Chile formará novo Batalhão de Artilharia
O Defense Security Cooperation Agency dos EUA anunciou no dia 12 deste mês, uma requisição oficial do Chile para compra de obuses autopropulsados, radares de artilharia, veículos blindados, armamentos e diversos outros equipamentos para um novo batalhão de artilharia mecanizado. O Exército Chileno já opera o M-109 e esta nova compra poderá dobrar sua frota deste obus autopropulsado de origem norte-americana.
O valor desta requisição poderia chegar até Us$ 275 milhões, uma vez que o contrato negociado inclui :
- 2 AN/TPQ-37v3 Firefinder radar que tem a capacidade de rastrear um projétil mesmo ainda em sua trajetória balística.
- 12 M109A5 e 12 M109A3 Canhões autopropulsados de 155mm.
- 1,968 projéteis M107 155mm “Standard High Explosive” (HE).
- 896 projéteis de longo alcance M549 HERA 155mm “rocket-assisted”.
- 12 metralhadoras M2 .50 cal.
- 12 lançadores de granada MK19 40 mm.
- 18 veículos brindados de transporte de pessoal M113A2.
- 06 veículos de comando M577A2.
- 24 veículos logísticos M548A1.
- 02 veículos multi-propósito HMMWVs M1165A1.
- 02 veículos HMMWVs M1152.
- 02 conjuntos de medição metereológica AN/TMQ 41 (MMS).
- 28 sistemas de camuflagem.
- 04 veículos de suporte e carga (5 ton.)
O contrato inclui também, treinamento para a artilharia, treinamento mecânico, kits de ferramentas, geradores, manutenção e reparos, equipamentos de apoio, publicações e manuais técnicos, e treinamento de tripulações.
A versão A3 do M-109 é na verdade um upgrade da versão A1, fruto de 27 pequenas modificações e alterações conhecidas como RAM (reliability, availability, and maintainability) as mais significativas delas foram : a adição do canhão de cano “longo” M185 de 155mm, o aumento da capacidade de armazenamento interna da torre- que passou de 28 para 36 projéteis- e a inclusão de proteção balística do telescópio panorâmico.
Atualmente o Chile já possui uma frota de 24 M109 “KAWEST”, o qual é uma modernização feita pela empresa suíça RUAG, onde foram incluídos um canhão L47 com alcance de 27/36 Km, diminuição de 2 membros da tripulação –de 8 para 6 –, sistemas elétricos melhorados, adição de um sistema de navegação inercial dia e noite, sistemas de proteção anti-chamas , EMP nuclear e ameaças NBC.
FONTE/FOTO: Defenseindustrydaily – Tradução: Baschera
Está virando costume pelas bandas da América do Sul o Chile humilhar militarmente o Brasil. Enquanto alguns passeiam pelo mundo tentando afirmar um poder regional que não possuem, junto com outros que já tem o poder nuclear como balança desequilibrante, outros afirmam o poder de forma real, adquirindo meios militares e melhorando suas forças armadas. Guerras não são travadas com paus e pedras. É necessário equipamento para isso. Sempre que vejo uma nova notícia a respeito do Chile, quando o assunto é militaria, vejo no horizonte de 10 anos o Chile como maior potência militar da América do Sul, em… Read more »
ai eu te pergunto, algumas baterias de Astros II ou III nao desempenhariam um papel melhor do que esses obuseiros ???
a Avibras ja est fabricando seu UAV, assim o mesmo poderia servir como “radar” ou obtencao de alvos para os Astros…
a mobilidade dos Atros eh muito superior aos M109, nao so mobilidade, acho que em tudo mesmo…
Começaram os latidos dos que tem complexo de vira-latas.
Gaspar,
O ASTROS tem uma funcao enquanto obuses tem outra. Em geral foguetes servem como um sistema de saturacao de aerea enquanto um obus e mais pratico em situacoes de danos colaterias e urbanas.
Entao o que ocorre e que um nao substitui o outro, e necessario ter os dois pois assim se complementam e cada um serve sua funcao.Imagine uma diferenca entre bombardeio de area e bombas guiadas.
SF!
Adler, lembrando sempre que os argumentos das pessoas é que devem ser atacados e não as pessoas que emitiram determinada opinião.
Brasil come Farofa e arrota Caviar, Chile come Filé e arrota Filé! estas são a diferenças básicas.
A pergunta que fica é: Pq o Brasil não compra, prepara e come o filé tb?? pq quer arrotar o caviar?? se acaba sempre é comendo farofa mesmo!
Chile: projeto, trabalho, pragmatismo, ideais palpáveis = resultado concreto!
Brasil: confusão, sonho, pouco trabalho, falácias, utopias = resultado pífio e atemporal.
Chile = Gasta-se 275 mil USD e tem-se um novo batalhão de artilharia, dos mais modernos do mundo. Brasil = Gasta-se a mesma coisa para idealizar um “sonho” complexo e consequentemente, sendo Brasil, utópico, e nada se realiza de concreto… só promessas… O que se tem de concreto mesmo, aqui, são os nossos líderes, os mesmo desde o fim da ditadura… como exemplo temos o agora “coitadinho” Sarney! isso é concreto! não se acaba nunca, The Mafia Rules! Dá-lhe Chile! mostre como se trabalha sério! talvez alguns amigos aqui do blog se convençam que não é vc o problema e… Read more »
Francisco Prepare-se para um duelo rsrs Agorá é sério,o Chile faz o que está ao seu alcance,mas pelo menos nós estamos projetando a longo-prazo,ou vai me dizer que não? O Brasil atualmente está com o FX-2,helicóipteros,Submarinos e o mais importante,programas de longo-prazo!Ai eu pergunto,quando atualmente,não,melhor ainda,quando na história inteira do Chile eles se prepararam militarmente de forma “eficaz”?(quando digo eficaz eu digo:projeção,mão de obra qualificada e etc) Devo lembrar que nenhum de nossos programas foi cancelado,pelo contrário,o KC-390 e outros diversos programas militares do Brasil já tiveram seus investimentos iniciais. O mais engraçado e que quando houve aquela notícia da… Read more »
E digo mais,não podemos exigir tamanhoi desenvolvimento em questão de dias,pois lembrem-se,Roma não foi construida em apenas um dia.
