respectivamente;

– Daí ocorre que um governo paraguaio de esquerda reclama de um governo brasileiro de esquerda, quanto a apoio a militantes de esquerda, que se revelam apoiadores de um grupo armado de esquerda que luta contra um governo de esquerda;

O mundo cai! Como é que vão entender isso?

Vão voltar para a “Ecola das Américas” para importar novos conceitos!
Saudações bem humoradas!

Aldo
Aldo
14 anos atrás

É José Maria bravo, como então a esquerda vai entender ? Vai resolver tudo com o centralismo “democrático”, como Stalin taxando Trotski de traidor do proletariado e mandando rachar sua cabeça com uma picareta. Ou o magnãnimo Grande Lider Fidel Coma Andante Castro mandando fuzilar o condecorado General Ochoa da guerra de Angola como aliado do imperialismo yankee. Idiosincrasia é um novo nome para a direita deixar a esquerda lavar sua roupa suja sem repercussões e sair com a maior cara lavada de defensores dos pobres e oprimidos ?
Ah, e não é a esquerda que usa o epíteto direita, facista, para mandar a fogueira seus adversários , tenham a coloração ideológica que seja?

José Maria Bravo
José Maria Bravo
14 anos atrás

Prezado Aldo

Meu jocoso comentário acima se destinava a tentar evidenciar o quanto se faz necessário perceber diferenças naquilo que efetivamente são diferentes.

Em qualquer análise política e social, e até mesmo militar, é de fundamental importância perceber que interesses distintos estão em jogo, e que diferentes valores e preocupações ideológicas movem os atores e forças políticas.

Apenas por ilustração, e usando classificações históricas relembradas por Bobbio (um cientista político liberal, e de direita, perceba-se), a princípio é de direita quem sustenta que o Estado privilegie a liberdade formal individual, em detrimento da igualdade, e de esquerda quem defende que o Estado privilegie a igualdade, até como principal instrumento para se alcançar uma efetiva liberdade material.

Mas também são conceitos relacionais. Um fascista está à direita de um liberal, que está à direita de um democrata (liberalismo e democracia não são sinônimos), que por sua vez está à direita de um social-democrata, e assim por diante. Mas tais conceitos devem ser verificados na prática, e não nos nomes dos partidos, ou nas declarações dos próprios atores políticos.

A esquerda tem diferenças, óbvio, e muitas já deram em guerras, assim como a direita. Nada de estranho nisso. Kissinger, por exemplo, foi mestre em explorar as diferenças entre, de um lado, a Iugoslávia e a URSS, e de outro entre esta e a China (“perdemos no Vietnã, mas ganhamos a China”, registra em seu balanço como Secretário de Estado).

Ou seja, em suma, apenas fiz uma brincadeira com as visões anacrônicas da nossa direita, que costuma ignorar essas diferenças, e exemplos como o de Kissinger, e colocar “todos os adversários num mesmo saco”. Maquiavel diria que isto é unir os adversários, mas tudo bem, pode-se ignorar Maquiavel também.

saudações

Renato
Renato
14 anos atrás

José Maria, já viu o political compass? É um modelo que descreve visualmente o que vc está propondo?

Primo
Primo
14 anos atrás

Eu não quero saber quem ta certo ou errado, se é de esquerda ou direita, só sei que quem acolhe bandido, bandido é!

Essa história de direita e esquerda é muita retórica para minha pequena alma, os caras lá de cima são por eles, não tem essa de escolher um lado, ter ética ou não é questão de ocasião e oportunidade.

José Maria Bravo
José Maria Bravo
14 anos atrás

Prezado Renato

Não conhece, mas advirto que não propus, apenas enunciei divisões clássicas, com a advertência de que não podem ser rígidas, nem apenas formais-nominais.

um abraço

José Maria Bravo
José Maria Bravo
14 anos atrás

Perdã, Renato, quiz dizer “Não conheço”. Podes me informar onde o visualizo ou encontro?

Obrigado