Operation Iraqi Freedom

U.S. Army Soldiers from 350th Tactical Psychological Operations, 10th Mountain Division, conduct a leaflet drop in several villages surrounding Hawijah, to reinforce the need for self government in Kirkuk Province, Iraq, March 6, 2008. (U.S. Air Force Photo by Staff Sgt. Samuel Bendet) (Released)

UH-60

As fotos mostram um UH-60 do Exército dos EUA lançando panfletos sobre a província de Kirkuk, no Iraque. Centenas de “bombardeios táticos psicológicos” com panfletos foram usados para promover a amizade com a população local.

bombardeios

Exército dos EUA

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

70 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Sérgio
Sérgio
16 anos atrás

LeoPaiva, perfeito seus comentários.

André
André
16 anos atrás

Agora só falta o papai noel descer do Black Hawk!!!

welington
welington
16 anos atrás

kkkkkkkkk boa!

welington
welington
16 anos atrás

Não pode confiar em americano!
Matarão civis na siria alegando que tinha executado um terrorista são todos uns animais despreparados

Tadim
Tadim
16 anos atrás

Perdão
welington em 31 out, 2008 às 12:31

Não é “matarão”( futuro) mas mataram (passado) o correto.

edilson
edilson
16 anos atrás

Pronto, deram uma “boa” justificativa para o reaparelhamento das forças armadas.
depois, do soldado cidadão, do soldado filantropo, do soldado madre tereza de calcutá, do soldado sanguebão agora esta “novidade”, vai ter gente fazendo panfletagem aérea para fazer propaganda…

VirtualXi
VirtualXi
16 anos atrás

Primeiro jogaram bomba. Depois invadiram sem a aprovação da ONU. Agora jogam panfletos para, ao estilo americano de “democracia” estabelecer uma idéia e forçar os iraquianos a amar seus invasores.
É brincadeira de mal gosto, coisa de gente suja, suja como são os panfletos, que no final só tem a este propósito mesmo.

Raphael
Raphael
16 anos atrás

welington, os americanos andaram roubando seu pirulito quando voce era pequeno?

Marcos
Marcos
16 anos atrás

Já encontraram as armas de destruição em massa do Iraque?
Por quê o Iraque foi arrasado?
Qtos inocentes civis foram mutilados ou mortos, e em nome do que?
Neste mundo não existem bonzinhos, nem gregos nem troianos, existem interesses, muitos interesses em jogo, e nós brasileiros devemos estar unidos na defesa dos nossos interesses, interesses do Brasil.
A propósito, hoje é dia do Halloween. Não, hoje é dia do Saci.

welington
welington
16 anos atrás

RSRSRS Marcelo não tenho rancor, mas só um exemplo o ultimo ataque a civis e diversos outros ataques que resultaram na morte de civis e não era confronto foram chacinas mesmo alem das torturas nas prisões no Iraque e diversos outros fatos.
Raphael não eles não roubaram o meu pirulito, porem sua política externa é ridícula e o pais inteiro é movido por interesses em riquezas, eles assinam vilarejos inteiros fazem os mesmos sumirem do mapa só para num futuro próximo poderem estalar “cavalinhos” para explorar petróleo num país que não é o deles e com um petróleo que não é deles, desculpem-me mas eles são os verdadeiros terroristas!
Lembrando que não tenho nada contra a população americana e sim com o seu governo e seu modo de governar!

Coralsea
Coralsea
16 anos atrás

Isso não é novidade….já foi usado durante a guerra do Vietnã!!

RL
RL
16 anos atrás

Amigos…somos amigos…

É o que deve estar escrito nos panfletos ou folhetos.rrssrsrsr…

André, o Papai Noel foi boa. Más só tem um problema. O povo do Iraque não deve acreditar em Papai Noel, Santa Claus..eles não são Cristãos né?..rrrs

Ou seja, o bom velinho iria levar bala tb.rsrrssr.

