Dia 16, começa a Operação Laçador
A Operação Laçador é um exercício conduzido pelo Ministério da Defesa, no Comando Militar do Sul (CMS), com a participação da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, entre os dias 16 e 27 de novembro de 2009. Atualmente, este é o maior exercício combinado da América Latina, em função do número de Comandos e efetivos das três Forças Armadas envolvidas, contando com mais de 8 mil homens e mulheres.
Desenvolvida, simultaneamente, nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, a Operação Laçador tem por finalidade o adestramento operacional e tático dos Comandos e Estados-Maiores, na execução e avaliação do exercício combinado, o trabalho conjunto das Forças navais, terrestres e aéreas, dentre outros.
As principais atividades ocorrerão na região do Porto de Rio Grande, com ações da Força Combinada Rio Grande, sob o comando do 5º Distrito Naval; na região de Curitiba/PR, onde serão realizados Exercícios de Simulação de Combate pela 5ª Região Militar/ 5ª Divisão de Exército; e a região compreendida entre as cidades de Cachoeira do Sul/RS e Bagé/RS, com a 3ª Divisão de Exército, realizando no terreno um exercício de Posto de Comando. Na Base Aérea de Canoas/RS, aeronaves decolam para simulação de combate à aviação inimiga da Base Aérea de Santa Maria/RS.
Acesse a página da Operação Laçador clicando aqui
NOTA DO BLOG: segundo o site da Operação Laçador 2009, o Exército Brasileiro atua exercendo o Comando do Teatro de Operações, cujo Estado-Maior Combinado é composto por oficiais das três Forças, empregando:
- a 3ª Divisão de Exército, com suas Brigadas Subordinadas, realizando exercício no terreno e de planejamento de Estado-Maior;
- a 5ª Divisão de Exército, com suas Brigadas Subordinadas, realizando exercício no terreno e de simulação de combate;
- a 6ª Divisão de Exército exercendo o Comando da Força Terrestre Componente e com suas Brigadas Subordinadas realizando exercício de planejamento de Estado-Maior;
- a 3ª Região Militar e a 5ª Região Militar/ 5ª Divisão de Exército proverão os meios logísticos nas suas áreas de responsabilidades, respectivamente, no Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e Paraná.
Nunão, qtas vezes por ano é feito o exercício combinado, para que se alcance um nível de eficiência aceitável???
Gervásio,
Exercícios combinados ocorrem várias vezes por ano, alguns maiores como esse, outros menores – quase sempre um por ano de cada tipo. Isso cresceu nos últimos anos (e exponencialmente em veiculação / visibilidade).
Mas alguns exercícios, para serem realmente válidos, precisam ser repetidos várias vezes ao ano. Só para citar um exemplo (tudo bem, estou exagerando um pouco), a Red Flag lá no Deserto de Nevada tem diversas edições anuais, fora os exercícios combinados quase que simultâneos à mesma, dos quais pouco se fala.
Enfim, acho (opinião minha) que deveria haver umas três operações do porte da Laçador ( região sul ), anualmente, e outras do mesmo porte também duas ou três vezes por ano em outros T.Os.