Contratos de modernização das aeronaves AS365K – ‘Pantera’
Brasília (DF) – No dia 24 de dezembro, no Quartel-General do Exército, o Comandante Logístico, General Marius, assinou contratos com a Helibras e a Turbomeca do Brasil para a modernização de 34 helicópteros AS365K (Pantera) da Aviação do Exército Brasileiro.
Os Contratos de modernização prevêem:
- a instalação de novos motores, aviônicos de navegação e rádios;
- a participação de engenheiros militares em todas as fases do programa de modernização;
- a participação de mecânicos e gerentes de manutenção da Aviação do Exército na execução dos serviços, visando a transferência de conhecimento das novas tecnologias; e,
- a modernização de quatro aeronaves, por ano, com a primeira entrega prevista para 2011 e a última para 2021.
FOTO: Guilherme Wiltegn/ForTe
SAIBA MAIS:
10 anos !!! é muito tempo, talvez 6 por ano, no minimo, seria o desejavel.
mas a troca do motor deve melhorar bem a performance do Pantera.ísso se a blindagem adicional,para atuar como hel de ataque nao eelvar muito o peso da aeronave…vida longa para os Panteras do EB…
Ficou a duvida: os novos motores serão mais potentes que os atuais??
Imaginamos que sim, pois o EB pretende usar o Pantera na função de ataque tb. Mas, como as armas adicionadas nele muito provavelmente será o SBAT-70 e as M-2 .50 pol. Ou seja, armas guiadas mesmo que é bom nada………………….
abraços.
Panteras com mísseis guiados um sonhos, mas quem sabe? Tomara!!
sds
Carl94, por isso que disse………….
Muito provavelmente eles serão equipados apenas com a dupla tradicional: O SBAT 70/7 e a .50 M-2. Ou seja, muito pouco (quase nada) eficiente contra uma coluna blindada que esteja sendo protegida por um mínino de AAA ou SAM.
Um bom exemplo: se eu fosse um piloto de Pantera equipado com o SBAT 70 e tivesse a missão de atacar esta coluna, pois a mesma avança para tomar uma importante ponte, como vc acha que eu me sentiria??????
Imagine essa coluna sendo protegida pelo Gepard, ou pelo MIstral ou Igla………
Extremamente perigoso, certo??????????????
abraços.
Lembre-se:
Esta hipótese se enquadra apenas se o EB realmente usar o modelo na função de ataque como esta previsto………
Tb existem informes que falam que o EB vai adquirir o MI-35 Hind para a função de ataque……………
abraços.
Um pouco mais sobre os ARRIEL 2C2-CG.
http://www.turbomeca.com/public/turbomeca_v2/html/en/produits/version.php?aid=635&sfid=504&mid=615
[]’s
“”Foi publicado hoje no Diário Oficial da União o Extrato de Inexigibilidade de Licitação referente a “reconstrução/modernização” de 34 aeronaves AS365K(HM-1) Pantera para a Aviação do Exército. O contrato para as modernizações, no valor de R$ 375.803.725,00, foi assinado com a Helibrás para a execução do serviço que a princípio não tem detalhes divulgados, mas foi publicado também no Diário Oficial da União o extrato relativo a aquisição de motores Arriel 2C2-CG com FADEC para a modernização dos helicópteros AS365K(HM-1). O contrato de aquisição dos motores foi assinado com a Turbomeca do Brasil no valor de R$ 113.267.396,00. Em 1987… Read more »
Calma ai, 10 anos , pra se modernizar 34 helicopteros??? Eu não sou muito entendido de modernizações, mas não é muito tempo??? Ta certo que vão trocar os motores e isso gera adaptaçoes e regulagens novas, mas é muito tempo….
Abraços….
Rodrigo,
É a mesma coisa do programa de modernização do F-5……….
O prazo é muito longo sim, e piora se levarmos em conta o fao de o contrato ja estar assinado……………. é 12 anos no total……
abraços.
Em uma matéria mais abaixo informa que a Agusta Westland está entregando em dois anos 12 helicópteros Lynx Mk.9A modernizados para o Exército Britânico, sendo que mais 10 estão em estudo para novo contrato de dois anos. O método inglês me parece mais racional, pois contratos curtos permitem que vc atualize o padrão a cada novo contrato, bem como o número de aeronaves trabalhadas, em média 6 por ano, também são mas interessantes. No contrato brasileiro há alguns problemas, no meu entender. Primeiro: 12 anos é muito tempo, neste interim a tecnologia pode mudar, novos equipamentos podem ser incorporados, vc… Read more »
Demoram quando vão fazr alguma coisa equando fazem ainda vai demorar 12 anos.
Claro e evidente que quando acabar sua modernização estará defasado tudo que foi feito.
Transformar esse Heli em alguma coisa de ataque não é o que queria os pilotos do EB, era mas fácil modernizalos e comprar um Heli de ataque puro sangue, mesmo que não fosse os Russos mas poderia ser os Cobras ou os Sul Africanos.
Estaríamos mas servidos do que ficar inventando, quem sabe não compraram pq a França(fedidos) não tem pra oferecer.
Abs.
pcostrj,
Na verdade a França tem para oferecer o EC-655 HAD Tiger, um helicóptero de ataque projetado e construido pela Eurocopter (EADS) e operado pela França, Alemanha e Espanha, bem como a Austrália.
Do sítio português http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/AER.aspx?nn=297 segue o texto:
“O EC-655 na sua versão HAP (a primeira a entrar ao serviço da França), foi concebido especificamente para o exército francês. Trata-se do que os franceses apelidaram de Helicoptero de Combate Polivalente.”
Abç,
Ivan.
pcostrj,
O Royvalk não e´mais fabricado faz tempo………….
Ivan,
O Tiger é muito caro de se comprar e operar…………. segundo o que se fala, mais caro que o AH-64D Apache Long Bow.
eu, sinceramente prefiria ver o EB equipado com o Mi-28 Havoc……
esse sim, tão potente quanto seus dois concorrentes ocidentais, e com preço bem menor…………..
restaria saber se o “pós venda” russo vale a pena………. pois para nós ainda é um mito………..
Os AH Sabre (Mil MI-35) estão chegando para provar ou derrubar por terra esta afirmação…………..
abraços para ambos……….
Vassili em 26 dez, 2009 às 20:43
Não tenho certeza quais armas esses helicópteros vão usar, mas só posso fica na torcida para que seja algo de qualidade.
Sds Vassili
Fala-se muita besteira quando não se tem conhecimento total dos fatos. O EB poderia modernizar os Pantera mais rapidamente, se quisesse. Porém, o contrato foi feito de modo que os trabalhos de substituição dos motores concidissem com o cronograma de Overhaul das aeronaves. Com isso, o trabalho é feito de modo mais racional e, ainda, mais barato. Não haveria sentido em realizar OH em aeronaves com os motores atuais, quando estes motores teriam que ser substituídos por novos. O OH do motor atual custa 40% do preço de um motor novo. Por isso o prazo de dez anos para os… Read more »