Abraços.

Bosco
Bosco
16 anos atrás

Frase escrita nos panfletos:
“VAMOS FICAR AMIGOS, SENÃO NA PRÓXIMA VEZ EU PASSO JOGANDO NAPALM”
Esses americanos e suas táticas para conquistar corações e mentes….

Bosco
Bosco
16 anos atrás

Se bem que para estas construções de barro, as bombas de combustível ar (FAE) seriam mais eficientes que o napalm. Depois sim, viriam os A-10 com os napalms e uma terceira onda com bombas de fragmentação para fechar a conta. Não iria sobrar nem um burrico para contar a estória..rsrsrss…
E tem também a MOAB que faz o serviço das 3 e ainda aplaina o terreno para pouso dos helicópteros da cruz vermelha…rsrs….
Ai! Eu e meu humor negro!

Marine
Marine
16 anos atrás

“fere libenter homines id quod volunt credunt”

Sds.

Bosco
Bosco
16 anos atrás

“Aftas harden, hemorroidas hiden”
Frase clássica alemã.

Bosco
Bosco
16 anos atrás

Bricando contigo Marine! Pra descontrair.
Não liga não. Minha veia cômica está a toda hoje!

Marine
Marine
16 anos atrás

Nao tem problema nao Bosco, Eu so fico vendo certos comentarios e nao acredito que tem gente que pensa certas coisas…

Sds.

Bosco
Bosco
16 anos atrás

A missão é de paz, mas na dúvida o Black Hawk está armado com duas M240 (guarnecidas) , lançadores de flares, módulos de redução de IR da turbina e dispositivo de IRCM.
Afinal, o seguro morreu de velho.
A ordem é: quem não pegar o panfleto, fogo nele. Só não atirem no burrico (porque ele ta amarrado).

Bosco
Bosco
16 anos atrás

Eu não Marine. Eu só tô zuando mesmo. Pelo pouco que te conheço (virtualmente, diga-se de passagem) te respeito muito e te considero.
Além do mais eu estou muito longe dos acontecimentos para ter uma visão clara do que realmente está acontecendo e não uso este espaço para discutir este tipo de assunto. Questão de gosto. Só dou algumas alfinetadas em alguns assuntos polêmicos de vez em quando. Mas hoje não. Hoje foi só gozação mesmo. Faz parte!
Um abraço!

Marine
Marine
16 anos atrás

Num folheto desse provavelmente vai estar escrito algo como:
“Estamos procurando por fulano…precisamos de sua ajuda e tal…”
ou
“No dia tal as tais horas no local tal, teremos um posto de saude p/ poderem levar sua familia…”
ou
“Defendam o seu pais, juntem-se a Policia, Exercito e tal…”

O problema e que pessoalmente tenho minhas reservas se isso realmente funciona…

Sds.

Bosco
Bosco
16 anos atrás

Mauro,
A babá do Welington (já falecida) era americana (com um pezinho em uma cervejaria alemã), lançadora de disco nas Olimpíadas de 54 (ficou em quinto) e obrigou o garoto Welington a sugar todo o seu suculento úbere na infância, que além de um tremendo trauma psicológico, deu uma baita diarréia no garoto. Daí o trauma!
rsrsrs….

