Osprey down
Três soldados americanos e um civil morreram na queda de um helicóptero americano na quinta-feira à noite no sul do Afeganistão, por causas ainda não determinadas, anunciou nesta sexta-feira a Otan em um comunicado.
“Uma aeronave de tipo CV-22 Osprey da Força Aérea americana caiu na província de Zabul na quinta-feira à noite, matando três militares americanos e um civil, e ferindo vários outros soldados. As causas do acidente são desconhecidas até o momento”, indicou um comunicado da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan.
O Boeing/Bell V-22 Osprey é uma aeronave de transporte híbrida, entre avião e helicóptero, que pode decolar e aterrissar verticalmente como os helicópteros de transporte pesados.
FONTE: G1
Esse sistema vêm de um histórico de acidentes desde o início de seu desenvolvimento, mas a inovação tem seu custo. E pensar que chegamos a estudar algo parecido no Brasil!!!!
Há quanto tempo o Osprey está no Afeganistão e Iraque e quantos foram perdidos por motivos diversos ? Que eu saiba, este é o primeiro.
Que ele teve um desenvolvimento logo e problemático não há dúvida, mas está 100% apto para o serviço.
Causa mais provável: RPG.
SdS.
Radical,
o uso com sucesso de RPGs para derrubar helicópteros é exceção e não regra.
Eventualmente isso pode ocorrer principalmente com o uso de helicópteros em operações aeromóveis em áreas urbanas já que um insurgente pode aparecer de qualquer lugar e atirar a “queima roupa” com uma RPG, mas o ideal é que se use um míssil anti-aéreo apropriado.
No caso do Osprey é pouco provável que o mesmo esteja sendo operado para desembarcar tropas em áreas urbanas.
Se foi “derrubado” deve ter sido por “míssil”.
Um abraço.
Causa provavel: Erro do piloto em situacao de baixa altitude ou visibilidade. Seguido por falha mecanica.
Sds!
Se for verificado o indice de acidentes entre os aviões,
helicopteros e o Osprey,o Osprey deve ser o mais baixo.Como o topico disse ,foi à noite,mesmo com
o uso de visão noturna deve ter tido problemas com o
po em suspensão devido as pas dos rotores,que dificulta a visão.Algumas pas de helicopteros ja tem
um dispositivo que limpa a area em volta de poeira na hora do pouso.
Já disse uma vez aqui e volto a repetir. Um negócio desses, com este sistema, não é para operações militares, é super vulnerável. Se eu fosse um soldado americano, não voaria nesta joça para um front de jeito nenhum. Um helicóptero convencional é muito mais seguro. Este sistema de rotores será muito bom para uso civil, nunca para uso militar.
Num sei onde um Tilt Rotor é mais ou menos vulnerável que um heli tradicional. Eu, particularmente só vejo vantagens no uso deste tipo de aeronave.
abraços.
Pelo que vi no Vootatico eles tem a vantagem da velocidade maior, mas tem tido altos gastos em manutenção.
Renato,
o dobro da velocidade e três vezes mais alcance.
Como falou o Fullcrum os passos à frente têm seu custo.
Não se surpreendam, em breve quando estiver totalmente operacional vai levar as operações helitransportadas a níveis jamais vistos, principalmente na questão do alcance, ponto fraco nos helis mesmo com um possível REVO.
Sempre que vejo este tipo de aeronave, me vem a mente aqueles estudos de aeronave composta, inclusive feito pelo Brasil também.
Sds.
Esqueci do link.
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ca/aco03fab.html
“..por causa ainda não determinadas…” 🙂
Nessa década deveremos ver florescer vários conceitos de aeronaves compostas da qual o V-22 é pioneiro mostrando ao mundo o conceito do tilt-rotor.
Os mais promissores atualmente a saírem da prancheta são o X-2 da Sikorsky, o conceito VTDP do X-49 e o conceito Gyrolifter baseado no Fairey Rotodyne britânico da década de 50.
Um abraço a todos.
O CV-22 é a versão de Operações Especiais. Provavelmente estava sendo empregado em condições mais severas que os MV-22 dos Marines. Eu acredito na hipótese de acidente.
Olhando a foto com mais atenção…dá pra perceber os gases dos motores….alguém sabe se a assinatura IR do Osprey é maior que a de um heli de mesma capacidade ou se o mesmo tem algum dispositivo pra diminuir essa caracteristica?
Essa jiringonça cai todo ano
Concordo contigo Bosco. As aeronaves tiltrotor serão moda no futuro. Tem muito a evoluir esse conceito. Por exemplo, eu aposto que um dia essas hélices se transformarão em motores a jato! Trazendo diversos benefícios para a aeronave. Tilttrotor serão comuns no futuro.
Top,
os motores a jato possuem performance inferior no modo vertical e pairado, além de impossibilitarem operações de salvamento, etc, pela grande velocidade e temperatura dos gases de exaustão, que impossibilita a permanência abaixo da aeronave.
Uma saída seria que uma aeronave usasse o sistema “tilt rotor” no modo vertical/pairado e se convertesse em um avião a jato no modo horizontal parando e recolhendo as pás dos rotores para reduzir o arrasto.
Teoricamente uma aeronave assim não teria limite de velocidade podendo ser inclusive supersônica, e ainda continuar eficiente no modo “helicóptero”.
Um abraço.
Para mim, se o CV-22 Osprey é mais vunerável que um heli normal o deve ser porque tem muito mais partes mecanicas que um avião ou o heli, ou seja, existem mais locais sensiveis que podem comprometer o Osprey. Dizem que a manutenção dele é complicada (temos que esperar mais tempo até ele se tornar mais “comum”, ai teremos uma ideia se é ou não tão complicado). Quanto a cair tantas aeronaves no Afeganistão: 1-) Primeiro, estão em combate, ou seja, além de terem que voar bem mais que o normal, eles estão voando quase sempre no limite (dependendo da… Read more »
Se é tão revolucionário, porque que há 50 anos se tem pesquisado sobre o assunto, além de muitos tipos e protótipos terem voado e até hoje o que se vê é o V-22 e o BA-609? O helicóptero normal evoluiu muito mais, vcs não acham?