Chamo a atenção para os radares AN/TPQ-37v3 Firefinder, inéditos na AL. Os mesmos, além de serem trasportáveis por carretas, possuem a capacidade de rastrear um projétil lançado pelo inimigo, calculando o ponto exato de origem das trajetórias e assim determinar onde se encontram as peças de artilharia do mesmo. Os chilenos aquiriram este material que descrevi na notícia com o intúito de se gabaritar em iguais condições materiais e de capacitação operacional com as tropas americanas e da Otan que, em breve, realizão exercícios conjuntos em território chileno. Não é atoa, que dizem -inclusive muitos colegas daqui- que os chiolenos… Read more »
Putz… trasportáveis não…. TRANSPORTÁVEIS. Desculpem-me….
Sds.
Gaspar e Marine Lí um artigo “O LANÇADOR MÚLTIPLO DE FOGUETES:UMA OPÇÃO PARA O CFN?”,do CF (FN) LUIZ ARTUR RODRIGUES NUNES, na revista O ANFÍBIO (anuário do CFN) do ano de 2001 e dentre muitas informações interessantes, uma me chamou a atenção, trata-se do Sistema ASTROS-CFN, do qual repasso alguns dados numéricos. Na matéria o autor corobora o que foi escrito pelo Marine, as armas se complementam. Adsumus!!! PS: Aos editores do blog, os parabéns pela idéia do cadastramento (mais uma vez, fantásticos) e, a sugestão para que publiquem aqui esta e outras matérias sobre o CFN. Forte abraço!!! Sistema… Read more »
onde lê-se “corobora”, leia-se “corrobora”. Abs.
Ulisses,
O Chicão AMX está viciado em vinho chileno, não tem jeito…hehehe
Chicão, guarda uma garrafa pra nós também, né?!!!…hehehe
abração aos dois
Hornet e Ulisses! quando vierem a POA, vou aguardar vcs com um vinho nacional! de Bento! um Miolo! nada de Chileno! 🙂 Uma coisa é elogiar os caras, outra é cooperar.. rsrsrsrssss Eu elogio o time dos vermelhos, mas ontem fui corintiano desde quando era piazito.. rsrsrss como dizem: uma coisa é uma coisa, outra coisa é ser Gremista! rsrsrs Ulisses, falando mais sério, conheço estes projetos, como quase todos aqui, porém o amigo há de concordar comigo que são projetos apenas, são programas, que podem sofrer alterações e serem cancelados, dado a sua demora, sua “grandiosidade” que chama a… Read more »
Francisco, Eu entrando de paraquedas na conversa tua, do Ulisses e do Hornet; O Chile tem até mais motivos que nós para se armar até os dentes, visto que tem “assuntos” não resolvidos com o Perú e a Argentina. Entenda bem grande amigo, não estou falando que o Chili deve gastar 70% do PIB com armas e o Brasil parar todos os projetos de defesa em andamento por cá. Muito pelo contrário, quero é mais que as FFAA brasileiras se ergam novamente, que possam ter um poderio de defesa e ataque respeitável perante o Mundo, para que cessem algumas maluquices… Read more »
E, antes que me esqueça:
SABOTAGE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
RESISTANCE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Essa é para o Supremo Comandante Ulisses e para o nobre colega Hornet, que quando é obrigado pelas circunstâncias escolares, passa uma boa noite na casa de uma profi………………
Finalmente consegui me cadastrar no ForTe.
Chicão,
opa! Vinho do sul é uma oferta irresistível!
Um dia a gente precisava reunir os amigos todos aqui do blog pra tomar um vinho, uma cerveja, ou qualquer coisa assim…pra jogar conversa fora e bater um papo sobre os assuntos que gostamos. O Mauro já propôs isso uma vez…quem sabe uma hora dessas dá certo pra todo mundo…
Vassili,
valeu!
Resistance!!!
abração pros dois
Baschera,
só complementando seu comentário sobre o radar AN/TPQ-37, ele além de ser usado no modo “contra-bateria”, ele pode ser usado como um radar de correção balística para os projéteis “amigos”, a exemplo do radar do sistema ASTROS, calculando a trajetória prevista com a real, para correção das bocas de fogo. Ele é capaz de prover dados de correção para várias peças.
Um abraço.
Francisco e Hornet,
Me chamem para esse chope que estão planejando. Eu juro que não vou beber muito. Só o mesmo tanto.rsrs…
Bosco, eu pensei que era tu que tava convidando, não é? ah quem convida paga, certo?! 🙂
Abraço grande professor!
Francisco
Bosco meu amigo, vc tem cadeira cativa. Nem precisava se preocupar com isso.
Eu também não bebo muito…e nem pouco…só o de sempre…hehehe
abração
Vcs estão é com cara de pingaiada mesmo.
abraços.
Ôôô povo… eu estou a mil quilômetros de todo mundo mas abre uma “em memoriam” valeu… rsrsrrs
[…] Chile formará novo Batalhão de Artilharia […]