Marine
Marine
16 anos atrás

Nossa Bosco, vc falou aquilo que o profissionalismo nao me permite…rsrsrsrs

AMX
AMX
16 anos atrás

Complementando o Mauro:
Pior ainda, saem comemorando o (argh!!!) “Halloween”! Como se fosse uma data tããão esperada, típica, original nossa. Mais raiva ainda é ver a imprensa dando mídia pra esse tipo de coisa. E mais ainda, é ver que crianças pré-adolescentes assimilam isso. Mas esse é outro assunto,hehehe.
Mas, mudando de assunto, do post:
A tática é ainda anterior ao Vietnã. Na II Guerra já usavam, se é que não antes. E ainda, na minha opinião, é interessante ver, analisar, como os EUA (não exatamente por ser os EUA, e sim por ser uma potência invasora) lidam com a necessidade de conquistar “corações e mentes”. Ainda mais, me pergunto como seria feito acaso o país fosse o Brasil, ao invés do Iraque. Em que lugar usariam panfletos, em que lugar não, etc.
Não quero fomentar discussão de se nos invadiriam ou não, isso é assunto pra uns 500.000 posts. Mas, tentar me colocar no lugar dos iraquianos atualmente, acho no mínimo curioso (não que eu tenha vontade, mto pelo contrário, hehe).
Abraços a todos, e maldita mania brasileira de apreciar algo sem pensar!

kalchicov
16 anos atrás

eu hein…ñ dá pra entender..uns alfineta,outros esculacham,mais no fundo tem um pouquinho de inveja dos faas americanas…a nossa realidade é outra assim como a deles…ñ c dá pra comparar um pib de 1,3 trilhão contra quase dez trilhões de dólares deles..(acho q deve ser mais ou menos por ai o deles)assim como aqui lá eles usam em grande maioria coisas importandas de todas a nações (parceira deles)então parem de chorar e vivam a nossa realidade..pelo menos uma coisa nos temos q é uma otimo doutrina militar assim como o maior e melhor treinamento de guerra na selva do mundo q “eles” estão doido para aprender como é q c faz…..um abração a todos

Bosco
Bosco
16 anos atrás

Welington,
tô brincando contigo também.

Marine,
você há de concordar que a política externa americana é um pouco “agressiva” e muito nacionalista, colocando os interesses americanos acima dos interesses dos outros (a favor dessa política tem umas 7000 armas nucleares, 11 porta-aviões e uns 200.000 marines..rsrs…).
Muito louvável do ponto de vista imediato, mas míope e de não muito bom senso se visto de maneira mais global, já que estamos todos em uma nave comum girando no espaço, e que divisões políticas, religiosas, sociais, econômicas, étnicas, etc, são completamente artificiais e enganosas.
Devido a esta “visão americana do mundo” ser um pouco individualista, ela é muito criticada. Normal!
E como diz um velho ditado brasileiro “pau que dá em chico dá em francisco” e tudo é cíclico. Sem falar que estamos apenas no primeiro capítulo da história humana e tudo que hoje são dogmas, amanhã serão apenas registros nos livros de história, para serem apreciados pelos curiosos do futuro quanto às crenças inquestionáveis das civilizações do passado.
Ufa! Quase não sai!
Um abraço meu caro!

Walderson
Walderson
16 anos atrás

Amigo Bosco,

muito boa a frase da napalm. kkkkkkkk.
Hj vc está inspirado.

Um abraço.

Marine
Marine
16 anos atrás

Bosco,

Os EUA fazem o que melhor para eles primeiro de tudo com certeza mas e o que todas as nacoes que estiveram no topo fizeram e o que todas que um dia estarao la, farao…

Infelizmente ainda nao e a vez do Brasil, mas no dia que chegarmos la, pode ter certeza que colocaremos nossos interesses em primeiro lugar…Pode nao ser certo ou justo mas me considero uma pessoa realista e nao sou hipocrita como outros em criticar algo em que eles, se estivessem na mesma posicao fariam a mesma coisa.

Abracos amigo!

Bosco
Bosco
16 anos atrás

Com certeza Marine! E o dia em que esta atitude mudar, provavelmente não será por obra e graça do gênero humano, porque já teremos tido uma “iluminação” e evoluídos para um estágio superior ao homo sapiens.
Mas enquanto isso não ocorre muita gente inocente vai pagar o pato e os recursos do planeta vão para as cucuias.
Nossa evolução se fará a duras custas, mas a mãe natureza sabe direitinho botar o “trem” da criação nos trilhos, nem que seja do jeito mais doído.
Um abraço!

Nunão
Nunão
16 anos atrás

Bom, no mínimo essa papelada toda poderia servir para fins mais práticos e, digamos, fisiológicos.

É que ouvi dizer que o papel higiênico iraquiano é muito ruim, da marca Rhalah Ku.

LeoPaiva
LeoPaiva
16 anos atrás

A propaganda será sempre a alma do negócio, mesmo dos negócios militares, só que nesse caso não acho muito producente, considerando o dano enorme anteriormente causado à população, me colocando no lugar de um iraquiano que teve sua família e amigos mortos, ou teve sua casa e emprego destruídos por uma guerra covarde e injustificada, sem honra alguma, não será um bilhetinho jogado no chão que irá me convencer a parar de lutar contra o invasor.

Outra propaganda mais eficiente é iludir o povo americano e os soldados dizendo que estão lutando contra terroristas e insurgentes, na IIGG quem lutava contra um invasor fazia parte da “Resistência”, hoje, como quem conta a história são os vencedores, o nome mudou, só que terroristas não usam AK 47, são covardes para isso, não há terroristas guerrilheiros no Iraque, no futuro a história irá colocar essa invasão no seu devido lugar, ao lado do holocausto e de outras tantos crimes contra a humanidade.

Não sou anti-americano, só critico essa invasão, apenas isso, já a do Afeganistão eu apóio e acho que foi uma invasão plenamente justificada e teve fundamentos plausíveis, teria orgulho de lutar nela, ali sim se promoveu a defesa legítima dos EUA.

welington
welington
16 anos atrás

Sei que você esta brincando Bosco porem não concordo com essa invasão, pois o Sadam foi uma desculpa, eles querem é explorar os recursos minerais daquele país e isso pra min e como um cara que já é rico entrar na fazenda de uma pessoa pobre que tem ouro na sua fazenda e obrigar por meio da força a este vender o mesmo obrigatoriamente com os presos que eles quiserem, pois vão controlar a política no local. Isso pra min é roubo e bandido tem que ir pra cadeia é o que eu acho e não estou errado, roubar não é defender interesses é ROUBAR.

Marine
Marine
16 anos atrás

LeoPaiva,

Concordo quando diz que nao e um bilhetinho que muda a opiniao do cara por isso e que disse que tenho minhas recervas para quao eficaz e esse negocio de espalhar folheto…

Com relacao a Iraque, sou um profissional da provavelmente mais famosa unidade militar do tempos modernos, tenho disciplina e amor pela corporacao…Vivo e acredito em uma cultura de guerreiros mas infelizmente nao tenho a luxuria de opiniao sobre justificativa de guerra, sigo minhas ordens e cumpro a missao trazendo meus homens a casa vivos doa a quem doer.

Abracos amigo!

Bosco
Bosco
16 anos atrás

Leo e Welington,
concordo com a posição do Leo à cerca da diferença em relação à invasão do Afeganistão e do Iraque. Sempre achei justificável a guerra contra os Talibãs e a Al Qaeda no Afeganistão. Quanto à invasão do Iraque, faço vários questionamentos à cerca de sua legitimidade também.

Marine,
sua atitude de lealdade é louvável. Só torço para que as ações de sua corporação sejam orquestradas por homens de bem, já que não cabe a cada fuzileiro individualmente o discernimento sobre a legitimidade das mesmas perante a comunidade das nações e ao contexto histórico.
Quanto ao seu discernimento pessoal em combate tenho certeza ter sido exemplar e, na medida do possível (dada à situação) pautado pela coerência frente aos seus valores como pessoa humana e à sua consciência.

Um abraço a todos.

LeoPaiva
LeoPaiva
16 anos atrás

Excelente colocação Marine, nós temos divergências ideológicas inamovíveis sobre a invasão do Iraque, e apenas isso, o que não diminui em nada a sua pessoa por ter participado dela, muito pelo contrário, admiro você como muitos aqui, e sua participação neste blog só acrescenta conhecimentos a todos nós, a maioria só imagina o que é um determinado equipamento, enquanto você está “in loco“ a utilizá-lo.

É perfeitamente compreensível que não tenhas condições de discernir sobre essa ou aquela ideologia, não faz parte e não combina com o seu ofício, como também é louvável que valorize sua atuação, afinal é uma experiência de vida muito grande, a ação, a camaradagem entre os soldados, a luta em si, tudo fica na mente de forma inesquecível. Se os soldados fossem filosofar sobre justiça ou certo e errado, poriam em risco os pilares principais de qualquer exército que são a hierarquia e a disciplina.

Mas, por maior brio que você ache que sua unidade tem, a fama nesses casos é uma faca de dois gumes, a SS nazista também ficou famosa ( sem fazer comparações ), o Enola gay também, os japoneses são muito famosos na china pelo que fizeram lá na IIGG,o Sadam tem uma fama incrível entre os Curdos, a fama é uma questão de perspectiva, veja a fama da RAF, do Afrika korps, e da FEB, é uma fama baseada em ideais de valor e por isso são uma categoria de fama que dão certo orgulho aos que participaram. Mas, não vamos entrar em outro debate off topic.

Só acho uma lástima 4000 marines mortos sem um resultado que justificasse tal perda, sem falar dos 1,3 milhões de iraquianos.

SDS.

Marine
Marine
16 anos atrás

LeoPaiva,

Obrigado por sua compreencao! Acredito que quando digo fama, me procuro pensar em inovacao doutrinaria, capacidade militar, dureza de treinamento, batalhas vencidas e tal…

Acredito que tem muitos que nao concordem com a politica do governo americano mas penso eu, que nao se pode negar a honra, bravura e nobreza do Marine individualmente nao importando a politica externa do pais, ora pois o individuo nao faz parte de tais decisoes; apenas as segue da maneira mais honrosa e nobre possivel pois so ele e que tem que se olhar no espelho todos os dias…

Correcao, de Marines as percas ainda nao chegam a 1.000, o Exercito e que esta a mais de 2.500 ate agora e o restante espalhados pelas outras forcas.

Sds.

LeoPaiva
LeoPaiva
16 anos atrás

Acho que estamos nos entendendo, principalmente quando falamos em qualidade do exército americano, que é indiscutível, e também quando você exclui a finalidade injusta da política externa americana da atuação do exército, o que é o mesmo que admitir sua total falta de sentido e consequentemente sua falta de justiça.

Concordo com todos os adjetivos que você atribuiu ao exército e ao seu CF, mas, vamos empacar outra vez na questão, muito subjetiva aliás, da honra, essa é diretamente ligada a causa da luta, se a causa é injusta não há honra, se não se luta para defender os EUA, não se combate a Al Qaeda, porque ela não está lá, como já falei, não se luta contra armas de destruição em massa, não se luta por nenhum ideal que se tenha notícia, me desculpe, mas nessa guerra não há honra alguma, só estão morrendo e matando civis inocentes, resultado prático que é bom, nada. É um pouco ofensivo dizer que os soldados morreram em vão, não direi, direi apenas que sua morte não teve justificativa alguma.

Por uma expressão equivocada falei 4000 marines me referindo aos 3.854 ( número desatualizado ) militares mortos desde que o Bush declarou que tinha ganho a guerra em 01/05/2003.

Marine
Marine
16 anos atrás

Vamos concordar em discordar sobre a guerra, estive la e tenho minhas opinioes de quem viu de perto e sentiu na pele mas nao quer dizer que temos que bater boca aqui…com relacao a quesito de honra, e uma nocao que cada um tem uma opiniao diferente.

Eu a vejo como o guerreiro que nao aceita a derrota, que nunca se rende, que nao abandona o irmao tombado, o guerreiro que aceita e honra a rendicao do inimigo e que luta com sua bussola moral tranquila, que nao tortura e nao molesta, aquele que cumpre sua missao mas e capaz de ainda ser humano quando volta pra casa, o guerreiro que nao mata inocentes, chegando ate a arriscar sua propria vida a protege-los.

Sds.

Baschera
Baschera
16 anos atrás

Pois é Nunão….
Como a coisa tá preta lá no Iraque, a maioria gostou do novo papel higiênico lançado de helicoptero. “De grátis” até com estampa do Tio Sam……
Sds.

Marine
Marine
16 anos atrás

Ate esqueci….realmente Nunao, ainda bem que o nosso la e importado direto dos states se nao nao dava pra sentar e teclar aqui….rsrsrsrsrs

Bosco
Bosco
16 anos atrás

Leo,
concordo que a invasão do Iraque foi injustificável tendo em vista os argumentos oferecidos, mas do ponto de vista histórico e geopolítico, a coisa tomou este rumo. Todos os eventos na região, da Guerra Iran/Iraque, a invasão do Kuait (é o refrigerante ou escrevi certo?), a questão dos Curdos, um regime ditatorial, belicista, sanguinário, depois o 11/09, e por aí vai (sem falar que o finado Saddan (que Alá o tenha) tinha um bigode pra lá de feio)…
Essa sopa toda misturada, deu na invasão do lugar pelos americanos e os outros da sala de justiça.rsrs….
O problema ao meu ver não foi a invasão em si e sim as desculpas esfarrapadas dos líderes da nação americana e dos seus aliados. Havia um milhão de motivos, mas insistiram em usar os motivos errados.
É parecido com a história da garota Eloá. O GATE tinha todos os motivos de invadir o cativeiro após 100 horas do seqüestro. Invadiu e deu zebra. Aí, ao invés de falarem abertamente que tinham que invadir de qualquer jeito, desse no que desse, porque o sequestrador dava sinais claros de insanidade, trataram de inventar a desculpa que ouviram um tiro lá de dentro. Aí é de dar dó!
Viajei muito na maionese e vou parar para tomar meu gardenal com uma dose de Red.
Um abraço.

LeoPaiva
LeoPaiva
16 anos atrás

Pois é, como já falei, pouco producente, é o mesmo que jogar panfletos no morro pedindo para os bandidos se entregarem.

Muito difícil obter sucesso nessa operação, principalmente porque um heli igualzinho passou ontem jogando foguetes e metralhando tudo, como vi ontem no noticiário sobre uma vila atacada na fronteira com a Síria.

Sds a todos.

Igor
Igor
16 anos atrás

Muito boa a piada do nunão e do leopaiva!
“uito difícil obter sucesso nessa operação, principalmente porque um heli igualzinho passou ontem jogando foguetes e metralhando tudo”
rs!!!

Bosco
Bosco
16 anos atrás

Leo,
sem querer entrar em sua intimidade, mas por acaso você não teve na sua infância uma babá musculosa, americana, com uma certa quantidade de pelos no rosto, de pele rosada e úberes generosos, apelida com o singelo nome de Fryda (embora na penitenciária fosse conhecida como Panzer do Tio Sam) devido a sua ascendência alemã não?

LeoPaiva
LeoPaiva
16 anos atrás

Pois é caro Bosco, no meu entender, o problema foi sim a invasão, a falta de motivos só comprova a ilegalidade e covardia da ação.

No Afeganistão o Mohammed Omar ( Mullah Omar, como era conhecido ), líder dos Talibans, dava casa, comida e roupa lavada para o Bin Laden e sua gang de covardes, e ainda colocava videozinhos no youtube das reuniões com ele, com isso ele pediu para levar um tomahawk no kengo e levou mesmo. Se um país apóia meus inimigos e dá suporte a eles, então se torna meu inimigo também.

Já no Iraque…, haja panfletinhos para remediar a situação.

Sds.

LeoPaiva
LeoPaiva
16 anos atrás

Muito boa essa da Fryda.Rs Rs

Essa ação de jogar panfletos vai conseguir, no máximo, assustar aquele jumentinho branco que aparece na foto, o coitado tá sem dormir até agora…

Marine
Marine
16 anos atrás

LeoPaiva,

A acao na Siria foi um raid a um vilarejo em que Um lider da AQI (Al Qaeda in Iraq) fazia passaportes falsos e facilitava a entrada de “guerreiros santos” estrangeiros no Iraque para fazer seus ataques em que na maioria das mortes sao civis iraquianos…Foi um Raid realizado pelo MARSOC em que o USMC que tem controle de Al anbar na fronteira com a Siria…mas obviamente a Siria vai dizer que eram todos velhos e criancas e que so morreu inocente e que marines entraram la metralhando tudo e que a siria e santa e nao da esconderijo a terrorista nenhum…

Cabe a vc acreditar na versao que quizer mas como ja disse dezenas de vezes aqui so porque passa no jornal da noite ou na Globo nao quer dizer que e da maneira como a midia mostra…

Te digo isso por fontes minhas em que tenho a maior confianca na palavra deles em que estao a cabo dessa operacao…

sds.

LeoPaiva
LeoPaiva
16 anos atrás

Ok marine, devemos sim acreditar nas provas e em análises confiáveis de qualquer situação, se apenas te contaram essa estória e você acreditou, paciência, e eu prefiro acreditar no resto do mundo do que nessa estória que te contaram. Acho que a primeira vítima em qualquer guerra é sempre a verdade, entretanto, devido ao histórico pouco recomendável dos EUA no campo “morte de civis”, e devido a vários antecedentes de bombardeios equivocados, eu prefiro acreditar nas imagens de TV que mostraram as vítimas civis do que na palavra das suas fontes. A propósito, não assisto a noticiários da Globo ou qualquer noticiário de TV aberta.

Sds.

Joao
Joao
16 anos atrás

Nao e pamfleto nao!!! Eu estive no Iraque duas vezes,com o 4th Battalion, 42nd Field Artillery. La o que falta muito e papel higienico. rsrsrs. E quanto a raids na Syria e outros pontos,a maior parte nunca saem nos jornais. O que acontece e que a Syria,assim como outros lugares,servem de staging areas para tropas irregulares que entram no Iraq ilegalmente para fazer atos de guerilha urbana e terrorismo contra seus proprios arabes de outras seitas,policia ou Iraqi Army. Tais raids sao necessarios para prevenir tais atos,assim como o trafico de armas,para captura de prisioneiros e extracao de inteligencia sobre futuras operacoes do inimigo. Eu mesmo ja tive baixo guarda muitos sirios,capturados no ato de enterrar IEDs. E uma vez la,a preucupacao principal e fazer seu trabalho direito,e voltar com todas suas partes funcionando. Politica e o ultimo na sua cabeca.Nao sao santinhos,nao. sds.

Marine
Marine
16 anos atrás

Joao,

Exatamente e obrigado pelo reforco….rsrsrsrs

LeoPaiva,

Nao quis dizer que vc em particular assista globo, quero dizer em geral o pessoal que sim. Vc tbm ha de convir que qualquer um pode por imagens na TV e dizer o que quiser…Enquanto ao que eu ouvi, quem esta no meio militar acaba com o passar do tempo desenvolvendo contatos com colegas que no futuro possam estar trabalhando em outras aereas ou unidades e por cortesia profissional e pela confianca na honra do colega em que trabalhavamos juntos…esses contatos nao oficiais acabam sendo uma das melhores fontes de informacoes dentro das forcas sendo muitas vezes ate explorados pela midia na obtencao de suas manchetes alarmantes…

Sds.